Boletim do NPC

4 de junho de 2021

Notícias do NPC

Vai ter mel! Vai ter luta!

Conheça a história da destemida abelha Zuleide, cansada de rodar entre os parcos jardins e parques de uma cidade grande descobre um grande aliado, um menino esperto e curioso, morador de um bairro popular. Juntos, após um encontro desconfiado, eles promovem uma memorável revolução, não sem antes conquistar corações e mentes na escola do garoto. O Mel mais doce do mundo é o primeiro lançamento infanto-juvenil da Editora NPC e é uma homenagem a nossa querida professora Zuleide Faria de Melo, que inspira a personagem principal do livro. O texto é de Raquel Júnia e a ilustração de Carlos Contente. | Confira!

Notícias do NPC

🐝PARA OS PEQUENOS

Livro "O Mel mais doce do mundo" homenageia a trajetória da militante Zuleide Faria. Em entrevista, a autora Raquel Júnia conta sobre as inspirações para a obra e a entrada na literatura infanto-juvenil. | Leia mais!

Notícias do NPC

Está no ar nova temporada de Quintas Resistentes, na TV-NPC

No dia 3 de junho, quinta-feira, as redes do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) passaram a transmitir mais uma temporada do Quintas Resistentes. Desde 2013 o programa se destina a ser um espaço de memória e reflexão política, focando principalmente nas experiências de lutadoras e lutadores sociais durante a ditadura militar no Brasil. A Fundação Rosa Luxemburgo assina a realização da temporada 2021 junto com o NPC. | Veja aqui!

Notícias do NPC

Demarcação das terra indígenas no Quintas Resistentes

Na quinta, dia 11, o Quintas Resistentes vai receber Kum´Tum Akroá Gamela, indígena Gamella do Território Indígena (TI) Taquarituia Akroá Gamella, no Maranhão. Em abril de 2017 indígenas Gamela foram atacados por um bando armado, em um povoado da região após tentativa de retomada de uma porção dos 14 mil hectares de terra que lhes pertencem e que ao longo do tempo foi dominada por particulares. | Veja mais!

Notícias do NPC

Vem aí o Seminário Tecendo a Comunicação Popular

Anote na agenda: nos dias 22, 23 e 24 de julho temos um encontro marcado no Seminário Tecendo a Comunicação Popular, organizado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação e Fundação Rosa Luxemburgo. Vamos reunir professores, coletivos e organizações populares, do campo e da cidade, para dialogar sobre o cenário da comunicação popular e comunitária em todo o país. | Saiba mais e inscreva-se aqui!

Notícias do NPC

Conexões periféricas debate sindicalismo e favela

O coletivo “Conexões Periféricas” que reúne agentes culturais crias de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, está promovendo uma série de conversas sobre "Direitos Trabalhistas e Sindicalismo nas Favelas". “Importante entendermos a história e o papel dos sindicatos na garantia de nossos Direitos Trabalhistas. | Veja mais!

Artigos

Conexões Periféricas entrevista o professor Marcelo Badaró.

O dia 3 de março foi, até então, o mais letal de toda pandemia. Nesta data, o portal Conexões Periféricas-RP, junto com o Núcleo Piratininga de Comunicação debateu um tema importantíssimo para a classe trabalhadora: a história de suas lutas e de sua organização através do sindicalismo. | Leia aqui!

Entrevistas

Podcast do Sindipetro-NF chega ao número 100

O Sindipetro-NF chegou à centésima edição do podcast da Rádio NF. O tema da edição especial foi a comunicação sindical para falar com todo@s. A coordenadora do NPC, Claudia Santiago, participou do papo com Leonel Querino (presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e TV do RJ)e Rafael Crespo (coordenador de Comunicação do Sindipetro-NF). | Ouça aqui!

Radiografia da Comunicação Sindical

Seis e meia no NPC

O NPC realizou de março a maio a série “Seis e meia” no NPC. Foram doze programas sobre Comunicação Sindical. Todas as quintas, sempre às 18h30, a jornalista Claudia Santiago conversou com jornalistas e sindicalistas que fazem a comunicação da classe trabalhadora no Brasil. | Veja aqui!

A Comunicação que queremos

Jornal O Cidadão relança documentário e celebra 22 anos

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o jornal O Cidadão faz o relançamento de seu documentário A Mata, produzido e lançado em 2018 e comemora seu aniversário de 22 anos. Convidadas e convidados para falar sobre o documentário e a história do jornal irão participar de um encontro no Zoom. | Ver mais!

A Comunicação que queremos

Sobre o doc: A Mata

O documentário A Mata fala sobre o Parque Ecológico da Maré, na Vila dos Pinheiros, que também é conhecido apenas como Mata. O único parque ecológico do Conjunto de Favelas da Maré é também um “respiro” de área verde numa favela muito urbanizada, com residências muito verticais e próximas entre si. | Continue lendo!

A Comunicação que queremos

22 anos de Jornal O Cidadão

Também no mês de junho é quando comemoramos 22 anos de existência do Jornal O Cidadão. O primeiro número, chamado de Edição 0, foi lançado em junho de 1999, com 12 páginas, tendo apenas a capa e as páginas centrais coloridas. Essa primeira edição trazia matérias sobre meio ambiente na Maré, saúde do idoso e os serviços do CEASM, e como matéria de capa o “Painel Geral da Maré”, com informações e história do Conjunto Esperança, Parque Maré, Parque União, Parque Roquete Pinto, Vila do João, Morro do Timbau, Conjunto Pinheiros, Baixa do Sapateiro, Nova Holanda, Parque Rubens Vaz e Nova Maré. O jornal ainda é recheado de anúncios de comércios da Maré, que se repetiram ainda por muitas edições. | Leia mais!

De Olho Na Mídia

Nossa classe só tem uma saída. Ter a nossa comunicação!

[Por Claudia Santiago] Foi assim, com capas vergonhosas, que dois grandes jornais do país decidiram omitir as manifestações que lotaram ruas e avenidas em várias cidades brasileiras, no dia 29 de maio com o lema “Fora Bolsonaro”. Foi um momento histórico. Mesmo defendendo o distanciamento social a oposição ao governo federal decidiu ir às ruas mostrar sua revolta. Não se via algo assim desde o início da pandemia. Portanto, merecia destaque, entrevistas, artigos explicando o que se passava. O que a mídia dos patrões nos trouxe? O de sempre. Para que não nos esqueçamos nunca quem são os nossos aliados na luta contra a exploração capitalista. Omitiram ou cobriram burocraticamente.

De Olho Na Vida

Aumenta número de gente com fome

Na tarde desta quarta-feira (2), a Petrobras demitiu o petroleiro Alessandro Trindade, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), por justa causa. A empresa alega que o empregado participou da ocupação Campo dos Refugiados, organizada no terreno da petroleira, em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. | Leia completo aqui!

Imagem da vida

Salve nelson sargento

O enorme Nelson Sargento nos deixou no último dia 27, aos 96 anos. Na foto, o carinho entre Nelson Sargento e sua mulher, Evonete Belizário. | Imagem: ©Ana Carolina Fernandes

Nossa história

40 anos da execução do dirigente sindical “gringo”

[Por Rogério Almeida/O Furo] Dia 20/5/2021 faz 41 anos da execução do dirigente sindical Raimundo Ferreira Lima (Gringo) , lembra a agenda do NPC. Raimundo Ferreira Lima, mais conhecido como “Gringo” foi executado por pistoleiros em maio de 1980, quando somava apenas 43 anos, em São Geraldo do Araguaia, sudeste paraense. Além de sindicalista em Conceição do Araguaia, Lima era agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Gringo foi o primeiro dirigente sindical assassinado na região marcada pela aguda de disputa pela terra no sudeste e sul do estado do Pará. Trata-se da região mais violenta do país no que tange à luta pela terra. Após Gringo foram executados Expedito Ribeiro e alguns membros da família Canuto. Ainda hoje a matança não cessou. | Leia o texto completo.

NPC Indica

Triste Partida

[Patativa do Assaré] Meu Deus, meu Deus.../ Setembro passou/ Outubro e Novembro/ Já tamo em Dezembro/ Meu Deus, que é de nós,/ Meu Deus, meu Deus/ Assim fala o pobre/ Do seco Nordeste/ Com medo da peste/ Da fome feroz/ Ai, ai, ai, ai/ A treze do mês/ Ele fez experiência/ Perdeu sua crença/ Nas pedras de sal,/ Meu Deus, meu Deus/ Mas noutra esperança/ Com gosto se agarra/ Pensando na barra/ Do alegre Natal/ Ai, ai, ai, ai/ Rompeu-se o Natal/ Porém barra não veio/ O sol bem vermeio/ Nasceu muito além/ Meu Deus, meu Deus/ Na copa da mata/ Buzina a cigarra/ Ninguém vê a barra/... | Veja a letra completa!

Pérolas

Por patativa do Assaré

Seu doutor, só me parece que o senhor não conhece ... Sou da classe matuta, da classe que não desfruta as riquezas do Brasil.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 416

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link