Boletim do NPC

2 de março de 2023

Notícias do NPC

Nova temporada do Quintas Resistentes estreia dia 9 de março

Tá quase na hora! A nova temporada do programa Quintas Resistentes estreia na quinta-feira, dia 9 de março, às 20 horas, ao vivo nas redes do NPC. Euro Mascarenhas, Gabriela Gomes e Jessica Santos irão receber Helena Martins, jornalista, professora e integrante do Diracom, para uma conversa sobre os desafios da democratização da comunicação nos próximos anos de Governo Lula. Uma pauta extremamente importante na conjuntura atual. Não perca!

Entrevistas

Luiz Antônio Simas sobre o carnaval do Brasil: ‘A luta e a festa são irmãs’

O carnaval, de festa europeia trazida para o Brasil, com o tempo, se transformou praticamente na marca identitária do povo brasileiro: uma manifestação viva, questionadora, de alegria, mas também de resistência e luta. Tais quais os rumos da história do país, o carnaval também é um palco de disputa política e ideológica, tendo o povo como protagonista de sua perpétua reinvenção, em sua luta por se apoderar da festa, das ruas de suas próprias cidades e dos seus direitos. É o que nos conta o historiador e escritor carioca Luiz Antônio Simas, que se dedica ao estudo das tradições ancestrais brasileiras. Ele conversou com a redação do Brasil de Fato sobre o carnaval brasileiro e a a entrevista completa pode ser acessada no site do Brasil de Fato. | Clique aqui.

NPC Informa

1º Encontro de Vivências em Lutas Urbanas no RJ

Acontece, até 4 de março, no Rio de Janeiro, o 1º Encontro de Vivências em Lutas Urbanas. O encontro busca apresentar e debater experiências da realidade concreta de diferentes movimentos sociais urbanos, tais como o Movimento de Trabalhadores Sem-teto (MTST), Brigadas Populares, Movimento Unido dos Camelôs - MUCA, Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos. Entre as atividades propostas estão o debate com lideranças das periferias e movimentos, oficinas e atividades coletivas: vivência de um dia em ocupação urbana com debate e mutirão; preparação e distribuição de quentinhas da Cozinha Solidária e debate sobre a fome; debate e vivência do cotidiano do trabalho dos camelôs; além de um percurso da Pequena África e debate sobre a luta negra no Rio de Janeiro.

NPC Informa

Pacs lança série de entrevistas sobre mulheres que resistem à militarização na América Latina

Com o objetivo de mostrar as histórias de mulheres que lutam contra o racismo, o machismo e a militarização da vida e dos seus territórios, o Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) lançou a série “Mulheres que resistem à militarização na América Latina”. A iniciativa é uma produção do PACS e da comunicadora comunitária mareense Gizele Martins. Desde 2007, essa parceria vem somando forças na resistência  das comunidades indígenas e tradicionais contra os megaeventos e megaprojetos, denunciando a militarização da vida como uma das estruturas que sustentam o modelo de desenvolvimento que vivemos. | Leia o texto completo no site do instituto.

NPC Informa

Dossiê “Comunicação e democracia na América Latina: emergências cotidianas e midiáticas”

A Revista Mídia e Cotidiano recebe, até 04 de junho de 2023, contribuições para a chamada do dossiê Comunicação e democracia na América Latina: emergências cotidianas e midiáticas (ed. set-dez 23). Para esta edição, entre os tópicos de interesse da revista estão: políticas públicas de comunicação e regulação da mídia; participação social e cidadania nos processos decisórios; representação e visibilidade de setores socialmente vulneráveis na mídia; construção e exercício da comunicação democrática; comunicação como direito humano; pesquisas comparadas sobre comunicação e democracia no âmbito da América Latina. A publicação será lançada em setembro. | Acesse e saiba mais.

De Olho nos Sindicatos

Redes sociais são estratégicas para sindicatos alcançarem os filiados e a sociedade

A agência de comunicação sindical Abridor de Latas alerta entidades e sindicatos para a importância de se criar modernas estratégias de marketing para estabelecer uma relação mais forte com suas bases. Simplesmente estar presente nas redes sociais não garante resultado: “Vemos sindicatos que chegam a produzir cinco, seis, sete notícias por dia e postam tudo nas redes sociais, mas o alcance e interação é praticamente zero. O que adianta produzir tanto se não está chegando nos filiados ou na sociedade?”, questiona o comunicador da Abridor de Latas. | Leia o texto completo no site da agência.

A Comunicação que queremos

Rede TVT e MUCA-RJ produzem vídeo-reportagem sobre trabalhar ambulante

Rede TVT e o Movimento Unido dos Camelôs realizam documentário sobre o trabalho dos ambulantes durante o carnaval do Rio de Janeiro MUCA-RJ.  A jornada de trabalho do companheiro Gilberto Domingos foi registrada do início ao fim, mostrando a dura luta desses “garçons” da grande festa carioca para garantir o seu sustento e o de suas famílias. |  Veja o vídeo!

De olho na Comunicação Popular

Você já conhece o filme “Comunicação Popular no Rio: Quem faz”?

O filme, produzido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, acompanha diversas experiências em comunicação popular na cidade do Rio de Janeiro. São jornais, programas de rádio e de televisão produzidos por moradores de diversas comunidades, como o Morro do Borel, o conjunto de favelas da Maré, Santa Marta, Rocinha e outros espaços. Além disso, também apresenta a experiência da entidade na promoção de cursos para a formação de comunicadores populares e no incentivo à criação de veículos de comunicação produzidos pelos trabalhadores para os trabalhadores. | Assista aqui! 

De olho no mundo

Fotógrafo que registrou o Caracazo conta a história da revolta que redefiniu a Venezuela

Em entrevista publicada pelo Brasil de Fato, o repórter fotográfico Francisco “Frasso” Solórzano conta a história das manifestações, o Caracazo, em 27 de fevereiro de 1989, que deu origem ao levante popular que mudou a história da Venezuela, encerrando a 4ª República e abrindo o caminho para a República Bolivariana. | Leia a matéria completa.

De Olho Na Vida

Operação resgata pessoas de trabalho análogo à escravidão durante colheita da uva no RS

Pelo menos 150 pessoas foram resgatadas em Bento Gonçalves (RS) da situação de trabalho análoga à escravidão por uma operação conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Elas trabalhavam na colheita da uva para a indústria vinícola e no abate de frangos na Serra Gaúcha. De acordo com relatos das vítimas, elas trabalhavam cerca de 15 horas por dia, com um único dia de folga por semana e eram obrigadas a fazer compras em um comércio determinado pelos patrões onde os preços eram superfaturados, ou seja, no final do mês estavam sempre endividados.| Leia a matéria completa.

Imagem da vida

Imortal memória

Quinta yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, feminista, antirracista, intelectual, Mãe Stella de Oxóssi se torna a primeira mulher a ter uma fotografia nas paredes da Academia de Letras da Bahia (ALB).

Dicas

Mobgrafia: Veruska Oliveira expõe fotos feitas com celular em comunidades maranhenses

Veruska Oliveira, fotógrafa maranhense, propõe um mergulho no modo de vida, nas preferências e no cotidiano dos que vivem na zona rural do estado, através da exposição coletiva “Maranhão Mobgrafado”, a partir de 2 de março, às 19h, em frente à Associação Maranhense de Escritores Independentes, no São Luís Shopping, São Luís. As imagens expostas são de vários autores, crianças, jovens e idosos, captadas pelos mais diversos aparelhos, principalmente os celulares (mobile em inglês, daí o nome da exposição) e  retratam a realidade em que estão inseridas.| Leia a notícia completa no blog do Ed Wilson Araújo.

Dicas

Jean Tible lança novo livro no Rio de Janeiro

Acontece hoje, dia 2 de março, às 16h30, na Livraria Folha Seca, no Rio de Janeiro, o lançamento do livro Política Selvagem, de Jean Tible. Na ocasião, o autor receberá os pesquisadores José Claudio Alves, Camila Jourdan e Victor Galdino para um bate-papo. O endereço da livraria é Rua do Ouvidor, 37, Centro.

Pérolas

Por Silvio Almeida

Como em muitas ocasiões na história, os condenados da terra nos advertem: o rei está nu! Ouçamos  essas advertências e não tenhamos medo de construir o novo. Não tenhamos medo de denunciar os "clubes da humanidade" e construir, com o nosso engenho e suor a verdadeira humanidade comum, que seja fruto da solidariedade na diversidade e jamais da opressão e do silenciamento. (Pronunciamento do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, no dia 27 de fevereiro, em Genebra).

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 430

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heiodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriella Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link