Boletim do NPC

17 de julho de 2024

Notícias do NPC

NPC participa do programa Quintas Político-Culturais

Nesta quinta, dia 18/7, às 19 horas, Claudia Santiago participa do programa Quintas Político Culturais, organizado pelo Coletivo de Coletivos. Na pauta, comunicação popular, os 30 anos do NPC e os 20 anos do Curso de Comunicação Popular do NPC. Acompanhe pelo canal da Web Rádio Censura Livre!

Notícias do NPC

24 de julho: Dia Municipal da Comunicação Popular no Rio de Janeiro

Está chegando o dia 24 de julho, Dia Municipal da Comunicação Popular no Rio de Janeiro! Em 2024, não teremos o nosso grande Festival, mas a data não irá passar sem nada. Em reunião realizada no dia 9, comunicadores da Rede de Comunicadores do NPC decidiram pela realização de um ato na Cinelândia com roda de conversa, distribuição de materiais produzidos por sindicatos e grupos de comunicação popular e comunitária e exposição de fotos do Coletivo Fotoguerrilha. Das 10 às 17h. Acesse aqui e confira a programação completa! Esperamos por você!

Notícias do NPC

Curso de Comunicação Popular e Saúde em Rio das Pedras

O Núcleo Piratininga de Comunicação, o Coletivo Conexões Periféricas, o Dicionário de Favelas Marielle Franco e a Rede de Comunicadores do NPC darão início, em setembro, a um curso de Comunicação Popular e Saúde para moradores da favela de Rio das Pedras, zona oeste do Rio de Janeiro. As aulas incluirão temas como saúde integral, reformas sanitária e antimanicomial, epidemias, SUS, condições de moradia, educação, insegurança alimentar, comunicação e informação em saúde, comunicação popular, podcast, produção de vídeo, uso da internet para acesso à saúde, entre outros. O projeto será realizado com recursos da Fiocruz. É morador de Rio das Pedras? Fique ligado que as inscrições serão abertas em breve!

Notícias do NPC

Memórias: da Caatinga para o Mundo” será lançado na Bahia

O livro “Memórias: da caatinga para o mundo”, de Alberto de Souza, publicado em maio pela Editora NPC, será lançado na cidade de Ipirá, na Bahia, cidade onde o autor nasceu. A obra fala de suas memórias, das dores e alegrias do povo da Caatinga e de outros lugares por onde Alberto de Souza andou. Tudo o que via, não vendo, como ele mesmo escreve. Fala de personagens reais, na forma de ficção. O lançamento será no dia 27 de julho, das 15h às 18h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Ipirá-Bahia. O endereço é Av. César Cabral, 399 - Ipirá.

Entrevistas

Uma pausa necessária para pensar sobre telecomunicações

No dia 12 de julho a advogada Flávia Lefèvre, integrante da Coalizão Direitos na Rede, concedeu entrevista ao portal Outras Palavras sobre as últimas notícias da área das telecomunicações do país. | Clique aqui e confira!

Radiografia da Comunicação Sindical

TV SINTESE entrevista Claudia Santiago e Mario Camargo

Na primeira semana de julho, Claudia Santiago e Mario Camargo estiveram no SINTESE, em Sergipe, para ministrar cursos de oratória e redação para os profissionais do sindicato. Na ocasião, os dois foram entrevistados pela TV Sintese e tiveram a oportunidade de falar sobre os 30 anos do Núcleo Piratininga de Comunicação e da centralidade da comunicação para a luta dos trabalhadores. Confira!

Democratização da Comunicação

Políticas de Comunicação e Cultura no México

Dissemina e EMERGE, do Departamento de Comunicação Social da UFF promoveram na segunda, dia 15, conversa online com Luciana Panke (UFPR) e Cuauhtémoc Cruz (IBERO Puebla) sobre expectativas em relação à comunicação no mandato de Claudia Scheinbaum. | Confira no canal do EMERGE no Youtube.

A Comunicação que queremos

SECOM anuncia apoio financeiro às rádios comunitárias

[Abraço] A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) anunciou durante o congresso da Associação Gaúcha de Rádios Comunitárias (Abraço RS), ocorrido na última sexta-feira (12), em Santa Cruz do Sul, que irá destinar R$ 2 milhões para apoiar as emissoras. A medida, anunciada pelo secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ricardo Zamora, vai beneficiar 811 rádios comunitárias que se cadastraram para veicular patrocínio sob a forma de apoio cultural. O objetivo, segundo Zamora, é fazer com que as ações do governo federal cheguem nas comunidades mais longínquas, lugares onde só os microfones das emissoras comunitárias alcançam.

Proposta de Pauta

Big Techs agem contra a regulação de plataformas no Brasil

[Via Fundação Rosa Luxemburgo] No Brasil, empresas como Alphabet (controladora do Google), Apple, Amazon, Meta, X (antigo Twitter) e Microsoft difundem a ideia de que a regulamentação das plataformas digitais poderia se configurar em censura. Elon Musk, dono do X, chegou a afirmar que não acataria as determinações da Justiça brasileira. O empresário incitou ainda o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, entre seus seguidores. Leia o artigo de Ana Mielke, coordenadora do Intervozes, publicado no site da Fundação Rosa Luxemburgo.

NPC Informa

Debate sobre desafios e limites para a Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária

A ULEPICC-Brasil promove, no dia 18 de julho, às 17 horas, o debate “Desafios e Limites para a Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária em Contexto de Midiatização e Plataformização”. A atividade contará com a participação de Pablo Nabarrete Bastos, da UFF, pesquisador visitante na Universidade de Westminster e coordenador pedagógico do LACCOPS, e Solange Inês Engelmann, do MST, doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS e integrante do grupo de pesquisa do LACCOPS da UFF. A mediação será feita por Rozinaldo Miani, da UEL, coordenador do NCP e bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Assista a transmissão ao vivo através do link!

NPC Informa

Democracia em risco: evento debate avanço da extrema direita no centro do capitalismo

Na próxima sexta, dia 19, às 18h30, a Fundação Rosa Luxemburgo, a Editora Expressão Popular, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o jornal Brasil de Fato promovem o debate “Democracia em risco no norte global: o avanço da extrema direita no centro do capitalismo”, no auditório da Fundação Rosa Luxemburgo. Participam do encontro o deputado alemão, Ferat Koçak, do partido Die Linke ('A esquerda', na tradução para o português), a militante Monique Murga, do Partido Comunista Francês, e representantes da organização The People's Forum. A entrada é gratuita, mas é preciso se inscrever através do link. O endereço é Rua Ferreira de Araújo, 36 - Pinheiros.

De Olho Na Vida

Caso do jornalista Cristian Góes, condenado pela publicação de uma crônica, ganha novo capítulo

As organizações Artigo 19 e Intervozes entregaram, no último dia 28, os argumentos da defesa de Cristian Góes à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA). O jornalista foi condenado a uma pena de reclusão, convertida em serviços comunitários, e pagamento de R$30 mil por danos morais ao então vice-presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), Edson Ulisses, pela publicação da crônica “Eu, o coronel em mim”. O texto em questão é uma obra ficcional, escrita em primeira pessoa e sem qualquer menção a nomes, datas, lugares ou cargos públicos específicos. Uma petição alegando que o processo criminal contra Góes violou o artigo 13 da Convenção Americana, que trata da liberdade de expressão, foi protocolada pelas organizações junto à CIDH em 2015, mas somente em 2023 o órgão admitiu formalmente o caso. No Brasil, o jornalista recorreu da condenação e perdeu em todas as instâncias, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF). | Saiba mais!

De Olho Na Vida

Cerca de 2,4 mil famílias ocupam imóveis abandonados no centro do Rio

[Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva] O cheiro de urina é forte ao se aproximar do edifício. Lençóis substituem as janelas. Arbustos crescem pela fachada, dando ao prédio de oito andares um aspecto a mais de abandono. Tudo parece estar caindo aos pedaços, se desfazendo aos poucos. No portão de ferro preto da entrada, dois algarismos pintados em branco informam, ao correio, que ali é o número 53 da Avenida Venezuela, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Esse imóvel insalubre e inseguro, que inclusive está oficialmente interditado pela Defesa Civil, é o “lar” de cerca de 100 pessoas, que, por diversos motivos, precisaram buscar uma moradia e consideraram que ali seria a alternativa menos pior. O local é apenas um entre as 69 edificações abandonadas na região central do Rio de Janeiro, que foram transformadas em moradia por 2.435 famílias sem teto, segundo levantamento publicado recentemente pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Observatório das Metrópoles e Central de Movimentos Populares. | Continue lendo.

NPC Indica

Dossiê temático “Folkcomunicação, saúde e saberes populares”

Já está no ar a nova edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF)! Nesse volume, a revista apresenta o dossiê temático “Folkcomunicação, saúde e saberes populares”, organizado pela professora Dra. Juliana Guerra e pelo professor Dr. Pedro Paulo Procópio. Oito artigos de pesquisadores oriundos de diferentes regiões do país registram práticas populares relacionadas a curas e milagres, apresentam interfaces entre a cultura e a educação e analisam processos comunicacionais inerentes à transmissão de saberes tradicionais. A revista conta ainda com mais dois artigos gerais, que abordam temas da cultura pelo viés da folkcomunicação, como a literatura popular e as práticas ex-votivas; uma entrevista com a médica, professora e cordelista Paola Torres, que utiliza a cultura popular do cordel para difundir conhecimentos sobre saúde; e um ensaio fotográfico. Disponível aqui!

NPC Indica

Dicas de Regina Dalcastagnè

Para não acharmos que o pesadelo que estamos vivendo hoje no Brasil brotou do nada, sugiro a leitura de três contos, que falam, em diferentes estilos e formatos, das convicções, da estupidez e da perversidade tão acalentadas por boa parte do povo brasileiro: “Eu, um homem correto”, de Murilo Carvalho (do livro Raízes da morte, de 1977) / “Quando a terra era redonda”, de José J. Veiga (do livro De jogos e festas, de 1980) / “O japonês de olhos redondos”, de Zulmira Ribeiro Tavares (do livro com o mesmo título, de 1982).

Pérolas

Por Alysson Mascaro

Enquanto a nossa gente não entender que o capitalismo é um problema, a nossa gente será golpeada pelo fascismo. E pior: a nossa gente será o elo de transmissão desse golpe, porque um pedaço da nossa gente bate em outro pedaço da nossa gente. [Alysson Mascaro é jurista e filósofo, autor de “Estado e Forma Política” e “Filosofia do Direito”]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 465

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Souto (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link