Boletim do NPC

10 de janeiro 2020

Notícias do NPC

Funcionamento do NPC

Queridas amigas, queridos amigos. A equipe do Núcleo Piratininga de Comunicação está, desde segunda-feira, dia 16, trabalhando em casa, em contato direto com nossa rede de apoiadores no Rio, Vitória, Curitiba, São Paulo, João Pessoa, São João Del Rey, São Luís, Fortaleza, Porto Alegre… Nossa sede, na Cinelândia, está fechada. É possível que o início do curso de Comunicação Popular, marcado para 11 de abril, seja adiado. Assim como as outras atividades presenciais marcadas para abril. As encomendas à livraria serão despachadas semanalmente, sempre às segunda-feiras. A editora está funcionando normalmente com possíveis atrasos na impressão. Acompanhe notícias dos movimentos sociais na Teia de Comunicação Popular. https://teiapopular.org. Estamos ligados nas redes sociais e por email. Estamos aqui: npiratininga@piratininga.org.br . Voltamos já já com nossas atividades!

Notícias do NPC

Diário da pandemia: série do NPC sobre a Covid 19 nas periferias do Rio

A epidemia de Covid-19 alterou as atividades presenciais no NPC. Pedimos aos nossos ex-alunos do curso de Comunicação Comunitária de outros anos para compartilhar como tem sido o dia a dia de suas comunidades com essa nova realidade. Até o fechamento desta edição do BoletimNPC, nossa equipe já havia conversado com moradores dos morros São José Operário e da Formiga; das comunidades da Boiuna, na Taquara, e do Anil; do Complexo do Alemão e da ocupação Vito Giannotti. Tudo isso está divulgado no site da Teia de Comunicação Popular: http://teiapopular.org/

Notícias da Teia

Documento reivindica medidas de prevenção ao coronavírus para população de rua no Espírito Santo

[Por Século Diário] O Vicariato Para Ação Social Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, o Fórum Igrejas e Sociedade em Ação e a Defensoria Pública Estadual elaboraram um documento com reivindicações para a prevenção ao coronavírus em meio à população de rua do Espírito Santo. O documento, como informa Júlio Cesar Pagotto, integrante da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese, foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, com o intuito de que essa secretaria faça a articulação com o governo e os municípios. Entre as especificidades, está o fato de haver famílias em situação de rua que não podem ser separadas ao serem colocadas em algum abrigo ou alojamento. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Comunicadores das periferias do Brasil se unem para enfrentar coronavírus

Estamos diante de uma pandemia. A palavra ainda soa estranha para muita gente e tudo que ela carrega por trás também. Covid-19, o que todos conhecemos por coronavírus, chegou ao Brasil e seus efeitos são reais. Há infectados, há mortos. Para conter maiores problemas os governos federal, estadual e municipal - muito timidamente ainda - têm divulgado e estabelecido uma série de ações às quais a população inteira do país precisa se submeter. No entanto, mais uma vez, as favelas, periferias, guetos, quilombos, sertões e toda população à margem está à mercê da sua própria sorte. | Continue lendo.

Artigos

Coronavírus contrata o desemprego: é urgente agir!

[Por Clemente Ganz Lúcio*] O sistema produtivo está cada vez mais travado em decorrência das quarentenas que exige o tratamento para o coronavírus. Sem trabalhar a economia desacelera, o fluxo de produção para e deixa de gerar riqueza (bens e serviços) e renda (lucros, salários e impostos). Os impactos desse travamento se retroalimentam com a queda no consumo das famílias, das empresas e dos governos. Sem produção de insumos a produção industrial mundialmente integrada entram em colapso.Na medida que o vírus se espalha em mais da metade dos países, o travamento vai se ampliando, sem data para acabar. O destravamento é complexo e levará tempo. Os impactos sobre os empregos e a renda dos trabalhadores serão severos, além dos riscos sobre a saúde e a vida. | Continue lendo.

Entrevistas

“O desastre Bolsonaro é muito maior do que o do coronavírus”, diz sanitarista

[Por Ana Helena Tavares] O médico sanitarista e epidemiologista Eduardo de Azeredo Costa, que trabalhou na Organização Mundial de Saúde (OMS) na erradicação da Varíola e por 30 anos na Fiocruz, onde foi diretor de Farmanguinhos, é enfático ao afirmar que “disciplina social é central para controlar doenças”. Mas como exigir do povo essa disciplina se o principal mandatário da República debocha da situação e não passa confiança? A irresponsabilidade do presidente chegou ao ponto de ele ir ao encontro de pessoas nas ruas, nas manifestações de 15 de março, num momento em que a OMS já havia decretado pandemia. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Monica, Flávia e os mantras de Guedes

[Por Gilson Caroni] Não sei se haverá repeteco, mas ontem (09/03) foi dia de ouvir duas profissionais competentes, na edição da 18 horas da GloboNews. Flávia Oliveira, jornalista séria, mulher dotada de profunda sensibilidade social, e a conceituada economista Monica de Bolle detonaram toda a baboseira que os comentaristas da emissora vêm falando sobre o cenário econômico. | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Jornal comunitário do Morro do Preventório, em Niterói, produz boletim especial sobre o enfrentamento ao Coronavírus

O jornal comunitário “Ainda Não Pensei” lançou um boletim com diversas informações para combater o coronavírus no Morro do Preventório.Clique aqui para conferir a edição especial.

De olho no mundo

O capitalismo vencedor do Oscar

[Por Camila Marins/ Mídia Ninja] O documentário premiado “Indústria Americana”, disponível na Netflix, tem muito a nos ensinar pela narrativa de mulheres negras que ocupam boa parte dos postos de trabalho precários. O filme registra a chegada dos chineses em uma fábrica de vidro nos EUA. Obviamente que há muito em jogo nesse filme, considerando que a produção é da família Obama. | Continue lendo.

Proposta de Pauta

África: como o continente esnobado pelo noticiário combate o coronavírus

[Por Karol Gomes/ Hypeness] Burkina Faso registrou na quarta-feira, 18 de março, a primeira morte por Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. A vítima é uma política de alto escalão do país: a deputada, Rose-Marie Compaore, primeira vice-presidente do parlamento, do principal partido de oposição do país, a União para o Progresso e a Mudança (UPC). Com 62 anos e diabetes, ela pertencia ao grupo de risco da doença. Esta foi a quinta morte em todo o continente africano, mas a cada dia esse número aumenta ainda mais. No entanto, não tem tido espaço nos noticiários internacionais. | Saiba mais.

NPC Informa

Publicação recém-saída do forno trata da militarização da vida a partir de relatos de mulheres

Já chegou o novo livro “A fortaleza das mulheres”, publicação do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), que conta com artigos de mulheres que lutam contra a militarização da vida. No livro, há artigos de Soraya Misleh, Marcelle Decothé, Buba Aguiar, Daniela Gon, Soledad Ortiz Vázquez, Gisele Martins, além de mulheres de outros estados e da Palestina. Para baixar, basta acessar aqui.

Dicas

Livro ‘A batalha da mídia’, disponível na internet

professor Dênis de Moraes, disponibilizou em suas redes sociais link para download do livro "A batalha da mídia", de autoria. A obra está esgotada. Então, pega essa dica quente! Para baixar, clique aqui.

Dicas

Você conhece a Winnieteca?

[Com informações Carta Capital] Não?! Então, vamos explicar. A Winnieteca é tipo um ‘Tinder dos livros’ que conecta leitores negros a doadores e mobiliza mais de mil títulos. “Tá todo mundo preocupado com o racismo, mas são poucas pessoas que têm ações para combatê-lo”. A fala é pesquisadora Winnie Bueno, e resume bem o que ela, em novembro de 2018, quis expressar ao criar o chamado Tinder dos Livros – que, desde novembro de 2019, se concretizou como “Winnieteca” após uma parceria feita com o Twitter e com o Instituto Gelédes da Mulher Negra. | Continue lendo.

Dicas

Rituais de sofrimento disponíveis a um clique na TV e redes sociais

Toda terça-feira, o Tribunal do Big Brother Brasil, o público, condena um participante a ser eliminado do reality show no ar há 20 anos pela Rede Globo. Na última semana, no dia 3 de março, 416 milhões de pessoas votaram para um dos “confinados” na casa sair do programa. Este foi o maior índice de participação do público na história do BBB. O fenômeno dos realitys shows foi analisado pela professora de sociologia na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutora pela USP, Silvia Viana. | Continue lendo.

Dicas

Guerras híbridas: das revoluções coloridas aos golpes

A Livraria Antonio Gramsci indica o livro de Andrew Korybko “Guerras Híbridas” para aqueles que querem conhecer o novo conceito para explicar as novas táticas dos Estados Unidos para derrubar governo. Nesta obra, o autor explica que Guerras Híbridas são a combinação de revoluções coloridas e guerras não convencionais para substituir governos. Partindo do estudo de caso da Síria e da Ucrânia, ele constrói um novo conceito, cujo modo de operação pode ser facilmente identificado em outros conflitos no Oriente Médio e na América Latina. Editado pela Expressão Popular, o livro está à venda na Livraria Antonio Gramsci. Os interessados podem comprar direto pelo site da livraria ou pelo email: livraria@pirtininga.org.br.

Pérolas

Por Poeta Sérgio Vaz, da Coperifa

“Não confunda Briga com Luta. Briga tem hora para acabar e luta é para uma vida inteira”.  Poeta Sérgio Vaz, Coperifa.

Pérolas

Por vendedor ambulante, no metrô

“Não acreditem nessa voz não gente! Ela vem de cima, do alto, mas não é de Deus”.  [Ao ouvir no alto falante a voz da concessionária do metrô dizendo: “É proibido vender qualquer tipo de mercadorias dentro dos vagões. A prática é ilegal”] 

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 397

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) e Sheila Jacob

Redação: Sheila Jacob

Colaboração: Rubermária Sperandio (RJ)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link