Boletim do NPC

20 de outubro de 2020

Notícias do NPC

Livro-Agenda NPC 2021: Esta terra tem dono. Garanta o seu na pré-venda!

O livro-agenda NPC para 2021 já está quase pronto! O tema deste ano é um grito de alerta para nós, que vivemos nas cidades. Decidimos soltar a voz após ouvir o pranto, o berro, o canto e a poesia que ecoam da Amazônia, do Pantanal, do Cerrado, da Caatinga. Após ouvir a voz forte de agricultoras familiares, indígenas, quilombolas, assentadas, acampadas, sem-terra, extrativistas, quebradeiras de coco, ribeirinhas, pescadoras, sertanejas, geraizeiras, apanhadoras de flores. Já passou da hora de levarmos em conta, de escutarmos, de aprendermos o que esses povos vêm tentando nos dizer desde o início dos tempos. Esse livro é, então, uma convocação para o povo da cidade, para os trabalhadores e trabalhadoras se somarem na luta pela demarcação das terras indígenas e quilombolas, pela soberania alimentar, pelo abastecimento popular, pela agroecologia, contra os agrotóxicos e contra os latifúndios. Vamos reviver o dia a dia da luta no campo no Brasil nos últimos cem anos. Temos certeza de que você vai se se emocionar. Vai sorrir, chorar, se indignar. Acesse aqui, garanta o seu antecipadamente e colabore com as atividades do NPC. A venda das agendas é indispensável para a nossa manutenção.

Notícias do NPC

26° Curso Anual do NPC – Planeta Terra: Comunicação e Estado de Emergência

O 26° Curso Anual do NPC vai acontecer nos dias 10, 14 e 15 de dezembro de forma virtual. Com o tema geral "Planeta Terra: Comunicação e Estado de Emergência", vamos debater os desafios urgentes da comunicação em geral, da comunicação popular e sindical, do mundo do trabalho e dos movimentos sociais no tempo que vivemos. As inscrições vão até o dia 20/11. Confira os detalhes da programação e saiba como se inscrever no site https://nucleopiratininga.wixsite.com/26cursodonpc.

Diário da Pandemia na Periferia

Baixada tem os municípios com as maiores taxas de letalidade pela covid-19 no Rio

[Por Redação/Brasil de Fato (RJ)] Os municípios da Baixada Fluminense têm as maiores taxas de letalidade (proporção entre o número de doente e de mortos) pela covid-19 em todo o estado do Rio de Janeiro. Um estudo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) mostra São João de Meriti e Nilópolis com os índices mais altos (12,8% e 11,6%, respectivamente) de óbitos entre infectados. Os dados, que vêm sendo analisados desde abril pelo Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA), da UFRRJ, também apontam Mesquita (11,6%), a capital fluminense (10,3%), Nova Iguaçu (9,1%), Seropédica (7,5%) e Duque de Caxias (7,3%) com alta letalidade. | Leia a notícia completa.

Democratização da Comunicação

23ª Plenária Nacional do FNDC

[Por Renata Mielli] O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entidade com quase 29 anos de história e que articula uma rede de mais de 400 entidades em todo o país, definiu, na tarde desse sábado (17/10), a composição de sua direção pelos próximos dois anos. A 23ª Plenária Nacional do FNDC foi realizada, pela primeira vez, por meio de videoconferência na internet, em respeito ao estado de calamidade pública vivido no país em meio à pandemia de covid-19. Todos os ritos do processo democrático que marcam a trajetória da entidade foram observados. Ao todo, a Plenária do Fórum contou com 96 participantes inscritos, sendo 25 delegados/as de entidades nacionais filiadas, 2a delegados/as indicados pelos Comitês Regionais do FNDC, e cinco suplentes, além de outras 45 pessoas inscritas como observadore/as e integrantes da comissão organizadora das atividades. Marcaram presença online representantes dos comitês estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Pará. | Veja a cobertura completa no site do FNDC.

Notícias da Teia

Primeira temporada da série “Tecendo a Comunicação Popular e Sindical” chega ao fim

Um papo com Najla Passos - Notícias Gerais (MG), Joka Madruga - Terra Sem Males (PR), Elaine Dal Gobbo - Século Diário (MG) e Nalbert Guimarães - O Momento (BA), comunicadores independentes, fechou com chave de ouro a primeira temporada da série ''Tecendo a Comunicação Popular e Sindical'', realizada pela Teia de Comunicação Popular do Brasil. Os desafios e as lutas travadas pelas mídias livres em nosso país foram o eixo principal da conversa. Enquanto não chega a nova temporada, confira esse episódio e os outros que rolaram em 2020. | Acesse aqui.

Artigos

O falso dilema das redes da Netflix

O falso dilema das redes da Netflix [Por Mariana Serafini | Carta Maior] Há poucas semanas a Netflix lançou “Dilema das redes”, o documentário dirigido por Jeff Orlowski que denuncia o mau uso feito pelas Big Techs (Google, Facebook, Instagram e várias outras) com os dados dos usuários. Apesar de uma ou outra informação interessante – nada necessariamente novo – o filme peca no ponto chave da questão: não é um dilema. Fora isso, traz entrevistas com meia dúzia de designers, engenheiros de software e programadores do Vale do Silício. Eles trabalharam para construir esse sistema que hoje nos controla. E não é porque se arrependeram, depois de ver o estrago, que são inocentes. O “dilema” apresentado no documentário é falso, uma vez que a proteção de dados dos usuários deveria ser um direito e não uma mercadoria. | Leia o artigo completo.

A Comunicação que queremos

Saiba como você pode ajudar o jornalismo independente da Terra Sem Males

Fazer comunicação livre é sempre um desafio. Um veículo de informação não depender de publicidade comercial é bom para o leitor e o Terra Sem Males quer continuar existindo assim. Mas para isto você precisa ajudar. | Clique aqui e saiba como.

NPC Informa

“Fala Tu – Encontros online sobre Comunicação Comunitária”

O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fiocruz-Petrópolis deu início, em 10/10, ao “Fala Tu – Encontros online sobre Comunicação Comunitária”. Até 7/11, sempre aos sábados, de 14h às 16h, no YouTube, acontece uma roda de conversa de moradores de favelas e periferias que estejam utilizando a comunicação comunitária para transformar os territórios em que vivem com diálogo e participação social. Também participam dos debates lideranças comunitárias de Petrópolis e de outras cidades. | Conheça a programação completa dos encontros: https://www.facebook.com/forumitaborai/.

Radiografia da Comunicação Sindical

SINTESE lança o longa ‘ABRAÇO – A única saída é lutar”

O filme 'ABRAÇO - A única saída é lutar', um marco histórico no movimento sindical, retrata a história de professores que travam uma luta jurídica com o governo para evitar a perda de direitos já conquistados. Em 2008, mais de 30 mil professores deixam suas escolas e partem em jornada a capital. Uma das líderes, a professora Ana Rosa, vive o desafio de ser mãe, mulher e dirigente sindical. A direção é de DF Fiuza e a realização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Sergipe (SINTESE). É a primeira vez que um filme de ficção, longa metragem, é realizado com recursos da classe trabalhadora para falar sobre a classe trabalhadora e chega aos cinemas para o grande público. Em cartaz desde 15/10 nos drive ins, cinemas selecionados e cinema virtual, e em 29/10 nas plataformas digitais (Apple Tv, Google Play, NOW, Looke, Vivo Play e Youtube Filmes). | Confira o trailer.

De Olho Na Vida

Mulheres Amazônidas: indígenas e quilombolas protagonizam chapa coletiva em Santarém-PA

[Por Rogério Almeida/O FURO] Imagina ser mulher num país que possui cravado em seu DNA o gene do machismo. Imagina ser negra ou indígena num país desavergonhadamente racista e feminicida. Como se diz pelas paragens do Pará, PENSE em ser mulher, negra ou indígena, com filhos, por consequência, fazer parte da classe trabalhadora, e se meter em Política… Já calculou quantos obstáculos, barreiras e outros infortúnios a enfrentar no conjunto da sociedade, e muitas das vezes no seio da própria família quando se exerce a consciência de classe e investe em construir muralhas em defesa de seus direitos num ambiente minado em suas raízes por profundas desigualdades e um Estado autoritário e violento? Agora, querida/o tente visualizar quatro mulheres, sendo duas negras e duas indígenas, no interior da Amazônia, a se rebarbar numa candidatura coletiva com vistas a exercer a vereança em uma quebrada marcada por uma agenda desenvolvimentista que ameaça a existência dos seus territórios ancestrais? | Leia o texto completo.

De olho no mundo

Governo da Espanha aprova decreto pela igualdade salarial entre homens e mulheres

[Redação/Brasil de Fato (SP)] A Espanha aprovou, nesta terça-feira (13), dois decretos que buscam regulamentar a igualdade salarial entre homens e mulheres. "A partir de hoje, não será mais possível que um homem e uma mulher em nosso país, em nossas empresas, recebam remunerações diferentes. Acabou. Isto vai desaparecer da nossa formulação jurídica", destacou a Ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, em coletiva de imprensa. Os decretos buscam assegurar a transparência salarial nas empresas e garantir a remuneração igualitária dos trabalhadores e trabalhadoras do país. As normativas aprovadas pelo Conselho de Ministros exigem que, em um prazo de seis meses, as empresas do Estado espanhol adaptem seu registro salarial para corrigir as desigualdades e façam uma auditoria de remuneração. | Leia a notícia completa.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 410

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link