Boletim do NPC

8 de abril de 2024

Notícias do NPC

Quintas Resistentes 2024 estreia dia 18/4

Estreia na quinta-feira, dia 18 de abril, às 19 horas, a temporada de 2024 do programa “Quintas Resistentes”, criado em 2013 pelo Núcleo Piratininga de Comunicação. O programa é um espaço de memória e reflexão política sobre as experiências de lutadoras e lutadores sociais durante a ditadura militar no Brasil. No primeiro programa, Euro Mascarenhas e Luisa Souto irão entrevistar a historiadora e professora Dulce Pandolfi, presa política nos anos 1970 e torturada nas dependências do Doi-Codi do Rio de Janeiro. A exibição ao vivo das entrevistas acontece pelo canal do Youtube do NPC sempre às 19 horas. Não perca!

Notícias do NPC

NPC promove Curso de Oratória para mulheres

Estão abertas as inscrições para a turma Rio de Janeiro do curso do NPC “Oratória para mulheres”. Terão prioridade na hora da inscrição mulheres que atuem em sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras (direção ou base) e/ou movimentos sociais. São só 25 vagas! O curso vai acontecer no dia 25 maio e o tema central será o 1º de Maio. Inscreva-se aqui!

Notícias do NPC

Conexões Periféricas debate juventudes e políticas de trabalho

Hoje, terça-feira, dia 9, às 19h, o Conexões Periféricas-RP recebe Paulo Bastos, professor, mestre em Educação, doutor em Urbanismo e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama para um papo sobre "Juventudes e Políticas de Trabalho". Esse é mais um episódio da série Participação Política Das Favelas, realizada pelo Conexões Periféricas em parceria com o Núcleo Piratininga de Comunicação, o Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá e Gee. A transmissão é ao vivo pelo Facebook. Acompanhe!

Notícias do NPC

Katia Marko participa de reunião de organização da 25ª Plenária do FNDC

A representanto do NPC no Conselho Deliberativo do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC), a jornalista Katia Marco, participou, na noite do dia 3 de abril, da reunião de organização da 25ª Planéria da FNDC, prevista para acontecer ainda em 2024. Em breve mais informações!

Notícias do NPC

Domingo, dia 14/4, será dia de cinema

No próximo domingo, dia 14/4, o projeto Domingo é Dia de Cinema irá exibir o filme "Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina", com roteiro e direção de Ana Rieper. O longa mostra o processo criativo do grupo de artistas como Lô Borges, Milton Nascimento, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva e Wagner Tiso, responsáveis pela criação dos álbuns Clube da Esquina 1 e 2, na década de 1970, em plena ditadura militar. A projeção é às 9h no Estação Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88).

Artigos

O caso Marielle e aquilo que não pode mais ser escondido

[Por Guilherme Pimentel*] As investigações da Polícia Federal que apontam os mandantes dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson trazem à tona três verdades que não podemos mais ignorar. A primeira revela que o crime se organiza dentro do Estado. Todos os envolvidos no assassinato de Marielle e Anderson são agentes públicos. O executor, um homem treinado pelo Estado para matar, usou armamento e munições comprados pelo Estado. Os mandantes — um conselheiro do Tribunal de Contas, um deputado e um delegado de polícia — ocupam posições de mando em instituições de poder estatal. Não há um morador de favela envolvido, não há quadrilheiros usando recursos próprios. Todos os atos foram realizados no seio de aparatos de um Estado fundado na colonização escravocrata, que historicamente tem como principal política pública a produção da violência nas periferias contra a maioria da população para a extração da riqueza e preservação dos interesses das elites coloniais. Ao longo da história do Brasil, muita coisa mudou na lei, porém a lei não se cumpriu por si só, e convivemos até hoje com a continuidade histórica deste passado tão presente entre nós. | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Você trabalha com Comunicação Comunitária e acredita no potencial dela?

[Por WikiFavelas] A Fundação Oswaldo Cruz, o Dicionário de Favelas Marielle Franco, a Frente Maré, o Jornal Fala Manguinhos e o Instituto Raízes em Movimento querem mapear os coletivos e organizações que atuam com comunicação comunitária na Área de Planejamento 3.1 do município do Rio de Janeiro. A pesquisa vai ajudar a saber se as ações de comunicação de organizações comunitárias melhoram as condições de vida e saúde das favelas e periferias onde atuam. A participação na pesquisa é voluntária. Caso tenha alguma dúvida sobre a pesquisa, entre em contato cristiane.davila@fiocruz.br ou luiza.gomes@fiocruz.br. O prazo para contribuir com a pesquisa é até o dia 30 de abril.

A Comunicação que queremos

Fala Roça abre campanha no Catarse

Provavelmente você já ouviu falar na favela da Rocinha, que até recentemente era a maior favela do Brasil. Lá, desde 2013, um grupo de jovens produz o jornal Fala Roça, que nasceu como um jornal impresso principalmente para chegar ao grande número de moradores da favela que na época ainda não tinham acesso à internet. Hoje, mais de dez anos depois, o jornal se reinventou, remodelou, cresceu e aumentou sua presença no mundo digital, mas ainda não conta com nenhuma fonte de financiamento fixo e por isso precisa de ajuda para continuar existindo. Você pode colaborar com esse projeto que, segundo os organizadores, vai além da cobertura de notícias, já que passa pela luta por direitos e construção de memória do território. Acesse a campanha de contribuição recorrente disponível em catarse.me/falaroca e contribua!

De Olho Na Mídia

Cães de Guarda: a imprensa na ditadura

[De Fato] Quando se pensa na imprensa durante a ditadura militar, logo vem à memória a censura aos jornais. Porém, muitas vezes passa despercebida a relação entre a imprensa e o jornalismo com os militares. Apesar da tentativa de apagamento, é fato estudado que houve conivência de grandes meios de comunicação do país com a ditadura, situação vista tanto no regime ditatorial quanto no golpe mais recente, que derrubou a ex-presidenta Dilma em 2016, e que ronda o clima golpista presente na atualidade. Para falar mais sobre esse assunto, o De Fato recebe a doutora em História, pesquisadora e professora universitária Beatriz Kushnir. Ela é autora do livro “Cães de Guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988” e, neste período que lembramos os 60 anos do golpe, traz detalhes sobre as relações entre grupos de comunicação e o governo militar. O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região. Acesse no Youtube ou Spotify!

NPC Informa

Professores de universidades federais anunciam greve a partir de 15 de abril

Em reunião conjunta entre representantes de 37 seções sindicais de diferentes partes do país, após assembleias locais, professores de universidades federais, institutos federais e de centros federais de educação tecnológica (Cefets) anunciaram uma greve a partir do próximo dia 15 de abril. [Foto: José Cruz/ Agência Brasil]

NPC Informa

Edições de O Pasquim digitalizadas disponíveis no site da BN

A Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza, em seu site, todas as 1.072 edições digitalizadas de O Pasquim, jornal da imprensa alternativa que circulou entre 1969 e 1991. Agora, busca por palavras no material. O trabalho de digitalização contou com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do cartunista Ziraldo, que cederam exemplares para completar a coleção da Biblioteca Nacional. Ziraldo nos deixou neste sábado, dia 6 de abril, aos 91 anos. | Acesse e confira.

Proposta de Pauta

Para entender o jogo de Elon Musk

[Por Luís Nassif - Jornal GGN] O jogo de Elon Musk, imiscuindo-se na política brasileira, tem uma lógica de negócios. 1) A Fundação Lemann, que assessora o Ministério da Educação, montou um grupo para trabalhar a questão da informatização das escolas. Um grupo curioso, de bilionários que entrariam apenas com indicações, não com dinheiro; 2) A Fundação montou uma proposta de edital que só poderia ser atendido pela Starlink, empresa de satélite de Elon Musk. A jogada consistia em exigir uma determinada velocidade, impossível de ser oferecida pelos concorrentes, e que não alteraria em nada os objetivos pedagógicos do projeto; 3) A jogada de Lemann era óbvia: abrir caminho para futuros negócios com Musk; 4) Houve denúncias da imprensa alternativa e da convencional, e o MEC decidiu rever os termos do edital. “Diante das ponderações em relação ao texto técnico que trata dos parâmetros de conectividade […], determinei a suspensão imediata dos dispositivos da Portaria nº 33”, escreveu Camilo Santana no X (ex-Twitter). Apenas reforça a ideia de que a maior ameaça à estabilização política brasileira é o clube dos bilionários liderado por Lemann. É ele que está por trás das investidas do Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, propondo a cassação da concessão da Enel – pelos problemas em São Paulo – e nada falando sobre os problemas da Equatorial – cria de Lemann – no Rio Grande do Sul. Aliás, se houver uma segunda Lava Jato, a porta de entrada serão os lobbies de Alexandre Silveira. Comete-se a mesma imprudência que foi entregar postos chaves da Petrobras ao Centrão para garantir a governabilidade.

De Olho Na Vida

A chacina mais brutal do estado do Rio completa 19 anos

[Fórum Grita Baixada] Em 31 de março de 2005, 29 pessoas foram assassinadas e 30 ficaram feridas numa única noite na rodovia presidente Dutra e nas cidades de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense. O motivo: em forma de retaliação e vingança por interferência direta em negócios corruptos na corporação, cinco policiais militares, lotados no 15° BPM (Caxias), se reuniram e dizimaram dezenas de vidas pelas ruas, alvejando quem era visto pela frente. Entre as vítimas, mulheres, crianças e adolescentes, em sua grande maioria negros, pobres e periféricos. | Saiba mais.

Memória especial: 60 anos do Golpe de 1964

LEHMT/UFRJ lança série “Os trabalhadores e o golpe”

No dia 1º de abril, data que marcou os 60 anos do golpe de 1964, o portal do LEHMT/UFRJ lançou a série “Os trabalhadores e o golpe”, em vídeo, com objetivo de promover o debate sobre o mundo do trabalho naquele período da história. O convidado do primeiro episódio foi Rodrigo Patto Motta (UFMG), que falou sobre o lugar dos trabalhadores e suas organizações no cenário político do governo Jango, sobre como as diferentes forças políticas se posicionavam em relação às crescentes demandas por reformas e direitos sociais naquela conjuntura e sobre o importante papel do anticomunismo na visão de mundo de grande parte das elites brasileiras. A série terá cinco episódios, lançados sempre às segundas-feiras. | Acesse e confira o 1º episódio. 

Dicas

Exposição “Sol Fulgurante: arquivos de vida e resistência”

A Pinacoteca de São Paulo, em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo, abriu no último sábado, dia 6 de abril, a exposição “Sol Fulgurante: arquivos de vida e resistência”. A mostra propõe a construção de diálogos sobre o estado de exceção a partir dos acervos artísticos e documentais das duas instituições e parte da Coleção Alípio Freire, doada ao Memorial da Resistência em 2023. Em cartaz até o dia 18 de agosto. | Saiba mais.

Dicas

12 filmes sobre a ditadura

Como parte dos esforços de recuperação da memória da nossa história, reunimos aqui alguns filmes que estão no Catálogo de Vídeos Populares do NPC e falam de lutas que foram travadas durante a ditadura militar. Acesse, leia mais sobre os filmes e veja como assistir!

Pérolas

Por Marcelo Miranda

“Hoje vivemos a ditadura das grandes plataformas digitais, as Big Techs (Facebook, Google, You Tube, Amazon, Microsoft, Apple, Twitter ou X, Telegram). Mesmo sem, necessariamente, promoverem a ditadura tradicional, as plataformas reforçam a ditadura do discurso, do conteúdo. Decidem quem fala, o que é disponibilizado nas grandes redes.” (Instituto Telecom)

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 457

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Souto (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link