Boletim do NPC

15 de fevereiro de 2023

Notícias do NPC

Últimos dias para se inscrever no Curso de Comunicação Popular do NPC

Últimos dias! As inscrições para a seleção da turma de 2023 do Curso de Comunicação Popular do NPC chegam ao fim na sexta-feira, dia 17/2. O curso, realizado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação e apoiado pela Fundação Rosa Luxemburgo, acontece anualmente desde 2004 e reúne pessoas de diversos lugares do Rio de Janeiro e até de municípios vizinhos. As aulas serão presenciais e acontecerão entre abril e setembro, aos sábados, de 15 em 15 dias. O curso é voltado para comunicadores populares, jornalistas e estudantes que atuem ou queiram atuar na Comunicação Popular; participantes de sindicatos ou movimentos sociais; e oriundos de comunidades tradicionais. Quer participar e fazer parte da Rede de Comunicadores do NPC? Preencha a ficha de inscrição e nós entraremos em contato para marcar as entrevistas. Qualquer dúvida, fale conosco pelo email npiratininga@piratininga.org.br ou pelo telefone (21) 996283667.

Artigos

Precisamos (ainda) encarar o debate sobre o papel das TVs e rádios na disseminação de fake news

[Por Rosangela Fernandes, João Paulo Malerba e Suzy dos Santos - Carta Capital] Urgente, indispensável, vital. O risco das fake news para o regime democrático é praticamente um mantra diante dos estragos causados nos últimos anos. Estragos não só no sentido figurado, mas também nos ataques que presenciamos ao patrimônio público e à democracia. (...) No mundo virtual, as notícias falsas, teorias conspiratórias e discursos intolerantes são destaques constantes entre os tópicos mais curtidos e compartilhados. Ainda que sem base na realidade, eles habitualmente mobilizam, chocam, emocionam e competem de forma desleal com as informações verdadeiras. Saem do virtual e se espalham pelas conversas reais na mesa do bar ou no encontro de família. O resultado é o borramento das fronteiras entre o falso e o verdadeiro com consequências profundas. Mas o alerta é: há vida além do Twitter, TikTok, Instagram, Facebook e outras redes. O debate da vida real e dos grupos de WhatsApp e Telegram são também pautados pelas mídias tradicionais, que podem ter tido sua influência abalada pelo avanço tecnológico, mas sobrevivem. Seguem tendo responsabilidade no caos de desinformação que só se agravou nos últimos anos. | Leia o artigo completo.

NPC Informa

Fundação Rosa Luxemburgo promove curso sobre a formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos

A Fundação Rosa Luxemburgo promove o curso "A formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo", com Tiaraju Pablo D’Andrea. Tiaraju é autor do livro “A formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo” e professor da Unifesp/Campus Zona Leste e do Programa de Pós-Graduação Mudança Social e Participação Política da EACH/USP. O curso será online e gratuito. | Saiba como se inscrever.

NPC Informa

Combate à Desinformação

[Via CRIAR Brasil] A CRIAR Brasil está com inscrições abertas para um projeto voltado para comunicadoras e comunicadores populares e comunitários(as). A ideia é desenvolver uma ação conjunta de combate às informações falsas e o discurso intolerante. O projeto inclui formação, compartilhamento de experiências e produção colaborativa de materiais de comunicação que contribuam para revelar as diferentes faces do problema nas diversas regiões do país. Você se interessa por esse tema? Então, se inscreva para participar da seleção. Basta preencher o formulário até o dia 3 de março. | Acesse aqui.

NPC Informa

Mapeamento Nacional de Conflitos pela Terra e Moradia é lançado na internet

Está no ar o Mapeamento Nacional de Conflitos pela Terra e Moradia, produzido no âmbito da Campanha Despejo Zero, iniciada em 2020 para pressionar o Governo Federal a suspender as ações de despejo durante a pandemia da Covid-19. O trabalho foi realizado pela Campanha Despejo Zero, Fórum Nacional de Reforma Urbana, Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, Habitat para a Humanidade, CDES Direitos Humanos, Observatório de Remoções, Labá Direito Espaço e Política, Observatório das Metrópoles. Trata-se de uma plataforma colaborativa que permite o monitoramento e análise de conflitos relacionados à terra e à moradia no Brasil com objetivo de promover justiça social e direito à terra e à moradia. | Acesse aqui.

Radiografia da Comunicação Sindical

ANDES-SN lança nova edição da revista Universidade e Sociedade

[Via Agência Tambor] Durante seu 41º Congresso, o ANDES-SN lançou a 71ª edição da Revista Universidade e Sociedade. A publicação tem o título  “As contrarreformas no Brasil: a educação pública na resistência aos ataques neoliberais”. A revista foi lançada na segunda (06/02), durante a plenária de abertura do 41º Congresso do ANDES – Sindicato Nacional, em Rio Branco (AC). Jennifer Webb Santos, 3ª tesoureira do ANDES-SN e integrante da comissão editorial da publicação, afirma que a revista é um instrumento de luta do sindicato.Jennifer diz que a revista “é do ANDES-SN e também de todos e todas nós. É nossa responsabilidade dar a ela qualidade acadêmica e colocá-la no centro das nossas produções, das nossas pesquisas e do que produzimos na universidade. Precisamos valorizar a nossa produção”. | Acesse aqui a edição 71 da Revista Universidade e Sociedade e outras edições.

A Comunicação que queremos

Em reunião com ministro da Secom, Barão de Itararé entrega documentos para fortalecer mídia alternativa

[Por Barão de Itararé] Na véspera do café da manhã promovido por Lula na manhã da terça-feira (7), com cerca de 40 mídias independentes e alternativas no Palácio do Planalto, em Brasília, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, representado pelo jornalista Altamiro Borges, foi recebido pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta. | Leia a cobertura e acesse o documento na íntegra.

Proposta de Pauta

Manifesto sobre a Regulação do Trabalho Controlado por “Plataformas Digitais”

Mais de 300 pesquisadores sobre o mundo do trabalho organizado por meio das chamadas “plataformas digitais” se uniram na publicação de um manifesto pela defesa e garantia dos direitos desses trabalhadores e trabalhadoras. O objetivo do manifesto é pautar o debate e construir um canal de diálogo com os coletivos onde se organizam esses profissionais e com o Governo Federal. Diz o manifesto:  “Nós, pesquisadores e pesquisadoras abaixo identificados/as, estudamos o fenômeno do trabalho explorado por empresas que usam as chamadas plataformas digitais e nos reunimos em um fórum de debates para discutir a regulação do trabalho, tendo em vista as movimentações do Governo Lula sobre o tema. Vimos, por meio deste documento, nos manifestar com o objetivo de contribuir e de participar nesse debate público tão importante para o futuro do trabalho em nosso país.” | Leia o manifesto na íntegra.

De olho na Comunicação Popular

Emergências climáticas: Rocinha se reúne para debater ações na favela

[Fala Roça] Toda vez que chove forte é a mesma história. Moradores ilhados voltando do trabalho, veículos sendo arrastados por enxurradas, lixo sendo carregado pelas correntezas. No último sábado (4/2), a Rocinha recebeu o 1º Encontro de Mudanças Climáticas promovido pelo Museu Sankofa Memória e História da Rocinha com o apoio da Rede Favela Sustentável. Pela primeira vez, lideranças locais se unem a seis museus da cidade para dialogar sobre o clima, partindo de vivências, lembranças e ações de melhorias nos territórios. Os encontros que tiveram início em janeiro de 2023 e vão até maio, finalizando com uma exposição seguem circulando pela cidade. | Leia a matéria completa.

De olho na Comunicação Popular

Perfil: Julinho, mestre de bateria da Maré

[Por Carolina Vaz - O Cidadão] Na sexta-feira desfile na Estácio de Sá, no domingo Unidos da Tijuca, na segunda-feira Gato de Bonsucesso e na terça Flamanguaça e quem mais precisar… Essa é a programação de Carnaval do Julinho, mestre de bateria do Gato de Bonsucesso e morador da Nova Holanda, na próxima semana. “E no sábado a gente gosta de ir pra curtir. A gente compra a frisazinha, senta naquelas cadeirinhas lá, leva o salgadinho, a cerveja pode levar de casa… e tirar aquele dia pra descansar, porque no domingo já tem que descer com um saco de fantasia”. Essa programação é feita com a família, que desde sua infância já introduziu Julinho no samba. | Leia a história completa.

De Olho Na Mídia

Jornalista analisa comportamento da mídia passados 40 dias do início do governo Lula

[Por Renata Mielli via Twitter] 1. 40 dias de governo com uma tentativa de golpe no meio e as manchetes e editoriais dos jornais da mídia tradicional hegemônica privada comercial (isso tudo) já adota o tom beligerante e  prepotente, usando palavras cirurgicamente escolhidas para atacar o governo. | Confira a análise completa.

De olho no mundo

Ramonet: Terá a rebeldia virado à direita?

[Por Inácio Ramonet, no Télam | Tradução: Rôney Rodrigues] Lula disse em 8 de janeiro, quando as turbas extremistas dos bolsonaristas revoltados ainda ocupavam e destruíam as sedes dos Três Poderes em Brasília, que “a esquerda nunca invadiu as cadeiras do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e da Presidência da República”, nem mesmo quando ele próprio perdeu, em circunstâncias questionáveis, várias eleições presidenciais (1989, 1994, 1998), ou quando foi preso sob falsos pretextos para impedi-lo de concorrer às eleições de 2018… | Leia o artigo completo.

Memória

Quem tem dignidade não se curva

A memória de hoje vem do Catálogo de Vídeos Populares produzido pelo NPC e disponível em nossa página. Após cinco anos sem aumento, explode nacionalmente, entre os servidores públicos federais, uma imensa campanha por reajuste salarial. O filme conta como se deu esta luta que atravessou o ano 2000. Milhares de trabalhadores foram às ruas contra o sucateamento da máquina pública e o processo de privatizações instalado pelo governo neoliberal de FHC. O vídeo enfoca particularmente o desenvolvimento da mobilização entre os funcionários da Justiça Federal e do Trabalho no Estado do Rio Grande do Sul.  A direção é de Giovana Guimarães. Realização: Sintrajufe-RS. | Confira!

Dicas

Exposição “Utopia brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos”

Está em cartaz, com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, a exposição “Utopia brasileira - Darcy Ribeiro 100 anos”. A mostra oferece um mergulho na obra do antropólogo, educador, ensaísta e político. Darcy foi um dos principais intérpretes do Brasil. A exposição está aberta de terça a sábado, das 9h às 21h, e domingo e feriados das 9h às 18h. | Saiba mais.

Dicas

“Marisqueiras”: HQ mostra a resistência diária de mulheres quilombolas

A resistência diária de mulheres quilombolas para manter o sustento e modo de vida em meio à poluição de indústrias no litoral da Bahia é o tema da HQ Marisqueiras, de Pablito Aguiar. A obra, que conta algumas histórias dessas mulheres e o que enfrentam no dia a dia, foi produzida no contexto do Projeto Ilha dos Abraços, que levou o autor ao local, financiado pelo edital “Inova Fiocruz, Programa Territórios Saudáveis e Sustentáveis”. | Clique aqui e confira na íntegra.

Pérolas

Por Luis Felipe Miguel

Leio na imprensa que não foram só as carpas. Bolsonaro também matou as emas, dando a elas alimentação inadequada. É impossível não pensar em Bolsonaro como uma encarnação do mal. Todos os seus afetos são egoístas e destrutivos. É incapaz de empatia, não há registro de um único gesto de solidariedade. Por onde passa, deixa um rastro de devastação. Alguém que debocha das pessoas que ele mesmo está deixando morrer por falta de oxigênio. Basta isso para descrevê-lo. Os filósofos discutem se o mal existe. Bolsonaro é um forte argumento a favor. E o que dizer de dezenas de milhões de pessoas que o viram tal como ele é, porque ele nunca disfarçou (ou então disfarçava sem qualquer empenho), e votaram nele? Gente que vê um vilão de desenho animado e pensa: “Opa, esse pode ser nosso presidente!” Sim, o processo de formação das preferências políticas é complexo, ainda mais num ambiente tão saturado de desinformação e de manipulação. Mas não tem antipetismo ou teoria da conspiração que justifique a opção por algo tão aberrante. Penso que Bolsonaro apela para o que há de ruim em todos nós. Como se demonstrasse que é possível nos livrarmos do fardo do respeito pelo outro, da compaixão, da reciprocidade, da generosidade, para chafurdar no egoísmo mais descarado e mais mesquinho. É isso é tão atraente para tanta gente, desperta tanta identidade, que estão dispostos a entronizar alguém que represente esse ideal. Cada voto em Bolsonaro, cada apoio que ele mantém, é um tapa na cara da nossa fé na humanidade. [Via Facebook]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 429

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heiodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriella Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link