Boletim do NPC

15 de janeiro de 2021

Notícias do NPC

15 de janeiro: Vito vive no NPC

Kátia Marko, coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação, fala sobre Vito Giannotti. Hoje, 15 de janeiro, nosso coordenador faria 78 anos. As ideias de Vito vivem no NPC. Veja o vídeo!

Notícias do NPC

NPC em 2021

Depois de uns bons dias de férias, a equipe do NPC voltou a trabalhar na segunda-feira, dia 11 de Janeiro de 2021. Obviamente não estamos felizes. São tempos duros. Somos solidárias com todas e todos que sofreram com a doença provocada pelo coronavírus no ano passado, os que ainda sofrem e com os que perderam pessoas queridas. Estamos conscientes dos desafios e da enorme necessidade de fazermos comunicação e educação popular nesse momento. Precisamos mais do que há 26 anos, quando o NPC foi criado. E vamos fazer, com a dedicação de sempre. O NPC conta com cada uma, com cada um de vocês, que nos acompanha nesses 26 anos de vida dedicados à disputa de corações e mentes, para enfrentar os desafios do nosso tempo. A recíproca é super verdadeira. É só chamar que nós iremos correndo. Aqui vocês têm amigas, companheiros, camaradas. "E vamos à luta", como disse Gonzaguinha.

Notícias do NPC

Livro-agenda 2021 do NPC esgota em 20 dias

Aos povos originários, aos filhas e filhas dos negros e negras escravizados nesta nossa terra, às mulheres, homens e crianças que fazem e vivem a luta pela terra no Brasil, que produzem o alimento que nos mantém vivos, nós, equipe do Núcleo Piratininga de Comunicação, oferecemos humildemente o livro-agenda 2021 do NPC, “Esta terra tem dono”. Em vinte dias, a edição estava esgotada. Estamos querendo saber se devemos fazer mais uns 100 ou 200 exemplares. A procura ainda é grande. Mas… Como nossos recursos são parcos, não podemos correr o risco de não vender. Então … a pergunta: você que recebe nosso boletim e não comprou a agenda, tem interesse em comprar um exemplar? Por favor, responda para npiratininga@piratininga.org.br, whatsapp (21) 99628-3667 ou Telegram (21) 99628-5022. O preço é R$35,00 + despesas de Correio.

Notícias do NPC

A nossa casa é o nosso maior bem, é o que nos faz viver

[Equipe NPC] A afinidade da humanidade com a terra, com o solo é tão profunda que está na origem de seu próprio nome: as palavras latina homo, hemo e humanus se originam de humus (terra fértil). Na mitologia yoruba (povo que vive na Nigéria, Benin e Togo) que inspirou nosso Candomblé, Obatalá, o primeiro orixá criado por Olodumaré, em quatro dias construiu Ayê, o mundo em que vivemos tal qual ele é hoje. Antes, na Terra só existiam água e pântanos e era um lugar inabitado. Para povoar o lugar, Obatalá, contando para tanto com a ajuda de Nanã — avó de todos os deuses, que rege a lama —, modelou os humanos no barro, dando-lhes vida com seu sopro. | Leia o texto completo.

Artigos

Xadrez do fim dos grupos nacionais de mídia, por Luis Nassif

Por Luis Nassif - 13.1.2021] Durante o século 20, os grupos de mídia foram os mais relevantes atores no mercado de opinião, mais influentes que os partidos políticos, que as igrejas, que os sindicatos. Já eram influentes no começo do século, com o avanço do telégrafo. Ampliaram o poder com o advento das rádios e, especialmente, das redes de rádios. E, finalmente, com a televisão, o veículo que dominou amplamente a opinião pública na segunda metade do século 20. | Leia o artigo completo e o comentário do NPC.

Poema

Ano Novo, por Ferreira Gullar

Meia-noite. Fim de um ano, início de outro. Olho o céu: nenhum indício. Olho o céu: o abismo vence o olhar. O mesmo espantoso silêncio da Via-Láctea feito um ectoplasma sobre a minha cabeça nada ali indica que um ano novo começa. E não começa nem no céu nem no chão do planeta: começa no coração. | Leia o poema completo.

A Comunicação que queremos

Você conhece a Niara?

Você conhece a Niara? Ela explica tudo sobre a campanha "Tributar os super ricos”. Ela se conforma que o Brasil seja o segundo país mais desigual do mundo. Um pingo de gente fica com a riqueza quase toda. E um pingo de riqueza fica com o restante da população. O Brasil é o segundo país que mais concentra riqueza no mundo. Que tal aumentar os impostos de quem tem altas rendas, grandes patrimônios e reduzir para quem ganha pouco? | Veja aqui.

Radiografia da Comunicação Sindical

Você sabe quem foi Paulo Freire? Se liga na TVT

Desde o dia 9 de janeiro, sempre às 21h, a TVT em parceria com o SESCTV apresenta uma série documental em cinco episódios de 52 minutos sobre o pensador brasileiro que é referência mundial na educação: Paulo Freire. No primeiro episódio, A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO, o programa investiga a formação de Paulo Freire e suas influências para a concepção da Pedagogia do Oprimido a partir de depoimentos de sua família e de profissionais que o conheceram ou atuam nas instituições onde colocou em prática seus conceitos. A direção é de Cristiano Burlan. | Veja aqui.

De Olho Na Vida

25 anos do Movimento dos Pequenos Agricultores: Luta, Afirmação Camponesa e Poder Popular

“Em 1996, a beira da estrada viu nascer um gigante”. Assim que Frei Sergio Gorgen, dirigente do MPA, define a mobilização que deu início ao movimento. O Acampamento da Seca, como ficou conhecido, foi resultado de uma forte estiagem no ano de 1995 no estado do Rio Grande do Sul, do descaso do governo neoliberal do Fernando Henrique Cardoso em relação às famílias camponesas e a produção agrícola e da falta de um sindicato combativo. Mais de 30.000 agricultores e agricultoras acamparam na BR 386 na altura do município de Sarandi. | Saiba mais.

NPC Informa

Canal da Abraço no youtube. Inscreva-se!

Acesse aqui, inscreva-se no canal e confira a programação da Abraço Brasil no Youtube!

NPC Informa

Livro-reportagem narra a primeira greve dos comunicadores sergipanos

“Em Sergipe, para comprar um jornalista ou um radialista basta um copo de cachaça e um prato de comida”. Esta afirmação, remetida nas rodas informais ao ex-deputado e empresário Viana de Assis, foi duramente combatida em uma sexta-feira de novembro de 1991. Jornalistas e radialistas, unidos, bambearam uma verdade tida como inabalável em uma greve ousada, insolente e largada pelas dobraduras do esquecimento. Você sabia que esta greve ocorreu? Que as estações de rádio e TV tiveram suas programações interrompidas? Que a final antecipada do campeonato sergipano de futebol, protagonizada por Sergipe e Confiança, não foi transmitida? | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Hackers tiram o site da Repórter Brasil do ar

[Por Camilo Vannuchi /Uol - 14/01/2021] Na primeira semana do ano, a ONG Repórter Brasil sofreu ataques digitais e uma tentativa de arrombamento em sua sede, em São Paulo. No dia 6, hackers conseguiram tirar o site da Repórter Brasil do ar por algumas horas, como resultado de um tipo de ataque chamado DDoS (negação de serviço distribuído, em tradução livre), que consiste em acessar uma página a partir de milhares de computadores, tablets ou smartphones ao mesmo tempo, normalmente com o uso de bots, os robôs da internet, sobrecarregando o servidor até derrubá-lo. No dia seguinte, uma mensagem anônima encaminhada por e-mail tornou a ameaça palpável. "Como devem ter percebido vcs passaram por alguns problemas tecnicos na ultima data", escreveu o hacker, assim mesmo, sem pontuação ou acentuação. "Para que isso nao ocorra novamente removam as materias nas pastas de 2003, 2004, 2005". | Leia a matéria completa.

Proposta de Pauta

Ignacio Ramonet denuncia “cinismo absoluto” dos Estados Unidos

[Paris, 12/01/2021] O intelectual franco-espanhol Ignacio Ramonet qualificou de "cinismo absoluto" a decisão unilateral do Departamento de Estado dos Estados Unidos de inscrever Cuba na lista dos "países patrocinadores do terrorismo”. “Cuba foi, durante décadas, vítima de vários tipos de terrorismo patrocinados por Washington que causaram milhares de mortos e feridos. Embora nunca, como Fidel Castro sempre enfatizou, Havana patrocinou qualquer ato de violência em solo norte-americano. Nunca. Cuba abomina o terrorismo e sempre o condenou." | Continue lendo.

De olho na história

Mostra fotográfica virtual gratuita

“Vendedores, barbeiros, cesteiros, carregadores… Africanos escravizados trabalhadores desenvolveram uma série de ofícios nas ruas do Rio de Janeiro do século XIX. O fotógrafo açoriano Christiano Júnior (1832-1902) registrou vários deles em seu estúdio, que funcionava na Rua da Quitanda. Dessas fotos, 24 dessas estão em exposição virtual gratuita do Museu Histórico Nacional: “Fotografias dos costumes brasileiros: o negro olhar por trás dos retratos de Christiano Júnior”. A mostra é acessível pela plataforma Google Arts & Culture. | Acesse!

Dicas

Expressão Popular lança Nova Gazeta Renana em 2 volumes

Edição completa inédita de Karl Marx e Friedrich Engels, organizada e traduzida do alemão pela por Lívia Cotrim (1958-2019), reúne os artigos publicados no diário da Liga dos Comunistas, Nova Gazeta Renana, no período da Revolução Alemã e da contrarrevolução na Europa (1º de junho de 1848 – 19 de maio de 1849), em dois volumes: o primeiro com os artigos de Marx e o segundo com os artigos de Engels. Conforme destacou Lívia Cotrim, esse conjunto de artigos “foi o principal instrumento de ação política de Marx nas revoluções que então se desencadearam” e foi organizada em dois volumes para o estudo das análises de Marx e de Engels. | Compre na Livraria Antonio Gramsci.

Dicas

Conheça Maria Firmina dos Reis, uma grande escritora

A Edições Câmara traz mais um volume da série Prazer de Ler, a coletânea com as obras de Maria Firmina dos Reis, primeira escritora negra de que se tem notícia em nossa literatura e pioneira na denúncia da opressão a negros e mulheres no Brasil do século XIX. A coletânea inclui o romance Úrsula, seu texto mais publicado, o conto abolicionista A escrava, o indianista Gupeva e a antologia de poesias Cantos à beira-mar, reunidos pela sua inequívoca qualidade literária. | Continue lendo.

Pérolas

José Saramago

Creio no direito à solidariedade e no dever de ser solidário. Creio que não há nenhuma incompatibilidade entre a firmeza dos valores próprios e o respeito pelos valores alheios. Somos todos feitos da mesma carne sofrente. Mas também creio que ainda nos falta muito para chegarmos a ser verdadeiramente humanos.

Pérolas

Mia Couto

Pra fabricar armas é preciso produzir inimigos.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 413

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link