Boletim do NPC

5 de setembro de 2019

Notícias do NPC

Vozes das Comunidades foi lançado no dia 7 de setembro

Como todos os anos, mais uma vez estivemos nas ruas, no dia 7 de setembro, para distribuir o jornal “Vozes das Comunidades”. A publicação é fruto do curso de comunicação popular, oferecido todo ano pelo NPC a jovens moradores de favelas e subúrbio, estudantes de comunicação, militantes de movimentos populares e sindicatos e demais interessados no assunto. O jornal é todo feito pelos alunos, desde a escolha da pauta até a diagramação final. Na edição deste ano, foram abordados temas como a importância de uma educação pública ligada à vida do povo; os impactos da reforma da previdência na vida dos trabalhadores; transporte; os coletivos de educomunicação do MST; alimentação saudável, batalhas de slam; entre outros. Em breve divulgaremos a edição completa do jornal!

Notícias do NPC

Já foi divulgada a programação completa do 25º Curso Anual do NPC

Debater a comunicação, a esquerda e as formas de resistência é urgente. Por isso, esse será o tema do 25º Curso Anual do NPC, que será realizado de 20 a 24 de novembro, no Centro do Rio de Janeiro. No dia 19, terça-feira, será a abertura com o Festival da Comunicação Sindical e Popular. Do dia 20 em diante, teremos debates, oficinas, lançamentos de livro e exibição de filme. Alguns nomes já confirmados são: Sérgio Amadeu; Sabrina Fernandes; Cesar Bolaño; Marcio Pochmann; Felipe Demier; Orlando Zacconne; Luiz Felipe Miguel; Adenilde Petrina; Mário Magalhães e Adriana Facina. Além destes, companheiros e parceiros do NPC de longa data, presenças constantes no Curso Anual, como Virgínia Fontes, Beto Almeida, Laurindo Leal, Claudia Costa, dentre outros. | Confira a programação completa do encontro. Saiba como se inscrever.

Notícias do NPC

Agenda do NPC será sobre arte e resistência

O NPC já começou a oferecer seu tradicional LIVRO AGENDA para 2020. O tema inédito para o ano que vem é: ARTE E REVOLUÇÃO. Um assunto importantíssimo neste momento de ataque aos direitos, à educação, à informação, ao pensamento crítico, à esperança de ver o Brasil melhorar. Escolhemos esse tema porque entendemos que as diversas manifestações artísticas e culturais – teatro, cinema, literatura, artes plásticas, música - são fundamentais para a construção do pensamento crítico e para o fortalecimento de laços solidários e comprometidos com a transformação do mundo. Não é a toa que, em todo governo totalitário, de extrema direita, procura-se abafar a arte, a liberdade de pensamento e de expressão, a cultura popular. Porque são essas manifestações que fazem com que a gente alimente a indignação e ouse sonhar com um mundo melhor. Sindicatos que se interessem em produzir agendas personalizadas podem entrar em contato conosco pelo e-mail npiratininga@piratininga.org.br.

Memória

Perdemos o camarada Reginaldo Moraes, um homem que lutou até o fim

Na segunda-feira, 26 de agosto, perdemos Reginaldo Moraes, um grande camarada. Ele era professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp desde 2011, e morreu perto de completar 69 anos. Ainda orientava diversos trabalhos de pós-graduação em ciência política. Muitos deles preocupados em analisar as mudanças no mundo do trabalho e apresentar alternativas para a superação das desigualdades. Regis, como era conhecido, foi um importante apoiador e colaborador do NPC. Foi uma importante referência para os nossos trabalhos, sempre consultado e presente em todas as atividades do Núcleo. Quem participou das últimas edições do Curso Anual do NPC ou do lançamento da Teia de Comunicação Popular certamente se lembra de sua presença e de suas contribuições sempre valiosas. | Continue lendo.

Notícias da Teia

Comunicadora Popular e fundadora de revista participará de evento da Agência Tambor

O evento, a ser promovido pela Agência Tambor, no Maranhão, terá como tema “Comunicação, Democracia e Desigualdade Social”. Será no dia 12 de setembro, com a participação da comunicadora popular, Cristiane Furtado, ativista lésbica e feminista. Atualmente ela desenvolve pesquisa para um doutorado sobre a história do feminismo na Imprensa carioca. Cristiane possui no currículo formação pelo NPC. Ela também é uma das fundadoras da Revista Brejeiras, publicação direcionado ao público lésbico. | Saiba mais.

Artigos

O Brasil gramsciano que ignora Gramsci

[Sérgio Domingues/Pílulas Diárias] “Brasil Paralelo” é uma produtora de vídeos que despontou como uma das principais difusoras das ideias de direita no país. Entre os conteúdos que distribui, estão aulas, vídeos de história e livros de ficção. A produtora surgiu em 2016 e seus vídeos já registram 14 milhões de visualizações. [...] O grande inspirador da Brasil Paralelo é Olavo de Carvalho. Segundo ele, a esquerda domina todas as esferas culturais: imprensa, universidades, música, cinema, tevê etc. Afinal, diz Carvalho, todos aprendemos com Gramsci. Já que não vencemos no terreno econômico, só nos restou a disputa hegemônica defendida pelo grande revolucionário italiano. Portanto, conclui ele, vivemos em uma sociedade dominada por maquiavélicos gramscianos. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Mano Brown: “A prisão do Lula é racial, cultural e social, estou lá com ele”

[Por Esquina Musical] Com o trabalho no grupo Racionais MC’s, onde versava sobre a dura realidade de pessoas excluídas por um sistema violento, racista e desigual, Mano Brown apareceu pela primeira vez, nos anos 90. O histórico álbum “Sobrevivendo no Inferno”, lançado em 1997, é um dos capítulos dessa trajetória de lutas. Mas Brown prova que ainda tem muito a dizer sobre um país cada vez mais dividido, que nos últimos anos viu a desigualdade de renda aumentar após um longo período de bonança e estabilidade. Nessa entrevista, ele fala sem papas na língua, e com a costumeira habilidade de criar fortes metáforas e imagens impactantes, sobre o Brasil atual, o papel da música nesse contexto, o golpe contra Dilma Rousseff e a prisão de Lula. | Leia a entrevista na íntegra.

A Comunicação que queremos

Intervozes lança cartilha ‘Desinformação: ameaça ao direito à comunicação muito além das fake news’

Nos últimos anos, a expressão fake news se popularizou mundialmente. Seu impacto na política e na vida social passou a mobilizar esforços em diversos países, inclusive no Brasil. No intuito de trazer mais elementos para essa discussão, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lançou, no dia 20 de agosto, a cartilha “Desinformação: ameaça ao direito à comunicação muito além das fake news”. Clique aqui para baixar a cartilha.

Radiografia da Comunicação Sindical

Encontro do movimento sindical capixaba reafirma a comunicação popular como estratégia de resistência e transformação

“Comunicação Popular é resistir e transformar!”. Foi com essa afirmação que dirigentes e funcionários(as) da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (FETAES) e dos sindicatos filiados finalizaram o 6º Encontro Estadual de Comunicação do MSTTR-ES. A atividade foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto, em Guarapari (ES). Cerca de 70 pessoas participaram. Uma das conclusões foi a de que a comunicação sindical e popular precisa ser feita com o coração; precisa passar afeto na sua mensagem para conseguir chegar à maioria dos trabalhadores e trabalhadoras. Durante dois dias, foram realizadas oficinas práticas sobre Fake News, Oratória, Rádio e produção de fotos e vídeos para redes sociais. | Clique para saber mais sobre o encontro.

Proposta de Pauta

Mostra crítica a Bolsonaro é censurada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Uma exposição de 19 cartunistas foi censurada menos de 24 horas depois de sua inauguração. A mostra estaria em cartaz na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, mas, a pedido da vereadora Mônica Leal, presidente da Casa, foi cancelada. Intitulada “Independência em Risco”, a exposição da Grafar aproveitava a semana que antecede o 7 de setembro para apresentar o olhar crítico de profissionais do traço. Os 36 painéis com cartoons, charges e tirinhas dos cartunistas foram retirados por serem considerados “uma ofensa ao presidente do Brasil”. Em um “manifesto contra a censura e em defesa da liberdade de expressão”, os participantes repudiaram esse ato. “Alertamos para a gravidade dessa ação, que repete um recente e indesejável passado nacional e remete para um tenebroso momento da história da humanidade”, consta no documento. | Clique aqui para conferir as imagens censuradas.

De Olho Na Mídia

Jornalistas do Roda Viva tentam enquadrar Glenn Greenwald, mas não conseguem

O jornalista Glenn Greenwald, responsável pela divulgação da “Vaza Jato”, foi o convidado da última edição do programa Roda Viva. Quem assistiu pôde perceber que o time escalado para entrevistá-lo esteve muito mais preocupado com supostas irregularidades no vazamento do que com o conteúdo em si. Glenn acabou tendo que dar uma aula básica de jornalismo investigativo para profissionais da área, o que, aliás, fez muito bem. Apesar de os entrevistadores não terem aproveitado o momento para entrar no assunto mais importante, vale a pena assistir.

De Olho Na Vida

O racismo nosso de cada dia

[Por Tainá de Paula] Racismo é crime e na terça-feira, dia 3 de setembro, ele mostrou unhas e dentes. O vídeo de um menino de 17 anos negro, chicoteado em São Paulo, dá a clareza da barbárie. Na mesma medida, um caveirão entra numa viela em Cidade de Deus e derruba casebres. É o território do vale tudo. Da invasão, dos sem direito, dos pretos. Eu estou impressionada com a velocidade dos atos. Eu estou enojada com a desfaçatez. Lembremos do período pré-fascista: quem fecha as janelas e quem fecha os olhos tem tanta culpa quando a guarda nazista que bateu em judeus em praça pública. Hannah Arendt nunca foi tão atual. | Saiba mais sobre o que aconteceu.

NPC Informa

No Rio, projeto transforma a região de Irajá e Deodoro em galeria a céu aberto

[Por Rubermária Sperandio] A Avenida Brasil ganhou 5 painéis grafitados em homenagem a ícones da música Brasileira. O projeto cultural faz parte do projeto Rio Galera, idealizado pela agência Satrápia em conjunto com a Secretaria de Cultura do Rio. As obras podem ser conferidas na altura de Coelho Neto, Fazenda Botafogo (Acari), Deodoro, Guadalupe e Irajá. Foram convidados 5 artistas dos respectivos bairros para pintar os painéis em homenagem a cantores importantes para a região. São eles: Jovelina Pérola Negra, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Elza Soares e Candeia. O objetivo é fomentar a cultura em lugares em que esse tipo de iniciativa é pouco comum, dar visibilidade, cultural para além da zona sul. Segundo Myrtes Mattos, publicitária e dona da Satrápia, “esse tipo de iniciativa faz com que empresas invistam nas comunidades e nos consumidores, para além do consumo pelo consumo”. Todos os projetos são direcionados ao poder público, que libera; a iniciativa privada, que banca; e a comunidade, que atua como protagonista. Iniciativas como essa são bons exemplos a ser seguidos em outros Estados.

De olho no mundo

Endividamento estudantil nos EUA: lições para o futuro (future-se) da universidade brasileira

[Por Thiago Lima] O endividamento dos estudantes universitários nos Estados Unidos é um caso que deve ser conhecido pelos brasileiros, já que o ministro Weintraub sempre os toma como exemplo. Lá, 1 em cada 4 adultos possui dívida contraída para pagamento de seus estudos de graduação, profissionalização, ou pós-graduação. São dívidas que, conforme reportam muitos daqueles estudantes e egressos, são tão altas que não conseguem pagar com os salários que recebem, prejudicando outros aspectos essenciais da vida social, como casar-se, pagar aluguel, comprar um carro, manter plano de saúde, entre outros. Os americanos, que têm o costume de sair da casa dos pais quando jovens adultos, estão tendo que morar com os familiares por muito mais tempo. Os danos para a saúde mental se amontoam: a cada 15 pessoas endividadas, uma pensou em suicídio. Não é à toa que a dívida estudantil já é um dos principais temas da eleição presidencial que ocorrerá em 2020. | Continue lendo.

NPC Informa

‘Remoção’ é tema de cine-debate na Maré

No sábado, 14 de setembro, às 14h, haverá um cine-debate sobre o tema das remoções no Museu da Maré. Primeiro será exibido o filme de Luiz Antonio Pilar e Anderson Quack. Depois, tem debate com Reginaldo Scheuermann, Julia Andrade, Gizele Martins e Thamires Ribeiro. Endereço: Av. Guilherme Maxwell, 26, Maré.

Democratização da Comunicação

MPF pede cancelamento de concessão de rádio ligada ao ex-deputado Wladimir Costa, em Santarém (PA)

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública para cancelar a concessão de radiodifusão da Rádio Princesa FM, de Santarém, no oeste do Pará, ligada ao ex-deputado federal Wladimir Costa (SD-PA). A emissora passou a ser investigada após denúncias de movimentos sociais e de servidores do Incra, que era dirigido na região pelo irmão do então deputado, Mário Sérgio Costa. Ele também era diretor da rádio. As investigações apontaram que a rádio fazia parte de um esquema de uso de concessões de terras públicas com fins eleitorais, em que, na qualidade de superintendente do Incra, Mário Sérgio promovia comícios com a presença do irmão candidato, transmitidos pela rádio em um programa chamado de “esquadrão da terra”. Durante os comícios, que usavam estrutura e verbas do Instituto, Wladimir Costa fazia a entrega de Contratos de Concessão de Uso (CCUs). | Confira a matéria completa.

Dicas

‘Espero tua (re)volta’: documentário sobre ocupações estudantis

O documentário “Espero tua (re)volta”, da cineasta capixaba Eliza Capai, retrata as mobilizações de jovens brasileiros a partir das gigantescas jornadas de junho de 2013. O foco são as ocupações das escolas estaduais de São Paulo no ano de 2015, quando uma proposta de remanejamento apresentada pelo Governo do Estado previa o fechamento de diversas escolas. Os jovens, então, como forma de protesto, começaram as ocupações. A luta se ampliou, e passou a ser por um ensino público de qualidade e por uma cidade mais inclusiva. O filme conta essa história do ponto de vista de três jovens narradores, protagonistas daquele momento tão bonito quanto complexo, cheio de coragem e de ousadia, mas também de repressão e violência. São visões que apresentam pontos em comum, mas também algumas discordâncias, o que torna evidente a complexidade do assunto. Vale muito a pena assistir.

Dicas

Programa ‘Greg News’ sobre o MST

O GregNews é um programa semanal apresentado pelo ator e humorista Gregório Duvivier. Os programas vão ao ar toda sexta-feira, às 23h, e logo em seguida ficam disponíveis no youtube. O último foi sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). É divertido, sério, triste e otimista ao mesmo tempo. Critica a criminalização do MST e aborda a agricultura familiar e a produção de alimentos orgânicos, um contraponto aos agrotóxicos e a um governo comprometido com os interesses dos latifundiários e da produção para exportação. Por causa desse programa, ainda, está rolando uma campanha no Instagram de convite para o apresentador visitar o Bico do Papagaio e conhecer a luta em defesa do Cerrado brasileiro. Confira!

Pérolas

Por Sônia Braga, na estreia do filme ‘Bacurau’

Quero saber quem mandou matar Marielle!

Pérolas

Por Jack Kerouac, no livro “On the road”

“Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam.”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 392

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) e Sheila Jacob

Redação: Sheila Jacob

Colaboração: Rubermária Sperandio (RJ)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link