Boletim do NPC

15 de outubro de 2024

Notícias do NPC

30º Curso Anual do NPC começa com homenagem a Frei Tito e lançamento de livro sobre comunicação popular na ditadura 

Estamos na contagem regressiva para o 30º Curso Anual do NPC e resolvemos começar a passear pela programação com vocês! Vamos? A primeira mesa será muito especial, principalmente neste ano de 2024, que marca os 60 anos do Golpe de 1964. Vamos receber grandes companheiros para falar sobre os 50 anos da morte de Frei Tito, educação popular, e lançar o livro “Jornal Ferramenta: a comunicação popular na luta contra a ditadura no Espírito Santo", de Elaine Dal Gobbo, que será publicado em breve pela Editora NPC. Além da autora, estarão conosco Leonardo Boff, Adriano de Araújo, Sandra Quintela e Henrique Vieira (a confirmar). Um começo que promete ser emocionante! O 30º Curso Anual do NPC acontece de 5 a 8 de dezembro no Rio de Janeiro. Já garantiu a sua vaga? As inscrições estão abertas! Não temos mais vagas com hospedagem, mas podemos ajudar você a encontrar um hotel! Para programação completa e inscrição, acesse!

Notícias do NPC

Conheça a Editora NPC

Você conhece a Editora NPC? Somos um espaço dedicado à publicação de livros comprometidos com as lutas sociais, os direitos dos trabalhadores e a construção de um outro mundo. No nosso catálogo de livros, você encontra obras que inspiram reflexão crítica e resistência, com temas como história dos movimentos sociais, história do brasil, sociologia e política. Temos também algumas obras que contam a história do nosso país através da vida de lutadores do nosso povo. E, claro, obras sobre comunicação sindical e popular! Existimos para ampliar vozes, contar histórias do nosso povo e fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras por uma sociedade justa e igualitária. Conheça nossas publicações e venha fazer parte do nosso grupo de autores!

Artigos

Anatomia de uma derrota

[Por Luis Felipe Miguel] [...] A crise do discurso eleitoral da esquerda é só um sintoma. A raiz do problema está na própria centralidade absoluta conferida ao embate eleitoral, como se nós acreditássemos de fato no discurso que a democracia eleitoral apresenta sobre si mesma – de que o voto popular decide o exercício do poder e as “regras do jogo” imperam igualmente para todos. A burguesia não acredita nisso, nem as igrejas, nem os meios de comunicação ou as big techs, nem os militares… A grande armadilha da democracia eleitoral, aquilo que a transforma num instrumento muito mais de manutenção da ordem do que transformação radical da sociedade, é a redução do horizonte da política à conquista de votos. O eleitoralismo faz com que a única coisa que importe seja obter o melhor resultado na eleição que está chegando. Com isso, não existe possibilidade de acúmulo, não existe estímulo para a desconstrução das representações hegemônicas do mundo social. Sempre é mais proveitoso remar a favor da correnteza, mesmo que essa correnteza seja conservadora, individualista, contrária aos interesses dos trabalhadores e dos grupos dominados em geral. | Leia o artigo completo.

Radiografia da Comunicação Sindical

O Brasil sob a ameaça do crime e do fanatismo

O neoliberalismo foi consolidado no Brasil na década de 1990 e alterou profundamente as relações econômicas e de trabalho. Foi o fim de uma era de industrialização que deixou boa parte da população fora do sistema, redirecionado ao modelo agroexportador e à prestação de serviços. Isso gerou o que o economista e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, chama de massa sobrante, para quem o capitalismo não tem nada a oferecer. Caminho aberto, segundo ele, para o crime organizado e o extremismo religioso. O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região. | Escute aqui!

A Comunicação que queremos

Rádio Comunitária A Voz do Povo, A Voz de Deus celebra 23 anos

[Tecla 1] A Rádio Comunitária A Voz do Povo, A Voz de Deus, celebra 23 anos de história em Arapiraca, consolidando-se como um importante veículo de comunicação que não apenas informa, mas também transforma a vida da comunidade. Desde sua fundação em 12 de outubro de 2001, por meio da visão do saudoso Padre Aldo de Melo Brandão, a emissora tem desempenhado um papel crucial na democratização da comunicação e na promoção da cultura local. A importância da comunicação comunitária é evidente no impacto social que Rádio 105,9 FM A Voz do Povo A Voz de Deus gera em Arapiraca. A rádio atua como um espaço onde as vozes da comunidade podem ser ouvidas, refletindo as preocupações e aspirações dos cidadãos. Além de informar sobre eventos locais e questões relevantes, a emissora promove a cultura alagoana, incentivando artistas regionais e abordando temas que fortalecem a identidade cultural da população. | Continue lendo.

Proposta de Pauta

A esfinge dialética: decifra-me, enquanto te devoro

[Por Sérgio Domingues] A última pílula citou as formulações de Marx e Gramsci para mostrar que o senso comum é um emaranhado contraditório, constantemente atravessado por valores e preconceitos da ideologia dominante. Apesar disso, boa parte da esquerda insiste em culpar a população pela confusão ideológica que vem garantindo seguidas vitórias à extrema-direita. Uma atitude metafísica que, a rigor, equivale a culpar a própria realidade. Diante dessa situação, perguntava a última pílula, “o que fazer?”. Claro que não há resposta pronta para essa questão. Assim como não havia nada de universal ou definitivo na famosa resposta formulada por Lênin. Afinal, ele mesmo dizia que suas propostas eram produto “da análise concreta de situações concretas”. | Continue lendo.

NPC Informa

Centro de Estudos sobre Autoritarismos e Crises é criado na USP

Na última semana foi criado, na USP, o Centro de Estudos sobre Autoritarismos e Crises. O objetivo é desenvolver pesquisas e promover debates sobre o crescimento da extrema-direita no mundo, autoritarismos e as diferentes crises globais que enfrentamos. Participam do Centro os professores Vladimir Safatle, André Singer, Ruy Braga, Christian Dunker, Virginia Ferreira, Cícero Romão, Tessa Moura Lacerda, Larissa Drigo e Leda Paulani.

NPC Indica

A Fliv vem aí!

Dias 28, 29 e 30 de novembro, vai rolar mais uma edição do Festival do Livro Vermelho (FLIV) no Rio de Janeiro. O tema de 2024 é “Superar a ignorância e o ódio” e, além da feira de livros, a programação contará com diversos debates e rodas de conversa. Editoras como Editora NPC, Boitempo, Malê, Kotter Editorial, Boitatá e Autonomia Literária já confirmaram presença. Fique ligado e acompanhe as atualizações pelo link!

De Olho Na Vida

Conheça a luta de Zé Maria do Tomé, assassinado por se levantar contra os efeitos dos agrotóxicos

[Por Lianne Ceará - Brasil de Fato | Limoeiro do Norte (CE)] José Maria Filho, conhecido como Zé Maria do Tomé, foi morto com 25 tiros em abril de 2010 no município de Limoeiro do Norte, interior do Ceará. Mais de 14 anos após o crime, um dos envolvidos, o réu Francisco Marcos Lima Barros foi levado a júri popular na última quarta-feira (9) e condenado a 16 anos de prisão. Zé Maria era ativista contra a pulverização aérea de agrotóxicos na localidade do Sítio Tomé, na Chapada do Apodi, desde o fim dos anos 90, quando descobriu que a causa de intoxicações na pele de sua filha era a água contaminada com pesticidas. Até hoje, esse não é um caso isolado – segundo relatório do Unicef publicado em 2022, mais da metade de crianças e adolescentes brasileiros vivem em áreas com alto risco de exposição à poluição por pesticidas. São 27,8 milhões de crianças e adolescentes expostos. Esse foi o indicador com resultado mais grave analisado pela pesquisa. | Leia a matéria completa.

Memória

Oficinas de conserto de trens da Great Western of Brazil, Jaboatão (PE)

No mês de setembro, a série Lugares de Memória dos Trabalhadores do portal do LEHMT/UFRJ publicou artigo de Bruno Lima sobre as oficinas de conserto de trens da Great Western of Brazil em Jaboatão, Pernambuco. A partir da década de 1910, a cidade tornou-se o maior parque de consertos ferroviários do Nordeste brasileiro, concentrando milhares de trabalhadores e suas famílias na vila operária e seus arredores. Uma importante vida comunitária e associativa foi a base para um sindicalismo atuante e para um forte apoio dos ferroviários ao Partido Comunista do Brasil (PCB) nos anos 1930. Não por acaso, o epicentro da Insurreição Comunista de 1935 em Pernambuco se deu em Jaboatão, bem como foi ali que se deu uma feroz repressão com a derrota do movimento. Apesar disso, a cidade manteria uma tradição de participação política e atuação dos ferroviários até o período da ditadura militar, quando as oficinas foram sendo paulatinamente desativadas até seu abandono total. | Confira!

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 472

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Souto (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link