Boletim do NPC

15 de julho de 2020

Notícias do NPC

Quintas Resistentes debate cinema e resistência

Amanhã, 16/07, às 18h, o programa Quintas Resistentes vai receber o cineasta Luiz Arnaldo Campos para uma conversa sobre cinema e resistência. Entre os filmes dirigidos por ele, estão Terra e Liberdade e A Conexão Africana, em co-produção com Carlos Nobre e José Carlos Asbeg. Assista ao vivo no Facebook do Núcleo Piratininga de Comunicação.

Notícias do NPC

“Na minha geração ninguém vai poder falar que o negro não tem memória, eu vou fazer essa memória”, diz Januário Garcia

[Por Euro Mascarenhas/NPC] O programa Quintas Resistentes do dia 2 de julho conversou com o fotógrafo Januário Garcia. Ao longo dos mais de 40 anos de carreira, Januário baseou os seus registros da população negra em três eixos fundamentais: “construção de cidadania plena, desenvolvimento da autoestima e resgate da dignidade”. É através desses pilares que ele exercita o seu olhar e, no que depender do seu trabalho, ele afirma: — “Na minha geração, ninguém vai poder falar que o negro não tem memória, porque vai ter. Eu vou fazer essa memória!” | Continue lendo.

Notícias do NPC

A saúde e o SUS em pauta no Quintas Resistentes

[Por Jéssica Santos/NPC] No dia 25 de junho, data em que se completava 40 dias em que o Brasil estava sem um ministro da Saúde, pasta ocupada interinamente pelo general Eduardo Pazuello, o Quintas Resistentes abordou o tema Reforma Sanitária no contexto da luta contra a ditadura. Para tratar do tema tão relevante quanto atual, diante da maior crise sanitária do século, convidamos o professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, médico sanitarista Ary Miranda, para quem o Sistema Único de Saúde (SUS) é um marco civilizatório e a saúde, um bem essencial que não pode ser simplesmente transformado em mercadoria e subordinado aos interesses da iniciativa privada. | Continue lendo.

Entrevistas

‘Com a pandemia, uberizados estão no degrau mais próximo do inferno’

[Por Liana Melo para Colabora] Combinando rigor na pesquisa sociológica com um compromisso intransigente com os trabalhadores, Ricardo Antunes, professor da Unicamp e autor, entre outros títulos, de “O Privilégio da Servidão – o novo proletariado de serviços na era digital”, é um dos maiores pesquisadores brasileiros do mundo do trabalho. A pandemia do novo coronavírus evidenciou o que o cientista social vem chamando, há alguns anos, de “burguês-de-si-próprio” e “proletário-de-si-mesmo” – uma legião de trabalhadores e trabalhadoras que, em pleno século XXI, viraram “escravos digitais”. | Confira a entrevista completa.

Notícias da Teia

Comunicação Sindical e Popular em debate

Estreia hoje, dia 15/07, o programa "Tecendo a Comunicação Popular e Sindical", às 17 horas no Facebook.com/TeiaPopular. Vamos oferecer ao público um espaço de debate descontraído sobre comunicação sindical, popular, comunitária, alternativa, artesanal... Enfim, sobre a comunicação dos que trabalham nas cidades, vivem em quilombos e nas aldeias, de norte a sul do país. Para o primeiro programa os convidados são: Katia Marko, do Brasil de Fato/RS, Ed Wilson Araujo, da rádio Ag Tambor, Abraço/MA, Inessa Lopess do Jornal Voz das Comunidades/RJ e a jornalista sindical Nina Valente, do Ceará. . A apresentação será de Claudia Santiago Giannotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação. Serão dois programas por mês, sempre com convidados que vivem a comunicação popular e sindical. Saiba mais sobre a Teia de Comunicação Popular do Brasil neste link: www.teiapopular.org.

Diário da Pandemia na Periferia

Corrida às compras e falta de estrutura deixa funcionários de shoppings em risco na pandemia

[Por Jaqueline Suarez/NPC] Corrida às compras e falta de estrutura deixa funcionários de shoppings em risco na pandemia: O aviso de reabertura da loja surgiu na tela do WhatsApp por volta das 22h. Depois de quase três meses de portas fechadas, o shopping em que Lucas Silva* trabalha reabriu no dia 11 de junho, feriado religioso e véspera do dia dos namorados. O local, que antes da pandemia sempre tinha um movimento pequeno, encheu. As cenas de corredores e lojas lotadas se repetiram em vários outros shoppings. Leia a matéria completa da jornalista Jaqueline Suarez no Diário da Pandemia na Periferia.

Diário da Pandemia na Periferia

Os ‘Negros da Terra’

[Por Moisés Ramalho] No último dia 23 de junho, tais quais animais selvagens, dois jovens yanomami foram caçados e abatidos a tiros por garimpeiros na região do alto rio Parima, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Três outros rapazes, que os acompanhavam, armados apenas com arco e flechas, só escaparam da morte porque conseguiram fugir da emboscada e não foram alcançados pelos assassinos. Este foi apenas mais um episódio de uma tragédia, o genocídio yanomami, que se aproxima do desfecho se nada for feito. | Continue lendo.

Diário da Pandemia na Periferia

“Se a gente não pode fazer carnaval agora, a gente vai ajudar com sustentabilidade”

[Por Euro Mascarenhas/NPC] Com sua quadra localizada entre os morros do Pinto e da Providência, na rua Waldemar Dutra, o bloco Fala Meu Louro tem uma rica memória e uma longa história que começa a ser escrita na década de 1920. O bloco é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. Ao longo do ano mantém outras atividades como oficina de perna de pau, percussão e rodas de samba. Com a pandemia do Covid-19, o espaço suspendeu sua agenda cultural, mas continua agindo. Todos os esforços estão concentrados em atender as necessidades dos moradores do Pinto e Providência. | Continue lendo.

Artigos

Lênin e a imprensa revolucionária

[Por Dênis de Moraes para o Blog da Boitempo] A trajetória jornalística e as concepções de Vladimir Ilitch Lênin (1870-1924) sobre a imprensa situam-se no contexto de duas tendências que se delinearam no âmbito europeu desde fins do século XIX até as décadas inaugurais do século XX, num período de ascensão de movimentos de massa, de divulgação junto aos trabalhadores das ideias socialistas e de eclosões revolucionárias, em meio a crises econômicas, disputas geopolíticas e guerras. | Leia o artigo completo.

A Comunicação que queremos

UFES adere a projeto nacional para criação de Guia de Fontes Negras

Pessoas negras não precisam ser ouvidas por jornalistas só quando o assunto é racismo. A partir dessa premissa, a Ufes aderiu a uma ação organizada por duas jornalistas do Sul do país, cujo objetivo é a criação de um banco de fontes negras. Os nomes cadastrados ficarão disponíveis em uma planilha à qual a mídia nacional terá acesso para realizar entrevistas sobre as diversas áreas de atuação das fontes, tenha a pauta recorte étnico-racial ou não. Os pesquisadores negros da Universidade (docentes, técnicos e estudantes) e membros da comunidade externa interessados em participar do Guia de Fontes Negras devem incluir seus dados no formulário. | Acesse aqui.

Proposta de Pauta

Filme 356 Dias, um desserviço social

[Por Bárbara Fagundes/NPC] O filme polonês 365 Dias, direção de Barbara Białowąs e Tomasz Mandes, e roteiro de Blanka Lipinska, Barbara Białowąs, Tomasz Mandes e Tomasz Klimala, é o mais visto na Netflix durante as últimas semanas. Em um período em que grande parte da população está em casa, cumprindo o isolamento social, a arte tem sido grande aliada no que concerne ao entretenimento. Sem dúvida os filmes são um refúgio e uma poderosa ferramenta para multiplicar concepções. Cliquei no filme 365 Dias despretensiosamente. Não tinha lido nada a respeito, nem tinha recebido indicações. Foi “folheando” com o controle remoto que apertei o enter. O filme realmente me impactou. Se por um lado não acreditei no que estava vendo, por outro, tinha uma forte esperança de que o desfecho fosse alterar as condições apresentadas. | Continue lendo.

NPC Informa

Movimentos lançam Painel Unificador Covid-19 nas favelas do Rio

Os índices de contágio e mortes causados pela pandemia do coronavírus na cidade e no estado do Rio de Janeiro são altíssimos, mas mesmo assim é possível afirmar a existência de uma considerável subnotificação. No que diz respeito às favelas, a deficiência na coleta e divulgação de dados é enorme. Com objetivo de tentar mudar essa situação, ajudar na organização das ações de prevenção local e garantir informações para a população, foi lançado na quinta, 9 de julho, o Painel Unificador Covid-19 nas favelas do Rio de Janeiro. | Confira o Painel.

NPC Informa

Cultura, comunicação e informação como direitos humanos

No dia 27 de julho de 2020 (segunda-feira), às 18h, será realizado o VIII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura que tem como tema "Cultura, comunicação e informação como direitos humanos”. O evento é gratuito e garante certificado a todos que se inscreverem e participarem. Será transmitido ao vivo pela plataforma Google Meet e pelo canal do Youtube EPCC Brasil. O objetivo do Colóquio é reunir pesquisadores das áreas de Economia Política da Comunicação e da Cultura e da sociedade civil, com o objetivo de analisar e debater o campo, criando espaços de interlocução e troca entre pesquisadores e ativistas. Na oitava edição terá como palestrantes Claudia Santiago (NPC), Patrícia Gabrig (PUC Rio), Adilson Cabral (EMERGE/UFF) e Eula D.T.Cabral (FCRB). | Saiba mais.

Radiografia da Comunicação Sindical

Central do Brasil

Uma produção conjunta do Brasil de Fato e da TVT, com apoio de movimentos populares de das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o programa Central do Brasil reúne informações e conteúdos voltados para a formação da classe trabalhadora. O programa vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 20h, na Rádio Brasil Atual (98,8 FM) e na rádio web Brasil de Fato. Ouça aqui!

Memória

História do Brasil: as greves em São Paulo e Pernambuco na década de 1970

“Direitos em Construção Permanente” (2019) é um filme elaborado durante o projeto de pesquisa “Movimentos cruzados, histórias específicas – Análise comparativa dos ciclos de greves iniciados pelos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista e pelos canavieiros de Pernambuco no final dos anos 1970”, aprovado pelo Edital da Capes “Memórias Brasileiras: Conflitos Sociais”, de 2015. O vídeo tem como principal objetivo levar a estudantes do ensino médio um pouco da história da luta por direitos no Brasil, retratando a organização dos trabalhadores do campo e da cidade em diferentes períodos da trajetória do nosso país e mostrando a necessidade de uma mobilização ampla e permanente entre os diversos movimentos sociais atuantes. O material é livre para uso e circulação em quaisquer instituições de ensino, e pode ser visto aqui. | Assista aqui!

Dicas

Curso “Como derrotar o fascismo: lições da história”

[Fundação Dinarco Reis] O fascismo no século XX foi um movimento político de conteúdo social reacionário, que se disfarça sob uma máscara ‘modernizadora’, guiado pela ideologia de um pragmatismo radical, servindo-se de mitos irracionalistas e conciliando-se com procedimentos racionalistas-formais de tipo manipulatório. É um movimento chauvinista, antidemocrático, anticomunista e antioperário. Em tempos em que a fascistização emerge na sociedade brasileira e no mundo, a Fundação Dinarco Reis convida você para o curso online “COMO DERROTAR O FASCISMO: LIÇÕES DA HISTÓRIA”, que será ministrado em 8 aulas com a presença de grandes intelectuais e militantes do movimento comunista no Brasil. O curso acontecerá de 16 de julho a 03/09 de 2020. Custo: R$ 60,00. | Saiba como se inscrever.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 406

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link