Boletim do NPC

28 de junho de 2022

Notícias do NPC

Porto Alegre: “Seminário de Comunicação Sindical – Comunicar com todos os meios e falar para milhões”

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) realiza nos dias 8 e 9 de julho, em Porto Alegre, o "Seminário de Comunicação Sindical - Comunicar com todos os meios e falar para milhões". Parceria: Fundação Rosa Luxemburgo, InfoSindicais, Brasil de Fato RS, Sul21, O Coletivo, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Jornalistas sindicais, sindicalistas e estudiosos da comunicação vão se reunir para estudar, compartilhar e pensar formas de atuação conjunta. Entre os convidados estão: Renata Mielli // Diego Dorgam // Lúcio Uberdan // Antônio Martins // Maria Helena Weber // Pedrinho Guareschi // Alexandre Haubrich. Acompanhe por aqui: https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminarionpcpoa. Informações: e-mail: npiratininga@piratininga.org.br. O seminário será transmitido pelo Facebook do NPC (facebook.com/nucleopiratininga). E fique ligado! Nos dias 27 e 28 de julho será a vez do seminário do NPC acontecer em São Luís, no Maranhão, também no Sindicato dos Bancários, em parceria com Agência Tambor e Abraço.

Notícias do NPC

Curso de Comunicação Popular do NPC

O curso de Comunicação Popular do NPC entrou em sua reta final! Entre os meses de abril e junho, foram 8 encontros com diversos temas ligados à Comunicação Popular. Os alunos tiveram aulas sobre a história do Rio de Janeiro, pesquisa, técnicas de reportagem, entrevista, redação, além de oficinas de oficinas de audiovisual, rádio, podcast e redes sociais. As próximas aulas serão dedicadas à produção do Jornal Vozes das Comunidades, que será distribuído no dia 7 de setembro. A turma desse ano conta com pessoas de diversas partes do Rio de Janeiro e até mesmo da Região dos Lagos. A maioria são moradores de favelas e estudantes de jornalismo que já atuam em movimentos sociais em suas localidades. O Curso de Comunicação Popular é uma iniciativa do Núcleo Piratininga de Comunicação em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. Em 2022, o curso contou também com parcerias com o Sinpro-Rio, o Dicionário de Favelas Marielle Franco e com o Jornal Fala Roça.

Notícias do NPC

Editora NPC lança ‘Luta Social: memórias de um militante cearense’

A Editora NPC lançou, neste mês, o livro 'Luta Social: memórias de um militante cearense', de Valdir Medeiros. A obra traz uma coletânea de textos que retratam memórias e fatos históricos vivenciados por ele e por personagens que, ao longo dos últimos vinte anos, estiveram nas trincheiras das lutas do povo trabalhador. Como coloca o professor Josier Ferreira da Silva, que assina a orelha da obra, “estar nas lutas e escrever sobre elas é um grandioso ato de se fazer história duas vezes. São atos movidos pela coragem de se expor em resistência às estruturas capitalistas”. Você pode garantir o seu na página da Livraria Antonio Gramsci!

Notícias do NPC

Você já conhece o Almanaque da Comunicação Popular e Sindical?

O NPC lançou, em 2021, um Almanaque da Comunicação Popular e Sindical no Rio de Janeiro. Este trabalho, destaca Claudia Santiago, coordenadora do projeto, é filho de duas paixões: a comunicação sindical e a comunicação popular. A elas o Núcleo Piratininga de Comunicação se dedica integralmente há 28 anos, de Norte a Sul do Brasil. No Rio de Janeiro nos juntamos com gente de favela que estuda, faz e aposta na comunicação. Nosso curso de Comunicação Popular já recebeu mais de 500 pessoas em 15 anos. Somos uma escola, uma escola de comunicação que tem um único objetivo: fortalecer a comunicação da classe trabalhadora no seus locais de trabalho, militância, moradia. Por isso apoiamos a comunicação de grupos de mulheres, quilombolas e indígenas. Tudo o que é do povo nos interessa. Todos os oprimidos por gênero, raça e classe são nossas irmãs e nossos irmãos. A todos e a todas que lutam, dizemos: estamos juntos!

Artigos

Portais sindicais: uma avaliação sob a ótica de critérios de usabilidade

[Por Jhone Ricardo Andrade e Carlos Alberto Zanotti] A comunicação dos sindicatos sofreu significativas mudanças nas últimas décadas, com o modelo analógico sendo substituído por interações digitais. Nesse processo, destacam-se os portais sindicais, a porta de acesso a um sistema potencialmente mais ágil, interativo e menos oneroso para a organização dos trabalhadores. Diante deste cenário, este trabalho teve por objetivo aplicar um protocolo comparativo para avaliação de qualidade, segundo preceitos comunicacionais, em portais sindicais, com amostragem intencional constituída por dez categorias profissionais. Este estudo é relevante para chamar a atenção de assessores de comunicação, estudantes e pesquisadores da área para aspectos que não podem ser desprezados na gestão do sistema. O resultado indica que metalúrgicos, metroviários e petroleiros têm hoje os portais melhor pontuados no universo estudado. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

A Petrobrás e o papel das mídias que não silenciam

A principal empresa nacional, a Petrobrás, está sendo desmontada, privatizada e colocada exclusivamente a serviço do lucro exorbitante de uma minoria. Contudo, é possível recuperar o que foi perdido e tornar a companhia um instrumento estratégico de promoção do desenvolvimento e do bem-estar da população. É a tarefa que se coloca a quem defende um futuro de prosperidade, justiça e paz social ao Brasil. Os desafios e os caminhos para vencer esta batalha foram o tema do seminário promovido por Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Portal Outras Palavras. Veja aqui a entrevista concedida por  Claudia Santiago (NPC), Antonio Martins (Outras Palavras) e Juliane Furno (Economia com Ju Furno) a Miro Borges (Barão de Itararé) sobre “O papel das mídias que não silenciam” no Seminário "Em defesa do Petróleo Brasileiro e da Petrobras".

NPC Informa

“Notícias da Pacificação”: lançamento presencial do livro de Pedro Barreto

Na próxima sexta-feira, dia 1/7, na Livraria Folha Seca, vai rolar um lançamento presencial do livro "Notícias da pacificação: outro olhar possível sobre uma realidade em conflito", do jornalista Pedro Barreto, publicado pela Editora UFRJ. Será das 17 às 19 horas. A Folha Seca fica na Rua do Ouvidor, 37, no Centro do Rio de Janeiro.

NPC Informa

SindCT lança livro sobre a urna eletrônica brasileira

Será lançado no dia 10 de julho, a partir das 18h30, o livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, da jornalista Fernanda Soares Andrade. Com o objetivo de informar à população sobre o funcionamento e a segurança das urnas, a obra traz um resgate histórico desde a criação da urna eletrônica brasileira, sua importância no processo de redemocratização e as mudanças pelas quais passou ao longo do tempo. O lançamento será na Câmara Municipal de São José dos Campos. A entrada é gratuita e haverá distribuição do livro. Para mais informações, acesse aqui. 

A Comunicação que queremos

II Conferência de Comunicação de Niterói

A II Conferência de Comunicação de Niterói será lançada no dia 1 de julho, sexta-feira, na Câmara Municipal de Niterói. Uma mesa com representantes do poder público e da sociedade civil terá início às 9h30. Evento presencial com transmissão pela Tv Câmara de Niterói. A partir do lançamento, tem início o período de recebimento de propostas para a Comissão Organizadora do evento. Pelo endereço https://bit.ly/3mXtZJQ, todos podem encaminhar teses e propostas que serão analisadas nos grupos de trabalho (virtuais) que acontecem em março de 2023. Entre julho de 2022 e fevereiro de 2023 serão realizados eventos pelas entidades participantes para debater conteúdos relativos ao tema da conferência (Participação popular e os desafios das políticas públicas de comunicação). Qualquer pessoa ou entidade pode fazer o próprio evento com o tema e o conteúdo do debate pode constar da conferência bastando apenas avisar a Comissão Organizadora pelo endereço  https://bit.ly/3N1Kjnt. A inscrição para participar da conferência é pelo endereço https://bit.ly/39vZYh6. A plenária final será em 10 de março de 2023, em local a ser divulgado.

Proposta de Pauta

Conheça as cozinhas solidárias do MTST que distribuem refeições gratuitas por todo o Brasil

[Mariana Lemos/Brasil de Fato | São Paulo (SP)] O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) vêm inaugurando desde o início da pandemia diversas Cozinhas Solidárias espalhadas pelo Brasil. Só no mês de junho foram três: no centro de São Paulo, na cidade de São Carlos (SP) e em Salvador (BA). No total, já são 27 locais onde as refeições são preparadas e distribuídas gratuitamente por todo o país. Fora essas, outras três ainda estão em construção. Segundo o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, mais de 33 milhões de pessoas passam fome no país, o que corresponde a mais de 15% do total da população. Em um cenário onde o botijão de gás passa de R$ 100 na maioria das cidades e grande parte dos insumos básicos do prato dos brasileiros está bem mais caro do que o normal, o MTST mostra que a alimentação saudável e nutricional, que deveria ser um direito de toda a população, é possível. | Leia a matéria completa. 

De olho no mundo

Quem é Francia Márquez, a primeira mulher negra vice-presidenta na Colômbia?

[Michele de Mello/Brasil de Fato | São Paulo (SP)] "Depois de 200 anos, conquistamos um governo do povo. O governo dos e das 'ninguéns' da Colômbia. Vamos com dignidade viver de maneira saborosa", disse Francia Márquez no seu primeiro discurso após a vitória nas eleições presidenciais. A advogada colombiana faz história ao tornar-se a primeira mulher negra a ocupar o cargo. No 2º turno, realizado no último domingo (19), a coalizão Pacto Histórico com Francia e Gustavo Petro obteve 11,2 milhões de votos, equivalente a 50,44% da preferência. Francia Elena Márquez Mina é natural da cidade de Suárez, região de La Toma, no departamento Cauca, tem 40 anos e iniciou sua vida política defendendo a sua comunidade de projetos de extração mineira. | Leia a matéria completa. 

De Olho Na Vida

Se Cada Morador Cultivasse sua Própria Horta? Conheça o Sonho da Horta-Escola Comunitária Maria Angu, na Favela da Kelson’s, na Maré

[Por Walmyr Junior - RioOnWatch] Já pensou que poderíamos ter uma horta comunitária em cada favela da cidade? E que por meio dela conseguiríamos colher e fornecer legumes e verduras orgânicas para as mesas de cada casa? Ou ainda, que cada morador cultivasse sua própria horta? Entra nessa história comigo que vou te contar como estamos construindo parte desse sonho na Kelson’s, no Complexo da Maré. | Leia a matéria completa.

Democratização da Comunicação

Inscrições abertas para o 7º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que ocorre em Maricá/RJ

[Barão de Itararé] Após quatro anos de hiato, o Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais está de volta! A sétima edição do #BlogProg, que ocorrerá no Teatro Henfil, em Maricá, no Rio de Janeiro, já tem data para acontecer: 22, 23 e 24 de julho. Com uma programação recheada de nomes de peso da comunicação e da cultura, o evento discutirá estratégias, experiências e ideias para enfrentar a batalha eleitoral decisiva de 2022, praticamente um plebiscito entre civilização ou barbárie. Com apoio da Prefeitura Municipal de Maricá, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé anuncia a abertura das inscrições para o evento, além de parte da programação já confirmada. Além dos debates, também serão realizadas rodas de conversa e trocas de experiência sobre a produção e a articulação das mídias alternativas, blogosfera, comunicadores e ativistas digitais. A taxa de inscrição é de R$ 50, sendo que estudantes têm direito à meia-entrada. O prazo final para as inscrições termina no dia 15 de julho. Garanta já a sua vaga clicando aqui!

Memória

O sindicato

“(...) A melhor síntese das lutas “subterrâneas” contra a ditadura e a estrutura sindical foi realizada pela Oposição  Sindical Metalúrgica de São Paulo (OSMSP), que, criada em  fins dos anos de 1960, ao longo de toda a década de 1970 enfrentou os grupos acomodados à proposta sindical da ditadura, no sindicato, e a intransigência patronal, nas fábricas. Um sindicato autônomo, construído a partir da organização dos trabalhadores nas empresas era o que defendia a OSMSP, já em 1970. (…) A lição fundamental é a seguinte: o sindicalismo novo, verdadeiro, tem que nascer de baixo para cima, da fábrica até a organização das várias fábricas em organização de classe: o sindicato” (citado por Giannotti, V. A liberdade sindical no Brasil, p. 34). - In: Badaró Mattos, M. Sindicalismo Brasileiro após 1930. p. 115. Jorge Zahar Editora. Rio de Janeiro, 2003.

Dicas

Novo episódio da série “Papo Reto”

[Por Cinema crítico CPII] A série "Papo Reto" trata das ideologias políticas presentes nos quadrinhos e filmes da Marvel e da DC. Nesse episódio 8, dividido em duas partes, continuamos a analisar os vilões, mostrando como muitos personagens se relacionam com a Guerra Fria e com o anticomunismo, daí tantos vilões serem russos, chineses e vietnamitas. Também demonstramos que os inimigos dos heróis são justamente aqueles que costumam fazer críticas ao mundo em que vivemos. Assim, o pensamento crítico à ordem vigente é associado à vilania - em alguns casos, os vilões são diretamente aproximados às ideologias comunistas e anarquistas - o que evidencia aspectos conservadores e reacionários dos filmes de super-heróis. O episódio termina com uma breve análise das ideologias políticas presentes em filmes da saga Star Wars. Assista aqui!

Pérolas

Milionário e Zé Rico

"Nessa longa estrada da vida, andei muito e não posso parar." 

Pérolas

Vandré e Theo de Barros

"Quanto mais eu ando eu mais vejo estrada, mas se eu não caminho eu não sou é nada."

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 422

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriella Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link