Boletim do NPC

28 de julho de 2023

Notícias do NPC

Festival da Comunicação Sindical Popular reúne jornalistas, movimento sindical e movimentos sociais no Rio de Janeiro

“Um dia para refletir, debater e celebrar a comunicação sindical e popular e temas correlatos. O papel desta comunicação e das lutas que a envolvem na transformação da realidade da classe trabalhadora, do país e do mundo”, assim o jornalista Hélcio Duarte descreveu o 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular organizado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, dia 24 de julho. Apoiaram o Festival e participaram com barracas de divulgação e materiais, a ABI (Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária), Sinpro-RJ, AduniRio, Adufrj, Asduerj, Sinttel-RJ, Sindpetro-NF, Sintufrj, Senge-RJ, Sisejufe-RJ, Sepe-RJ, Sindct, Fundação Dinarco Reis, Ocupação Vito Giannotti, Muca, Coletivo Foto Guerrilha, MCP, Central de Movimentos Populares, Intervozes, Brasil de Fato, CUT-RJ, Mônica Cunha (PSOL), Bem TV, TV Comunitária do Rio de Janeiro e Fundação Rosa Luxemburgo. Acesse aqui e confira a cobertura completa!

Notícias do NPC

Curso de Mídias Digitais em Sergipe

Na última sexta-feira, dia 21 de julho, o pesquisador e professor Arthur William esteve em Sergipe para dar o novo curso de Mídias Digitais do NPC para uma turma de trabalhadores da educação do SINTESE. E que turma bonita! Agradecemos às companheiras e companheiros do sindicato pela parceria! Para saber mais sobre o curso e como contratar, acesse.

Artigos

Quando a utopia parecia estar ali na esquina

[Por Rodrigo Castelo] As Jornadas de Junho de 2013 tornaram-se marcantes na história recente brasileira. Movimento deflagrado a partir das mobilizações e protestos contra o aumento das tarifas de ônibus na cidade de São Paulo, em poucos dias, um conjunto de reivindicações ganhou expressão. A mobilidade urbana, mote inicial, foi somente o estopim que fez emergir um cenário político inédito na história do país. As manifestações de massa foram deflagradas em muitas cidades – com maior expressividade nas grandes capitais –, revelando que a aparente estabilidade social não correspondia às lutas sociais que vinham sendo travadas e ao descontentamento latente em diversas classes e grupos sociais. A insatisfação popular e de setores progressistas da classe média tomou conta das ruas e fez brotar a “sensação” de que nada mais seria como antes. Passada uma década das grandes mobilizações, as Jornadas de Junho ainda suscitam diversas reflexões divergentes, longe de um consenso. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Economistas pela Democracia: em defesa do professor Márcio Pochmann

Três matérias, ditas jornalísticas, foram publicadas em menos de 24 horas com tentativas de desqualificar o economista, professor e pesquisador Márcio Pochmann. Os textos, de cunho político indiscutível, pretendem disseminar a ideia de que seu percurso profissional e acadêmico não o habilita a ocupar a presidência do IBGE. Advogam que haveria perfis puramente técnicos para o cargo e que este deveria ser ocupado por um desses perfis. Desde logo, não há perfil puramente técnico entre economistas e, tampouco, entre os jornalistas ou entre profissionais de qualquer outro ramo. O professor Márcio Pochmann tem uma longa carreira acadêmica e profissional e, como é prática dessa carreira, foi ampla e recorrentemente avaliado por seus pares. | Continue lendo.

Comunicação Sindical

Vídeos do SINTPq no TikTok explicam conceitos do mundo do trabalho

O SINTPq lançou uma série de vídeos curtos sobre diferentes termos do mundo do trabalho. Os materiais produzidos foram publicados no TikTok e no Instagram do sindicato. Os vídeos são enviados também por WhatsApp e exibidos antes das assembleias da categoria. Os primeiros vídeos da série abordam temas referentes às negociações coletivas: pauta de reivindicações, data-base, acordos e convenções coletivas de trabalho. | Acesse e saiba mais.

Comunicação Sindical

Pesquisa sobre covid longa na categoria petroleira

O programa NF AO VIVO, do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense da quarta-feira, dia 26, trata sobre a pesquisa de impactos da Covid longa na categoria petroleira, que será lançada pela Fiocruz na próxima semana. O estudo tem participação dos demais sindipetros do Estado do Rio de Janeiro. Participam da conversa Liliane Teixeira (Pesquisadora da Fiocruz), Rita Mattos (Pesquisadora da Fiocruz), Janiane Nunes (Chefe da Divisão da Reabilitação e CARP), Raimundo Teles (Diretor SMS FUP) e Benes Junior (Diretor do Sindipetro-NF), com apresentação de Vitor Menezes (Jornalista do Sindipetro-NF). | Acesse e assista.

A Comunicação que queremos

Noticias do MST

[Via MST] Receba em primeira mão as notícias e informações do MST direto no seu WhatsApp! Não perca tempo, cadastre-se agora no MST Zap. Mande um oi para o número (11) 98559-3640 e salve nosso contato! Vem com a gente!

A Comunicação que queremos

Conheça Anna Drew, vencedora do Concurso de Fotos Mídia, Violência e Direitos Humanos

[Por Emely Dornelles Ribeiro* ] Anna de Souza, mais conhecida como Anna Drew, é a autora da foto escolhida para o cartaz da 10ª edição do curso de extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH), promovido pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp–DH). A foto foi tirada após um dia de tiroteios na Favela da Marambaia, em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro. Após o cessar-fogo, a vida das pessoas prosseguiu e um menino decidiu jogar futebol no meio da rua. “Aquele fato chamou a minha atenção, já que estou sempre em busca de uma boa foto”, relata a fotógrafa. | Acesse e leia a matéria completa.

A Comunicação que queremos

Inscrições abertas para o curso Mídia, Violência e Direitos Humanos

Estão abertas as inscrições para o sorteio público da 10a edição do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos. O curso, promovido pelo Nepp-DH/UFRJ, voltará a acontecer no formato presencial, todas as quartas-feiras, das 17h às 20h, no Auditório do Nepp-DH, localizado no 3o andar do prédio anexo do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha. As aulas serão transmitidas pelo Canal MVDH no YouTube. | Acesse e saiba mais.

A Comunicação que queremos

Sessão de estreia do cineclube do Muca RJ

Na próxima terça-feira, de 1, às 18h30, vai rolar a primeira sessão do CineClube MUCA, no Centro de Referência dos Camelôs do Rio de Janeiro. O filme será "Cadê o Amarildo?", dirigido por Rafael Norton. A exibição será seguida de debate com Michelle Lacerda, sobrinha do Amarildo e militante pelos Direitos Humanos e Claudia Santiago, jornalista, comunicadora Popular e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). O documentário reconstrói o dia do desaparecimento de Amarildo através dos relatos de diferentes pessoas envolvidas no caso. Em 2013, o ajudante de pedreiro foi detido e torturado por agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha. Seu corpo nunca foi encontrado. Em 2023, completam-se 10 anos desse crime. O Centro de Referência fica na Rua Marechal Floriano, n°149, Centro, Rio de Janeiro. 

NPC Informa

Últimos dias para se inscrever no Curso de Acervos Marielle Franco

[Por Wikifavelas] O Dicionário de Favelas Marielle Franco, em conjunto com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz) convida grupos de favelas e periferias na Região Metropolitana do Rio de Janeiro que atuem com processos de conservação e preservação de documentos e acervos para um curso de formação técnica, para contribuir não só nas habilidades necessárias para tratar e organizar seus acervos locais, mas também em dar acesso aos documentos bem como promover eventos culturais nestes espaços. | Saiba como se inscrever.

Notícias

Julho das Pretas: resgate à memória e fortalecimento coletivo

[Yanny Chrystyan – uma jornalista preta] Dia 25 de julho comemoramos o dia da Mulher Negra latino-americana e caribenha. A data celebra a história de resistência de Tereza de Benguela, líder do Quilombo Quariterê e articuladora da luta pela liberdade do povo escravizado. Benguela foi responsável pela organização econômica e política do Quilombo localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia por 20 anos. A data foi instituída pela ONU em 1992, ano em que aconteceu o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana. Neste dia unimos forças para apontar e combater o racismo e machismo, fruto do passado escravagista brasileiro. Só a luta da classe trabalhadora unida pode derrotar a violência contra as mulheres negras. Queremos um mundo sem subjugação de gênero e raça. | Continue lendo.

Notícias

O papel dos sindicatos na consolidação da Lei da Igualdade Salarial

[Senge-RJ] O Dieese produziu uma Síntese Especial sobre a nova Lei de Igualdade Salarial entre homens e mulheres (Lei n° 1085/2023), que procura abranger, além dos salários, a definição de valores iguais para os cargos e funções, e para as regras de progressão na carreira, além de estabelecer a obrigatoriedade de divulgação desses dados. O documento destaca que o movimento sindical tem papel fundamental na consolidação da legislação, que ainda precisa de uma regulamentação específica, incluindo um protocolo de fiscalização. Acesse e leia a Síntese Especial – subsídios para o debate – Lei da Igualdade salarial entre homens e mulheres, que analisa em detalhes a nova legislação.

Notícias

Plenária das rádios comunitárias do Pará

A Plenária das Rádios Comunitárias do Estado do Pará será realizada no dia 5 de agosto de 2023, às 9h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém. (Av. Alm. Barroso, 1155, Marco). Na pauta do encontro estarão assuntos como: a) Apresentação, informes e discussão de encaminhamentos da nossa pauta encaminhada ao governo federal (MCom e SECOM); b) Projetos de lei que tratam de mudanças na legislação de rádios comunitárias em tramitação no congresso nacional; c) Organização da Abraço no Estado do Pará; d) Criação da Rede de Rádios Comunitárias da Região Amazônica; e) 2ª Plenária Nacional das Rádios Comunitárias em Brasília - DF; e f) Aprovação das propostas a serem encaminhadas. E no dia 19/08 vai rolar uma oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares. Não perca!

Notícias

Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares do Museu da Vida Fiocruz

A Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares do Museu da Vida Fiocruz vai oferecer um treinamento presencial e gratuito sobre cobertura de temas de ciência, saúde, ambiente e tecnologia. O objetivo é fornecer ferramentas para que comunicadores de favelas e periferias do Rio possam pautar esses temas em seus veículos. Podem participar pessoas que já trabalham com comunicação comunitária nas periferias do Rio e região metropolitana, e que têm interesse em cobrir pautas de ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia. Além do treinamento, todos os participantes recebem ajuda de custo para transporte de ida e volta, alimentação, certificado de participação, além de abrir a possibilidade para que os participantes colaborem de maneira remunerada para o Invivo, o site de ciências do Museu da Vida Fiocruz. Inscreva-se até o dia 13/8 no link disponível na matéria.

Notícias

EBC lança o minidocumentário Justiça no Digital

Está disponível desde domingo, 23 de julho, no canal do youtube da TV Brasil, o minidocumentário “Justiça no Digital”. A produção conta histórias de pessoas que tiveram suas vidas impactadas por fake news, discurso de ódio e cyberbullying. Uma delas é a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que em 2014 morreu vítima de linchamento após ser alvo de fake news e discurso de ódio na internet. O minidoc reúne entrevistas com especialistas e representantes do governo sobre a regulação das plataformas digitais. Um dos entrevistados é o ministro da Justiça, Flávio Dino, que explica como funciona o trabalho do laboratório de crimes cibernéticos, criado para coibir novos casos.

NPC Indica

A Folha de S. Paulo e o financiamento da repressão durante a ditadura

[IIEP] O Grupo Folha é um dos principais conglomerados de comunicação do Brasil. Comprada no início dos anos 60 pelos empresários Octávio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho, a empresa cresceu significativamente durante a Ditadura empresarial-militar. A investigação afirma que este crescimento se relaciona com a proximidade da Folha com o governo militar, com empréstimos facilitados da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES, bem como da USAID, agência do governo estadunidense. Após apoiar o golpe de 1964, a Folha se envolveu de diversas formas com a repressão. Desde a cobertura jornalística favorável à Ditadura, ao gerenciamento da contra-informação por agentes do DOPS inseridos na estrutura da empresa, até o empréstimo de carros para os órgãos de repressão, em ações que resultaram em prisões, sequestros e assassinatos de opositores. Acesse e veja a entrevista com Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ) e Flora Daemon (UFRRJ) no canal Bob Fernandes.

De Olho Na Vida

Você conhece o Rio Parnaíba?

[Por Marco Aurélio] O rio Parnaíba, apelidado pelo poeta Da Costa e Silva de Velho Monge, é um dos mais importantes rios do Nordeste. Sua nascente fica a 800 mts acima do nível do mar na Chapada das Mangabeiras, confluência dos estados do Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. Tem 1.465 km de extensão e 350 m de largura. Divide os Estados do Maranhão e Piauí, banhando os biomas do Cerrado, da Caatinga e os ecossistemas litorâneos. É a principal base da formação social e econômica do Piauí, com suas águas sendo utilizadas para a agricultura, agroindústria e consumo residencial. O Parnaíba, que em Tupi significa rio de águas barrentas, enfrenta problemas sérios de poluição, assoreamento e desmatamento de suas margens, o que levou à redução de 40% do seu volume nas últimas décadas.

Memória

26 de julho e o Quartel de Moncada

[Nota do PCB] Há 70 anos, em 26 de Julho de 1953, Fidel Castro liderou a tentativa de tomada do Quartel Moncada, na cidade de Santiago de Cuba, com o objetivo de tomar o armamento e distribuir a população para iniciar um processo de revolta contra o regime do ditador Fulgêncio Batista. A tentativa não teve o sucesso esperado, mas ficou historicamente conhecida como o primeiro ato revolucionário que desencadeou em prisões, perseguições e mais tarde na organização do movimento revolucionário 26 de Julho, embrião do movimento guerrilheiro que em 1959 conseguiria com o apoio da população pôr fim à ditadura de Batista e iniciar o processo de mudanças que levariam Cuba ao Socialismo.

Pérolas

Crítica do Fascismo – Alysson Mascaro

"Muitas vezes, as lutas sociais não compreendiam que setores inteiros da sociedade estavam alijados da dinâmica histórica do capitalismo mais avançado, mas o nazismo compreendeu isso, falando ao coração dos setores mais atrasados da sociedade."

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 445

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link