Boletim do NPC

8 de maio de 2024

Notícias do NPC

16/5: Quintas Resistentes entrevista o economista Ladislau Dowbor

Hoje, dia 16 de maio, às 19 horas, o Quintas Resistentes irá entrevistar Ladislau Dowbor, economista, professor da PUC-SP. Dowbor fez parte do Comando Nacional da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Em 1970, foi pelo DOI-Codi e interrogado e torturado no Deops/SP. O Quintas Resistentes é um espaço de memória e reflexão política sobre as experiências de lutadoras e lutadores sociais durante a ditadura militar no Brasil. Os três primeiros programas, com as entrevistas de Nilmário Miranda, Beatriz Kushnir e Chico Otavio já estão em nosso canal e em nosso site. Nesta temporada ainda será entrevistada a historiadora Dulce Pandolfi (23/5). A apresentação é de Euro Mascarenhas e Luisa Souto, e a exibição acontece pelo canal do NPC no Youtube (youtube.com/nucleopiratininga). Não perca!

Notícias do NPC

Perdeu o último episódio do Quintas Resistentes? Acesse nossa página e confira!

O programa Quintas Resistentes com o jornalista Chico Otavio está na TV NPC! Se você perdeu a transmissão ao vivo, basta acessar a nossa página e conferir. Lá você também encontra outros programas anteriores, dessa temporada e dos outros anos. E para quem prefere podcast, desde a temporada do ano passado os áudios das entrevistas estão disponíveis no Canal do NPC no spotify. Confira!

Notícias do NPC

Oratória para mulheres: inscrições encerradas

Estão encerradas as inscrições para o Curso de Oratória para Mulheres, promovido pelo NPC. No dia 25 de maio, diversas sindicalistas, jornalistas, comunicadoras populares e militantes de movimentos sociais se encontrarão para uma super aula com a jornalistas e professora, Claudia Santiago. Nos vemos lá, companheiras!

Artigo

Ricardo Antunes analisa o inferno da precarização

[Por Ricardo Antunes, no Dicionário Marielle Franco] Nos últimos anos, diante de uma crise internacional do trabalho e do capital, a classe trabalhadora brasileira sofreu graves retaliações, como parte do processo de desindustrialização e da diminuição das garantias de direitos sociais sob a racionalidade neoliberal. Este impacto vem trazendo graves consequências, como o aumento da precarização das relações de trabalho, razão pela qual a população brasileira vem sofrendo com a informalidade, a uberização e a retirada de direitos trabalhistas. Para piorar este quadro, passamos pelos duros anos da pandemia da covid-19, o que fez com que as relações de trabalho ficassem ainda mais precarizadas. Além do aumento da fome, tivemos ainda o aumento do desemprego, o que levou muitos trabalhadores à informalidade chegando a marca de quase 39 milhões de brasileiros no mercado informal apenas em 2023, com dados revelados pelo IBGE. Sabemos que tal crise, relacionada aos direitos trabalhistas aqui no Brasil, não se inicia hoje. | Leia o artigo completo.

A Comunicação que queremos

Reunião Nacional de Comunicação: Solidariedade ao Rio Grande do Sul

[Metamorfose Comunicação] Na manhã desta quarta-feira (15), representantes da comunicação dos movimentos, partidos, sindicatos e mídia popular reuniram-se em uma iniciativa conjunta das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para abordar os desafios e estratégias de comunicação diante da crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul. A Metamorfose Comunicação, que integra a iniciativa da Teia de Comunicação Popular do Brasil, participou da reunião através da jornalista Verussa Ribeiro. A reunião foi de forma on-line e os pontos discutidos incluíram os desafios específicos da comunicação no estado, além de iniciativas para fortalecer a solidariedade e combater as fake news. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Extrema direita usa catástrofe climática para radicalizar a sociedade

[Por Andrew Fishman - Presidente e cofundador do The Intercept Brasil] A extrema direita está usando uma das maiores catástrofes climáticas do Brasil para radicalizar a sociedade e omitir culpados por tamanha tragédia. Isso, claro, é para desviar a responsabilidade de suas decisões políticas que tornaram os desastres mais prováveis, mais frequentes e mais destrutivos. E está sendo incrivelmente eficaz. Isso ficou cristalizado para mim ontem, quando vi um anúncio no TikTok da ACNUR, a agência da ONU que está arrecadando fundos para atender as vítimas das enchentes. A grande maioria dos comentários seguia a narrativa bolsonarista: "Não confie no governo ou nas instituições" e "é melhor doar para empresários como Luciano Hang, Pablo Marçal e Nego Di". Esses são influencers bolsonaristas ricos que usam a dor de milhares de famílias para se lançar como salvadores da pátria. Estão fazendo isso espalhando mentiras e desconfiança em um momento em que a solidariedade e a união são mais necessárias do que nunca. (Charge: Paulo Batista)

Proposta de Pauta

Para Elon Musk tragédia gaúcha é oportunidade de avançar no controle do mercado de internet

[Por Bruno Marinoni - Diracom] Além de nuvens de chuva, outra sombra se projetou sobre o céu do Rio Grande Sul nessa quinta-feira, 9 de maio. O bilionário Elon Musk anunciou em sua conta no X (antigo Twitter) que sua empresa de satélites, a Starlink, irá doar mil terminais para uso gratuito por socorristas que atuam na tragédia que acomete o estado gaúcho. O singelo ato de solidariedade no contexto da catástrofe sul-rio-grandense se revela, na verdade, como oportunismo ao ser visto sob a luz do histórico pessoal do magnata e dos movimentos estratégicos do capital internacional no Brasil. Caridade, pero no mucho. | Leia o artigo completo. 

De Olho Na Vida

Ocupações do Rio de Janeiro estão sem água

O Movimento Unido dos Camelôs (MUCA), o Movimento de Mulheres Olga Benário e o o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizaram, neste dia 15, um ato em frente à sede da empresa Águas do Rio, que faz a gestão da distribuição de águas no Rio de Janeiro. O objetivo do ato era reivindicar o religamento da água na Ocupação Gilberto Domingos e na Casa Almerinda Gama, ambas localizadas no centro da cidade. Apesar de ser essencial à vida, os moradores dessas ocupações urbanas vivem há meses com a negação do direito à água. A Comissão Popular de Direitos Humanos (CPDH) também acompanhou a manifestação. Ao final, os movimentos saíram da sede da empresa com a promessa de abastecimento imediato por carro pipa e indicação de que hidrômetros serão instalados e a água religada com cobrança da tarifa social para as ocupações.

NPC Informa

Projeto Domingo é dia de cinema exibe o filme “Medida Provisória”

No próximo domingo, dia 19, às 9 horas, o projeto Domingo é Dia de Cinema exibirá o filme “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos. A obra se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão. O roteiro é baseado no peça teatral brasileira "Namíbia, Não!", de Aldri Anunciação, que também integra o elenco como ator. Haverá debate após o filme. A exibição acontece no cinema Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo/Rio de Janeiro). A entrada custa R$5.

De olho no mundo

Vem aí o Festival Palestina Terra Livre

Acontece, no dia 18 de maio, das 14h às 20h, o Festival Palestina Terra Livre, no Espaço Raízes do Brasil, em Santa Teresa. Na ocasião, diversos movimentos e organizações sociais que lutam pelo direito à vida e à terra se reunirão para uma tarde cultural e de solidariedade ao povo palestino. O evento contará com comidas e bebidas típicas palestinas, músicas, exposição de fotos, vídeos curtos sobre a história e cultura local, além de publicações e falas públicas em repúdio ao genocídio. O endereço é Rua Áurea, 80 - Santa Teresa/Rio de Janeiro.

NPC Informa

Parceria ABI-Senac SP promove curso de Produção de Podcast

A nova série de cursos ABI – Senac SP começa com Produção de Podcast, o título que ficou em primeiro lugar na preferência dos jornalistas que participaram da pesquisa que a Diretoria de Inovação e Tecnologia fez junto aos associados e não associados por meio de suas redes sociais e via WhatsApp. Os outros dois cursos selecionados foram Endomarketing e Monitoramento de Mídias Sociais – este foi oferecido na primeira fase do projeto e volta a fazer parte da grade por ter despertado grande interesse. | Continue lendo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Documentário que conta a história da CUT traz entrevistas inéditas com 30 fundadores

Será lançado, no próximo dia 21, às 19 horas, no Sindicato dos Bancários de Brasília, o documentário “A geração que criou a CUT: a história por quem faz”, de Celso Gonçalves. A produção conta a história da Central Única dos Trabalhadores (CUT) desde a sua fundação. Inicialmente pensado como um livro, lançado com o mesmo nome no final de 2023, o projeto resgata a memória da organização e busca entender e analisar o processo histórico que a gerou através da história de 30 dirigentes sindicais. Também aparecem no debate as concepções de sindicato que estavam em disputa à época. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Comunicação da CUT, do Instituto Lavoro e da Fundação Perseu Abramo. O Sindicato dos Bancários de Brasília fica na EQS 314/315 Bloco A - Asa Sul. Não perca!

NPC Indica

Filme “O Discurso: a construção do ódio” está disponível no youtube 

Está disponível na internet o média-metragem "O Discurso: a construção do ódio". Produzido pelo CRIAR Brasil, o filme reúne depoimentos de diversas vítimas da intolerância: Pamela Silva, viúva do petista Marcelo Arruda, assassinado no dia da festa de 50 anos, em julho de 2022, em Foz do Iguaçu (PR) e seu filho, Leonardo Miranda; Lola Aronovich, feminista frequentemente atacada de forma machista e que precisou ser resguardada pelo Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos; e o ex-entregador de aplicativo Max Santos, agredido a correntadas em São Conrado, Zona Sul do Rio. Além das vítimas, a obra também apresenta a visão de especialistas sobre o tema, como Suzy Santos (UFRJ), João Cezar de Castro Rocha (UERJ), Christian Dunker (USP), Kaline Lima (Unifor), Senilde Guanaes (Unila) e Michel Gherman (UFRJ), além do cientista social Pedro Mourão e a jornalista e pesquisadora Luciana Barreto. O professor Teun A.Van Dijk, do Centre of Discourse Studies de Barcelona, traz a perspectiva internacional do discurso de ódio. Acesse e confira!

Memória

Filme “Mada e Bia” conta história de religiosas francesas que atuaram na resistência à ditadura no Brasil

Foi lançado, em abril, o filme "Mada e Bia", que narra a história das Irmãs Marie Madeleine Hausser (Mada) e Béatrice Kruch (Bia), francesas da Alsácia, que vivem no Brasil desde 1967. As duas atuaram na resistência à ditadura no Brasil e se tornaram símbolos da busca por justiça e dignidade. Com Pedro Casaldáliga, Dona Raimunda Quebradeira de Coco, Dom Tomás Balduino, Padre Josimo Morais Tavares, Frei Henri des Roziers, Dona Olinda, Dona Maria Senhora, entre tantos outros, Mada e Bia também foram agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT). A produção é uma parceria franco-brasileira. Assista o trailer!

Pérolas

Por Carolina Maria de Jesus 

“Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpático para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos (...). E eu tenho só feijão e sal. E assim, no dia 13 de maio de 1958, eu lutava contra a escravatura atual - a fome!”

Pérolas

Por Frei Betto

“Esse neoconservadorismo está impregnando a Igreja Católica, que hoje é um corpo esdrúxulo: tem uma cabeça progressista, que é o [papa] Francisco, mas a maioria dos padres e seminaristas da safra atual é de formação conservadora. Eles são mais voltados para a liturgia e a paróquia e alheios à opção pelos pobres. O fundamentalismo no catolicismo é tão forte quanto entre os evangélicos.” [Frei Betto em entrevista a Joelmir Tavares, na Folha de S. Paulo]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 460

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Souto (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link