Boletim do NPC

5 de agosto de 2019

Notícias do NPC

#NPC25anos: 25º CURSO ANUAL DO NPC – DE 21 A 25 DE NOVEMBRO DE 2019

O tema geral deste ano é "Comunicação e Resistência". Vamos conversar sobre diversos assuntos que nos permitem aprender e pensar sobre a esquerda e a internet; a comunicação dos trabalhadores; experiências em comunicação popular; comunicação no Brasil hoje; as memórias da greve de 1979; trabalho, sindicatos e partidos políticos no século XXI; os riscos de um fascismo à brasileira e combate ao individualismo. Entre os palestrantes estarão Claudia Santiago, Virgínia Fontes, Laurindo Leal, Beto Almeida, Joaquim Pinheiro, Camila Marins, além de diversas experiências de Comunicação Sindical e Popular. Em breve divulgaremos mais informações. Fique ligado!

Notícias do NPC

Saiba como foi o Dia Municipal da Comunicação Popular

No dia 24 de julho, Dia Municipal da Comunicação Popular, amigos, ex-alunos e companheiros de luta do NPC estiveram juntos no Armazém do Campo, no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi realizado um debate sobre “Liberdade de expressão ontem e hoje”. Os debatedores foram Carlos Jardel Leal (economista e ex-metalúrgico), Juan Leal (produtor cultural e da escola de teatro popular), Gizele Martins (comunicadora comunitária e moradora da Maré) e Rene Silva (jornalista, morador do morro do Adeus e fundador do jornal Voz das Comunidades). A data foi escolhida em homenagem a Vito Giannotti, que faleceu em 24 de julho de 2015. Confira a cobertura feita pela FASE e saiba mais sobre esse dia!

Notícias do NPC

Editora NPC lança ‘Novo Sindicalismo para o Capitalismo do Século XXI’, de Marcello Azevedo

[Por Rubermária Sperandio] Acaba de sair, pela Editora NPC, o livro “Novo Sindicalismo para o Capitalismo do Século XXI”, de Marcello Azevedo. A obra apresenta uma proposta nova de organização sindical frente às mudanças imposta pela hegemonia neoliberal, que trouxe graves consequências para o mundo dos trabalhadores em nível global. “Se as empresas mudam, as categorias se alteram, as leis se desconfiguram, os sindicatos precisam modernizar-se para enfrentar o capitalismo em sua fase mais integrada em âmbito global”, afirma o autor. Entre outras coisas, o livro analisa como o modelo corporativo consolidado na CLT, ao contrário de garantir a unicidade da classe trabalhadora, gerou seu fracionamento e enfraquecimento enquanto sujeito histórico. Qual a melhor forma de organização sindical para enfrentar o modo de produção capitalista mais recente? A proposta, fruto de uma pesquisa que busca reunir dialeticamente teoria e prática da vivência dos trabalhadores, é um outro modelo de organização sindical para o Brasil gestado dentro da Cut, a maior central sindical do país. Um retrato amplo do complexo universo do trabalho no Brasil. Se interessou? Envie um email para npiratininga@piratininga.org.br e nós te dizemos como pode comprar!

Notícias da Teia

Amplificadoras: a pré-história do rádio em São Luís (parte 1)

[Por Ed Wilson Araújo] Esse é o primeiro vídeo sobre os antigos sistemas de som com tecnologia de alto-falante, as memoráveis amplificadoras ou “voz”, como eram popularmente conhecidas. Nossa primeira entrevistada, a aposentada Ligia Oliveira Belfort, de 77 anos, era fã de rádio desde criança. Ela lembra com empolgação dos bons anos 1950, quando vários bairros de São Luís tinham os seus próprios meios de comunicação – as amplificadoras. | Leia a matéria completa.

Artigos

As falas de Bolsonaro sobre Inpe e Míriam Leitão são mentirosas, não controversas

[Por Antonio Prata/ Folha de S. Paulo] Na primeira página de sábado (20), a Folha definiu as declarações de Jair Bolsonaro como “controversas”. Em matéria na página A4, adjetivou “governadores de Paraíba” como uma “fala polêmica”. Qualquer fala é “controversa” ou “polêmica” desde que haja versões contrárias ou cause barulho. As falas de Bolsonaro sobre o Inpe e Miriam Leitão são mentirosas. A fala sobre a Ancine é autoritária, dirigista, censora, abusiva. A fala sobre os governadores nordestinos é preconceituosa, ofensiva. Talvez por receio de parecer partidária ao qualificar as declarações do presidente com os adjetivos acima, tanto a Folha quanto outros veículos de comunicação acabam tomando o partido oposto, normalizando seus absurdos. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Lava Jato foi um processo político que influenciou no resultado das eleições, diz Mário Magalhães

[Por Lucas Estanislau/ Opera Mundi] O jornalista e escritor Mário Magalhães lançou seu novo livro, "Sobre Lutas e Lágrimas - uma biografia de 2018", que traz uma série de reportagens, crônicas e análises sobre os principais fatos políticos que marcaram o ano passado. Em entrevista ao Opera Mundi, Magalhães afirmou que desde janeiro de 2018 - e os primeiros capítulos do livro deixam claro - o então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro foi o maior beneficiado pelas ações da operação Lava Jato que, na opinião do autor, foi um processo político que determinou o resultado das eleições. | Assista à entrevista completa, disponível no youtube.

A Comunicação que queremos

Rede Juruena Vivo lança ‘Guia de Comunicação Popular’

O grande número de usinas em operação, em construção e em fase de planejamento, na sub-bacia do Juruena no noroeste de Mato Grosso, tem causado grandes impactos, principalmente aos povos indígenas. Sabendo da importância da comunicação na defesa dos direitos, a Rede Juruena Vivo lançou em abril de 2019, em parceria com o “Projeto Berço das Águas”, o “Guia de Comunicação Popular”. É um material de apoio para os comunicadores populares da sub-bacia. Ele dá continuidade ao processo de formação iniciado em 2018 para jovens indígenas, agricultores, estudantes e integrantes de organizações sociais. É Inspirado no mote do “Não odeie a mídia, seja mídia!” e estruturado no princípio do “Faça você mesmo”. A publicação, que está disponível para download na internet, certamente poderá ajudar outros comunicadores populares. | Acesse aqui!

Radiografia da Comunicação Sindical

Vem aí o canal do Sepe no youtube!

Para fortalecer a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, o Sepe está lançando uma TV online. O Canal Sepe é mais um espaço para a formação, divulgação das atividades do Sindicato e para o debate das questões essenciais para garantir a democracia e os direitos dos trabalhadores. Inscreva-se e acompanhe!

De Olho Na Mídia

Telesur inaugura jornal semanal em português

No dia 25 de julho, a TeleSur estreou seu telejornal semanal em português. Toda quinta-feira, às 16h, será exibido um noticiário de dez minutos com notícias atualizadas sobre o Brasil, América Latina e o mundo. A exibição ao vivo ocorre pela internet, nas páginas da Telesur e do Brasil de Fato. Para conferir como foi a primeira edição, clique aqui!

De Olho Na Vida

Está chegando a Marcha das Margaridas 2019

A Marcha das Margaridas de 2019 acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto em Brasília/DF. A atividade reúne trabalhadoras rurais, extrativistas, indígenas e quilombolas que, desde o ano 2000, a cada quatro anos, tomam as ruas para reivindicar seus direitos. Mulheres do campo, da floresta e das águas, que lutam contra a exploração, a dominação e todas as formas de violência e em favor de igualdade e autonomia e liberdade para as mulheres. Vem se constituindo a maior e mais efetiva ação de luta das mulheres da América Latina. O movimento é inspirado na história de Margarida Maria Alves, de Alagoa Grande, na Paraíba, assassinada por defender os direitos de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Estima-se a presença de cem mil mulheres. Este ano pela primeira vez o movimento organizou uma campanha de financiamento coletivo para captar recursos complementares.

De olho no mundo

A Desinformação – contexto europeu e nacional

A problemática em torno da proliferação de desinformação e falsas narrativas online, dentro do quadro legal europeu e de Portugal, inspirou o novo relatório da Entidade Reguladora para Comunicação Social, em Portugal. O relatório traz discussões, ações e precauções realizadas pela e na União Europeia em torno do tema. Este é estudado no contexto das comunicações com tecnologias digitais como uma ameaça à democracia. Trata-se, em primeiro lugar, de abordar o conceito de desinformação, amplamente difundido de “fake news”. Qual a diferença? Por outro lado, no conceito de desinformação também não se incluem outras formas deliberadas, mas não enganadoras de distorção dos factos, como a sátira e a paródia. Para melhor delimitação do universo em causa foi adotado um conceito operacional de desinformação, que leva em consideração todo o prejuízo público. Abrange ameaças aos processos políticos democráticos e aos processos de elaboração de políticas, bem como a bens públicos, tais como a proteção da saúde dos cidadãos da UE, o ambiente ou a segurança. Para mais informações, o conteúdo está disponível com o mesmo título na internet em pdf.

NPC Informa

Censura: policiais militares interrompem o show de BNegão

É o terceiro caso grave de ataque a shows de música por motivos políticos perpetrados por policiais militares. Tudo começou na madrugada de sábado (27) para domingo, quando o público xingou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante o show de Gal Gosta. Segundo relatos, a cantora se manifestou e até estimulou, em alguns momentos, os gritos contra o presidente. Em seguida, foi a vez de BNegão, o cantor criticou o presidente, falando contra a violência policial e contra os ataques nas aldeias Wajãpis, no Amapá. O show então foi interrompido com truculência pela Polícia Militar, segundo relatos nas redes sociais. Em resposta, BNegão disse que o festival "não tem culpa no cartório". No entanto, a Prefeitura de Bonito soltou nota de repúdio à atitude dos músicos e defendendo, implicitamente, a ação policial. | Saiba mais.

Proposta de Pauta

18ª Jornada de Agroecologia será realizada em Curitiba (PR)  

A 18ª edição da Jornada de Agroecologia será de 29 de agosto a 01 de setembro, em Curitiba (PR). É nesses encontros anuais que pessoas do país inteiro podem trocar experiências, buscar conhecimento, trocar sementes e avançar na luta por uma terra livre de transgênicos e agrotóxicos. Camponesas e camponeses se somam a pesquisadores, estudantes, trabalhadores urbanos de diferentes ramos. São promovidas uma grande feira ao ar livre, apresentações artísticas, formações e trocas de experiências. Para que o encontro aconteça, está rolando, pela internet, uma campanha de financiamento coletivo. Para saber mais sobre o encontro, contribuir para a realização do evento e ainda receber recompensas, clique aqui.

Democratização da Comunicação

ABI diz que portaria de Moro é inconstitucional e é abuso de poder

[Por ABI] Acuado diante da publicação pelo site The Intercept de diálogos que o comprometem, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, publicou, na sexta-feira, 26/7, a Portaria nº 666, que dispõe sobre a deportação sumária de “pessoa perigosa ou que tenha praticado ato contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal”. A Associação Brasileira de Imprensa considera inconstitucional e um abuso de poder a edição de medidas governamentais direcionadas a intimidar quem quer que seja, principalmente, na conjuntura atual, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, radicado no Brasil há 13 anos e diretor da publicação. | Confira a nota da ABI na íntegra.

Dicas

Fotógrafa que expõe universo dos Yanomamis no Instituto Moreira Sales alerta: “só vai piorar”

[Por Rubermária Sperandio] Aos oitenta e sete anos, a fotógrafa Claudia Andujar, suíça naturalizada brasileira, que já dedicou mais de 40 anos de vida à causa indígena, continua engajada na luta pelos direitos das populações indígenas. Com movimentos já debilitados e fala lenta, em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato, ela relembrou os mais de quarenta anos que passou visitando, vivendo e registrando os povos Yanomamis. Incentivada desde o início pelo antropólogo Darcy Ribeiro, Andujar foi uma das principais militantes pela demarcação da terra desta tribo. Em dezembro de 2017, voltou ao local e retornou pessimista para São Paulo, devido ao aumento das ameaças sofridas pelos indígenas. “Mais da metade da área é invadida por garimpeiros... O próprio governo não está fazendo nada para impedir... Estão mexendo nas leis para deixar entrar garimpeiros, mineradoras”. A exposição, com mais de 200 fotos, está aberta para visitação gratuita no Instituto Moreira Sales (Gávea), de terça a domingo, das 11:00h às 20:00h.

Dicas

Livro ‘Comunicação Pública e Política: pesquisa & práticas’ disponível em formato digital

O livro “COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA: pesquisa & práticas” teve seu acesso liberado para download gratuito em pdf. A coletânea foi organizada por Maria Helena Weber (UFRGS), Marja Pfeifer Coelho e Carlos Locatelli (UFSC). A obra reúne artigos que refletem sobre as bases teóricas e as práticas da comunicação pública, a partir de articulações e debates entre sociedade, meios de comunicação e Estado. Os 30 artigos que compõem a obra abordam desde grandes acontecimentos públicos a temas que provocam a sociedade e pautam o debate público. Também analisam práticas de instituições públicas e privadas, como a experiência de comunicação da administração Popular em Porto Alegre (1989 – 2004). | Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.

Dicas

Portal divulga dossiê sobre a organização e lutas sindicais no Brasil 

O portal “Marxismo 21” divulgou um extenso dossiê sobre a organização e lutas sindicais no Brasil. "Marxismo & lutas sindicais", entre outros materiais (livros, artigos, teses/dissertações acadêmicas, vídeos, filmes e documentários), disponibiliza mais de 40 obras - digitalizadas especialmente pela Editoria -, apenas encontradas em poucas universidades universitárias do país. Acesse!

Pérolas

Por Grada Kilomba, autora de ‘Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano’

Precisamos fazer um trabalho antirracista e anti-opressão contínuo. Tem que ser contínuo, todo dia. Não é só quando sangra, não é só quando infecta, mas é uma ferida que tem que ser tratada profunda e cotidianamente.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 390

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) e Sheila Jacob

Redação: Sheila Jacob

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Rubermária Sperandio (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link