Boletim do NPC

11 de dezembro de 2022

Notícias do NPC

Agenda NPC 2023: garanta já a sua!

Já está quase esgotada a nova edição do livro-agenda NPC. Para 2023, o tema é Comunicação e Luta, em uma edição revista e ampliada das agendas sobre lutas no campo da comunicação. É uma agenda que conta a história dos meios de comunicação dos sindicatos, associações, jornalistas e intelectuais nos últimos cem anos. Precisamos contar para as novas gerações que chegam ao mercado de trabalho o que aconteceu antes delas. E temos o dever de dizer aos mais velhos que as formas de se comunicar mudaram radicalmente nos últimos dez anos. Se o mundo do trabalho e as formas de se comunicar mudaram, as diversas formas de luta também. Essa agenda é um convite à ação, mas, sobretudo, um convite à reflexão sobre o que vivemos e o que o Brasil e o mundo de 2023 exigem de nós. O valor unitário é R$40. Temos pouquíssimas unidades! Apenas 10. Para reservar a sua, entre em contato com npiratininga@piratininga.org.br ou compre pelo site da Livraria Antonio Gramsci.

Notícias do NPC

28º Curso Anual do NPC reúne mais de 100 pessoas no Rio

O Núcleo Piratininga de Comunicação realizou, entre os dias 16 e 20 de novembro, a 28ª edição do Curso Anual do NPC. Neste ano, que marcou a volta ao presencial depois de duas edições remotas por conta da pandemia, recebemos mais de 100 participantes vindos de sindicatos de diferentes estados do Brasil. A programação começou no dia 16 no Armazém da Utopia, na zona portuária do Rio de Janeiro, e seguiu no auditório do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio) nos outros dias. As mesas contaram com a participação de Sérgio Amadeu, Wolney Malafaia, Luiz Fernando Lobo, Manuela Trindade Oiticica, Afonso Celso Teixeira, Eduardo Granja Coutinho,  Fabíola Mendonça, Rodrigo Castelo, Giulia de Vito, Diego Martins Doria Paulo, Virgínia Fontes, Marcos Dantas, Marcos Verlaine, Natalia Szermeta, Marcio Pochmann, Mariana Gomes, Dyego Pegoraro, João Paulo Malerba, Cecília Peruzzo, Claudia Costa, Flavia Fernandes, José Sérgio Leite Lopes, Pablo Nabarrete Bastos, Beto Almeida, Altamiro Borges, Laurindo Leal, Katia Marko, José Arbex Jr, Gizele Martins, Douglas Heliodoro, Euro Mascarenhas, Sonia Fleury, Helcio Duarte, Renata Machado, Gerlane Pimenta, Marco Aurélio Velleda e Claudia Santiago. Acesse e confira imagens dos melhores momentos. Agradecemos a participação de todos e que venha o 29ª Curso Anual do NPC!

Notícias do NPC

NPC recebe o prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos

Na terça-feira, dia 6/12, o Núcleo Piratininga de Comunicação foi um dos homenageados com o Prêmio Marielle Franco, entregue pela deputada estadual pelo PSOL do Rio de Janeiro, Renata Souza. Estivemos ao lado de diversas organizações e lutadores companheiros na defesa dos direitos humanos. Entre estes, a Fundação Rosa Luxemburgo, parceira de ideias e sonhos. Agradecemos o reconhecimento e a confiança. Sigamos juntos!

Artigos

A preservação da memória no fortalecimento das lutas dos trabalhadores

[Por Sheila Jacob - jornalista e professora do NPC] Entre os dias 16 e 19 de novembro ocorreu, no Centro do Rio de Janeiro, o 28º Curso Anual do NPC. Realizado no auditório do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), o encontro teve como tema geral “Comunicação, política e sindicalismo no Brasil no século XXI”. Cerca de cem pessoas do país inteiro, entre comunicadores e dirigentes sindicais, participaram do evento, que contou com mesas de debate, lançamentos e sorteios de livros, além de um passeio pelo centro histórico da cidade. A sexta-feira, dia 18 de novembro, foi dedicada à história e à memória da classe trabalhadora. De manhã foi realizada a mesa "A preservação da memória no fortalecimento das lutas dos trabalhadores". Estiveram presentes os professores Flávia Fernandes; José Sergio Leite Lopes; Pablo Nabarrete Barros; Cicilia Peruzzo; e a jornalista sindical Claudia Costa. Abordando momentos distintos da história do país, eles destacaram a importância construção das memórias de resistência da classe trabalhadora para incentivar as lutas do presente. | Continue lendo.

Radiografia da Comunicação Sindical

NPC debate temas de relevância social nos dois primeiros dias de encontro no Rio de Janeiro

[Assufsm] O Coordenador de Comunicação da Assufsm, Ciro Oliveira, e a jornalista da Assufsm, Natália Venturini, participaram na capital Carioca de debates chamados pelo 28° Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). A programação foi extensa e conta com palestrantes de vários locais do Brasil, além de 100 participantes de todo o país. Leia a matéria completa.

NPC Informa

O sindicato tem futuro? Fundação Rosa Luxemburgo promove curso gratuito

A Fundação Rosa Luxemburgo, organização parceira do Núcleo Piratininga de Comunicação, a Expressão Popular e a Caixa de Ferramentas organizam o curso “Sindicato tem Futuro?” com Márcio Pochmann e convidados. As aulas serão realizadas nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, às 19h, em ambiente virtual. O curso faz parte do projeto da Coleção Emergências, que apresenta debates urgentes e fundamentais para a compreensão dos problemas brasileiros, com enfoques quase sempre invisibilizados. Acesse aqui, saiba mais e inscreva-se!

NPC Informa

Mulheres e política

O site da Pulsar Brasil agora tem uma página especial com todos os episódios da série de podcasts “Mulheres e a Política, É Chegada a Hora”, realização da Pulsar Brasil/Amarc Brasil Rádios Comunitárias com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Acesse e confira!

Proposta de Pauta

Comissão de juristas entrega relatório sobre regras para inteligência artificial

[Conjur] A comissão de juristas responsável por elaborar um anteprojeto de regulação da inteligência artificial no país entregou nesta terça-feira (6/12) o relatório final dos trabalhos ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O documento de 909 páginas visa a estabelecer princípios, regras e diretrizes para o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial no Brasil.  A comissão destacou o objetivo central do relatório: estabelecer direitos para proteger "o elo mais vulnerável em questão, a pessoa natural", que sofrerá diretamente os reflexos dos sistemas de inteligência artificial. | Saiba mais.

De Olho Na Vida

Organizações do Complexo do Alemão lançam Plano de Ação Popular do CPX

Foi lançado na quinta-feira, dia 8/12, o Plano de Ação Popular do CPX, resultado do trabalho de diversas organizações que atuam no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e algumas entidades parceiras. O Plano, que é parte de um esforço de reconhecimento e valorização da história e da luta do Alemão, apresenta as especificidades do bairro e tem como objetivo apresentar uma agenda de políticas públicas efetivas e que dialoguem com a realidade local. No lançamento, que aconteceu na sede do Instituto Raízes em Movimento, estiveram presentes moradores do bairro, parlamentares, representantes da sociedade civil, defensores públicos, professores, entre outros. Acesse aqui e baixe o Plano na íntegra.

Democratização da Comunicação

Direitos e políticas públicas: veja o relato de Helena Martins sobre o trabalho do governo de transição no campo da comunicação

A jornalista Helena Martins, uma das coordenadoras e relatora do GT de Comunicações da equipe de transição do governo Lula, que assumiu em 1º de janeiro, conta que o primeiro relatório entregue pelo grupo apresentou uma série de proposições. O objetivo é contribuir para a montagem do ministério com foco na garantia de direitos e políticas públicas, além de provocar debates sobre qual o lugar do Brasil no cenário internacional das telecomunicações. O destaque do relatório está na transformação digital, principalmente diante da incapacidade do governo atual de colocar o Brasil nos trilhos dessa transformação, seja no que diz respeito à proteção de dados, à inclusão digital, entre outros pontos. Outra preocupação é a relação da comunicação com a economia, uma vez que esta tem se transformado cada vez mais em uma economia digital. Dentre as propostas abordadas, estão a constituição de uma Secretaria de Serviços e Direitos Digitais; a retomada de uma ampla política de universalização do acesso aos meios de comunicação; e a criação de programas voltados para a promoção da pluralidade, da diversidade e do respeito aos direitos humanos, entre outras. É possível acompanhar o andamento do trabalho pelas notícias divulgadas nas redes da jornalista. Siga https://www.instagram.com/helena_martinsb/. Imagem: Reprodução Instagram.

Memória

Brasil chega à 22ª Copa sem ter sido comandado por um treinador negro em nenhuma das edições

[Por Felipe Mendes - Brasil de Fato | Rio de Janeiro] Waldir Pereira, o Didi, é um nome histórico do futebol brasileiro por vários motivos. Foi eleito, por exemplo, o melhor jogador da Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil conquistou seu primeiro título. É ídolo de Fluminense e Botafogo, clubes rivais. Atuou também no exterior, tendo inclusive passado pelo Real Madrid. Ao parar de jogar, se tornou treinador. E chegou à Copa do Mundo à beira do gramado. Porém, não foi como técnico da seleção do Brasil, e sim comandando a equipe peruana na Copa de 1970 - na melhor campanha da história desta seleção. O caso de Didi é emblemático para ilustrar o fato de que nunca um treinador negro chegou à Copa comandando o Brasil. | Leia a matéria completa.

Pérolas

Por Lalo Leal, sobre o 28º Curso Anual do NPC

Um sucesso, como sempre, o curso anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, no Rio. São 28 anos de reuniões, com auditórios lotados por comunicadores de organizações sindicais e populares de todo o Brasil. Tenho sido assíduo e sempre saio animado com o entusiasmo e o compromisso político dos participantes. Além de constatar a abrangência e a profundidade dos temas debatidos. Neste ano, o assunto da minha mesa foi “Uma outra comunicação é possível”. Nada mais urgente e necessário. Isso tudo sob a batuta da incansável Claudia Santiago. (Laurindo Leal Filho é jornalista, professor e membro do GT de Comunicação da equipe do futuro governo Lula)

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 425

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heiodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriella Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link