Boletim do NPC

20 de agosto de 2024

Notícias do NPC

Curso de Comunicação Popular do NPC chega a Rio das Pedras, no Rio de Janeiro 

O Curso Comunicação Popular e Saúde em Rio das Pedras está entre os 56 novos projetos que irão integrar o Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, uma iniciativa da Fiocruz e parceiros. São as sementes do  curso de Comunicação Popular do NPC, criado em 2004, brotando na  cidade do Rio de Janeiro. O curso em Rio das Pedras é uma ação conjunta na nossa cria Conexões periféricas e do Dicionário de Favelas Marielle Franco. Os projetos selecionados nesta chamada pública vão desenvolver ações para o treinamento profissional em saúde, atividades ligadas à saúde mental, desenvolvimento da agroecologia, iniciativas de comunicação e informação com foco em arte e cultura, produção de diagnósticos sociais das políticas e dos serviços de saúde em favelas que integram o plano. O curso é gratuito e voltado para moradores da favela, onde as aulas acontecem aos sábados, de 15 em 15 dias. Vamos falar sobre saúde integral, reformas sanitária e antimanicomial, epidemias, SUS, condições de moradia, educação, insegurança alimentar, comunicação e informação em saúde e muita comunicação: podcast, audiovisual, redes sociais, acesso à saúde pela internet e muito mais. É de Rio das Pedras? Preencha a ficha de inscrição! Conhece alguém? Indica. Mora em outros bairros mas tem família ou ligações afetivas com o local? Também pode. Mas atenção. As vagas estão quase todas preenchidas. Os inscritos receberão lanches, material didático, almoços e ajuda de custo para moto-táxi ou transporte público. Inscreva-se!  

Notícias do NPC

O 30º Curso Anual do NPC vem aí! E são apenas 100 vagas!

Fim de ano chegando e aquele momento tão aguardado por nós também: vem aí o 30º Curso Anual do NPC, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro no Rio de Janeiro! O tema geral deste ano será “Democracia, internet e a nossa comunicação: desafios e caminhos para a organização popular”. Ao longo dos três dias, vamos receber dezenas de convidados para debater temas como história e atualidade do Brasil, a relação capital e trabalho, quem são os donos da mídia e como funciona o mercado de algoritmos, inteligência artificial, a nossa comunicação e a importância da comunicação para organização da classe trabalhadora. As inscrições já estão abertas e temos APENAS 100 VAGAS. Os valores são R$1.070,00 sem hospedagem e R$1.520,00 com hospedagem (de quarta, dia 4, até domingo, dia 8, em quartos duplos/triplos). Estão incluídos material de apoio, lanches e almoço nos dias 5, 6 e 7. Garanta já a sua vaga! Acesse aqui e preencha a ficha de inscrição! Os valores são os mesmos de 2022. Estamos na batalha para não aumentar os custos.

Notícias do NPC

Dia Municipal da Comunicação Popular é celebrado no centro do Rio

No último dia 24/7, o Núcleo Piratininga de Comunicação realizou, na Cinelândia, uma atividade de celebração do Dia Municipal da Comunicação Popular no Rio de Janeiro. A data foi criada em 2017 em homenagem a Vito Giannotti, metalúrgico e grande lutador pela comunicação dos trabalhadores, que faleceu em 24 de julho de 2015.  Juntos, Vito e sua companheira, Claudia Santiago, fundaram o NPC em 1994. A programação começou às 10h e se estendeu até às 18h, com uma tenda da comunicação popular, distribuição de jornais e materiais, quiz com livros como brinde, exposição de fotos, entrevista ao vivo e roda de conversa. | Continue lendo.

Notícias do NPC

Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos: inscrições abertas!

Estão abertas, até 26 de agosto, as inscrições para o sorteio público da 11ª edição do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos. As aulas acontecem entre os dias 9 de setembro e 4 de novembro, em formato híbrido, sempre às segundas-feiras, de 17h às 20h, no auditório do Nepp-DH/UFRJ, na Praia Vermelha, e no Canal MVDH no YouTube. O objetivo é criar um espaço de diálogo horizontal entre a Universidade e o grande público, no registro da extensão universitária, voltado para o debate crítico acerca das representações da violência em seus aspectos de classe, étnico-racial e de gênero, bem como a proposição de alternativas a elas. O NPC apoia e faz parte desta parceria! Acesse e inscreva-se!

Entrevistas

“Globo versus CIEP – O Embate”: André Lemos fala sobre novo livro

O sociólogo e mestre em educação pela UFFRJ, André Lemos, está lançando o livro “Globo versus CIEP - O Embate”, pela editora Apparte. A obra conta a história sobre o embate que colocou em lados opostos o complexo de comunicações liderado por Roberto Marinho e os defensores do projeto de educação integral idealizado por Darcy Ribeiro, um dos patronos da educação brasileira. No último dia 16, André foi entrevistado por Marcelo Barbosa, do Programa Ponto de Partida das Ideias. Confira!

Radiografia da Comunicação Sindical

Sindipetro-NF promove exposição para lembrar 40 anos do acidente de Enchova

Em 2024 completam-se 40 anos do acidente na plataforma de Enchova, um dos episódios com maior número de vítimas na indústria do petróleo brasileira. Para marcar a data, o SindipetroNF irá promover, até o dia 20 de setembro, na sede de Macaé do sindicato, uma exposição que contará a história do acidente. A mostra, que inclui uma homenagem às vítimas, reúne depoimentos de trabalhadores e busca apresentar a importância da unidade no cenário da década de 80. Entrada gratuita. | Acesse e saiba mais!

A Comunicação que queremos

Cartilha da Fiocruz orienta jovens no acesso aos serviços do SUS

A Agenda Jovem Fiocruz (AJF), em parceria com o Instituto Gonçalo Moniz Fiocruz Bahia, produziu a cartilha “Jovens na Trilha do SUS”, lançada no último dia 17 como parte do evento Fiocruz Para Você 2024. O material é um guia que detalha os vários serviços oferecidos pelo SUS, desde a atenção primária aos serviços de maior complexidade, incluindo aqueles específicos, como o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. O objetivo da publicação é aumentar a proximidade dos jovens brasileiros com o atendimento oferecido pelo sistema de saúde pública. A cartilha traz ainda outras informações, como dados sobre problemas de saúde comuns na Juventude, relacionados a temas como saúde mental, saúde no trabalho e obesidade. Acesse e confira!

Proposta de Pauta

Mais 15 mil crianças e adolescentes morreram de forma violenta no Brasil nos últimos 3 anos

Mais de 15 mil crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 19 anos, foram mortos de forma violenta no Brasil nos últimos três anos. É o que mostra uma matéria da Agência Pulsar publicada no último dia 13. Com dados da segunda edição do relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, produzido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o texto mostra ainda que as mortes por intervenção policial se tornaram uma parcela ainda maior do total de mortes violentas de crianças e adolescentes na faixa de 10 a 19 anos. [Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil] | Continue lendo! 

De Olho Na Mídia

Rede Brasil Atual agora é TVT News

A Rede Brasil Atual e a Rede TVT se juntaram e agora são a TVT News, novo veículo que surge com o desafio de manter os mesmos princípios e garantir espaço para debates e pautas importantes para os trabalhadores, movimentos populares e vozes da diversidade do povo brasileiro. Um novo site, multiplataforma, será lançado em breve! Acesse e saiba mais!

Democratização da Comunicação

Portal Geledés Lança Manual de Comunicação e Educação Midiática

A partir das experiências do EncruziLab – Curso em Educação Digital e Comunicação em Direitos Humanos, o Portal Geledés produziu um Manual de Comunicação e Educação Midiática, com objetivo de favorecer a inclusão digital e oferecer acesso às ferramentas e conhecimentos necessários para participar de maneira equitativa nesse campo. O material inclui tópicos relacionados à internet, comunicação e ativismo e aborda desde questões práticas a terminologias que, como explica o portal, muitas vezes são mal compreendidas. Acesse e saiba mais! 

De Olho Na Vida

Marielle Franco iria completar 45 anos de idade hoje!

[Texto de Charlie Gomes publicado em 27.7.2024] Era 27 de julho de 2023, exatamente um ano desde que essa imagem foi capturada. Eu estava trabalhando e fui prestigiar o evento do “Dia Municipal de Comunicação Popular” realizado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), do qual tenho a honra de ter sido ex-aluno. O evento havia terminado, e notamos que a placa situada em uma praça pública, próxima à escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, estava depredada. ra justamente naquela semana que havia sido marcada por uma delação de réu e a prisão de um suspeito. Mesmo assim, não hesitamos. Apesar de todo mundo estar apavorado e com receio de fazer o que precisava ser feito, tivemos coragem e o fizemos. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

“Mais um sonho interrompido”

[Via Instagram Geni/UFF] Guilherme de Souza, de apenas 13 anos, estava em um aniversário quando foi tragicamente atingido por disparos durante um ataque armado no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Os tiros foram disparados por traficantes do Comando Vermelho (CV) que invadiram uma área dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP). O jovem Guilherme foi atingido na cabeça. Ele chegou a ser socorrido, mas infelizmente não resistiu e faleceu. Sua mãe também foi baleada na perna e está hospitalizada. Além deles, o entregador de farmácia Luiz Gabriel Costa de Jesus, de 20 anos, que estava chegando ao local, também perdeu a vida durante o tiroteio. Há anos, acompanhamos casos de crianças e adolescentes mortos por armas de fogo, a maioria vítimas de balas perdidas. Já são centenas de casos como o de Guilherme. A maioria dessas vítimas é pobre, negra e moradora de favelas. Até quando vamos presenciar a perda de vidas jovens e inocentes sem que os responsáveis sejam punidos?

NPC Informa

Cúpula dos Povos promove ciclo de debates sobre o G20

Você já ouviu falar do G20? Quer saber mais? Organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais que estão na preparação da Cúpula dos Povos convidam para participação em um ciclo de debates sobre o G20. Serão debatidos diversos temas ligados ao encontro, como o que é quem são os países membros, como foi criado, para que serve e o que impacta na vida de cada um de nós. Os encontros acontecerão nos dias 22/08, 12/09 e 26/09, sempre às 18h30, na Rua Pedro Lessa, 35 - Centro do Rio. A Cúpula dos Povos Frente ao G20 irá acontecer nos dias 16, 17 e 18 de novembro no Rio de Janeiro.

NPC Indica

Livro “Inteligência Artificial e Algoritmos”

Está disponível para download o livro "Inteligência Artificial e Algoritmos: desafios e oportunidades para os media", editado pelos pesquisadores Adriana Gonçalves, Luísa Torre & Paulo Victor Melo. Algumas perguntas norteiam a obra, que reúne textos sobre o papel da inteligência artificial e dos algoritmos na sociedade contemporânea: “Quais os papeis desempenhados pela IA e pelos algoritmos nas sociedades democráticas? Que questões éticas devem ser consideradas na adoção dessas tecnologias por instituições públicas e privadas? Como garantir a aplicação da IA e dos algoritmos sem que discriminações e vieses sejam reforçados? De que modo o jornalismo é impactado pela produção de conteúdos automatizados? Quais as implicações do uso de algoritmos nas notícias? Como a IA contribui para a disseminação e combate à desinformação?” A publicação é da Editora Labcom. Para baixar, acesse aqui. 

NPC Informa

Livro “Petrobras e petroleiros na ditadura: trabalho, repressão e resistência” é lançado no Rio

Acontece, no dia 21 de agosto, às 17 horas, no auditório do IFCS/UFRJ, o lançamento do livro “Petrobras e petroleiros na ditadura: trabalho, repressão e resistência”, publicado pela Boitempo. A obra trata do contexto de criação da empresa e aborda a aliança e a colaboração com a ditadura militar, o que provocou consequência para os trabalhadores petroleiros e seus sindicatos, além de danos a populações urbanas e implicações no contexto da crise climática. Os autores são Luci Praun, Alex de Souza Ivo, Carlos Freitas, Claudia Costa, Julio Cesar Pereira de Carvalho, Luiz Marques, Márcia Costa Misi, Marcos de Almeida Matos e Vitor Cerqueira Góis. O lançamento será na Sala Evaristo de Moraes Filho. O endereço é Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro do Rio. 

Memória

Um genocídio esquecido: a crise famélica de 1979-1984 no Nordeste

[Via Opera Mundi] Há 41 anos, em 14 de agosto de 1983, uma multidão de oito mil flagelados da seca invadia o armazém da Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), em Canindé, Ceará, em busca de comida. A ação evidenciava o ponto crítico de uma grave crise humanitária no Nordeste do Brasil. Entre 1979 e 1984, a região foi atingida pela pior seca do século 20. Conivente com os interesses das oligarquias regionais, a ditadura militar (1964-1985) nada fez para auxiliar os mais de 10 milhões de flagelados. Estima-se que a seca tenha matado centenas de milhares de pessoas — a maioria das quais crianças. Embora seja uma das crises famélicas mais letais do século 20, o episódio foi apagado da memória histórica do país. | Continue lendo.

Pérolas

Por Milton Santos 

A classe média não quer direitos, ela quer privilégios. Custe o direito de quem custar.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 467

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Souto (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link