Boletim do NPC

3 de janeiro de 2025

Notícias do NPC

Caderno-agenda conta história dos 30 anos do NPC e marca 10 anos sem Vito Giannotti

Já tem gente pelo Brasil inteiro com o caderno-agenda que conta a história dos 30 anos do Núcleo Piratininga de Comunicação e homenageia Vito Giannotti, um de seus fundadores, no marco de dez anos de sua morte. A cada página, você vai conhecer um pedaço da atuação do NPC pelo fortalecimento da comunicação popular e sindical ao longo dessas três décadas. Ou se reconhecer nela! O caderno tem formato de agenda permanente, então você pode usá-lo de várias formas. Adquirindo um, você contribui com a manutenção das atividades do Núcleo Piratininga de Comunicação. Sua colaboração é muito importante. Para mais informações, entre em contato pelo zap (21) 99628-3667.

Notícias do NPC

Nasceu o jornal Conexões RP

O Conexões RP está nas ruas! A publicação é fruto do Curso de Comunicação Popular e Saúde em Rio das Pedras, realizado desde agosto de 2024 como parte do edital 146x Favela, do Plano Integrado de Saúde nas Favelas da Fiocruz. Com textos escritos pelos alunos, o jornal tem na pauta assuntos como a comunicação popular e comunitária em Rio das Pedras, o SUS, saúde da mulher, equipamentos de saúde pública em Rio das Pedras, o que acontece na comunidade e a história do local. Mais de mil exemplares já foram distribuídos! A edição digital está disponível aqui.

Notícias do NPC

Lançamento “Cultura e filosofia da práxis”

Acontece hoje, 16/4, às 18h30, na Livraria Argumento, no Leblon, o lançamento do livro "Cultura e filosofia da práxis", organizado por Eduardo Granja Coutinho. A coordenadora do NPC, Claudia Santiago, assina o artigo "Disputa de ideias no neoliberalismo: comunicação mudou, mas os donos da mídia são os mesmos de sempre". Confira as palavras do cientista político Marcos Del Roio sobre a obra: "Este livro, organizado por Eduardo Granja Coutinho, apresenta uma inestimável contribuição ao conhecimento da obra de Gramsci sob o enfoque da cultura, que, para ele, desde muito cedo, se apresentou como essencial. Não como um acúmulo de conhecimentos sobre história, arte, literatura, ciência, mas como algo intrinsecamente vinculado à política. Por sua vez, a política se identifica com a cultura, com a filosofia, com uma visão de mundo. Assim que se cultura e política tendem a se identificar, mesmo resguardada a sua distinção, significa que a cultura é um espaço de ação transformadora da realidade, encontrando-se no âmago de uma particular filosofia, uma filosofia da práxis, que se mostra como a argamassa de uma hegemonia concreta ou alternativa." A Livraria Argumento fica na Rua Dias Ferreira, 417.

Democratização da Comunicação

João Brant fala sobre regulação das plataformas em palestra na Fiocruz

“O governo está terminando de definir sua posição de mérito e de estratégia. Nossa compreensão é que essa regulação precisa equilibrar três coisas: primeiro, a responsabilidade civil das plataformas; segundo, o que a gente chama de dever de prevenção e precaução, que significa a necessidade de atuar preventivamente para que não haja disseminação de conteúdos ilegais e danosos a indivíduos ou a coletividades; e terceiro, que elas atuem na mitigação dos riscos sistêmicos da sua atividade”, defendeu Brant na última semana, em palestra na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). | Leia mais.

Proposta de Pauta

Cuidar, maternar, transformar: a força das mulheres na democracia

Durante o painel “Cuidar, maternar, transformar: a força das mulheres na democracia”, no Festival Mulheres em Luta (@mel.mulheresemlutas), a pesquisadora Laís Abramo (@laisabramo) destacou a urgência de repensar a organização social dos cuidados no Brasil. Segundo ela, 83% das mulheres com filhos de 0 a 3 anos estão fora do mercado de trabalho e sequer têm condições de aceitar um emprego, porque precisam cuidar. Apesar de avanços como a lei de igualdade salarial, Laís pontuou que essas políticas só alcançam quem já está inserida no mundo do trabalho. “A atual organização dos cuidados é injusta, desigual e insustentável. O modelo baseado exclusivamente na família está em extinção”, afirmou. Para enfrentar essa realidade, ela defendeu a construção de uma Sociedade dos Cuidados — com políticas públicas que garantam acesso universal e coletivo ao cuidado como um direito, condição essencial para a justiça social e para a participação plena das mulheres na vida pública e econômica. [Mídia NINJA - Vídeo: @luizaleaof]

A Comunicação que queremos

ABRAÇO Brasil lança campanha de arrecadação para Plenária Nacional

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Brasil) iniciou uma campanha de arrecadação para viabilizar a Plenária Nacional de Rádios e TVs Comunitárias, Webs, Mídia Alternativa e Popular, que será realizada em Brasília nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2025. Para contribuir, as rádios comunitárias associadas receberão um boleto no valor de R$30,00. Os recursos arrecadados serão utilizados para arcar com os custos da organização do evento, que pretende fortalecer a luta pelo setor e debater pautas essenciais, como a alteração da Lei 9.612/98 e do Decreto 2.615/98. Também é possível contribuir com qualquer valor pelo Pix da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Abraço Brasil com a chave 61-98236-4626 – CNPJ: 01.674.953/0001-06 – Banco Cora. Mais informações pelo email abracobrasil2017@gmail.com ou pelo telefone (61) 98236-4626.

NPC Informa

24/4: Ato GLAUBER FICA no Rio de Janeiro 

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) está em greve de fome desde a última quarta-feira, dia 9/4, dia em que foi aprovado, no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, o parecer do relator favorável à cassação do seu mandato. A decisão de Glauber de permanecer na sala do conselho e sem se alimentar é um protesto contra a perseguição política da qual tem sido vítima e uma forma de dar visibilidade ao que está acontecendo. Após a aprovação no Conselho de Ética, a decisão final será tomada por meio de votação no plenário. Por conta dos feriados da semana santa e Tiradentes, a próxima sessão na câmara federal acontecerá apenas na terça-feira, dia 22. A votação da cassação, por sua vez, ainda não tem data marcada. Para reforçar o protesto e prestar apoio ao deputado, vários atos estão sendo realizados em diversos estados. No Rio de Janeiro, a manifestação está marcada para o dia 24 de abril, às 17h30, em frente à Câmara Federal do Rio de Janeiro, na Cinelândia.

NPC Informa

IV Congresso do Movimento Policiais Antifascismo

De 14 a 16 de maio de 2025, em Vitória-ES, vai acontecer o IV Congresso do Movimento Policiais Antifascismo. A proposta do encontro é debater e construir um novo modelo de segurança pública, pautado na defesa da democracia, dos direitos humanos e em uma matriz anticapitalista e antirracista. Durante três dias, representantes de movimentos sociais, pesquisadores, sindicalistas e policiais irão participar de debates em busca de caminhos para uma segurança pública popular e comprometida com a transformação social. A primeira mesa confirmada terá a participação de Vladimir Safatle, professor de filosofia da USP e escritor; José Genoino, ex-deputado federal e ex-presidente do PT; Fabricio Rosa e Maria Helena Vasconcelos, ambos da Coordenação Nacional do Movimento Policiais Antifascismo. Para saber mais, acesse aqui.

De Olho Na Vida

Trabalhador senegalês é morto pela PM de São Paulo

O trabalhador ambulante senegalês Ngange Mbaye foi morto com um tiro no peito disparado pela polícia militar de São Paulo na sexta-feira, dia 11 de abril, enquanto tentava impedir que sua mercadoria fosse apreendida pelos agentes. No sábado, dia 12, centenas de imigrantes senegaleses saíram às ruas na região do Brás para protestar contra a morte. Familiares e amigos de Mbaye estavam visivelmente emocionados e outros trabalhadores senegaleses exibiam cartazes com pedidos de justiça. [Foto: Pedro Stropasolas/Brasil de Fato]

De Olho Na Vida

Documentário retrata Chacina do Pau D’Arco

Em 24 de maio de 2017, policiais executaram brutalmente dez trabalhadores sem-terra que ocupavam a fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D’Arco, no sul do Pará. Durante sete anos, a diretora Ana Aranha acompanhou de perto a vida de Fernando, principal testemunha da Chacina de Pau d’Arco, e do advogado do grupo, José Vargas Jr. O resultado é o documentário “Pau d’Arco", que estreou neste sábado, 5/4, no Festival É tudo verdade!. "Pau d’Arco” é o primeiro longa-metragem de Ana Aranha, que antes dirigiu o curta “Relatos de um Correspondente da Guerra na Amazônia”, sobre o assassinato do jornalista Dom Phillips. O filme ganhou o 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, em 2023.

De olho no mundo

Denúncia de fraude nas eleições no Equador

As eleições presidenciais do Equador, realizadas no último domingo, dia 13, são alvo de questionamentos por parte do partido progressista Revolução Cidadã, da candidata Luisa González, e de organizações populares do país. Com 92,6% das urnas apuradas, o candidato de extrema direita Daniel Noboa foi reeleito com 55,7% dos votos, contra 44,3% de González, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). À frente em praticamente todas as pesquisas de intenção de votos, González disse que vai pedir a recontagem dos votos e recebeu apoio de seus partidários da Revolução Cidadã. O ex-presidente Rafael Correa (2008-2017) questionou os resultados no X: “Todos sabem que esses resultados são impossíveis. Tivemos os mesmos 44% do 1º turno. Esses mafiosos podiam ter disfarçado um pouco mais”. O secretário-geral do partido Revolução Cidadã, Andrés Arauz, por sua vez, denunciou irregularidades no processo de escrutínio realizado pelo CNE e publicou imagens de várias atas eleitorais sem as assinaturas do presidente e do secretário das Juntas Receptoras de Voto (JRV). | Confira a matéria do Brasil de Fato. 

Pérolas

Por Jodi Dean

Via Boitempo Editorial. Veja a publicação completa!

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 474

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Souto (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link