Boletim do NPC

12 de abril de 2023

Notícias do NPC

Novo livro de Ed Wilson Araujo aborda rádio e ativismo de audiência

O sentido da ágora grega incorporado aos debates sobre a cidade travados no rádio é o tema central do livro “Ouvintes falantes: produção e recepção dos programas jornalísticos no rádio AM”, de autoria do jornalista e professor Ed Wilson Araújo, da UFMA. Ed Wilson faz parte da rede de comunicadores do Núcleo Piratininga de Comunicação. O livro foi lançado na semana passada, em São Luís. De acordo com o autor, no Maranhão, o rádio AM tem uma forte peculiaridade: a participação da audiência nos programas jornalísticos que deu origem à Somar (Sociedade dos Ouvintes Maranhenses de Rádio). “A prática cultural da audiência se expressa nas diversas formas de agir nos programas, por meio de mensagens de voz, texto, envio de imagens ou ligação telefônica para falar ao vivo nas transmissões”, explica. Ed Wilson estudou para este livro os programas Ponto Final, da Mirante AM; e Manhã Difusora, da ex-Difusora AM. | Continue lendo.

Notícias do NPC

Seminário em Curitiba comemora os 20 anos do jornal Brasil de Fato

O Núcleo Piratininga de Comunicação e o jornal Brasil de Fato-PR realizam, de 24 a 28 de abril, no Sindicato dos Bancários de Curitiba, o seminário “20 anos do Brasil de Fato e a comunicação dos trabalhadores”. O encontro celebra os 20 anos da fundação do jornal Brasil de Fato e promove, ao longo de cinco dias, mesas de debate sobre temas importantes para a prática diária da nossa comunicação e para o fortalecimento das lutas dos trabalhadores. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados. Garanta sua vaga! Para mais informações, acesse: https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminariocuritiba.

Artigos

Sobre comunicar e governar

Em artigo publicado em março deste ano no Observatório da Imprensa, o jornalista e doutor em engenharia Carlos Castilho discute a chamada "guerra cognitiva (cognitive warfare, no jargão inglês)”. Para ele, esta seria a arena política em que o presidente Lula teria mais chances de “confrontar seus adversários de igual para igual”, já que o governo atual “não tem o controle total da economia; não conta com o apoio integral das Forças Armadas e nem tem maioria no Congresso Nacional. De acordo com o autor, para o governo petista “só resta a arena da opinião pública como espaço político para impulsionar seus projetos de governo”. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Grita Baixada entrevista Ana Leone

O Fórum Grita Baixada conversou com a assistente social, comunicadora e ativista dos Direitos Humanos Ana Leone sobre alegrias e desafios na sua trajetória política e profissional. Nela, a entrevista fala sobre a conquista da graduação, seu desabrochar político na defesa da negritude, das mulheres e a militância da Baixada Fluminense. Hoje Ana Leone integra o Fórum Municipal pelo Direito das Mulheres de Duque de Caxias e é coordenadora da Unegro de Duque de Caxias. Eis um trecho: “(...) Se não fossem por essas organizações, estaríamos numa situação muito pior. O município de Duque de Caxias é o segundo mais violento para as mulheres em todo o Estado do Rio de Janeiro. Precisamos estar o tempo todo nessa luta incessante. Os movimentos sociais daqui estão em uma permanente quebra de braço com o poder público e sofrem represálias”. | Acesse e leia a entrevista completa.

Radiografia da Comunicação Sindical

Fundacentro e saúde dos trabalhadores em destaque no programa Hora da Boia

O programa Hora da Boia do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região que foi ao ar no dia 5 de março destaca a reunião que marcou a retomada do diálogo entre o Sindicato e a Fundacentro. Nela, Pedro Tourinho, presidente da Fundacentro, mostrou disposição para recuperar e fortalecer a Fundação como referência nas questões de saúde do trabalhador: “Estamos empenhados na tarefa de recuperar, primeiro, a visibilidade para a agenda da saúde do trabalhador. Este é um tema importante, presente no cotidiano de todo mundo que trabalha”, afirmou Tourinho, salientando a importância de uma articulação que envolva os sindicatos: “E a gente espera que, com essa articulação ao longo dos próximos anos, a Fundacentro possa ir recuperando muito do que a gente perdeu da capacidade de proteger e defender a vida dos trabalhadores”. | Acesse e confira.

A Comunicação que queremos

Não perca a edição de abril da Pavio Curto

[Via Pavio Curto] Já está nas bancas virtuais de todo o planeta a 17ª edição da revista anticapitalista, plural, ética, diversa, democrática e popular Pavio Curto! Trazendo como artigo de fôlego: Ocupação não é invasão. A reportagem desta edição é sobre a dor vivenciada por mulheres presentes em relacionamentos abusivos: Violência Silenciosa. A Visita técnica identificou graves problemas em aldeia indígena de Paraty. O Coquetel Poético Fica por conta de Camilla Silva, Daniela Magalhães, Fabiola Rodrigues, Ju kerexu. No Pavio Jurídico: É preciso estar atento! Por fim, temos a Charges no Detonando. | Acesse e confira.

A Comunicação que queremos

Jornal Voz das Comunidades na organização do 1º Congresso do MCP

O Movimento das Comunidades Populares (MCP) realiza o seu primeiro Congresso de 12 a 14 de julho de 2024. O jornal “Voz das Comunidades” terá papel ativo na organização do encontro. Esse é objetivo: comunicar, formar e organizar a luta coletiva. Mesmo quem não é militante do MCP e queira contribuir com o debate, pode escrever para o jornal e enviar para jvc.jvj@gmail.com ou para o whatsapp (21) 965760263. Leia em nosso site o texto da militante do movimento, Inessa Lopes. Inessa é comunicadora popular e faz parte da Rede de Comunicadores do Núcleo Piratininga de Comunicação. | Acesse, leia o texto completo e saiba como colaborar.

Democratização da Comunicação

Representante da Secom pede mais responsabilidade às plataformas digitais no Brasil

Em audiência pública convocada pelo STF no dia 28 de março, o secretário de Políticas Digitais Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, defendeu que o artigo 19 do Marco Civil da Internet seja revisto para garantir a responsabilização das redes sociais pela veiculação de conteúdos nocivos à democracia e aos direitos humanos. A audiência fora convocada pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux para discutir no âmbito do Marco Civil da Internet a responsabilidade dos provedores pelos conteúdos veiculados por usuários em suas redes sociais e a possibilidade de sua remoção. Para Brant, o modelo atual "autoriza a omissão das plataformas digitais", deixando-as "desobrigadas de agir contra conteúdos ilegais e nocivos, justamente num ambiente no qual apenas elas têm condições de atuar". Ele lembra também que as plataformas já controlam o conteúdo através de seus algoritmos, normas e recomendações, definindo o que é publicado. | Leia a matéria completa.

Entrevistas

André Janones fala sobre redes sociais

Na última semana de março, bombou na internet o bate-papo entre o economista Eduardo Moreira (Instituto Liberta) e o deputado federal mineiro André Janones (Avante). Janones se tornou conhecido por sua forte atuação nas redes sociais, o que, de acordo com analistas teria contribuído para conter as Fake News na campanha de 2018 e, consequentemente, contribuído para a vitória do candidato Lula (PT). | Confira a entrevista completa.

NPC Informa

CUT Sergipe promove formação sindical sobre o Fundeb

A Secretaria de Formação Sindical da CUT-SE realizou no 1º de abril o curso Fundeb – Conhecendo para Defender o Direito à Educação de Qualidade, na sede do SINDIPEMA (Sindicato dos Profissionais da Educação do Município de Aracaju). Para Roberto Silva dos Santos, presidente da CUT-SE, o debate e estudo sobre o controle social envolverá não só a Educação, mas também a Saúde e a Assistência Social. Por sua vez, Vanessa Ferreira, presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Fetam), reforçou a importância do evento: “Sou da área da Saúde, faço parte do Conselho Municipal e sempre defendi que os dirigentes sindicais devem participar dos Conselhos, saber como chegam os recursos e discutir como eles são utilizados. E que, a partir deste espaço, nós lutemos para que eles sejam aplicados de forma correta”, afirmou. | Leia a matéria completa.

Proposta de Pauta

Correios, EBC, Ceitec e mais quatro estatais são retiradas da lista de privatizações

Na quinta-feira, dia 6 de abril, por meio de uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o governo Lula retirou sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Todas haviam sido inseridas nos dois programas pelo governo Bolsonaro. Do PND foram excluídas a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), entre outras. Já do PPI foram retirados armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras). | Saiba mais na matéria do jornal Brasil de Fato.

De Olho Na Vida

Ocupação do MST em PE inicia ações da Jornada Nacional do Abril Vermelho

Na madrugada do último dia 3 de abril, cerca de 250 trabalhadores/as do MST ocuparam o Engenho Cumbe, no município de Timbaúba na Zona da Mata Norte de Pernambuco, iniciando assim a Jornada Nacional de Lutas em defesa da Reforma Agrária, o “Abril Vermelho”. O Cumbe fica próximo a dois outros engenhos improdutivos, o Julião Grande e o Jussara, da Usina Cruangi. De acordo com informações do MST, os três engenhos ocupam 800 hectares de terras devolutas (públicas) pertencentes ao governo de Pernambuco, griladas pelos usineiros. Além disso, as propriedades não cumprem a função social de produzir alimentos para a sociedade. Para acabar com a situação de insegurança alimentar e nutricional em que vivem 30 milhões de brasileiros atualmente, é de suma importância a desapropriação de terras que não cumprem sua função social, para produzir alimentos, gerar renda, eliminar a fome e garantia de moradia, defende o MST. | Leia a matéria completa.

De olho no mundo

Trabalhadores e camponeses indianos reivindicam melhores condições de vida e salário

Dezenas de milhares de trabalhadores e camponeses de todo o país liderados pelos sindicatos ligados ao Partido Comunista da Índia marcharam para a capital Nova Delhi, reivindicando emprego, aumento do salário mínimo, preços justos para suas colheitas e a revogação das leis antitrabalhistas. A manifestação foi organizada por três das maiores centrais sindicais do país, que representam trabalhadores urbanos, trabalhadores agrícolas e camponeses. Os manifestantes exigem combate à inflação por parte do governo central, garantia legal de preço mínimo para as principais culturas, salário mínimo para todos os trabalhadores, alívio da dívida, pensão para todos os agricultores acima de 60 anos, revogação dos quatro códigos antitrabalhistas, entre outras demandas. Os manifestantes acusaram o governo liderado por Narendra Modi de criar uma crise que torna a vida da classe trabalhadora e dos camponeses ainda mais insuportável. | Veja as imagens da manifestação aqui.

Dicas

Série de podcast homenageia centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

"Vozes comunistas", série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ, exibiu, entre março de 2022 e março de 2023, 22 trechos de entrevistas de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base contando um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. O último episódio apresentou uma entrevista realizada em 1984 com Álvaro Ventura, líder sindical dos estivadores de Santa Catarina. Anarquista em sua juventude, Ventura filiou-se ao PCB nos anos 1920 e dirigiu a União dos Operários Estivadores de Florianópolis. Foi o secretário-geral do partido na primeira metade dos anos 1940. Na entrevista, Álvaro fala de sua esperança na juventude e no futuro da luta anti-imperialista e pelo socialismo no Brasil e no mundo. A apresentação é do jornalista Pedro Pomar. | Acesse e saiba mais.

Dicas

O “Complô” é premiado em festival de Tokyo como melhor documentário

O curta-metragem brasileiro “O Complô” foi premiado no festival internacional japonês Twilight Tokyo Film como melhor documentário e melhor roteiro. O curta, dirigido pelo cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol, é baseado no livro de mesmo nome do professor, advogado e deputado federal constituinte (1986) Hermes Zaneti, e foi lançado no Brasil em março de 2023. Produzido pela Filmes de Junho (RS) e Abravídeo (DF), narrado pela atriz Manuela do Monte com a participação do próprio Hermes Zaneti, trata da gestão da dívida pública federal e suas consequências no nosso cotidiano. Excelente material de formação para entender temas como sistema financeiro, rentismo, autonomia do Banco Central, privatização de empresas públicas, reforma da previdência social e reforma trabalhista. No livro que deu origem ao filme, Hermes Zaneti descreve os debates que envolveram a regulamentação do sistema financeiro brasileiro na Constituinte de 1988. Estamos falando do artigo 192 da constituição brasileira. A limitação das taxas de juros ou a regulamentação das operações do sistema financeiro foram combatidas pelos bancos, que impuseram um quadro legal permitindo ao capital financeiro atuar sem regras nem limites. | Leia matéria completa.

Pérolas

A Internacional

“Façamos nós com nossas mãos, tudo o que a nós nos diz respeito".

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 436

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Redação: Moises Ramalho

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link