Boletim do NPC

Em vídeo, Vito Giannotti fala nos 196 anos do nascimento de Marx

Na segunda-feira, 5 de maio, foram comemorados os 196 anos do nascimento do pensador revolucionário Karl Marx. Para marcar essa data, gravamos um pequeno vídeo na Livraria Antonio Gramsci com Vito Giannotti, coordenador do NPC. Em poucos minutos ele fala sobre quem foi Karl Marx e seus principais seguidores, o que é o marxismo e o que é ser marxista. Assista aqui!

20 de maio de 2014

Notícias do NPC

Morre Washington Costa: o comunista que realizava sonhos

[Por Claudia Santiago (NPC) e Fátima Lacerda (APN)] Na segunda-feira, 19 de maio, o Rio de Janeiro amanheceu menor. Naquela madrugada morreu, aos 57 anos, o comunista que realizava sonhos Washington Costa. O militante menino tornou-se operário metalúrgico e participou de todas as lutas da categoria desde a década de 70. Foi militante da Ala Vermelha (que depois passa a se chamar MCR - Movimento Comunista Revolucionário e posteriormente Força Socialista, e finalmente APS). Foi fundador do PT e da CUT. Até o dia de sua morte era militante do PSOL. Em 1987 foi eleito presidente do Sindicato dos metalúrgicos do Rio. Em 1991 é eleito presidente da CUT-RJ. Participou de todas as manifestações do ano passado, até setembro quando ficou doente. Atualmente era professor do Cefet-RJ. Em 2013 foi eleito presidente da Associação de Docentes, a ADCEFET-RJ, gestão 2013/2015. Washington Costa foi um grande comunista. No ano passado o NPC o escolheu como um dos entrevistados do seu programa Quintas Resistentes, representando os operários do Rio de Janeiro. Assista aqui a entrevista!

Notícias do NPC

Alunos do Curso de Comunicação Popular têm aula de geografia na Floresta da Tijuca

O sábado, 3 de maio, foi dia de muita caminhada para os alunos do curso de comunicação popular do NPC. Guiados pelo professor de Geografia Leon Diniz, eles visitaram o Parque Nacional da Tijuca e subiram até o pico, ponto mais alto da cidade, onde tiveram uma aula de geografia e história do Rio também. Lá de cima, Leon Diniz falou, além da recuperação histórica da cidade, sobre as mudanças que estão ocorrendo na cidade por conta da preparação para os megaeventos e da especulação imobiliária. Em breve divulgaremos um vídeo da aula feito por Eric Fenelon

Notícias do NPC

Após a Floresta, visita ao Centro do Rio

No dia 17 de maio foi a vez de estudar a economia e a história dos pretos no Rio de Janeiro. O Curso de Comunicação Popular do NPC visitou o Quilombo da Pedra do Sal, guiado pela historiadora Natana Magalhães, e foi recebido por Lucinha com sua deliciosa feijoada. Antes do passeio pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro a turma teve aula com o professor de geografia Paulo Bastos sobre a Economia do Rio.

Notícias do NPC

Série Quintas Resistentes recebe operário naval perseguido pela Ditadura

Benedito dos Santos tem 85 anos e possui muita história pra contar. Em 1964, ano do golpe, ele foi um dos primeiros a ser perseguidos e presos pelo regime militar. Na época, era presidente do Sindicato dos Operários Navais do Estado do Rio. Foi levado para o Estádio Mestre Ziza, no Complexo Caio Martins, em Niterói, o primeiro estádio a se tornar prisão política na América Latina. Esse e outros episódios de sua militância serão relatados à TV-NPC no mês de Junho. A entrevista faz parte da série Quintas Resistentes, que conta a resistência de militantes contra a ditadura.

Radiografia da Comunicação Sindical

Sindicato da Paraiba produz programa de rádio sobre agricultura familiar

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Remígio, da Paraíba (STTR/Remígio), vem se destacando pelo apoio a práticas agrícolas sustentáveis. Uma de suas principais ações, nesse sentido, é o programa de rádio A Voz da Agricultura Familiar, transmitido toda quinta-feira pela Rádio Baixa Verde 87,9 FM de Remígio/PB. O programa começa às 14h.

A Comunicação que queremos

Jornal Brasil de Fato RJ comemora um ano de existência

Desde maio de 2013 quem vive no Rio tem uma nova fonte de informação sobre os acontecimentos da cidade, do país e do mundo. É o jornal regional Brasil de Fato RJ, que semanalmente dias divulga notícias a partir de um ponto de vista contra-hegemônico. Se coloca sempre a favor dos interesses dos trabalhadores, dos explorados e dos oprimidos. Lutas de trabalhadeores, de moradores de periferia, Direitos humanos, manifestações, cultura popular, direito à Educação, à Saúde são alguns dos temas privilegiados pela equipe que constrói o semanário.

Democratização da Comunicação

Canal da Cidadania

Toda cidade tem direito a uma TV pública municipal, uma estadual e duas TVs comunitárias: é o que garante o Canal da Cidadania. Com o objetivo de tirar suas dúvidas sobre o assunto, diversas prefeituras de todo o Brasil participaram do 1º curso sobre o Canal da Cidadania nos dias 8 e 9 de maio. O evento organizado pela Associação de Comununicação Educativa Roquette-Pinto (Acerp) teve palestras sobre custos de implantação, documentação, projeto técnico, prazos, procedimentos e financiamento. Para ajudar no debate sobre o Canal da Cidadania, veja os vídeos e as apresentações do curso.

Proposta de Pauta

Passarela estreita provoca “congestionamento de gente” em Coelho Neto, na zona norte do Rio

Leia aqui a matéria do André Vieira e veja as fotos de Marlon Gangazumba. Esta pauta foi sugerida por Julio Lacerda, do Bonde da Cultura. Julião distribui todas as quinta-feiras o jornal Brasil de Fato RJ no metrô de Coelho Neto.

De Olho Na Vida

Ericsson é condenada por discriminar homossexual

Na quarta-feira, dia 7, foi divulgada a sentença favorável a uma ação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região contra a empresa de telecomunicações Ericsson. Ficou comprovado que o metalúrgico Maximiliano Neves Galvão (foto) foi vítima de assédio moral e homofobia no seu local de trabalho. O parecer foi expedido, em primeira instância, pela 5ª Vara do Trabalho local. A sentença determina que a empresa pague ao funcionário uma indenização de R$ 90 mil por danos morais. Maximiliano conta que foi chamado de “gay”, “viado” e “bicha” na presença de superiores e que nenhuma providência foi tomada a respeito. O trabalhador passou a ser vítima de brincadeiras e piadas, durante reuniões de trabalho. No texto da sentença, um testemunho relata que “o gerente Osvaldo usou o gabarito rosa (formulário administrativo) e disse que o gabarito era bissexual e que daria para ser usado dos dois lados”, falando em tom de ironia diretamente para o trabalhador. - Campanha contra a homofobia - Em 2013, o Sindicato realizou uma grande campanha na cidade de São José dos Campos para denunciar a homofobia, o machismo, racismo e outras formas de discriminação nas empresas. Na ocasião, a trabalhadora Telma Cristina relatou os constrangimentos vividos nos cinco anos que trabalhou na Embraer como operária na produção do avião 145. Telma foi vítima de racismo.

De olho no mundo

Turquia: sindicatos decretaram greve em solidariedade aos mineiros

[Por Rosângela Gil] A explosão ocorrida na terça-feira (13) em uma mina da Turquia, que fez pelo menos 282 mortos desencadeou greves e manifestações contra o governo que estão sendo reprimidas hoje (15) pelas forças policiais. A polícia antimotim disparou nesta quinta-feira granadas de gás lacrimogêneo em Izmir, no Sudoeste da Turquia, para dispersar uma manifestação com cerca de 20 mil pessoas. O protesto era contra a “negligência governamental” na mais grave catástrofe industrial da Turquia. Na capital do país, Ancara, a polícia disparou granadas de gás lacrimogêneo e usou canhões de água para dispersar 200 pessoas que protestavam na Praça Kizilay, no centro da cidade. Um cartaz segurado por um sindicalista que pedia a demissão do governo dizia: “Isso não foi nem um acidente nem fruto do destino. Isso foi um massacre”. Leia o artigo completo.

Artigos

A COPA É PROBLEMA, MAS NÃO É O ÚNICO

[Por Vito Giannotti] A COPA é um grande problema. Todo protesto contra ela é pouco. Os problemas do Brasil não podem e não vão ser escondidos atrás de estádios luxuosíssimos e ruas pintadas para a festa. Os gastos com esta COPA são monstruosos. Claro que merecem os maiores protestos. E as remoções? Li uma mentira, num jornal desta mídia empresarial que diz que serão poucas. Menos de 10 mil. Lorota pura. Em qualquer contagem a soma dos desabrigados da COPA passa dos 100 mil. Seria bom se todos juntos fizessem seus protestos contra os governos responsáveis por essa derrama de dinheiro e pela expulsão de dezenas e dezenas de milhares. Mas a COPA é um dos tantos assuntos da nossa política que temos que atacar. No Brasil da Globo/Record, da Folha/Estadão e da Veja/Época o povo pouco discute política. O povo trabalhador é anestesiado todo dia por uma mídia conservadora. Uma mídia que não quer saber de um PROJETO DE PAÍS. Não se discute que Brasil queremos. Só para dar dois exemplos. Todo dia, lá no Sul do Pará da maior mina de ferro do mundo, que hoje é da privatizada VALE, saem milhões de toneladas de ferro para “lá fora, para o estrangeiro”. São 12 composições diárias de 400 vagões cada, carregadas de ferro que saem do País e o lucro é todo da Vale. Mais um exemplo que a mídia dos patões esconde. Sim, a Amazônia é “nossa”, dizem! Mas de 2010 pra cá foram desmatados o correspondente ao tamanho de três Estados de São Paulo. E cadê um projeto de país? Leia o artigo completo.

NPC Informa

“Que um grito de gol não abafe a nossa história”, pedem atingidos pelos megaeventos

Entre os dias 1 e 3 de maio foi realizado, em Belo Horizonte, o “1º Encontro dos(as) Atingidos(as) – Quem perde com os Megaeventos e Megaempreendimentos”. Ao final do evento os participantes divulgaram uma carta sobre as violações geradas a partir dos megaprojetos em todas as cidades-sede da Copa 2014. “Afirmamos que a Copa e as Olimpíadas estão a serviço de um modelo de país e de mundo que não atende aos interesses gerais do povo trabalhador e dos setores oprimidos pelo sistema capitalista”, diz o texto. | Leia na íntegra.

NPC Informa

Conheça o novo Conselho Político da Amarc

O Conselho Político da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC Brasil) concluiu a seleção para novos coordenadores da entidade. São eles: - Coordenação executiva: Daniel Fonseca (Rio de Janeiro), - Coordenação do Programa de Gestão: Sofía Hammoe (Buenos Aires), - Coordenação do Programa de Formação: Augusto Júnior (Fortaleza) e - Coordenação do Programa de Legislação: Daniel Israel (Rio de Janeiro).

Memória

Ferroviário fundador do PCB morre aos 97 anos

[*Por Fatima Lacerda] Aos 97 anos de idade, o líder sindical Bentilho Jorge da Silva faleceu na segunda-feira, dia 5, na Engenhoca, em Niterói, onde viveu nos últimos 35 anos, na companhia dos filhos. Eram nove. Bentilho era ferroviário, fundador do Partido Comunista do Brasil (PCB), em 1922, e sofreu várias prisões políticas ao longo da vida. Era correligionário e amigo pessoal de Carlos Mariguella que chegou a realizar reuniões clandestinas no Barreto, em Niterói, em sua residência, nos idos 1967. O líder ferroviário foi preso em 1967, permanecendo mais de um ano no DOPS, no Rio de Janeiro, onde foi barbaramente torturado. Depois de libertado, as perseguições continuaram, praticadas pelo “CCC” (Comando de Caça aos Comunistas). Outras prisões ocorreram na ditadura Vargas, quando atuava com Luís Carlos Prestes. Como ferroviário foi dirigente sindical, ao lado de Batistinha, entre 1945 e 1963. Batistinha chegou a ser eleito deputado federal e, posteriormente, foi cassado e preso. Na época, Bentilho foi um dos coordenadores da sua campanha, sendo responsável pela redação do “Manifesto aos Ferroviários”. *Fátima Lacerda é jornalista da Agência Petroleira de Notícias

Entrevistas

Entrevista com Karl Marx publicada no jornal The World em julho de 1871

"Relato aqui da melhor maneira possível os assuntos que foram aborda­dos durante a minha conversa com esse homem extraordinário. Deixo para que os senhores tirem suas próprias conclusões. Seja lá o que for dito a favor ou contra a probabilidade de sua cumplicidade com o movimento da Comuna, podemos ter certeza de que, no centro da Associação Internacional, o mundo civilizado tem um novo poder com o qual ele terá, em breve, que ajustar con­tas, para o bem ou para o mal." Leia aqui a entrevista conduzida por R. Landor e publicada originalmente no jornal The World, de 18 de julho de 1871.

Pérolas

Por Conrado Hübner Mendes

O humorista, enfim, pode ser um agente de transformação cultural e política ou pode ser exatamente o contrário. A piada pode ajudar a desarmar, ridicularizar e reverter um preconceito, ou pode ser veículo para disseminar um pegajoso discurso de desprezo, disfarçado pelo manto do humor. Praticar o humor do primeiro tipo exige coragem moral, ousadia intelectual e empatia. Dá mais trabalho. Já o segundo se consegue com boa dose de preguiça mental, docilidade política e submissão ao senso comum. Comediantes que deixaram uma herança libertária e emancipatória perseguiram o primeiro caminho. Entre os novos comediantes brasileiros, alguns ainda desconhecem tal diferença. Não são estes que merecem nossa risada. [em O Estado de S. Paulo – 31/12/2012]

Dicas

Está no youtube série sobre os militares que resistiram ao Golpe de 1964

Assista, pela internet, à série "Militares da Democracia" e conheça a história de integrantes da Marinha, Exército e Aeronáutica que não aderiram ao Golpe de 64. Dirigida pelo cineasta Silvio Tendler, a série foi exibida pela TV Brasil. Veja aqui!

Cartas

Mensagem da jornalista Lígia Coelho

Gente do NPC, o boletim de vocês está a cada dia melhor. Me emocionou a notícia sobre a visita dos alunos de comunicação popular ao Morro da Providência. Só lamentei não estar junto. Me emocionou também a entrevista com Iná Meireles. Também não poderia deixar de citar a memória do Vito sobre as origens do 1º de Maio. Ainda não li tudo, o tempo não permitiu, mas todo o conteúdo do boletim me pareceu excelente. Parabéns e abraços a todos. Lígia Coelho

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 269

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Sheila Jacob (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosângela Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link