Boletim do NPC

14 de março de 2023

Notícias do NPC

Quintas Resistentes: Maria dos Camelôs fala sobre a luta dos trabalhadores ambulantes

Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, às 20 horas, o programa Quintas Resistentes vai receber Maria dos Camelôs, trabalhadora ambulante, feminista e militante do Movimento Unido dos Camelôs (MUCA) e do Movimento Trabalhadores Sem Direitos. Na pauta da conversa estão as condições de trabalhos dos ambulantes, as constantes violências das quais são vítimas e a forma como se mobilizam e organizam para lutar por respeito e por seus direitos de trabalhadores. A produção e a apresentação são de Gabriela Gomes, Jessica Santos, Euro Mascarenhas Filho. A coordenação é de Luisa Souto e os trabalhos técnicos de Joka Madruga. A transmissão é ao vivo pelo canal do Youtube do NPC (youtube.com/npiratininga). Não perca!

Notícias do NPC

Estamos no ar! 🎙️

O programa Quintas Resistentes virou podcast e a partir de agora pode ouvir o conteúdo das nossas entrevistas direto do seu celular! O papo da semana passada com a jornalista Helena Martins já está no ar e toda semana vamos colocar uma nova entrevista no dia seguinte à transmissão ao vivo pela TV NPC. Vamos lá conferir? E já aproveita pra seguir o nosso canal e ativar o alerta de novos episódios! | Acesse aqui.

Notícias do NPC

Wikifavelas promove atividade para marcar os 5 anos do assassinato de Marielle e Anderson

O Dicionário de Favelas Marielle Franco promoveu, nesta segunda-feira, dia 13, o evento "Marielle Vive - Favelas na reconstrução do país". O NPC, que faz parte do Conselho Editorial do Dicionário, apoiou a iniciativa e esteve presente. O objetivo da atividade, além de marcar os 5 anos do dia que o crime foi cometido, era também propor um debate sobre o legado político coletivo de Marielle Franco. Organizado pela professora Sonia Fleury, coordenadora geral do Dicionário, e sua equipe, o evento contou com exposição fotográfica, mesa de debates, performance cultural e apresentação de vídeos de familiares e amigos de Marielle. Uma manhã emocionante. | Veja algumas imagens do evento e conheça o Dicionário de Favelas.

A Comunicação que queremos

Mulheres no front

Este documentário, disponível no acervo do NPC, que pode ser acessado no site do Núcleo ou em seu canal do YouTube, registra a luta das lideranças femininas nas periferias carentes das grandes cidades  e as conquistas decorrentes da organização dessas comunidades a partir do trabalho das mulheres. Com direção de Eduardo Coutinho, produzido em 1996 pelo Centro de Criação de Imagem Popular, Mulheres no Front conta, em 35 minutos, as experiências das mulheres de Recife, Grande Rio e Porto Alegre – três regiões metropolitanas de diferentes pontos do país –, que se organizaram para transformar as suas comunidades. | Continue lendo.

NPC Informa

Campanha Despejo Zero se soma aos atos do Dia Internacional das Mulheres

A Campanha Despejo Zero participou de atos por todo o País no último dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, reivindicando a efetivação da moradia adequada como garantia fundamental dos direitos da população feminina. A articulação nacional da Campanha, congregando mais de 175 organizações e movimentos urbanos e rurais em todas as regiões do País, revela que os despejos e remoções urbanos e rurais geram impactos mais severos na vida das mulheres. De acordo com o Mapa do Despejo, produzido pela Campanha, desde o início da pandemia no Brasil, 654.782 mulheres sofreram despejo ou remoção ou estão sob ameaça de perder a moradia. Sem a garantia de direitos, a realização de despejos intensifica a exposição a novas violências físicas e sociais de mulheres. | Leia a matéria completa no site da CONTAG.

NPC Informa

Fenaj exige que governo combata a impunidade dos crimes contra as mulheres jornalistas

No Dia Internacional (de Luta) das Mulheres, 8 de março, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) instou o governo brasileiro a combater a impunidade da violência contra mulheres jornalistas, ratificando a Convenção  190 da OIT contra a violência e assédio no mundo do trabalho, e a apoiar a Convenção liderada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) sobre a segurança e independência de jornalistas e trabalhadores da mídia. A Federação lembra que a categoria dos jornalistas no Brasil – país em que uma mulher é morta a cada seis horas e duas são estupradas a cada minuto) –  é formada em sua maioria por mulheres (57,8%) e que, durante os quatro anos do último governo, elas foram alvos de ataques orquestrados, como agressões físicas, injúrias, discursos estigmatizantes, vazamento de dados, ameaças de violência sexual e de morte. Diante disso, a FENAJ exige dos poderes públicos a apuração de todos os casos e responsabilização dos autores dessa violência, que constitui grave violação à liberdade de imprensa e de expressão. | Leia matéria na íntegra no site da FENAJ.

NPC Informa

Direitos Humanos e Mulheres na Política

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ realiza, no próximo dia 27/03/2023, a mesa “Direitos Humanos e mulheres na política”. O evento tem como objetivo recordar os 5 anos do brutal assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, cujos mandantes ainda não foram encontrados. Com a participação de deputada estadual Renata Souza (PSOL), presidenta da Comissão de Direitos da Mulher da Alerj; Ana Maria Leone de Jesus, assistente social e  apresentadora do programa Antenada da Rádio Ativa de Duque de Caxias; Gizele Martins, autora do livro Militarização e Censura: a luta por liberdade de expressão na Favela da Maré (Ed. NPC); Patrícia Félix, da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Jurídica da OAB RJ e apresentadora do Programa Saúde Mental e Periferia, transmitido pela TV Portal Favelas.

De Olho nos Sindicatos

Sindicato dos Bancários do Maranhão obtém redução da jornada para pais de autistas

O Sindicato dos Bancários do Maranhão obteve na Justiça do Trabalho a redução de duas horas diárias da carga horária, sem redução do salário ou compensação, para os empregados do Banco do Nordeste do Brasil que tenha filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enquanto for necessário o acompanhamento das crianças ou adolescentes. A decisão do presidente do TRT-16, desembargador Carvalho Neto, em processo de sua relatoria no Tribunal Pleno, concedendo a tutela provisória de urgência antecipada, de 23 de fevereiro, teve origem em Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato, após denegado o pedido de tutela provisória no juízo de primeiro grau. | Leia a matéria completa.

De Olho Na Vida

Salgueiro apresenta enredo sobre mitologia yanomami em defesa do povos originários

“Hutukara” é o título do enredo da Acadêmicos do Salgueiro para o Carnaval 2024 e vai fazer uma defesa dos povos originários apresentando a mitologia Yanomami. “Estamos na fase da pesquisa e muito fascinados com tudo o que estamos lendo e vendo. Através da mitologia dos Yanomami, queremos fazer uma defesa enfática da Amazônia, mostrar como essa natureza exuberante é importante para todos nós. É um enredo muito sagrado”, comenta o carnavalesco Edson Pereira.

De Olho Na Vida

Paulo Galo denuncia tortura em delegacia de Polícia na capital paulista

“Fui torturado das seis horas da manhã até meio dia”, denuncia o entregador de aplicativo e ativista Paulo Lima, o “Galo”. As torturas aconteceram há duas semanas, quando foi abordado por policiais por conduzir sem capacete no Túnel Rebouças, na zona Oeste de São Paulo. Conforme contou, os policiais queimaram o seu braço esquerdo e obrigaram a fazer o “L”, em deboche ao presidente  Lula.  “Eu fui pego sem capacete pela polícia e me levaram pra uma delegacia, me espancaram e me queimaram dizendo: Você não gosta de queimar as coisas? Faz o ‘L’ agora!”, denunciou. | Leia a matéria completa.

Democratização da Comunicação

Governo Lula promete reconstruir Empresa Brasil de Comunicação

Nomeado pelo presidente Lula, há um mês, o Jornalista Hélio Doyle assume Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com a tarefa de reconstruí-la, após anos de desmandos e censura durante os os governos Temer e Bolsonaro. A empresa estatal, que foi criada por Lula em 2008,  administra emissoras de rádio e televisão federais e a Agência Brasil, de notícias online, a Agência Brasil.. Segundo Doyle, a prioridade da nova gestão é restabelecer a separação entre a comunicação pública e a comunicação governamental: “A EBC é uma empresa estatal, mas tem como foco a comunicação pública, e é isso que queremos: fazer uma comunicação isenta, de qualidade, independente do governo. E o jornalismo naturalmente vai ser um carro-chefe nesse sentido”, disse Doyle à LatAm Journalism Review (LJR). | Leia a matéria na íntegra no site da LatAm Journalism Review.

De Olho Na Vida

Indígenas Kaiowá e Guarani retomam território e sofrem ameaça de despejo

Na madrugada do último dia 3, famílias Kaiowá e Guarani do território Laranjeira Nhanderu, no município de Rio Brilhante, em Mato Grosso do Sul, retomaram novamente uma parcela de seu território ancestral. Para elas, a retomada é o único meio de acabar com as muitas décadas de dureza, fome, violência, racismo, veneno, intoxicação, confinamento, ameaças e trapaças dos fazendeiros. “Só assim as famílias do tekoha –lugar onde se é –, nossos velhinhos, nossas crianças vão encontrar dignidade e vão poder viver em paz’’, conta a Guyra Arandú. Entretanto, lideranças da comunidade relatam que, logo em seguida à retomada, policiais militares estiveram no local e ameaçaram despejar os indígenas – mesmo sem ordem judicial e temem um massacre, como o ocorrido no território Guapo, também no Mato Grosso, em 2022. Para o assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) de Mato Grasso do Sul, Anderson Santos, além de ilegal, o despejo pode representar ainda mais violência contra os indígenas. | Leia a matéria completa no site do Cimi.

De olho no mundo

Franceses tomam as ruas em protesto contra a reforma das aposentadorias

As centrais sindicais e os principais sindicatos franceses convocaram mais uma vez a população para tomarem as ruas das cidades em protesto contra a reforma das aposentadorias neste último sábado, 11 de março. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas participaram dos protestos e, pelo menos, 100 mil só na capital, Paris.

Pérolas

Por Dom Pedro Casaldáliga

Estamos tão perdidos em nosso labirinto imaginário que acreditamos piamente na mais perversa e insensata das fantasias, a propriedade privada da T/terra. Somos nós, a humanidade>homem>humus, que a ela pertencemos.

Dicas

Biografia de Primavesi, pioneira da agroecologia no Brasil, está em promoção na Livraria Gramsci!

Ana Maria Primavesi: histórias de vida e agroecologia - Série Ana Primavesi, de Virgínia Mendonça Knabben, editado pela Expressão Popular, em 2017. 481 páginas, por apenas R$ 38,00. Ana Maria Baronesa Primavesi nasceu em 3 de outubro de 1920, no castelo Pichlhofen, distrito de St Georgen ob Judenburg, no estado da Estíria, Áustria, como primeira filha do Barão Sigmund Conrad e sua esposa Clara. Depois de cursar o primário em seu distrito, em 1935, foi para o Sacré Coeur, em Graz, onde foi aluna no internato. Fez os últimos anos do ginásio em Dresden, onde concluiu seus estudos básicos. De lá foi mandada para o serviço Arbeitsdienst, no leste da Prússia, “um grande desestímulo imposto pelos nazistas a quem queria continuar os estudos”, e depois de nove meses entrou na Universidade Agrícola de Viena, que concluiu em 1942. | Continue lendo.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 432

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Moises Ramalho (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link