Boletim do NPC

19 de agosto de 2020

Notícias do NPC

Nesta quinta, 20/08, o Quintas Resistentes conversa com o MNU

A convidada desta semana do programa Quintas Resistentes é a professora de filosofia Vanda de Souza Vieira, do Movimento Negro Unificado (MNU) do Espírito Santo. A trajetória do movimento desde o seu nascimento, durante da ditadura, em julho de 1978, e os atuais desafios na luta antirracista são os temas da conversa. O Quintas Resistentes começa às 18 horas no Facebook do Núcleo Piratininga de Comunicação: facebook.com/npcinstitucional.

Notícias do NPC

Livraria Antonio Gramsci apoia a greve dos trabalhadores dos Correios

Na noite de segunda-feira (17/8), em assembleia organizada pelos trabalhadores dos Correios, foi aprovada a realização de GREVE em todo o país a partir da terça-feira (18/8) por tempo indeterminado. As entidades sindicais da categoria – Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect) –, que representam os mais de 70 mil funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), reiteram que essa decisão foi tomada com vista à manutenção de direitos previamente estabelecidos pelo acordo coletivo, cuja vigência segue até 2021. A Livraria Antonio Gramsci apoia a paralisação dos trabalhadores contra a retirada sistemática de direitos e por melhores condições de trabalho e segurança em meio à pandemia do covid-19. Continuaremos comercializando nossos livros, porém, todos os envios de pedidos realizados em nossa Livraria, serão entregues com prazo estendido, ou seja, conforme andamento da greve.

Notícias do NPC

Luta armada, democracia, resistência e o legado do militante e guerrilheiro, Carlos Marighella

O programa Quintas Resistentes do dia 23/07 conversou com Carlos Augusto Marighella, 72 anos, nascido no Rio de Janeiro mas que passou grande parte da sua vida na Bahia, onde mora atualmente. Durante toda a nossa conversa, ele falou com um imenso orgulho de seu pai. Conhecido também como Carlinhos ou Marighella filho, herda o nome de seu pai, Carlos Marighella, um dos maiores militantes que lutou contra o regime da ditadura militar e foi assassinado por agentes da repressão. | Leia a cobertura completa e veja a entrevista na TV NPC.

Notícias da Teia

HOJE, 19/08, ÀS 17H: Tecendo a Comunicação Popular na Amazônia

A cineasta Célia Maracajá e o professor Rogério Almeida são os convidados do próximo bate-papo da série ''Tecendo a Comunicação Popular e Sindical'', realizado pela Teia de Comunicação Popular do Brasil, que acontecerá hoje, 19 de agosto, às 17h00 (horário de Brasília). O que você sabe sobre a comunicação popular que é feita nas cidades, comunidades e aldeias da nossa Amazônia? Bora falar sobre isso? Participe através da página da Teia no facebook: https://www.facebook.com/teiapopular.

Diário da Pandemia na Periferia

Pandemia impõe desafios à mobilização da juventude

[Por Elaine Dal Gobbo/Século Diário] A gestão do biênio 2018-2020 do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) do ES chega ao fim e os novos conselheiros terão como um de seus maiores desafios mobilizar os jovens em meio à pandemia da Covid-19, sem a criação de uma vacina, afirma o presidente do Cejuve, Miguel Intra. A falta de acesso à internet por boa parte da juventude, notadamente negra, periférica e rural, é um fator que dificulta a garantia do debate em torno das políticas públicas com foco nos jovens. | Leia a matéria completa.

Diário da Pandemia na Periferia

Entregadores antifascistas do Rio lançam a plataforma de serviços “Despatronados”

[Por Euro Mascarenhas/NPC] O mês de julho foi marcado por um evento histórico. Pela primeira vez no Brasil, os trabalhadores dos serviços de entrega por aplicativos digitais resolveram fazer uma greve. A chamada “breque dos apps”, que aconteceu nos dias 1 e 25 de julho, denunciou a exploração que sofrem os entregadores e que só veio a piorar com o período de pandemia. Como resposta a esta situação, o grupo de entregadores antifascistas do Rio de Janeiro lançou uma plataforma de entregas própria com o nome sugestivo de Despatronados. | Leia o texto completo.

Diário da Pandemia na Periferia

ONG do Vidigal sofre prejuízos ao ser alvejada por tiros pela PM

[Por Bárbara Nascimento/Portal Favelas] O tiroteio ocorrido no Vidigal, na noite do dia 28, deixou um morador ferido e uma instituição social alvejada. O Largo do Santinho, área de concentração do comércio local, foi o palco do confronto entre policiais e trafcantes. Ali, logo em frente, está localizada a ONG Grupo de Ação Social Comunitária, GASCO, importante na prestação de ajuda humanitária durante a pandemia. | Leia o artigo completo.

Artigos

Nos presídios, racionamento de água e falta de assistência médica aumentam problemas pré-existentes

[Por Jaqueline Suarez/NPC] Como garantir a segurança e a vida dos detentos durante a pandemia quando o simples ato de lavar as mãos se torna uma façanha nos presídios, já que a água é racionada, quase um luxo? A superlotação também torna quase impossível as medidas de distanciamento: temos uma população carcerária no Rio de Janeiro de 51.511 presos para uma capacidade de 28.688 vagas no sistema prisional. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Carlos Pronzato, um cineasta das lutas sociais da América Latina

[Por Fabiana Reinholz e Katia Marko/Brasil de Fato (RS)] Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e muitas fitas VHs na mochila. Assim começou a vida de cineasta do diretor argentino radicado no Brasil há mais de 30 anos, Carlos Pronzato. Além da sétima arte, ele tem outras duas paixões. Segundo ele, o Teatro e a Literatura compartilham o “amor livre” com o Cinema e mais especificamente pelo documentário. | Leia a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

Podcast Terra Crioula #2: PDS Osvaldo de Oliveira

O episódio #2 do podcast da Reforma Agrária Terra Crioula conta sobre a luta do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PSD) Osvaldo de Oliveira em Macaé (RJ). Com participações de Silvano Leite, coordenador regional do MST-RJ, Dona Jorjinha, assentada no PSD, e Nelson Bernardes, da direção nacional do movimento Sem-Terra. O podcast Terra Crioula é uma parceria dos estudantes do Curso de Comunicação Popular do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e o Setor de Comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra do Rio de Janeiro (MST-RJ). | Clique aqui para ouvir!

Proposta de Pauta

Além das suas encomendas, o que está em jogo na greve dos Correios?

[Por Marina Duarte de Souza/Brasil de Fato (SP)] Nesta terça-feira (18), começou a greve das trabalhadoras e trabalhadores dos Correios de todo o país. A categoria, considerada essencial durante a pandemia da covid-19, denuncia a ausência de negociação por parte da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e do governo federal, que retirou ou reduziu, de forma unilateral, 70 dos 79 pontos do acordo coletivo, após obter liminar na justiça. Para a Federação dos Trabalhadores em Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Fentect), as medidas de redução no custo com funcionários e o enxugamento da empresa visam facilitar o processo de privatização dos Correios, anunciado pelo governo Bolsonaro desde o ano passado. | Leia o texto completo.

NPC Informa

Série de reportagens ‘Filhos da dor’

[Projeto Colabora] Entre 2011 e 2016, o Brasil registrou mais de 32 mil casos de estupro de garotas entre 10 e 14 anos – 1.875 delas acabaram engravidando de seus algozes. Não se sabe quantas dessas gestações foram até o fim. Mas o fato é que meninas que tiveram a infância usurpada pelo abuso sexual, além de lidar com as consequências do trauma, como a depressão, descobriram que carregavam no ventre um fruto da dor. Nesta série de reportagens conheça essas histórias nascidas de uma violência que o Brasil precisa tirar das sombras. | Confira!

De Olho Na Mídia

Análise: Folha de São Paulo

[Por Luis Felipe Miguel] A capa da esquerda é do dia 2 de outubro de 2018. Faltavam cinco dias para o primeiro turno das eleições. Sérgio Moro, ainda juiz e a serviço da candidatura Bolsonaro, divulgara no dia anterior a delação de Palocci - e a imprensa fez a festa. A capa da direita é de hoje. A polícia concluiu que a delação de Palocci é mentirosa. A Folha deu uma discreta chamada de capa. Estadão e Globo, nem isso. Não se trata simplesmente de uma reparação, em favor de alguém que fora injustamente acusado. É mais uma evidência de que as eleições de 2018 foram fraudadas. Observe-se a capa da Folha: a manchete principal é a delação de Palocci, mas logo abaixo está noticiada a decisão de Toffoli, reiterando a proibição de que Lula - preso abusivamente, conforme o próprio STF admitiria no ano seguinte - concedesse entrevistas. Bolsonaro chegou à presidência graças a múltiplas intervenções de força que viciaram o processo eleitoral. Em todo o processo, desde a preparação do golpe de 2016, Supremo e imprensa, entre tantos outros, foram cúmplices de uma conspiração contra a democracia. | Clique e veja a imagem ampliada.

De Olho Na Vida

A pandemia e os impactos na vida das mulheres atingidas pela Vale

[Por Instituto PACS e Articulação dos Atingidos e Atingidas pela Vale] No dia 29 de julho de 2020, a Vale divulgou uma boa notícia… para seus acionistas. Após um ano e meio do crime cometido em Brumadinho, a mineradora anunciou que retomaria o pagamento de dividendos aos seus investidores e comemorou o lucro de R$ 6,2 bilhões que teve no primeiro semestre desse ano. O relatório, que revelou o aumento dos lucros e da produção de minério de ferro pela Vale foi comemorado pelos seus investidores. Mas não pela Alzeneide, ou Gabi, como é mais conhecida. Moradora do assentamento Francisco Romão, no Maranhão, Gabi já observava o aumento na produção do minério de ferro, antes mesmo de qualquer relatório. Como os trilhos da ferrovia que ligam Carajás (PA) ao porto São Luís (MA) passam próximo a sua comunidade, ela notou que nos últimos meses os vagões estavam mais carregados e passando com mais frequência. | Leia o texto completo.

De olho no mundo

Cuba iniciará testes em humanos de vacina contra covid-19 na próxima semana

[Redação/Brasil de Fato] A vacina contra o novo coronavírus desenvolvida por Cuba entrará na etapa de ensaios clínicos em humanos. De acordo com autoridades de saúde da ilha caribenha, os testes serão iniciados na semana que vem e foram autorizados em 676 pessoas entre 19 e 80 anos. A previsão de conclusão do estudo está prevista para janeiro do ano que vem. Já os resultados da “Soberana 01”, como foi batizada a vacina, estão programados para divulgação em fevereiro de 2021. O recrutamento de voluntários para os testes começará na próxima segunda-feira (24) e terminará em outubro. | Leia a matéria completa.

Memória

Rosa Luxemburgo ganha site especial sobre sua vida e luta

A Fundação Rosa Luxemburgo preparou um site especial que mostra Rosa muito além da figura militante e revolucionária, comprovando toda a inquietude intelectual da polonesa. "Homenagem a uma mulher que inspira resistência, esperança e solidariedade", diz o site que conta a sua história e abriga conteúdos multimídia e textos inéditos. | Confira!

Dicas

Estudantes produzem dicionário biográfico Excluídos da História

[Agência Brasil/EBC] Do cacique Tibiriçá, nascido antes de 1500 e batizado pelos jesuítas como Martim Afonso de Sousa, que teve papel importante na fundação da cidade de São Paulo a Jackson Viana de Paula dos Santos, jovem escritor nascido em Rio Branco (AC) no ano 2000, fundador da Academia Juvenil de Letras e representante da região norte na Brazil Conference, em Harvard. Essas são as duas pontas de uma linha do tempo que busca contar a história de importantes personagens brasileiros que estão fora dos livros oficiais, num total de 2.251 verbetes, publicados agora como dicionário biográfico Excluídos da História. | Saiba mais.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 408

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link