Boletim do NPC

4 de maio de 2023

Notícias do NPC

📌 Vem aí o Seminário de Comunicação Sindical no Piauí

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Comunicação que o Núcleo Piratininga de Comunicação realiza em Teresina nos dias 19 e 20 de maio, com o apoio do Sinte-PI, CUT-PI e Fundação Rosa Luxemburgo. O local é o Sinttel-Piauí. Clique aqui e saiba tudo (ou quase tudo!).

Notícias do NPC

📌 Bancários de Curitiba publica cobertura do seminário “20 anos de Brasil de Fato e a Comunicação dos Trabalhadores”

Confira tudo o que rolou no Seminário de Comunicação: 20 anos do Brasil de Fato e a comunicação dos trabalhadores, promovido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e o jornal Brasil de Fato-PR, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Curitiba. Foto: Joka Madruga.

Notícias do NPC

📌 NPC novamente em Campinas: desta vez é o curso de Oratória

O Núcleo Piratininga de Comunicação estará em Campinas nos dias 29 e 30 de maio para ministrar um curso de Oratória a convite do Sindicato dos Químicos de Campinas e Osasco. O Sindicato é uma organização construída pelos 33 mil companheiros e companheiras trabalhadores dos sindicatos dos ramos químicos, plásticos, farmacêuticos, abrasivos e similares e é filiada à Intersindical - Central da Classe Trabalhadora.

Artigos

Como a Google se aliou à ultradireita

[Por Ana Gabriela Sales, no GGN - Ilustração: Mario Chaparro] Estudo de laboratório da UFRJ revela: Alphabet e Meta fazem tudo para tentar derrubar o PL 2630. Buscas recomendam sites de fake news, Youtube promove vídeos desinformativos e empresa tenta influenciar produtores de conteúdo contra o projeto. | Continue lendo.

Entrevistas

Parar a inteligência do Capital

[Por Sérgio Domingues] Deu nos jornais. Um manifesto assinado por mil especialistas pede “uma pausa” no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial. O maior temor é que a humanidade perca o controle sobre o processo. Vem a calhar uma recente entrevista com Edemilson Paraná, professor de sociologia da Universidade Federal do Ceará e pesquisador na área de tecnologia e mercado financeiro. No depoimento concedido à revista DigiLabour, ele faz um alerta: A gente fala contemporaneamente em algoritmos, no Vale do Silício, nas empresas de comunicação e de interação social, mas na verdade os algoritmos estão sendo aplicados no mercado financeiro desde a década de 1980. | Continue lendo.

De Olho nos Sindicatos

A educação tem pressa

Sem Comunicação Sindical, não há greve. Um salve aos dirigentes sindicais e profissionais que fazem no dia a dia a Comunicação dos trabalhadores. A Comunicação Sindical fortalece a organização sindical. É ela que revela o cotidiano nos locais de trabalho, leva a informação fresquinha para a categoria, informa sobre os direitos e convoca para a greve.

A Comunicação que queremos

A Baixada antenada com Ana Leone

O Fórum Grita Baixada dá um recado, saúda e deseja vida longa ao programa Antenada com Ana Leone na rádio Ativa 98,7 FM, Duque de Caxias. Ana Leone leva informação de qualidade e permite que diferentes vozes e representantes das lutas pelos Direitos Humanos sejam ouvidos por toda a Baixada Fluminense. No último dia 27 de abril, o quarto aniversário do programa celebrou o Dia da Trabalhadora Doméstica, homenageando as ativistas e sindicalistas Nair Jane, Laudelina de Campos Mello, Maria Isabel Monteiro, Anazir Maria de Oliveira (Zica) e as milhares dessas mulheres guerreiras da Baixada Fluminense que lutam pelos direitos de igualdade da categoria.

Proposta de Pauta

Entenda o que há no PL e o que ele significa

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL 2630, destaca 8 pontos importantes para saber o que há na proposta e o que o projeto significa. [1] O projeto de lei não cria nenhuma obrigação para o usuário pagar para usar conteúdos. O que ele faz é estabelecer uma obrigação de remuneração das PLATAFORMAS ao jornalismo, criadores e ninguém mais. [2] O PL prevê que as PLATAFORMAS paguem dois tipos de agentes (1) detentores de obras por direitos autorais e (2) pessoa jurídica, mesmo individual, que produz conteúdo jornalístico original de forma regular, organizada e com endereço físico e editor responsável no Brasil. Ou seja, até um MEI pode ser remunerado! | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Ocupação Vito Giannotti tem recomendação favorável do MPF para habitação de interesse social

[Redação - Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)] A Ocupação Vito Giannotti, localizada no bairro do Santo Cristo, na região central do Rio de Janeiro, obteve recomendação favorável do Ministério Público Federal (MPF) para que o imóvel seja destinado para habitação de interesse social para as famílias que ocupam o prédio. A recomendação voltada para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) estabelece que ambos os órgãos devem elaborar um conjunto de medidas para a estruturação do imóvel, observando a necessária política de assentamento às famílias da Ocupação Vito Giannotti. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Criminalizada por defender os direitos humanos, orientadora educacional é afastada de sua escola

Acusada de faltar com a "ética profissional” e fazer “doutrinação político/partidária”, há quase dois meses, a orientadora educacional Juliana Andozio, da Escola de Educação Básica de Muquém, em Florianópolis, foi afastada do trabalho e um processo administrativo instaurado para apurar sua conduta. Professores, sindicatos e movimentos populares denunciam que a orientadora está sendo vítima de perseguição e violência política. Especializada em gênero e diversidade, Juliana Andozio trabalha há anos como funcionária efetiva na escola estadual do bairro Rio Vermelho, desenvolvendo projetos integradores vinculados aos direitos humanos. (...) Para o secretário de assuntos educacionais do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina (Sinte-SC), Luiz Carlos Vieira, também membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), não há provas objetivas contra a servidora. | Leia a matéria completa.

Repórter da Terra

Sem demarcação não há democracia

Terminou na última sexta-feira, 28, o Acampamento Terra Livre (ATL), a grande mobilização nacional dos povos originários do Brasil, em que milhares de indígenas de centenas de etnias ocupam Brasília, promovendo diversos eventos em defesa de seus direitos. Com a palavra de ordem “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação não há democracia!”, as atividades desta 19ª edição do Acampamento foram repartidas em cinco eixos temáticos: “Demarcação Já”, “Aldear a Política”, “Diga o povo que avance”, “Emergência Indígena” e “Avançaremos”. Organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), contando com apoio das organizações indígenas regionais, a mobilização reuniu mais de 5 mil indígenas no acampamento, montado na Praça da Cidadania, na Capital Federal. "Queremos não só falar do passado, mas também propor o futuro, e o futuro está justamente nas demarcações das terras indígenas”, resumiu o coordenador executivo da Apib, Dinamam Tuxá, em entrevista para o Brasil de Fato. Foto: Tukuma Pataxó/APIB. | Visite o site da Apib.

NPC Informa

“Diálogos Baixadeiros” no Maranhão

A partir da próxima sexta-feira, dia 5 de maio, e por mais quatro sextas feiras, será realizado um evento chamado "Diálogos Baixadeiros" com autoras e autores oriundos da Baixada Maranhense. Como parte da disciplina "Baixada do Maranhão: Trajetórias e Perspectivas", os convidados falarão sobre suas vivências, percepções e obras. Você pode assistir pelo canal Baixada do Maranhão no YouTube ou presencialmente, no Auditório do Colégio Universitário - COLUN, no Campus do Bacanga/UFMA.

Memória

Jornalista Celso Horta morreu no dia 21 de abril

[Por Camilo Vannuchi] É quase um time de futebol, uma aguerrida seleção que precedeu a de Telê. No Presídio Militar Romão Gomes, conhecido como Barro Branco, em São Paulo, os craques da foto foram artilheiros na luta contra a ditadura e, com o tempo, se converteram em zagueiros indevassáveis na defesa da democracia. Quando esta foto foi feita (pelo meu avô, Reinaldo Morano, num dia de visita, em 1975), havia acabado de impingir uma derrota antológica aos maiores rivais: um texto-denúncia conhecido como "Bagulhão" (dê um google se não souber do que se trata). Celso Horta é o de camisa azul claro e sapatos pretos na fileira da frente, entre os companheiros (de ALN) Reinaldo Morano Filho (meu tio) e Hamilton Pereira (o escritor Pedro Tierra). | Continue lendo.

Dicas

A luta sindical está em cartaz na TV Brasil esta semana

Para comemorar o Dia do Trabalhador, a TV Brasil exibe até o dia 6 de maio, sempre às 22h, o especial “Passado Presente – Resistência Sindical”. São seis clássicos do cinema nacional dedicados à luta sindical e entrevistas sobre as conquistas dos direitos trabalhistas no Brasil. “Chão de Fábrica - A História do Novo Sindicalismo” abriu a programação. Além deste, foram exibidos os filmes “Braços Cruzados, Máquinas Paradas”, “Os Homens da Fábrica” na segunda e terça.  “Peões”. “Expedito - Em Busca de Outros Nortes”, “Eles Não Usam Black-tie” fecham a programação na quinta, sexta e no sábado (6/5). Os seis filmes selecionados para a sessão especial Passado Presente – Resistência Sindical podem ser conferidos no app TV Brasil Play. As entrevistas exclusivas estão também disponíveis na plataforma. A iniciativa é uma parceria entre a TV Brasil e a TVT. | Leia a matéria completa.

Dicas

Filme conta a luta de Dom Tomás Balduino pela Terra e pelos despossuídos

“O Voo da Primavera”, uma produção de Essá Filmes, Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, Gwatá/UEG, CPT, Diocese de Goiás, Família Dominicana e UEG, lançado em 2018, dá voz à resistência indígena, quilombola e camponesa, seguindo o caminho de luta percorrido por Dom Tomás Balduino. O longa já foi selecionado em vários festivais de cinema e ganhou prêmios. Trata da luta pela terra e pelo território, do avanço do capitalismo no campo. Religiosos ligados à concepção da Teologia da Libertação estiveram na linha de frente desta luta. Dom Tomás Balduino, que atuou como Bispo na Cidade de Goiás entre 1967 e 1998, foi um personagem importante da resistência com o povo. | Assista ao filme.

Pérolas

Por Pedro Casaldáliga, poeta do Araguaia

Malditas sejam todas as cercas! Malditas todas as propriedades privadas que nos privam de viver e de amar! Malditas sejam todas as leis, amanhadas por umas poucas mãos, para ampararem cercas ebois e fazerem da terra escrava e escravos os homens!

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 438

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Redação: Moises Ramalho

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link