Boletim do NPC

19 de abril de 2023

Notícias do NPC

Chacina do Borel: ato na Câmara dos Vereadores na sexta, dia 28, às 10h

Na sexta-feira, 28 de abril, a Rede de Comunidades Contra a Violência, o gabinete da vereadora Monica Cunha e o Núcleo Piratininga de Comunicação promovem ato na Câmara dos Vereadores do Rio pela passagem dos 20 anos da chacina do Borel. No dia 16 de abril de 2003, em uma ação da PM, quatro jovens foram brutalmente assassinados na favela localizada na Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro. O crime foi registrado na delegacia como auto de resistência, instrumento que historicamente contribuiu para a impunidade de agentes do Estado. Mas o sistema não contava com a mobilização dos familiares e dos movimentos sociais que marcharam exigindo justiça e conseguiram pressionar pelo indiciamento dos policiais envolvidos. | Continue lendo.

Notícias do NPC

NPC e Brasil de Fato promovem seminário em Curitiba

O Brasil de Fato/RP e o Núcleo Piratininga de Comunicação promovem de 24 a 28 de abril, um seminário em homenagem aos 20 anos do Brasil de Fato. A programação está aqui: https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminariocuritiba. A programação do dia 26 é dedicada à comunicação sindical e popular. Dirigentes sindicais, jornalistas, ativistas, professores vão conversar sobre a nossa comunicação, aquela que pode falar para milhões, é produzida em tudo que é canto do país por trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade.

Notícias do NPC

Curso de Comunicação Popular: veja o que rolou na segunda aula

No sábado, dia 15 de abril, os alunos e alunas do Curso de Comunicação Popular do NPC tiveram sua segunda aula. Na parte da manhã, a socióloga Luisa Souto coordenou a aula que tratou da visão que os participantes têm do Rio de Janeiro. Foram exibidos um trecho do documentário “Entre Muros e Favelas” e o documentário produzido pelo NPC “Vila Recreio 2: sonhos demolidos”. O primeiro é uma produção de 2005, com direção de Suzanne Dzeik, Kirstem Wagenschein e Marcio Jerônimo, duração de 56 minutos e realização de Ak Kraak, A Trever e TV Tagarela. O segundo, produzido pelo NPC, de 2014, tem direção de Daniel Climaco, imagens de Arthur William, reportagens de Sheila Jacob e pesquisa de Euro Nascimento e Eric Fenelon. Na parte da tarde, acompanhados pelo professor Victor Barreto foram conhecer a Pequena África, na zona portuária do Rio de Janeiro. | Acesse para ver os filmes.

Notícias

Agência Mangue de Jornalismo brota em Sergipe

Em breve contaremos com mais um coletivo de jornalistas independentes, sem vinculação partidária, investigando nossa realidade de maneira transparente e focados na rigorosa apuração dos fatos: a Agência Mangue de Jornalismo. Seus idealizadores adiantam: a Mangue não receberá verbas de publicidade de governos nem de empresas privadas. Tampouco receberá verbas de políticos com mandato, de partidos nem de organizações religiosas. A sobrevivência da Agência Mangue de Jornalismo virá de leitores que apoiam o jornalismo independente e de qualidade. Acompanhe!

De Olho Na Vida

Fórum Grita Baixada produz documentário sobre anseios e aspirações dos moradores da região fluminense

O que a Baixada pensa sobre a Baixada? Quais seus orgulhos, seus anseios e preocupações? O vídeo produzido pelo Fórum Grita Baixada (FGB) procura mostrar as percepções de seus moradores. Em cada uma das 13 cidades da região (São João do Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim etc.) foram entrevistados dois moradores que expressaram o que consideram os pontos negativos e positivos da região. Por um lado, a tranquilidade das cidades pequenas, “mais acolhedoras”, a vida quase comunitária:  – “Aqui todo mundo se conhece”, disse um morador de Paracambi. Mas por outro, ausência de saneamento, serviço de saúde deficiente, são as principais queixas. A Casa de Saúde de Duque de Caxias fechou em 2014 e até hoje não reabriu, queixa-se Eduardo Souza, que trabalha em Engenho Novo, na zona norte do Rio. O transporte é outro grave problema da Baixada: “nossa única opção é o trem!”. | Assista!

Entrevistas

Marcelo Ridenti fala de seu último livro, o romance Arrigo: “eu conto 100 anos de história da esquerda brasileira”

Arrigo: com este nome próprio incomum (mas também um verbo significando “arranco”), o sociólogo Marcelo Ridenti batizou não só o protagonista de seu primeiro romance como também o próprio livro. Trata-se da história da vida de um brasileiro, militante de ações e de partidos políticos de esquerda, que nasce e alcança a juventude na cidade de São Paulo, no início do século XX. Uma travessia existencial entremeada pelo cenário político e social que transcorre as décadas vividas, no país e fora dele. Telma Gil, do NPC, entrevistou o autor sobre sua nova obra. | Continue lendo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Petroleiros reafirmam importância de informativo impresso

O destaque da Comunicação Sindical vai para o Boletim Nascente edição 1.284, do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, com tiragem de 3 mil exemplares e periodicidade semanal. O informativo impresso está com a bola toda! Sua continuidade foi respaldada pelos petroleiros: “Havia dúvidas nas últimas diretorias da entidade a respeito da continuidade ou não do boletim e a Comunicação insistiu na realização de uma pesquisa na categoria para avaliar a comunicação do Sindipetro-NF. Aplicamos ano passado e tivemos mais de 1000 respostas. A categoria reafirmou a importância do boletim impresso e online”, explica a jornalista Fernanda Viseu, responsável pela comunicação da entidade.

Nós nas Redes

Polícia Federal vai investigar a ação de grupos neonazistas

O jornalista Altamiro Borges informou em seu canal no YouTube que a Polícia Federal vai investigar a ação de grupos neonazistas no Brasil. De acordo com Miro, a decisão foi tomada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, no início de abril para apurar “indícios da atuação interestadual” destas células terroristas. “O assassinato de quatro crianças em uma creche em Blumenau e uma investigação da Polícia Civil de Santa Catarina motivaram a decisão do governo federal”, informou o jornalista. | Assista aqui.

A Comunicação que queremos

Rádio Pop Goiaba: onde a monocultura não se cria

Acesse www.radiopopgoiaba.uff.br e conecte-se na Rádio Pop Goiaba, onde a monocultura não tem vez. Nas palavras dos próprios, uma rádio que tem "20 anos de resistência, invadindo os quintais e sacudindo as goiabeiras e abrindo espaço para a vanguarda da cultura e do pensamento progressista". | Acesse e saiba mais.

Proposta de Pauta

Meu delírio comunista

O texto ao lado reproduz o que diz o Artigo 3º da Constituição Federal de 1988 que trata em seus quatro incisos dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Diz: "Construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."

De Olho Na Vida

Contra a fome e a escravidão, MST realiza Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária

“Contra a fome e a escravidão: por Terra, Democracia e Meio Ambiente!”, esta é a bandeira de luta da 26ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) promove em todo o Brasil desde a segunda-feira,  dia 17, até o dia 20. Haverá marchas, ocupações, vigílias e ações de solidariedade e formação mobilizando famílias assentadas e acampadas nas cinco regiões do Brasil. A Jornada de Abril, ou Abril Vermelho, vem ocorrendo desde 1997, ano seguinte ao Massacre de Eldorado dos Carajás. Nessa chacina até hoje impune, 21 camponeses foram assassinados e 69 mutilados quando a Polícia Militar reprimiu uma marcha de trabalhadores Sem Terra em Eldorado dos Carajás, no Pará, em 17 de abril de 1996. Em memória às vítimas e lutando por justiça, a data marca oficialmente o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. | Continue lendo.

Repórter da Terra

O Jornal da Comissão Pastoral da Terra está de cara nova!

A primeira edição do ano do jornal Pastoral da Terra chegou com um projeto gráfico reformulado, moderno e dinâmico. Estão previstas quatro edições por ano, com o compromisso de oferecer informações sobre a realidade do campo no Brasil e na América Latina. Nesta edição, que cobre os meses de janeiro a março, o destaque vai para um artigo sobre o início da Campanha da Fraternidade 2023, convocando a população a expressar comunhão, conversão e partilha a partir do tema “Fraternidade e Fome”. Lembrando que o Brasil é um dos maiores produtores de alimento do mundo, mas mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no país. Leia a versão digital do jornal.

NPC Informa

Obra sobre movimento de luta por moradia espanhol será lançada em português

A Fundação Rosa Luxemburgo lança, em 25 de abril, às 18h30, a edição brasileira da obra "PAH: manual de uso. Aprendizagem para a ação coletiva a partir da luta pelo direito à moradia". O autor, João França, estará presente. O livro mostra, a partir de testemunhos de militantes, práticas, filosofias e as transformações do “método PAH” de constituir-se como uma organização que aposta na ação direta e em formas democráticas e criativas de atuação na luta pela moradia. A Fundação Rosa Luxemburgo fica na Rua Ferreira de Araújo, 36, Pinheiros-SP. | Acesse e saiba mais sobre a obra.

NPC Informa

CPT lança publicação “Conflitos no Campo Brasil 2022”

Conflitos no Campo Brasil 2022, publicação da Comissão Pastoral da Terra trazendo dados alarmantes sobre a violência no campo no país, no último ano, foi lançada na manhã da última segunda-feira, dia 17, na Universidade de Brasília (UnB). De acordo com o Centro de Documentação Dom Tomás Balduino (Cedoc-CPT), em 2022 foram registrados 47 assassinatos por conflitos no campo, ou seja, um 30% a mais em relação a 2021. A Comissão Pastoral da Terra faz o lançamento em forma de Seminário, no Auditório Esperança Garcia, da Faculdade de Direito.

Memória

Senge-RJ conta história de Eleanor Marx na luta pela jornada de 8 horas

Texto publicado no site do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro conta um pouco da história de Eleanor Marx, filha do filósofo Karl Marx, precursora do socialismo feminista. Eleanor participou da organização dos sindicatos, apoiou greves e participou ativamente de campanhas pelos direitos dos trabalhadores, incluindo a luta pela jornada de 8 horas. | Leia o texto completo.

De olho no mundo

Brasil e China fortalecem parceria estratégica na comunicação

Em seu encontro com Xi Jinping, no dia 14 de abril em Pequim, o presidente Lula assinou 15 acordos de parceria com o governo chinês, entre os quais o acordo para a construção conjunta de um satélite, coprodução televisiva e para uma parceria entre a empresa Xin Hua e Empresa Brasil de Comunicação, entre outros. O presidente brasileiro reafirmou seu propósito de estabelecer uma parceria estratégica com o gigante asiático nas esferas da tecnologia, infraestrutura  e energia. Durante sua estadia, Lula se reuniu com executivos da Huawei e visitou o centro de pesquisa da gigante Chinesa em Xangai; também se reuniu com a direção da BYD, fabricante de carros elétricos que discute a abertura de uma fábrica em Camaçari, na Bahia; além disso, reuniu-se com dirigentes da CCCC, maior empresa de construção chinesa, e com representantes da empresa estatal de energia State Grid, fechando pelo menos 15 acordos comerciais. | Veja videorreportagem a respeito no site do Brasil de Fato.

Dicas

Livro apresenta a riqueza da história das favelas cariocas

"Pensando as Favelas Cariocas. História e Questões Urbanas" tem como proposta inserir de fato a periferia, o morrão e as favelas na nossa história oficial, resgatando-os da invisibilidade histórica. Ou seja, levar as favelas das páginas policiais dos jornais para as dos livros acadêmicos de história.  Organizado por Rafael Soares Gonçalves, Mario Brum e Mauro Amoroso, o livro apresenta uma coletânea de textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estudam as favelas cariocas. Trata-se de um encontro marcado entre a periferia e a história, mostrando a sua riqueza através das relações estabelecidas com a história urbana e a história política do estado, com a história do direito e das políticas públicas, com a história das representações e também com a história das mulheres como lideranças sociais comunitárias.

Pérolas

Por Vito Giannotti

Expressões que 90% da população não entendem, poderão excitar uma ou outra pessoa que goste de se mostrar.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 437

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Redação: Moises Ramalho

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link