Boletim do NPC

10 de junho de 2023

Notícias do NPC

Conheça a videoteca do NPC

Com o objetivo de conhecer, selecionar, organizar e divulgar a produção de filmes independente e populares, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) organizou um catálogo com centenas de vídeos que têm como objetivo mostrar o Brasil com ênfase nas lutas e atividades populares. O catálogo é um instrumento que pode ser utilizado por movimentos sociais, sindicatos, coletivos, professores e professoras e outras organizações. Nesta edição de nosso Boletim do NPC, estimulamos que sejam assistidos vídeos que tratam da luta pela terra no Brasil e declaramos nosso total apoio e confiança no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Na foto, uma imagem do doc "Terra para Rose", de Tetê Moraes, que mostra a história de uma ocupação de terra no Rio Grande do Sul. | Acesse o catálogo.

Notícias do NPC

Curso “Mídias digitais, internet e seus usos” volta renovado

Cumprindo a missão de uma escola de Comunicação da classe trabalhadora, o NPC coloca na rua um novo curso sobre o papel de cada ferramenta digital para a construção de uma comunicação que acompanhe o cotidiano das pessoas, unindo jornal, rádio, TV e internet. Também estão na pauta temas urgentes do momento que vivemos, como Fake News e Inteligência Artificial. O professor é o jornalista e pesquisador Arthur William. O curso pode ser contratado por sindicatos, associações e entidades de classe de todo o Brasil e é voltado para dirigentes sindicais, militantes de base e profissionais da comunicação sindical. Acesse o link na bio e nos stories e confira o conteúdo completo. Para mais informações e condições de contratação, entre em contato pelo telefone (21) 99628-3667 ou pelo email npiratininga@piratininga.org.br.

Luto

Morre o comunista Wladimir Pomar, o incansável lutador da causa operária

O grande comunista, militante incansável e defensor das causas operária e popular Wladimir Pomar nos deixou, aos 87 anos, na madrugada do dia 9, devido a complicações resultantes de uma displasia. Um dos fundadores do PCdoB, em 1962, Pomar foi preso, torturado e perseguido durante os anos de chumbo da ditadura civil-militar, caindo na clandestinidade até o fim do AI-5. Nos anos 1980, participou da criação do Partido dos Trabalhadores, do qual foi membro da Executiva Nacional e coordenou a primeira campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 1989. Paraense, de Belém, Wladimir era filho de outro grande militante comunista, Pedro Pomar, e entrou para o Partido Comunista aos 13 anos de idade, atuando nos movimentos estudantil e sindical. É autor de várias obras sobre a história do Brasil, sobre o socialismo e sobre a esquerda brasileira. O presidente Lula, em nota, lamentou a morte do amigo: “Wladimir Pomar foi um militante e um intelectual valoroso do Partido Comunista do Brasil e do Partido dos Trabalhadores. Lutou pelas causas sociais durante toda a sua vida, enfrentando a ditadura e a repressão em diferentes momentos da história do Brasil”.  Entrevistado pela jornalista Sheila Jacob, com produção de Luisa Santiago, Wladimir Pomar participou do programa Quintas Resistentes da TV-NPC no dia 8 de outubro de 2015, quando nos contou os principais episódios de sua vida de luta.

Artigos

Cães de guarda da ordem social

[Por Luiz Marques] A mídia corporativa, que não aceita posições dissonantes entre “colaboradores”, defende a liberdade de expressão somente fora de sua jurisdição. Era postiça a indignação manifesta com a recepção oficial ao presidente da Venezuela, vindo a Brasília para o encontro de lideranças das nações latino-americanas, no Itamaraty. Mandatários de esquerda e direita estiveram presentes, à exceção do Peru que destituiu o governante. O objetivo da Cúpula de Líderes da América do Sul foi fortalecer o continente em uma agenda de cooperação econômica e social para fazer frente a um mundo hegemonizado pelo Consenso de Washington (1989), que não trouxe o prometido crescimento econômico sustentável, com geração de empregos e distribuição de renda. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Vincent Carelli fala sobre terras indígenas

Na nossa rubrica Entrevista desta semana, apresentamos Vincent Carelli, antropólogo, indigenista e documentarista franco-brasileiro, criador do projeto Vídeo nas Aldeias. Ele é entrevistado pela jornalista, ensaísta, psicanalista e poetisa Maria Rita Kehl, no programa Conversa Solta da Rádio Madalena. Carelli fala sobre o Marco Temporal, “esta barbaridade que o Congresso aprovou, “Congresso esse que hoje em dia, sob a batuta do Lira, parece trabalhar para o agronegócio e não para o Brasil”, constata Rita Kehl. | Veja a entrevista na íntegra.

A Comunicação que queremos

Agência Tambor recebe apoio da ANPUH– MA

A Agência Tambor de Jornalismo do Maranhão recebeu o apoio da Associação Nacional de História – Seção Maranhão (ANPUH-MA), através de uma campanha de arrecadação financeira, com a criação do Fundo de Apoio à Agência Tambor. A iniciativa foi anunciada no dia 1º de junho, Dia da Imprensa no Brasil: “A gestão “Esperança na Luta", que atualmente dirige a ANPUH-MA, está contribuindo com o fortalecimento econômico da Agência Tambor”, informa a carta de apoio, ressaltando que a participação da sociedade é fundamental para o fortalecimento econômico da Agência Tambor. A Agência, vinculada às causas populares, cujo trabalho jornalístico é voltado para o interesse público, não é financiada por grandes empresas, tampouco faz parte de cartéis oligárquicos. | Continue lendo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Quarta Sindical comemora três anos de transmissão!

A edição do Quarta Sindical do dia 31 de maio comemorou o aniversário de três anos de transmissão ininterrupta do programa. O tema abordado foi justamente a comunicação popular e contou com a participação da coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) Claudia Santiago e do secretário de Comunicação da CUT Brasil Admirson Medeiros, o Greg. O programa obteve mais de 5 mil visualizações! Além disso, outra boa notícia: o Quarta Sindical, que é programa semanal de entrevistas e debates sobre assuntos relacionados ao mundo do trabalho, passou a ser exibido também na TV Comunitária de Curitiba todas as quartas-feiras, às 20h, no Canal 5 da Net e também no site da emissora. O programa, que é uma iniciativa da CUT Paraná e do jornal Brasil de Fato Paraná, já contava com transmissão simultânea em mais de 40 perfis de entidades, às 11h30 de toda quarta-feira. Agora, a expectativa é atingir um público cada vez maior com temas sensíveis à classe trabalhadora. | Continue lendo.

Democratização da Comunicação

Brasil de Fato comemora 20 anos com debate em Fortaleza

Movimentos e entidades voltadas para a comunicação popular se reuniram para celebrar os 20 anos do Jornal Brasil de Fato, em Fortaleza. Atividades como estas estão acontecendo em outras cidades. Na capital do Ceará haverá um debate dia 13 de junho, às 18h, na sede da ADUFC com a participação de Camila Garcia (Brasil de Fato-CE), Gene Santos (MST-CE), Helly Ellery (ACI), Irenísia Oliveira (ADUFC), Kátia Marko (Brasil de Fato-RS), Marina Valente (Metamorfose) e Rafael Mesquita (Sindicato dos jornalistas-CE). Tome nota: Av. da Universidade, 2346 - Benfica.

De Olho Na Mídia

Jornalistas denunciam YouTube por incentivar conteúdo contra “PL das Fake News’

A plataforma americana de vídeos online YouTube pressionou os criadores brasileiros a produzirem vídeos alinhados com sua posição (de oposição) em relação ao PL 2.630/2020, o “PL das Fake News”, denunciou o coletivo de jornalistas Aos Fatos. Segundo matéria assinada por Bianca Bortolon, Gisele Lobato, João Barbosa e Milena Mangabeira, publicada em 29 de maio, YouTube publicou em seu blog oficial no dia da aprovação na Câmara do regime de urgência para a apreciação do PL “um e-mail repleto de desinformação, com um chamado para que produzissem vídeos alinhados ao ponto de vista dela”. A partir daí, os youtubers passaram a publicar vídeos com ahashtag oficial promovida pela empresa (#MaisDebatePL2630). Dos 143 vídeos contrários ao “PL das Fake News” publicados no YouTube no último mês, analisados pelo Radar Aos Fatos, 140 fazem referência a comunicados das plataformas digitais. E mais: tratando-se apenas do comunicado do YouTube, influencers de canais de música, viagens e outros se posicionaram contra o projeto de lei em vídeos produzidos que acumularam 1,16 milhão de visualizações, segundo Aos Fatos. | Leia o texto na íntegra.

NPC Informa

Está no ar o canal do YouTube “Ponto de Partida das Ideias”

Criado por Marcelo Barbosa, o canal Ponto de Partida das Ideias foi ao ar no YouTube dia 2 de junho, convidando o economista, pesquisador e professor de Economia da Unicamp, Márcio Pochmann, para debater sobre o desenvolvimento. Barbosa explica que a iniciativa visa trazer uma abordagem sintética e introdutória acerca dos principais temas da cultura e da política atual. Resumindo: trata-se de uma ótima oportunidade para aqueles que querem dar os primeiros passos em sua formação política ou mesmo avançar em suas reflexões. Depois do primeiro episódio, O que é Desenvolvimento, tivemos, em seguida, O que é Neoliberalismo, com Rubens Casara, juiz e membro do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia (MMFD) e da Associação Juízes para a Democracia (AJD). Em seguida, Ponto de Partida das Ideias apresenta O que é Neopentecostalismo? com Monique Sá Leite; O que é Sindicalismo?, com José Dari Krein; O que é Ciência e Tecnologia?,  com Roberto Amaral; O que é Trabalho?, com Denis Maracci Gimenez; e O que é Integração Latino- Americana?,  com Tiago Nery. | Saiba mais.

Proposta de Pauta

Meio ambiente é coisa de todo mundo

O presidente Lula vetou na segunda, 5 de junho, dispositivos da Medida Provisória 1150/22 convertida em Lei (11.428/06) que enfraqueceriam a proteção da Mata Atlântica, permitindo desmatamento em áreas com vegetação em estágio de regeneração e que facilitariam a liberação de licenças para investimentos e obras de infraestrutura. A Medida Provisória foi editada por Jair Bolsonaro em dezembro de 2022 e sua apreciação acabou criando um embate entre Senado e Câmara. Os deputados emendaram a MP inserindo alguns pontos que facilitam o desmatamento. O Senado rejeitou-os, mas a Câmara ignorou o veto dos senadores, mantendo o texto na íntegra. Os trechos vetados pelo presidente Lula são os  mesmos que  já haviam sido vetados no Senado. | Leia matéria na íntegra.

Memória

Sebastião Neto: “É preciso imputar ao empresariado sua responsabilidade nas violações dos direitos humanos”

Assista à exposição do companheiro Sebastião Neto, do IIEP, na mesa de abertura do I Seminário Ditadura, Empresas e Direitos Humanos. O seminário, em conjunto com o IV Encontro Internacional da Rede de Processos Repressivos, Empresas, Trabalhadores(es) e Sindicatos da América Latina, é uma iniciativa do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Unifesp, e apresentou os resultados de dois nos de pesquisa e investigação sobre a participação de empresas na Ditadura Militar. As pesquisas, segundo o próprio CAAF, coletaram informações, documentos, testemunhos, visando produzir análises acerca da cumplicidade e da responsabilidade de empresas nas violações de direitos durante as ditaduras. O evento ocorreu entre os dias 5 e 7 de junho no Campus São Paulo da Unifesp na Vila Clementino. Compuseram a mesa: Sebastião Neto (IIEP), Victoria Basualdo (Red Processos Repressivos), Raiane Assumpção (Reitora da Unifesp), Enrico Rodrigues de Freitas (Ministério Público Federal) e Edson Teles (CAAF/Unifesp). | Veja o vídeo.

De Olho Na Vida

Igrejas evangélicas crescem muito no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pela USP, igrejas evangélicas abriram cerca de 17 novos templos em média, diariamente, no Brasil em 2019. Aqui apresentamos trechos de matéria do jornal da USP sobre a pesquisa do cientista político Victor Araújo. De acordo com o estudo, o tipo de igreja evangélica que mais cresce no Brasil são as igrejas de classificação não determinada. | Leia aqui a matéria completa aqui.

De olho no mundo

A guerra na Ucrânia e o governo Byden

[ Por Sebastião Velasco e Cruz - 07/06/2023] Tudo se deu sob o mais rigoroso sigilo. Na noite de sábado, depois de uma visita ao Museu Nacional de História Americana, o casal jantou em um restaurante discreto, conhecido pela excelência de sua cozinha italiana. Na manhã seguinte, a Casa Branca avisou à imprensa que o presidente permaneceria retirado e não seria mais visto naquele dia. Neste momento, porém, ele já atravessava o Atlântico a bordo do avião da Força Aérea que tomara furtivamente durante a madrugada, na companhia de três assessores, um repórter e um fotógrafo, além de alguns poucos agentes secretos, devidamente armados e compreensivelmente tensos. | Continue lendo.

Dicas

Livro de Dênis Morais destaca importância de Sartre para a imprensa livre e contra-hegemônica

O livro Sartre e a Imprensa, de Dênis de Morais, deve ser lido, relido e tornar-se o livro de cabeceira de todo jornalista e comunicador progressista e engajado em defender a democracia e lutar contra o fascismo. Nesses tempos de ocupar as redes e demarcar as telas, Sartre e a Imprensa nos revela um aspecto essencial do pensador francês: o uso do jornalismo como ferramenta de luta política. Sartre, além do engajamento político que o marcou durante toda sua vida, fundou e contribuiu ativamente com importantes jornais e revistas franceses, como o Libération e a Les Temps Modernes.  Morais também mostra um Sartre crítico à mídia hegemônica. Ao denunciar a influência da classe dominante sobre as agências de informação, Sartre afirmava que “O poder raramente precisa amordaçar os jornais; é o lucro que se encarrega disso.”

Dicas

Bye, Bye, Amazônia: lançamento dia 13, no Rio

Neville D'Almeida apresenta Bye Bye Amazônia, Ópera Manifesto Digital da Tragédia Amazônica, na terça, dia 13, às 21h, no Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro. Mistura de documentário e performance, o filme denuncia a destruição iminente da floresta amazônica.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 442

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Redação: Moises Ramalho

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link