Boletim do NPC

29 de fevereiro de 2024

Notícias do NPC

Vem aí a temporada de 2024 do programa Quintas Resistentes

No mês de abril vai ao ar o primeiro episódio da temporada 2024 do programa “Quintas Resistentes”, na TV-NPC. Criado em 2013, o programa é um espaço de memória e reflexão política sobre as experiências de lutadoras e lutadores sociais durante a ditadura militar no Brasil. Sua missão é contar as histórias de grandes referências na resistência à ditadura brasileira, mas tentando conectar a questões atuais, ou pelo menos procurando entender como algumas feridas que ficaram abertas dos tempos de chumbo impactam a realidade contemporânea. O Quintas Resistentes vai ser exibido sempre no Instragam e Youtube do NPC, às quintas, com início às 19 horas.

Notícias do NPC

Curso de Comunicação Popular do NPC de 2024: aulas começam em abril

Está quase na hora de dar início a mais uma turma do Curso de Comunicação Popular do NPC, que em 2024 chega à 20ª edição! A programação está definida e os inscritos estão sendo chamados para as entrevistas. E a turma tá ficando linda! A primeira aula acontece no dia 6 de abril com o tema “O chão onde pisamos: de onde vem a Comunicação Popular?” Sejam bem-vindos, novos comunicadores! Estamos ansiosas!

Notícias do NPC

Curso de Comunicação Sindical começou 2024 em Curitiba

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, Claudia Santiago esteve em Curitiba para participar do evento Revolucione, promovido pela Altivista, na mesa “Qual o papel da direção sindical na comunicação atual”. Os debates também incluíram o que é a marca no meio político, o que é linha política, redes sociais e algoritmos e como fazer política nesse terreno.

Artigos

Paul Blanquart – UM DOMINICANO ENTRE JESUS E MARX

[Leneide Duarte-Plon, de Paris] No dia 15 de janeiro de 1970, em Paris, um encontro na mítica sala Mutualité, no Quartier Latin, reuniu intelectuais numa tribuna com uma grande faixa onde se lia : « Solidarité avec le peuple brésilien en lutte ». Jean-Paul Sartre, o grande filósofo existencialista, era o mais eminente dos oradores. Atrás da mesa, uma imensa foto de Carlos Marighella dava o tom da reunião. O revolucionário fora executado por Sérgio Fleury dia 4 de novembro de 1969, em São Paulo, e diversos dominicanos do convento das Perdizes haviam sido encarcerados e torturados por prestarem apoio logístico à Ação Libertadora Nacional (ALN), de Marighella. | Continue lendo.

Entrevistas

O discurso de ódio da extrema direita em podcast produzido pela Criar-Brasil

[CRIAR Brasil] A ONG CRIAR Brasil, com apoio da Fundação Heinrich Böll, acaba de lançar em podcast uma série de entrevistas sobre discurso do ódio com Suzy dos Santos (UFRJ), Janaíne Aires (UFRN), Helena Martins (UFC) e João Cezar de Castro Rocha (UERJ). ”Ondas de Ódio” tem como base a pesquisa de doutorado “Discurso de ódio na TV: a legitimação da retórica bolsonarista através do ataque à dignidade humana, às instituições e à democracia”, desenvolvida no PEIC/ECO/UFRJ. O podcast integra o PODCRIAR. | Acesse aqui.

Radiografia da Comunicação Sindical

Podcast “Diálogos da Educação” debate desafios da educação

Está no ar o 1º episódio da 5ª temporada do podcast “Diálogos da Educação” com o tema os desafios e as lutas da educação pública para avançar diante dos retrocessos sofridos nos últimos anos. No programa, promovido pelo Sindiupes, Marta Vanelli, diretora de Formação da CNTE e professora da rede municipal de Educação de Santa Catarina, sindicalista, conversa sobre temas como CONAE, Fundeb, PNE, Piso Nacional do Professor, Ensino Médio, ataques à escola, Sistema CAQi/CAQ, Gestão Democrática, Projeto Pé de Meia e muitos outros assuntos de interesse da categoria. | Acesse e assista!

A Comunicação que queremos

Plenária Nacional da Abraço em Brasília

A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) realiza a III Plenária Nacional das Rádios Comunitárias, em Brasília, entre os dias 21 e 23 de maio. Uma atividade de estrema importância para a Comunicação Popular.Recentemente, o movimento de rádios comunitárias do Brasil teve duas vitórias:a possibilidade de receber patrocínio estatal e o lançamento de edital para a criação de novas rádios.

Democratização da Comunicação

MCOM atende pedido da Abraço Brasil e prorroga edital

[Via Abraço Brasil] O Ministério das Comunicações, atendendo solicitação da Abraço Brasil, prorrogou o prazo das inscrições de associações de rádios comunitárias das regiões Norte e Nordeste para o dia 22 de março de 2024. | Saiba mais.

De Olho Na Mídia

Jornalismo brasileiro é cúmplice do genocídio

[Por Lana de Holanda] É a mesma notícia. Reparem na diferença entre o El País (da Espanha) e o grupo Globo (Brasil). Repito: é a mesma notícia. Mas com a Globo parece que os palestinos se mataram pisoteados, não que foi Israel que os fuzilou. O jornalismo brasileiro é cúmplice descarado do genocídio.

NPC Informa

Exposição “Fotografia de Guerrilha 6 anos nas ruas”

Está em cartaz, no Rio de Janeiro, a exposição "Fotografia de Guerrilha 6 anos nas ruas", promovida pelo coletivo Fotoguerrilha. A mostra fica até o dia 04/04 no Cubo de Vidro - Galeria de Arte e Pesquisa do Cefet/RJ - Maracanã (Rua General Canabarro, 485). A entrada é gratuita. Não perca!

Proposta de Pauta

Entidades pedem ao STF divulgação de nomes dos jornalistas espionados pela ‘Abin paralela’

[Via Barão de Itararé] A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o  Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) protocolaram no dia 23 de fevereiro um pedido ao STF de divulgação dos nomes dos jornalistas que foram espionados ilegalmente pela chamada ‘Abin paralela’. | Leia mais.

NPC Informa

Mapeamento Crítico: Em Nome do Clima

A Fundação Rosa Luxemburgo lança no próximo dia 11, no seu auditório, às 18h30, o Mapeamento Crítico: Em Nome do Clima. O trabalho é parte do enfrentamento à crise climática, um grande desafio para todos, e aborda questões como a transição energética, a necessidade de mais energia limpa e menos emissões de combustíveis fósseis, além do aumento dos conflitos ambientais causados pelas usinas eólicas. A Fundação Rosa Luxemburgo fica na Rua Ferreira de Araújo, 36 - Pinheiros, São Paulo. Entrada gratuita.

NPC Indica

Documentário “Utopia Tropical”, de João Amorim, estreia nos cinemas

[Revista Fórum] O novo documentário de João Amorim, "Utopia Tropical", estreia em 7 de março nos cinemas, com distribuição da O2 Play e produção da Amorim Filmes. O diretor, conhecido por obras como "2012: Tempo de Mudança" (2010) e "Chicago 10" (2007), mergulha em um tema crucial: a ascensão dos governos de esquerda na América Latina nas últimas décadas e a análise dos avanços sociais e os desafios enfrentados pelos respectivos governos. Com o assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República e ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o filósofo, sociólogo, cientista e ativista político estadunidense Noam Chomsky, o documentário reflete o panorama das transformações políticas no continente e, principalmente, no Brasil.

NPC Indica

Não perca: Ponto de Partida das Ideias com João Cezar de Castro Rocha

[Via Ponto de Partida] Já está disponível no canal "Ponto de Partida das Ideias", no YouTube, o vídeo "o que é extrema direita no Brasil?", com João Cezar de Castro Rocha, Professor Titular de Literatura Comparada da UERJ e autor do best-seller Bolsonarismo, da Guerra Cultural ao Terrorismo Doméstico (Editora Autêntica). Criado por Marcelo Barbosa, o canal Ponto de Partida das Ideias foi ao ar no YouTube dia 2 de junho, convidando o economista, pesquisador e professor de Economia da Unicamp, Márcio Pochmann, para debater sobre o desenvolvimento. E-mail de contato: pontodepartidabr@gmail.com | Assista!

De Olho Na Vida

De peixeiro a presidente do Vai-Vai: conheça a história de Seu Chiclé

[Por Giovanne Ramos - Brasil de Fato (SP) e Alma Preta] Quem  acompanha os desfiles de escolas de samba de São Paulo, com toda a sua riqueza cultural e respeito popular, não imagina as perseguições enfrentadas pelos seus componentes nos primeiros anos do carnaval paulistano. A maior campeã do festejo na capital paulista, o Vai-Vai, foi liderada por 20 anos por Seu Chiclé, que sentiu na pele a repressão policial. José Jambo Filho nasceu em 1933, em Santos, litoral paulista, filho de José Jambo e Áurea Cabral. Aos 12 anos saiu da cidade natal para morar com parentes no interior do estado, em Ribeirão Pires. Dois anos depois foi para São Paulo, período que recebeu o apelido de Chiclé pois era o amigo "chiclete", aquele colega que vivia colado no grupo de amigos e ficou conhecido assim até o fim da vida. | Continue lendo.

De olho no mundo

MST pela Palestina

Bandeira da Palestina no ato em Defesa da Reforma Agrária e Contra os Desejos. 1.3.1024 - Marabá/PA.

Memória

Comitê Memória, Verdade e Justiça vai exumar a história da ditadura em Sergipe

[Por Tauã Ferreira - Mangue Jornalismo] No dia 20 de fevereiro de 1976, Aracaju testemunhou um dos episódios mais sombrios de sua história recente: a Operação Cajueiro. Esta ação militar sigilosa desencadeou uma sequência de sequestros, prisões e torturas, visando investigar alegadas atividades subversivas em solo sergipano. Mais de 40 anos depois, alguns detalhes dessa operação vieram à público após investigação da Comissão Estadual da Verdade em Sergipe (CEV/SE), que, no período entre 2016 e 2019, se dedicou a analisar e documentar os inúmeros casos de violações dos direitos humanos ocorridos no estado, abrangendo o período de 1946 a 1988. | Continue lendo

Memória

Adeus, Elza Ferreira Lobo

[Via Núcleo Memória] O Núcleo de Preservação da Memória Política comunica o falecimento de Elza Ferreira Lobo, aos 87 anos. Ligada à Ação Popular (AP) foi presa em 10 de novembro de 1969 por uma equipe da Operação Bandeirantes (OBAN). No DOI-Codi/SP foi submetida a interrogatórios e torturas. No Deops/SP ficou na chamada “cela do fundão”. Nos anos de 1970 e 1971 ficou encarcerada no presídio Tiradentes, onde permaneceu até setembro de 1971. No exílio, participou do Comitê Coordenador de Serviço Voluntário Internacional – órgão da UNESCO. Voltou ao Brasil em 1979, quando foi promulgada a Lei de Anistia. Como secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo introduziu, em hospitais públicos, salas de leitura através do Projeto ‘Leia Comigo’.

Pérolas

Por Amar Bendjama

"O silêncio não é uma opção viável. Agora é a hora da ação e a hora da verdade.” [Amar Bendjama, o embaixador da Argélia na ONU, em 20.02.2024, pouco antes de a embaixadora dos EUA na ONU vetar a resolução da Argélia que pedia um cessar-fogo em Gaza]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 453

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Souto (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link