Boletim do NPC

1 de dezembro de 2019

Notícias do NPC

Sem perder a ternura jamais!

Notícias do NPC

Lançamento do livro da Gizele Martins no Armazém do Campo

O Núcleo Piratininga de Comunicação convida para o rolé de lançamento da segunda edição do livro: “Militarização e Censura: a luta por liberdade de expressão na Favela da Maré”, da jornalista e comunicadora popular Gizele Martins. Vai ser no dia 18 de março, às 18h, no Armazém do Campo, na Lapa. A nova edição, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, tem prefácio de Cecília Coimbra que participa de uma roda de conversa junto com a autora, Camila Marins, Claudia Santiago, Glaucia Marinho e Monica Cunha. O Armazém do Campo fica na Avenida Mém de Sá, 135. Já anota na agenda! A leitura desta obra é indispensável para quem quer conhecer o Rio de Janeiro.

Notícias do NPC

Núcleo Piratininga de Comunicação na estrada

Em março, o NPC participa do Encontro de Comunicação com a Cáritas Brasileira. Em abril, estaremos em Campinas para participar da homenagem a Reginaldo Moraes, companheiro de todas os momentos da história do NPC. Na ocasião, vamos contar aos participantes como era a forte relação do brilhante intelectual com o Núcleo e nossos estudantes do Curso de Comunicação Popular, mas, sobretudo, ressaltar como os passos de Reginaldo foram e se mantiveram no caminho da luta e em prol dos trabalhadores. Já em maio é a vez do II Seminário de Comunicação do Sindsep-AP, em Macapá. Durante todo o ano, o NPC também participa da formação de Comunicação do Coletivo de Educadores de Paraty, no Rio de Janeiro. O curso tem apoio do Instituto Oju Moram.

Notícias do NPC

NPC na cidade do Rio de Janeiro

Uma das principais atividades do Núcleo Piratininga é a realização do Curso de Comunicação Popular, que acontece desde 2004, no Rio de Janeiro. Durante os meses de abril a setembro, moradores de favela, estudantes de comunicação e professoras e professores da rede pública estudam e praticam a comunicação popular. O Núcleo recebeu 120 inscrições até o fim do prazo, no dia 13 de fevereiro. A equipe de professores é composta por profissionais de jornalismo, geografia, serviço social, fotografia, história, sendo que 70% dos professores são profissionais que já fizeram este curso em anos anteriores. Em março serão realizadas as entrevistas presenciais que fazem parte do processo seletivo. O curso é gratuito e recebe apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. A coordenação é de Claudia Santiago.

Notícias do NPC

A Livraria Antonio Gramsci está na internet!

Com quase uma década de existência, as vendas da Livraria Antonio Gramsci agora são feitas direto pelo nosso site ou pelo email: livraria@pirtininga.org.br. Na página da livraria, os interessados podem encontrar o catálogo de livros lançados pelo NPC e outros livros das editoras Boitempo e Expressão Popular. O Espaço Gramsci passa a funcionar na sede do NPC com suas rodas de conversa, cine-clube, entrevistas e muito, muito aconchego.

Notícias da Teia

Nas ondas do rádio, uma luta de décadas

A Rádio Tambor, em 13 de fevereiro, levou ao ar entrevista com Luiz Vila Nova, uma das mais importantes figuras políticas do Maranhão. Na década de 1980, ele participou ativamente da luta pelo direito à terra na região de Imperatriz. No mesmo dia, Vila Nova lançou pela segunda vez em São Luís o livro “História da vida e da luta de um militante", que contou com a participação da jornalista Claudia Santiago. Editado e lançado pelo NPC, a obra narra a saga dos trabalhadores rurais pela conquista da terra na região. Vila Nova foi presidente do PT no Maranhão e deputado estadual por duas legislações. Hoje, ele continua fazendo a luta através da formação política. Você pode comprar o livro na nossa livraria pelo email livraria@piratininga.org.br.

Artigos

Cacique é Cultura Popular Carnavalesca com letras maiúsculas

[Por Tatiana Lima] “Cancelar” o Cacique (o equivalente a “boicotar” quem é considerado ofensivo, de alguma forma, na internet) é cancelar uma parte da história do samba, da história de um povo preto suburbano, a história de um Rio renegado e só lembrado no carnaval. Debaixo da Tamarineira fui criada. Tive contato com bambas do samba bem pequetita. Zeca me dava jujuba e paçoca. E para mim, nada disso era grande porque Zeca era só Zeca, o tio do bolso cheio de jujuba. Só as pessoas, fisicamente falando eram grandes porque eu era pequenina, criança. Aos meus olhos, ninguém era grande demais ou importante demais. Era só samba. Suburbanos. Samba feito de gente pobre vindo de morros, asfaltos pobres e rodas. | Continue lendo!

Entrevistas

Cicilia Peruzzo: Um Brasil que fortalece a “Contra-Comunicação

O atual quadro sociopolítico do Brasil tende a fortalecer a organização dos movimentos sociais na luta pelos seus direitos, defende Cicilia Peruzzo. Em entrevista ao Communitas, a professora de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo reflete sobre a relevância e as práticas da comunicação popular, alternativa e comunitária na sociedade. Entrevista realizada por Anabela Carvalho. Captação e edição de som e imagem por Sara Viana. Para assistir, acesse o Portal Comunitas.

De Olho Na Vida

A Sapucaí vai estremecer no carnaval 2020…

[Por Mauro Sérgio Domingues] É o reflexo do Brasil do Desemprego, da miséria, da falta de moradia do abandono, da violência, da Fake News, da intolerância, da ganância... mas também da resistência! E ainda dizem que carnaval não é coisa séria. Confira! Imagem: Agência Brasil

De Olho Na Mídia

Folha faz hoje um editorial “forte” contra o presidente cuja eleição ela tanto apoiou

[Por Luís Felipe Miguel] Fiel à mitografia que criou para si mesma, coloca-se como pura representante da intrépida imprensa que desafia todos os poderes. A frase que abre o texto é: "Ao completar 99 anos de fundação, esta Folha está mais uma vez sob ataque de um presidente da República". Há apenas um trecho que, com enorme esforço e boa vontade, pode ser lido como esboço de início de tentativa de sugestão de envergonhada autocrítica: "Frustraram-se, faz tempo, as expectativas de que a elevação do deputado à suprema magistratura pudesse emprestar-lhe os hábitos para o bom exercício do cargo". Estaria a Folha entre aqueles que esperavam uma miraculosa transformação de Bolsonaro e colheram frustração? | Continue lendo.

De Olho Na Vida

A capela da casa de Pedro Casaldáliga em São Félix do Araguaia

Escreveu o sociólogo Luiz Alberto Gomez de Souza, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro Casaldáliga, em 16 de fevereiro, no portal Instituto Humanitas Unisinos . “Tu és um dos derradeiros membros daqueles que Comblin chamava os grandes Padres da Igreja Latino-americana. Tive a alegria de participar em muitos encontros em teu centro pastoral às margens do mágico rio Araguaia. Ali acolheste tantos jovens que foram agentes de pastoral em tua prelazia e pelo continente afora. São Felix passou a ser um ponto de referência para a Igreja de toda a região. E, ao mesmo tempo, sua presença na América Central era uma luz que orientava uma caminhada valente e profética, vencendo tantas contradições. Aliás, tens sido desde tanto tempo, o grande profeta da Pátria Grande”. Acesse o texto na íntegra.

Radiografia da Comunicação Sindical

ANDES-SN lança materiais que resgatam a história da entidade

Durante o 39º Congresso do ANDES-SN, a diretoria do sindicato nacional lançou uma série de materiais que resgatam a história da entidade, além de explicar seu funcionamento e estrutura. O site do ANDES-SN agora conta com uma linha do tempo que traz detalhes da atuação do sindicato ao longo de sua existência. Além disso, foram impressos dois folderes – um institucional sobre como funciona a entidade e outro explicando as funções de cada grupo de trabalho -, e a cartilha “Conhecendo o ANDES”.

A Comunicação que queremos

Conheça!

Jane Nascimento, ativista do direito à cidade, agora, é colunista do jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá (JAAJ). Liderança comunitária da Vila Autódromo que foi removida pela prefeitura do Rio de Janeiro no projeto de cidade dos Megaeventos Esportivos, Jane é comunicadora popular formada pelo NPC. Em seu primeiro artigo, ela destacou a importância do direito a voz para as conquistas comunitárias e como é necessário cada vez mais que todos soltem sua voz.

Democratização da Comunicação

23ª Plenária Nacional do FNDC será em março

A 23ª Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) será realizada nos dias de 27 a 29 de março de 2020, na cidade de São Paulo (SP). O encontro marcará a renovação da gestão da entidade para um novo mandato de dois anos. Ativistas pela democratização da comunicação de todo o país são esperados/as neste evento. | Continue lendo.

De olho no mundo

Convocação para XV Brigada Internacional 1º de Maio de Trabalho Voluntário e Solidariedade a Cuba

Seguem abertas as inscrições para a XV Brigada Internacional 1º de Maio de Trabalho Voluntário e Solidariedade a Cuba, que ocorrerá entre 27 abril e 10 de maio de 2020. Acesse a página da Associação José Marti do Rio de Janeiro para conhecer a programação. Para realizar a inscrição, entre em contato com a coordenadora estadual no Rio de Janeiro: majasimoes@gmail.com.

Proposta de Pauta

Fascismo: entender para combater

[Por Sérgio Domingues] Os que se opõem ao fascismo precisam ter clareza sobre seu inimigo e de como combatê-lo. Esta é a base para qualquer teoria sobre o fascismo. As palavras acima estão em “Fascism: Theory and Practice”, do marxista inglês Dave Renton. O livro é de 1999. Naquele momento, dizia o autor, o fascismo não era “uma ameaça imediata”, mas voltava a fazer parte do cenário político contemporâneo. | Continue lendo.

NPC Informa

Mapa mostra, por município, os maiores multados por desmatamento nos últimos 25 anos

[Por Alceu Luís Castilho, Leonardo Fuhrmann e Priscilla Arroyo] Quem desmata a Amazônia? O Cerrado? O Pantanal? A Mata Atlântica? O projeto “De Olho nos Ruralistas” divulga a maior pesquisa já feita sobre os multados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) na categoria flora. A base de 284.235 multados nos últimos 25 anos encontra-se no próprio site da autarquia, vinculada ao governo federal. Esses dados públicos — mas dispersos — ganham agora uma plataforma onde se pode ver quem foram os maiores autuados por ano e por município. A lista traz milhares de empresas — em boa parte, companhias abertas — e centenas de políticos. De multinacionais a expoentes brasileiros do agronegócio. De banqueiros a donos de empreiteiras. | Confira o levantamento.

Memória

Raphael Martinelli presente!

Em 16 de fevereiro, faleceu o histórico lutador Raphael Martinelli, aos 94 anos. Foi líder sindical de referência da categoria dos ferroviários, tendo sido presidente da Federação Nacional dos Ferroviários. Foi membro do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) e participou da fundação da Aliança Libertadora Nacional ao lado de Carlos Marighella. Perseguido e preso pela Operação Bandeirantes (Oban) durante a ditadura civil-militar brasileira, passou pelo DOI-Codi e pelo DOPS, tendo sido torturado. Depois, com o processo de redemocratização, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT). Também foi um dos idealizadores da Lei da Anistia para trabalhadores e operários. Fonte: Memorial da Resistência.

Dicas

Jornais Centenários do Brasil

Foi lançado em e-book o livro "Jornais Centenários do Brasil". O livro trata dos jornais que existem há mais de 100 anos e como estão lidando com os desafios da convergência de mídias e quais estratégias de sobrevivência vêm lançando mão. A pesquisa, iniciada em 2014 com o apoio do CNPq, foi desenvolvida no pós-doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ. Veja aqui: Jornais Centenários do Brasil, Communication & Arts.

Dicas

Guia para ler Marx e Engels

A coletânea História, Natureza, Trabalho e Educação, organizada por Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Roseli Salete Caldart é um um guia de estudos da obra de Karl Marx e Friedrich Engels, dividida em quatro categorias temáticas: “História e método”;“Capitalismo e luta de classes”;“Trabalho e educação”; e“Natureza e questão agrária”.

Dicas

Parasita

O filme sul-coreano “Parasita”, que ganhou o Oscar de melhor filme em 2020, faz um retrato cruel da desigualdade social presente não apenas na Coreia do Sul, mas sim em todo o sistema capitalista. Mostra os planos e estratégias mirabolantes de uma família pobre em busca desesperada por sobrevivência. Só que o filme, dirigido por Bong Joon-ho, não merece apenas aplausos devido à qualidade do roteiro ou à técnica. É um exemplo de como é importante existir política pública de incentivo estatal a produções audiovisuais, com cotas, incentivos fiscais, patrocínio etc. Para saber mais sobre como isso funciona por lá, leia o texto de Douglas Duarte, acesse:

Pérolas

Por Jane Nascimento

"A amizade a gente vai construindo um monte, e parece um bonde que vai passando. Elas ficam, mas vão se renovando. Aí a gente volta lá atrás e reencontra as amizades lá de trás".

Pérolas

Provérbio africano, citado por Mia Couto em ‘A confissão da leoa’

"Até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça”.

Pérolas

Por Luís Felipe Miguel

Precisamos falar sobre a greve dos petroleiros. Não, isso não é uma abertura de textão. É um convite mesmo: precisamos falar sobre a greve dos petroleiros. Uma importante categoria profissional está parada há duas semanas, sob o silêncio ensurdecedor da mídia. Silêncio também do governo. (...) Precisamos falar da greve para dar ao movimento a visibilidade que ele merece, para lembrar a nós mesmos que há luta da classe trabalhadora e para organizar nossa solidariedade aos petroleiros.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 396

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) e Sheila Jacob

Redação: Sheila Jacob

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link