Boletim do NPC

7 de fevereiro de 2023

Notícias do NPC

É hoje: inscrições abertas para o Curso de Comunicação Popular do NPC!

Estão abertas as inscrições para a seleção da turma de 2023 do Curso de Comunicação Popular do NPC. O curso, realizado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação e apoiado pela Fundação Rosa Luxemburgo, acontece anualmente desde 2004 e reúne pessoas de diversos lugares do Rio de Janeiro e até de municípios vizinhos. As aulas serão presenciais e acontecerão entre abril e setembro, aos sábados, de 15 em 15 dias. O curso é gratuito e os inscritos que tiverem 75% de participação nas atividades receberão certificado. Quer participar e fazer parte da Rede de Comunicadores do NPC? Preencha a ficha disponível em nosso site. Nós entraremos em contato para marcar a entrevista. Qualquer dúvida, fale conosco pelo telefone (21) 99628-3667 ou pelo email npiratininga@piratininga.org.br. | Acesse a ficha de inscrição!

Notícias do NPC

Vem aí o Quintas Resistentes 2023

Tá confirmado! Estreia em março a nova temporada do Programa Quintas Resistentes, uma produção NPC com apresentação de Gabriela Gomes, Euro Mascarenhas e Jessica Santos. Os episódios serão às quintas, às 20 horas, ao vivo na nossa página do Facebook e canal do Youtube. Em breve divulgaremos a programação completa. Se você não quer perder nada, siga o NPC nas redes e fique por dentro!

Artigos

Lula e a verdade histórica sobre Dilma; é hora de sepultar de vez a mentira

[Por Ângela Carrato para VioMundo] A família Marinho mantém-se firme na oposição a Lula nas pautas que lhe interessa. E os demais veículos  da mídia corporativa brasileira farão o mesmo. Não é  simples, para o cidadão comum, em se tratando da mídia corporativa, perceber isto e os interesses aí estabelecidos. Até porque esta mídia  sempre foi mestre em apresentar como sendo de todos os interesses que são exclusivamente dela e da classe dominante da qual é parte. Entender o jogo desta mídia no momento atual exige muita atenção, conhecimento do seu passado e de como ela opera, para não cair na cilada fácil das aparências. É isso o que pretendo fazer aqui. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Programa Abraço Entrevista debate reforma tributária

O programa Abraço Entrevista, com Geremias dos Santos, recebeu nesta segunda, dia 6, Dão Real Pereira dos Santos, presidente do Instituto Justiça Fiscal e membro do coletivo Auditores-Fiscais pela Democracia. Na pauta da conversa, o tema “Qual a reforma tributária que interessa ao povo brasileiro?”. | Confira a entrevista completa.

NPC Informa

Documentário Terceiro Ato será exibido na Ocupação Nove de Julho, em São Paulo

[Brasil de Fato] Nesta quarta-feira (8), às 19h30, o documentário Terceiro Ato será exibido no  telão da Ocupação Nove de Julho, no centro de São Paulo. O espaço é um dos símbolos de resistência da cidade, da luta por moradia e dignidade. E é neste lugar que a voz do povo em Brasília, de Lula e de seus ministros será mais uma vez ecoada. | Acesse aqui e saiba mais sobre o documentário produzido pelo Brasil de Fato e dirigido por José Bernardes.

NPC Informa

Apoio aos Yanomamis

A editora Companhia das Letras anunciou que todo o lucro obtido com a venda do livro "O espírito da floresta", de Davi Kopenawa e Bruce Albert, será direcionado ao fundo emergencial de apoio aos Yanomami. Até o dia 15/2/23 (ou até acabar o estoque), os livros que forem comprados exclusivamente pelo site da editora terão 30% de desconto e frete grátis. O envio dos livros será a partir de 24/03/2023, data de seu lançamento nacional. | Confira aqui.

NPC Informa

Abraço quer revogação do decreto que regulamenta o serviço de radiodifusão comunitária no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na terça-feira, dia 31, dois decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. A iniciativa será coordenada pelo ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência. O presidente da Abraço, Geremias dos Santos, que participou da solenidade, declara: “Fizemos questão de nos fazermos presente. Foi mais uma oportunidade que tivemos, in loco, de mostrarmos o quão importante são as rádios comunitárias para o país, para o fortalecimento da democracia”, acentuou. Geremias entregou um documento com as demandas históricas da entidade: “A mais importante delas – e é por isso que estamos aqui – é a revogação do decreto que regulamenta o serviço de radiodifusão comunitária no Brasil. Na realidade, ele nos impede de fazer comunicação. Vamos lutar até o fim para que seja revogado”, conta.

NPC Informa

Comunicação na América Latina em debate na Bienal da UNE e no ELACC

Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, durante a 13ª Bienal da UNE, na Fundição Progresso (RJ), e o  2º Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária (ELACC), a Agência de Notícias das Favelas (ANF) promoveu o debate “Mídia e democracia na América Latina". A mesa foi mediada pelo jornalista, diretor e fundador da ANF, André Fernandes, e contou com a participação de Mario Rodriguez (Bolívia), Eduardo Balán (Argentina), Talles Lopes (Mídia Ninja/Brasil) e Dani Araujo (Ponto de Cultura Bem TV-Brasil).

Radiografia da Comunicação Sindical

Comunicadores sindicais da CUT Sergipe criam Coletivo de Comunicação

[Por Iracema Corso/CUT-SE] Dirigentes sindicais e profissionais de comunicação dos sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) participaram da reunião de comunicadores sindicais de Sergipe, organizada pela Secretaria de Comunicação da CUT/SE, na última quinta-feira, 2. (..) O debate contou com a participação de representantes do SINDIJUS (Judiciário), SINDISAN (urbanitários), SINDSEMP (Ministério Público), SINDOMESTICO (domésticos), SINTESE (educação), SINDIPEMA (educação), FETAM (municipais), SINDISERVE GLORIA (municipais), SINDBRITO (municipais), SINDISERVE CANINDÉ (municipais), SINDISERVE POÇO VERDE (municipais), SINDISERVE ILHA (municipais), SINDACSEI (municipais), SINDIMOITA (municipais), SINDIPASTORA (municipais) e SINTEGRE (municipais). Na reunião foi criado o Coletivo de Comunicação da CUT/SE, a exemplo do que já ocorreu em outros estados, reunindo comunicadores dos sindicatos cutistas, com o objetivo de colaboração mútua entre os profissionais de Comunicação Social das entidades sindicais. | Leia a matéria completa.

A Comunicação que queremos

Plenária Nacional do FNDC será de 3 a 5 de março em São Paulo

No próximo sábado, 11 de fevereiro, às 14h, será realizada a plenária estadual para eleger os delegados e delegadas que vão representar o Rio de Janeiro na próxima Plenária Nacional do FNDC, que vai acontecer em São Paulo, de 3 a 5 de março. As teses para o debate estão disponíveis no site do FNDC. Para se filiar ou atualizar o cadastro de filiação junto ao FNDC, as Entidades Nacionais, Regionais e Comitês deverão acessar o Sistema de Filiados por meio do site sistema.fndc.org.br. As Entidades Nacionais e Regionais filiadas deverão estar em dia com suas obrigações financeiras para participação com direito a voz e voto nas Plenárias Regionais e na XXIV Plenária Nacional. Para tanto, a Secretaria do FNDC poderá negociar a revisão dos valores devidos como forma de facilitar a regularização. As Entidades devem efetuar sua regularização acessando diretamente sua conta de filiado (sistema.fndc.org.br) ou entrando em contato com o FNDC por email (secretaria@fndc.org.br) ou por telefone (61) 98121-1480 (falar com Pedro Vilela, secretário-executivo). | Saiba mais.

A Comunicação que queremos

Nova edição da Revista Brejeiras

A primeira edição do ano da Revista Brejeiras já está sendo preparada! E como dizem: “2023 vai ser gigante, sapatão!”. Uma das colunas será o ClassiSapa, um classificado gratuito para mulheres lésbicas poderem anunciar seus trabalhos e formar uma rede de economia solidária. Quer fazer parte? É só preencher a ficha disponível no link e descrever brevemente o serviço.

Proposta de Pauta

Vereadora que denunciou apologia ao nazismo em ato golpista tem mandato cassado em SC

[RedaçãoBrasil de Fato | São Paulo (SP)] Os vereadores de São Miguel do Oeste (SC) cassaram neste sábado (4) o mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT) após ela denunciar nas redes sociais uma suposta saudação nazista feita por bolsonaristas no bloqueio de uma estrada do município, em 2 de novembro de 2022. No trecho do vídeo comentado pela vereadora, as centenas de pessoas aparecem com o braços direito erguidos, em gesto semelhante à saudação nazista "Sieg Heil", espécie de reverência no regime de Adolf Hitler (1889-1945). A justificativa que consta no relatório da Comissão de Inquérito é que houve suposta “quebra de decoro parlamentar” por parte de Capra, ao publicar o vídeo denunciando o gesto nazista em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército na cidade, dois dias após a vitória de Lula. Os golpistas questionavam o resultado das eleições. | Leia a matéria completa.

De Olho Na Vida

Rio Grande do Sul registrou 106 feminicídios e 262 tentativas em 2022

[Fabiana Reinholz/Brasil de Fato | Porto Alegre] O Rio Grande do Sul registrou 106 casos e 262 tentativas de feminicídios e 262 tentativas, em 2022. Foram 50.787 casos de violência contra as mulheres, entre ameaça, lesão corporal e estupro, de acordo com a Secretaria Segurança Pública. É o segundo maior registro nos últimos 10 anos, ficando atrás de 2018, quando 116 mulheres foram vítimas de feminicídio. Desde o início deste ano, sete feminicídios já foram noticiados pela imprensa. De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em 2022 foram concedidas 136.400 medidas protetivas. Mais do que em 2021, quando o número ficou em 102.120. | Para ler a matéria completa, clique aqui.

Memória

Direitos humanos e a tragédia Yanomami

Na coluna de Direitos Humanos da Rádio Noroeste FM desta semana, Paulo Mariante fala sobre a tragédia do genocídio praticado pelo governo Bolsonaro contra o povo Yanomami, e o desafio de enfrentarmos e rompermos com o ciclo de extermínio e destruição dos povos originários da América e do Brasil. | Confira o vídeo e conheça a Rádio Noroeste FM.

De Olho Na Mídia

“Influenciadores digitais e a extrema-direita brasileira”

Ouça a cientista política Camila Rocha no podcast Tecnopolítica, produzido por Sérgio Amadeu, falando sobre o artigo “Influenciadores digitais e a extrema-direita brasileira”, publicado no e-book "A democracia aceita os termos e condições?"  O tema é a política de choque que esses ativistas empregam nas redes digitais e a autora mostra que, entre janeiro de 2019 e agosto de 2021, somente 11 canais de YouTube pró-Bolsonaro que divulgavam informações falsas sobre urnas eletrônicas arrecadaram mais de R$10 milhões. | Acesse e confira.

De olho no mundo

Os homens-cobertor constroem o comunismo na prisão

[Por Sérgio Domingues] Bobby Sands era a principal liderança da comunidade dos homens-cobertor, criada na prisão de Long Kesh, em Belfast, em 1978. Ele e seus companheiros protestavam espalhando suas fezes nas celas que ocupavam. É o que relata o livro “Vivendo nas Fronteiras do Capitalismo”, de Denis O'Hearn e Andrej Grubačić. Mas a resistência desses militantes do Exército Republicano Irlandês (IRA) também produziu momentos bonitos. A atividade noturna favorita dos detentos era o “livro da hora de dormir”, em que os melhores narradores contavam histórias depois que os guardas deixavam a ala. Do interior de suas celas, eles gritavam seus relatos, enquanto o restante ouvia e comentava. Quando a história era boa, a narração podia se arrastar por muitas noites. Incluíam desde biografias de lideranças indígenas às aventuras de um desertor da marinha americana no Vietnã. | Leia o texto completo.

Dicas

Dossiê: “Streaming e as mudanças nos mercados e nos conteúdos do audiovisual contemporâneo”

Já está disponível a nova edição da Revista EPTIC (Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), que traz o dossiê temático "Streaming e as mudanças nos mercados e nos conteúdos do audiovisual contemporâneo", organizado por Ezequiel Rivero e Marcelo Kischinhevsky. A apresentação da revista é de César Bolaño e Helena Martins. | Acesse aqui.

Dicas

Já viu “Argentina 1985”? Não? Vá e veja!

[Por Milton Pomar para Sul 21] Impossível não se emocionar com o filme “Argentina, 1985”, e com as muitas lembranças que ele provoca, dos sofrimentos de milhares de pessoas com as ditaduras militares em todos os países da América do Sul, nos anos 1960-1980. O filme é simples e direto: conta o julgamento dos nove comandantes das três juntas militares durante a ditadura iniciada em 1976 e acabada em 1983. Lançado em setembro de 2022, “Argentina, 1985” ganhou o Globo de Ouro 2023 de melhor filme estrangeiro e está indicado para o Oscar 2023 na mesma categoria. | Leia o texto completo.

Pérolas

Por Hugo Souza

“No filme “X-Men: first class”, de 2011, Max Eisenhardt entra em um bar da pequena cidade de Villa Gesell, na Argentina, para onde vários nazistas fugiram após o fim do III Reich. Eisenhardt pede uma cerveja e é servido com uma bitsburger. Há dois senhores alemães bebendo e comendo pernil. Eisenhardt puxa assunto. Um dos alemães diz que se instalou na Argentina por causa do clima: “sou criador de porcos”, diz e gargalha. O outro conta que é alfaiate, “desde menino”. Seu pai, diz ele, fazia os melhores ternos de Dusseldorf. “Meus pais eram de Dusseldorf”, diz Eisenhardt, sorrindo, aproximando-se. O “alfaiate” se anima: “qual era o nome deles?”. “Eles não tinham nome – responde Eisenhardt, antes de botar pra quebrar – Foi tirado deles por alfaiates e criadores de porcos”.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 428

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heiodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriella Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link