Boletim do NPC

19 de julho de 2019

Notícias

SALVE A DATA! 25º Curso Anual do NPC será de 20 a 24 de novembro

Já está definida a data do Curso Anual do NPC de 2019. Será de 20 a 24 de novembro, no Centro do Rio de Janeiro (local a confirmar). O tema geral do encontro, neste ano, é “Comunicação e resistência”. Estamos fazendo os convites para os palestrantes e, em breve, divulgaremos a programação completa!

Notícias do NPC

NPC promove encontro sobre comunicação popular no dia 24 de julho

Em 24 de julho, Dia Municipal da Comunicação Popular no Rio de Janeiro, faremos um debate no centro do Rio de Janeiro. O tema do debate será “Liberdade de Expressão Ontem e Hoje”. Saiba mais!

Notícias do NPC

NPC participa de debate na Fiocruz no dia 29 de julho

A Coordenação de Cooperação Social e o Museu da Vida da Fiocruz, com o objetivo promover o debate sobre os direitos humanos, com foco na Agenda 2030, realiza no dia 29 de julho, um encontro que terá como tema central Comunicação e Direitos Humanos, os pontos de entrelaçamento entre a Agenda 2030 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. | Saiba mais!

Notícias do NPC

Vai sair a segunda edição do livro ‘Marxismo e filosofia contemporânea’ pela Editora NPC

“Marxismo e filosofia contemporânea” é um livro assinado pelo escritor, professor e sindicalista Roberto Ponciano. A segunda edição está sendo preparada, e sairá pela Editora NPC. O objetivo da obra é provar a existência de uma ética humanista do devir a partir de Marx. “Em contraposição às conhecidas críticas acerca do caráter supostamente totalitário dos escritos marxianos, Roberto defende aqui, inspirado principalmente por Istvan Mèszáros, a tese acerca do pensamento humanista marxista como sendo caminho necessário para o nascimento sócio-metabólico do homem novo”, escreveu o professor Paulo Sérgio de Jesus Costa (UFSM) ao apresentar a obra. Para conferir a campanha de pré-venda e saber mais sobre o livro, clique aqui!

Notícias da Teia

Pataxós atingidos pelo crime da Vale sofrem incêndio criminoso em MG

MAB - Durante o final de semana, entre os dias 6 e 7 de julho, a tribo Pataxó, do município de São Joaquim de Bicas, que já havia sido duramente atingida pelo rompimento criminoso da barragem da Vale em Brumadinho, foi alvo de tiros de ameaça e de um incêndio criminoso. Na tarde de sábado (6), a população foi surpreendida por um incêndio em sua aldeia Naô Xohã, que foi contida pela presença do Corpo de Bombeiros no local. Já na madrugada de domingo, por volta das 2 horas, cinco homens encapuzados entraram na aldeia dando tiros para o alto. [...] A aldeia Naô Xohã fica na fazenda que pertence à MMX, empresa de Eike Batista, ocupada pelo Movimento dos Sem Terra-MST desde julho de 2017 e dividido com os indígenas. De acordo com o movimento, o local estava abandonado depois de ter sofrido crimes ambientais devido à exploração mineral desordenada. | Continue lendo.

Artigos

Mídia e o atual contexto político do Brasil

[Por Claudia Santiago/ Sintifrj] Nas eleições de 2018, um novo personagem, até então bem desconhecido no Brasil, mostrou a cara e a força. São as Fake News, ou seja, mentiras, que pipocaram na Internet através dos grupos de conversa e das redes sociais. Essas mentiras reforçaram tudo o que os meios de comunicação tradicionais plantaram a vida inteira contra as ideias da esquerda. Mas com um adicional: um forte componente sexual retrógrado que caiu como mão na luva em uma sociedade adubada durante anos pelas ideias do conservadorismo, sem que a esquerda a elas tivesse feito contraposição na medida necessária. | Leia o texto completo.

Entrevistas

Sociologia e trabalho: entrevista com Ruy Braga para o Boletim NPC 

[Por Telma Gil/ Boletim NPC] Ruy Braga é professor de Sociologia da Universidade de São Paulo e membro do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania – Cenedic/USP. Em seus estudos, entre outras questões, analisa as condições de vida e as lutas sociais de trabalhadores brasileiros e de outros lugares do mundo, no atual momento do capitalismo. Alguns dos livros assinados por ele são: “Para além do pós(-)colonial” (co-organizado com Michel Cahen); “A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global”; “A pulsão plebeia: trabalho, precariedade e rebeliões sociais”; e “A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista”. Nesta entrevista ao Boletim NPC, ele fala sobre sociologia, política do governo federal, e novas configurações da classe trabalhadora e de suas lutas. | Leia a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

Barão de Itararé está com o canal no youtube BARÃO 2+1

Está no ar a segunda edição do programa BARÃO 2+1! No segundo programa produzido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, os jornalistas Altamiro Borges (presidente do Barão), Renata Mielli (Secretária-Geral do Barão e coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) e Laurindo Leal Filho, o professor Lalo, discutem a cobertura da mídia sobre diversos temas. Alguns dos comentados, nessa edição, são o festejado - e obscuro - acordo celebrado entre Mercosul e União Europeia, além das manifestações em defesa da Lava Jato e de Sérgio Moro, ocorridas no dia 30 de junho. SOBRE O PROGRAMA: Toda segunda-feira, uma rodada de bate-papo e análise da mídia e os principais acontecimentos da semana. O programa terá sempre dois representantes do Barão e um convidado. Inscreva-se no canal e acompanhe!

De Olho Na Mídia

Record News exibe direito de resposta contra intolerância religiosa

Na madrugada de terça-feira, 9 de julho, a Record News começou a exibir programas com duração de 20 minutos sobre religiões de matriz africana. Esse é o cumprimento do direito de resposta pelas ofensas e pela intolerância religiosa propagadas pela emissora. No total serão quatro programas, com os custos arcados pela emissora. Apesar de parecer uma vitória, o horário não é nada convidativo: às 2h30 da madrugada. Por esse motivo, o coletivo “Liberte Nosso Sagrado” está fazendo uma campanha para que o conteúdo seja compartilhado pela internet, nas redes e grupos. A ideia é utilizar as redes sociais para espalhar a campanha contra o racismo religioso. | Confira o primeiro programa e ajude a compartilhar.

Radiografia da Comunicação Sindical

Filme “Abraço” é selecionado para o Festival de Cinema de Pernambuco

[Por Sintese] O filme “Abraço” foi selecionado participar do 23º Festival de Cinema de Pernambuco na categoria longa-metragem. O evento vai de 29 de julho a 04 de agosto e as exibições acontecem no Cine São Luiz, em Recife. Na edição de 2019, O Cine-PE traz temas como Educação, Movimento Estudantil, Machismo e Racismo. | Continue lendo.

NPC Informa

Curso de extensão ‘Mídia, Violência e Direitos Humanos’ lança edital

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ publicou um edital para a seleção de alunos do 6º Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos. O objetivo é servir como um espaço de diálogo entre a Universidade e moradores de favelas e periferias, comunicadores populares, lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais e profissionais com atuação em favelas e periferias. A proposta é refletir acerca das representações da violência, em seus recortes de classe, étnico-racial e de gênero, além de propor alternativas a elas. Os candidatos podem se inscrever até o dia 26 de julho. As 13 aulas serão semanais, às segundas-feiras, dos dias 5 de agosto a 11 de novembro, das 17h às 20h, no campus da UFRJ da Praia Vermelha. | Saiba mais sobre o programa das aulas e como se inscrever.

Proposta de Pauta

Neste mês, será realizado o 4º Julho Negro

O Julho Negro é um evento de articulação internacional contra a militarização e o racismo no mundo. Ele vem sendo organizado há quatro anos por mães e familiares vítimas da violência do estado, comunicadores comunitários e grupos que formam os movimentos de favelas do Rio de Janeiro. O objetivo é internacionalizar as lutas, denunciar as dores de quem sofre com a violação dos direitos humanos e somar forças contra aquelas que oprimem e matam. Neste ano de 2019, a programação está dividida em três dias. No dia 24, será discutida a militarização no campo, nos terreiros e na cidade. No dia 25,à tarde, haverá três rodas de conversa no Museu da Maré sobre LGBTQ+, política de combate às drogas e mulheres negras. E, no dia 26, será montada a ‘Tenda da Resistência’ no Largo da Carioca, pela manhã. À tarde, a programação será encerrada com o ‘Tribunal Popular’, colocando no banco dos réus os Estados terroristas e racistas. Para viabilizar a realização do evento, está sendo feita uma “vaquinha” online. | Clique para saber como contribuir.

Democratização da Comunicação

Rádio mais antiga do Brasil será extinta por Bolsonaro

[Por FNDC] O governo de Jair Bolsonaro planeja extinguir a Rádio MEC AM, do Rio de Janeiro, emissora mais antiga do país, e que atualmente compõe o sistema de radiodifusão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A informação foi dada na semana passada pelo jornalista Lauro Jardim, colunista do diário O Globo. Segundo ele, a emissora fica no ar até o próximo dia 31 de julho, quando deverá ser desligada. Embora não tenha havido ainda um anúncio oficial da extinção, trabalhadores da emissora já estão sendo informados da decisão, que se configura no mais recente e grave ataque do atual governo contra a comunicação pública e o patrimônio histórico e cultural do país. | Continue lendo.

Dicas

Livro ‘Poder midiático e disputas ideológicas’

O professor Dênis de Moraes está lançando o livro “Poder midiático e disputas ideológicas”. Os textos, ali reunidos, são assinados por Atílio Boron, Francisco Louçã, Gaudêncio Frigotto, Ignacio Ramonet e Marilena Chaui. São seis visões críticas sobre uma questão crucial na contemporaneidade: o poder midiático nas disputas políticas e ideológicas que atravessam a sociedade, condicionam a produção de sentido e interferem na conformação do imaginário coletivo. “É verdade que os meios tradicionais já não exibem a onipotência de outrora, quando parecia haver relativa estabilidade em termos de concorrência. Hoje, diante da ascensão incontrolável do ecossistema digital, jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão enfrentam quedas expressivas de tiragens, faturamento e audiência. Na tentativa de recompor as margens de rentabilidade e ampliar o alcance das difusões com tecnologias avançadas, esses órgãos estendem seus tentáculos a plataformas virtuais, com sinergias entre canais, produtos, conteúdos, programações, serviços e negócios on-line. Trata-se de fincar estacas numa selva competitiva onde pontificam gigantes como Google, Amazon, Facebook e Netflix, além da galáxia de influenciadores com milhões de seguidores nas redes sociais”, escreve o organizador da obra na apresentação do livro. | Clique aqui para ler o texto completo.

Dicas

Peça ‘Quem tem medo de travesti?’

[Por Rubermaria Sperandio] Para desconstruir preconceitos. Depois do sucesso em várias cidades do norte e nordeste do país, o projeto Travestis Itinerantes, do coletivo artístico ‘As Travestidas’, chegou ao Rio de Janeiro. A invisibilidade, a exclusão e o preconceito são temas centrais na dramaturgia. Para além da tragédia da morte, do humor cotidiano ou do drama da rejeição, o espetáculo fala sobre o medo, palavra já apresentada no título da peça. Com um diálogo entre música, dança e depoimentos reais, a peça é um convite à reflexão sobre o tema na atualidade. Palavra a palavra, a dramaturgia de QTMT dispara à plateia falas que cortam e sangram. Expõem os espectadores àquilo que, por vezes, todos escolhemos ignorar. Espetáculo lindo, comovente e divertido na medida certa. Trilha sonora impecável, performances incríveis, e um figurino que é a própria possibilidade do ser. Vale a pena conferir! Em cartaz no Teatro Poeira (Botafogo, Rio de Janeiro), todas as terças e quartas-feiras até o dia 24 de julho.

Pérolas

Por  Eduardo Galeano

“A ofensiva da incomunicação nos obriga a medir a importância do desafio cultural. Mais do que nunca, é preciso enfrentá-lo quando os meios de comunicação gostariam de nos convencer a abandonar a esperança como se abandona um cavalo cansado”. | Galeano citado por Dênis de Moraes na epígrafe do livro “Poder midiático e disputas ideológicas”.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 389

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) e Sheila Jacob

Redação: Sheila Jacob

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link