Boletim do NPC

20º Curso Anual do NPC será de 5 a 8 de novembro

Companheiros/as! Anotem em suas agendas: o 20º Curso Anual do NPC já está com data marcada. Será entre os dias 5 e 8 de novembro de 2014, no Centro do Rio. Em breve divulgaremos outras informações referentes à hospedagem, programação, local e valor da inscrição.

29 de julho de 2014

Notícias do NPC

Sindicatos já podem encomendar as agendas NPC personalizadas

As agendas do NPC de 2015 já estão sendo preparadas. Sindicatos interessados em fazer o seu material personalizado já devem entrar em contato conosco para dar início à produção. Cada entidade pode escolher um dos seguintes assuntos: “MULHERES NA HISTÓRIA”, “COMUNICAÇÃO”, “INSURREIÇÕES DOS TRABALHADORES NO BRASIL” ou “LUTAS E REVOLUÇÕES POPULARES NA AMÉRICA LATINA”. Todos os temas foram atualizados no último ano pela equipe de pesquisa do NPC. Para saber mais sobre os prazos e orçamento, basta enviar um e-mail para npiratininga@piratininga.org.br

    Charge de Semana


    .

Foto da edição

MST realiza 5ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Centro do Rio

FOTO: Boletim MST-RJ

Artigos

25 de julho: Da luta contra o racismo à luta pelo Poder. Quais são os desafios das mulheres negras?

[Por Patrícia Chaves/ O Levante - Salvador] À mulher negra, vinda para o Brasil no período escravista colonial, foram delegadas três finalidades: a escrava sexual, a reprodução da mão de obra e a exploração de sua força de trabalho. E mesmo com o “fim” da escravidão, mesmo depois de mais de 100 anos, nós continuamos exercendo os mesmo papeis que nos foram atribuídos na época. O capitalismo se apropriou do racismo e do patriarcado para manutenção de um sistema de dominação opressor e explorador. Continuamos sendo as empregadas domésticas dos condomínios, o objeto sexual para o prazer masculino, vivemos nas senzalas do século 21. A mídia tem papel fundamental na manutenção desses estereótipos. A nós, mulheres negras, só existem dois lugares na TV: a empregada doméstica da novela, ou tendo nossos corpos hipersexualizados nas propagandas de cerveja ou no concurso da “globeleza”. | Continue lendo.

Entrevistas

Taís Araújo fala sobre preconceito no Brasil

Em entrevista exclusiva no Sul da França, a atriz Taís Araújo conta que percebe o preconceito no dia a dia. "Acontece até hoje. Quando eu chego a um restaurante no Brasil, as pessoas que são iguais a mim só estão limpando e servindo. É o Brasil me dizendo que meu lugar é servir e limpar, quase falando que não tenho o direito de estar ali comendo. Ser Taís Araújo ameniza, mas não isenta. No nosso país, o preconceito está presente no momento em que saímos de casa", desabafa. | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Documentário mostra como a mídia comercial enxerga a mulher brasileira

Alta, magra, cabelos lisos e loiros, heterossexual e jovem: este é o padrão de mulher que a mídia brasileira apresenta hoje. O que há por trás disso? No documentário “Mulheres brasileiras: do ícone midiático à realidade” (14 min.) são expostas as relações que esse padrão veiculado tem com a própria mídia e com as mulheres “reais”. Uma das explicações para a criação desse padrão é o fato de toda a comunicação de massa brasileira estar nas mãos de algumas poucas famílias. Com isso, surge a necessidade de competição por audiência e a figura da mulher é usada como mera ferramenta para causar reações e garantir espectadores. O mesmo acontece com a figura feminina na publicidade, mesmo quando o produto é direcionado a elas. Saiba mais.

De Olho Na Mídia

Em caso de prisão de ativistas, O Globo serve de porta-voz à versão da polícia

[Por Pablo Ortellado/ no Facebook] "Sininho admite que há provas para ser indiciada em Minas". "Eloísa Samy é acusada de organizar atos violentos entre ativistas"; "Professora da Uerj seria uma das líderes do ‘Junho Negro’". "Ativistas preparavam ação com bombas para a final da Copa". Essas frases não são releases da Polícia Civil do Rio -- são as quatro primeiras manchetes do site d'O Globo. Um vídeo que está circulando na internet mostra a manipulação feita pelo Jornal Nacional para incriminar os manifestantes. Assista!

NPC Informa

Curitiba recebe exposição inédita no Brasil de fotos de Frida Kahlo

“Frida Kahlo - as suas fotografias” apresenta, pela primeira vez no Brasil, retratos da artista, sua família e amigos. São 240 fotos que registram a trajetória da artista. Para o curador da exposição, Pablo Ortiz Monasterio, “o acervo reflete de maneira clara os interesses que a pintora teve ao longo da sua tormentosa vida: a família, o seu fascínio por Diego e os seus outros amores, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta política e a arte, os índios e o passado pré-hispânico, tudo isto revestido da grande paixão que teve pelo México e pelos mexicanos”, conta. A mostra está em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, que fica na Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico da capital paranaense. Pode ser visitada até o dia 2/11/2014. Saiba mais.

Democratização da Comunicação

EBC abre inscrições para a edição 2014/2015 do Banco de Projetos

O Banco de Projetos é um sistema online para o cadastro de propostas de conteúdos audiovisuais, radiofônicos ou multimídia para as plataformas da EBC. Já estão abertas as inscrições para a edição 2014/2015. O prazo para envio é 31 de dezembro de 2014. Serão aceitas propostas para coprodução de obras audiovisuais, radiofônicas e/ou interativas digitais multimídia. O objetivo é investir na produção independente para a realização de conteúdos artísticos, educativos, culturais ou jornalísticos a serem vinculados na TV Brasil, da TV Brasil Internacional, TV Brasil Web, Rede Nacional de Comunicação Pública – RNCP, Portal EBC e Sistema Público de Rádios. | Saiba como participar.

Proposta de Pauta

Israel envergonha o povo judeu

[Por Breno Altman - Opera Mundi] "A agressão de Israel aos palestinos da Faixa de Gaza nada tem a ver com a resistência judaica no Gueto de Varsóvia. Ou com os milhares de judeus que participaram das revoluções russas no século passado. Tampouco possuem qualquer vínculo com Albert Einstein e outros judeus pacifistas. Ou com mártires da guerra fria como Julius e Ethel Rosemberg, executados na cadeira elétrica. Os crimes ordenados por Netanyahu não apresentam semelhança alguma com a ação de educadores como Janusz Korczak. Ou com escritores humanistas como Sholem Aleichem e I. L. Peretz. Leia mais.

Proposta de Pauta

Refusenik, os heróis anônimos de Israel

[Por Eric Fenelon-NPC] É difícil afirmar, ainda mais em um momento como esse, quando o número de Palestinos mortos pelo exercito israelense está em 843 pessoas. São mais de 5.200 feridos. Fora os 160.487 Palestinos que fugiram para 83 abrigos da ONU. Mas, no meio disso tudo, existe um grupo de soldados israelenses que se recusam a participar de toda essa matança. São os Refusenik, militares cujas patentes vão de sargento a major. São homens e mulheres que se recusam a prestar o serviço militar ou receber ordens para o exército. Esses heróis Judeus são jovens que preferem ser julgados e presos em solitárias. E mantêm os princípios apresentados no julgamento de Nuremberg em 1946. Nele, as lideranças Nazistas foram condenadas por crimes de guerra. A partir de então, os soldados podem negar obediência a ordens injustas, como destruir plantações palestinas, derrubar casas, humilhar ou alvejar civis. Eles preferem sofrer, a ser cúmplice de crimes de guerra. | Continue lendo.

Proposta de Pauta

Mais sobre o massacre da Palestina por Israel

Ao falar sobre o massacre na Faixa de Gaza, o intelectual de direita Luiz Felipe Pondé diz que morte de palestinos “é puro marketing”. Na mesma semana, o porta-voz de Israel, Yigal Palmor, contestou a nota do governo brasileiro que condenou o uso “desproporcional” da força na Faixa de Gaza. Em resposta, ele disse que “desproporcional é perder um jogo de futebol por 7 a 1”, fazendo referência ao resultado do jogo Brasil X Alemanha na Copa do Mundo.

De Olho Na Vida

Entre o circo tradicional e o midiático

[Por Sérgio Domingues] Em 2013, o Sesc e a Fundação Perseu Abramo realizaram uma pesquisa sobre hábitos culturais dos brasileiros. A esquerda deveria estudar seus resultados. A direita já o faz, lamentando dados como: - 89% dos entrevistados nunca foram a uma ópera ou concerto de música clássica; - 75% nunca foram a espetáculos de dança ou balé; - 71% nunca estiveram em exposições de pintura, escultura e outras artes; Tais queixas mal conseguem esconder os preconceitos em relação à arte e diversão mais populares. A mesma pesquisa aponta, por exemplo, “Dançar em balada/ baile/ forró/ gafieira” como segunda opção de lazer, com 80% de citações pelos entrevistados. Não se trata de discutir quais atividades de lazer proporcionam “capital cultural” relevante. Assistir a um concerto não implica necessariamente maior contato com a diversidade artística de que a humanidade é capaz. Jamais ter ido a um forró ou gafieira também é manter uma alta proporção de ignorância cultural. Alguns dados são mais objetivos e preocupantes. É o caso dos 58% que não haviam lido nenhum livro nos últimos 6 meses. Aqui já não está em debate a qualidade da leitura, mas sua raridade. E a dependência de fontes audiovisuais de informação e cultura, monopolizadas por grandes corporações. As mesmas que lucram com o consumo cultural de massa, repetitivo e pouco variado. Surpreendente é a citação do Circo como uma das atividades mais apreciadas e a quarta em frequência. Trata-se do circo tradicional. Não aquele midiático, que a direita tenta impor e nós, da esquerda, costumamos usar para esconder nossa incompetência na disputa de corações e mentes.

De Olho Na Vida

Professora sofre ameaças por ensinar Constituição a indígenas Munduruku

Emanuelle Limenza Barros tem 28 anos e é de Londrina, Paraná, mas mora no estado do Pará há quatro anos. Lá ela ensina história para os indígenas Munduruku da aldeia Missão São Francisco do Rio Cururu, próximo ao município de Jacareacanga, sudoeste do Pará. Acusada de organizar protestos e de aliciar os indígenas Munduruku, Emanuelle sofre hoje intimidações. Ela vem recebendo ameaças por ensinar a Constituição Federal e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê consulta aos povos sobre o impacto de grandes empreendimentos e que assegura aos indígenas o ensino da língua materna. A região é conhecida por ter grupos econômicos ligados ao garimpo e que são aliados da prefeitura local. Intimidações aos indígenas são frequentes. |Fonte: Cimi | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Manifestantes presos garantem habeas corpus na Justiça

O desembargador Siro Darlan concedeu na quarta-feira (23/7) habeas corpus a 21 manifestantes acusados de participar de ações violentar em protestos. Com isso, os ativistas poderão responder o processo em liberdade. A investigação e o processo contra os manifestantes têm causado polêmica. Os ativistas acusam a Polícia Civil e a Justiça de violarem vários direitos, entre eles o Estatuto do Advogado, que garante o sigilo telefônico entre os advogados e seus clientes. Segundo os autos, pelo menos dez advogados tiveram seus telefones grampeados. Um deles foi o advogado Thiago Melo, do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (DDH). Além de destacar a ilegalidade da ação, ele denunciou a criminalização dos movimentos sociais e coletivos de jornalistas. “Existe uma clara confusão entre o que é movimento social e organização criminosa. o que estamos vendo são acusações de ordem política”, declarou. Em um ato em defesa dos direitos dos manifestantes, realizado na sede da OAB-RJ, foram denunciados abusos e violações de direitos cometidos pelo poder Judiciário e pela Polícia Civil. | Fonte: Brasil de Fato-RJ.

De olho no mundo

Colégio de Jornalistas pede Lei Orgânica de Comunicação no Chile

Em audiência da Comissão de Cultura e Comunicação da Câmara dos Deputados do Chile, o Colégio de Jornalistas do país expôs a necessidade de se criar uma Lei Orgânica de Comunicação Integral para garantir o direito à comunicação a todos os cidadãos chilenos. Para a entidade, há altos níveis de concentração midiática no Chile, situação que também se reproduz na internet e redes sociais. De acordo com a exposição, a Lei Orgânica deve ser acompanhada por uma mudança na Constituição do país. A proposta seria regular o setor privado, de forma a quebrar o monopólio existente; o setor público, firmando a autonomia e o financiamento permanente; e o setor comunitário, que contaria com subsídio do Estado. | Fonte: Portal ANDI - Comunicação e Direitos

Memória

Grandes escritores se vão, ficam suas ideias

"Concluo recordando que, no Brasil atual, outra maneira fácil de manter clara a distinção é a seguinte: quem é de esquerda luta para manter a soberania nacional e é socialista; quem é de direita, é entreguista e capitalista. Quem, na sua visão do social, coloca a ênfase na justiça, é de esquerda. Quem a coloca na eficácia e no lucro, é de direita". É assim que termina o texto “Esquerda e direita”, assinado por Ariano Suassuna. O escritor, conhecido por unir a cultura erudita à popular e valorizar a produção cultural do Nordeste, nos deixou recentemente. São de sua autoria obras como “Auto da Compadecida” e “Pedra do Reino”. No mesmo mês, também perdemos João Ubaldo Ribeiro, autor de Viva o povo brasileiro; e Rubem Alves, nome ligado à Teologia da Libertação e a reflexões importantes no campo da pedagogia. São escritores que se vão, mas permanecem imortais em seus textos.

Dicas

Filme Lemon Tree (2008)

Em tempo de massacre dos palestinos por Israel, esse filme apresenta uma abordagem poética sobre a questão. É a história de Salma, uma palestina viúva, que vive do pomar de limões que possui na Cisjordânia, criado pelo pai dela 50 anos antes. Ao longo de toda a sua vida, ela regou, cuidou, tratou dos limoeiros. O pomar fica exatamente junto à fronteira com Israel. Um dia, mudam-se para a bela casa do lado israelense o próprio ministro da Defesa do país e sua mulher Mira. O serviço secreto israelense decide que é preciso botar abaixo os limoeiros, para garantir a segurança do ministro. Salma decide resistir como for possível essa luta de Davi contra Golias. Assista aqui!

Pérolas

Por Ana Lúcia Vaz

Socorro!!! Quem vai emitir mandato de prisão contra a Rede Globo e O Globo? O que as Organizações Globo estão fazendo neste caso dos presos políticos é crime contra o jornalismo, a informação e a democracia. Acho que devia ser enquadrado nessa lei aí de associação para o crime!!!!

Pérolas

Por Bertolt Brecht

Primeiro levaram os negros Mas não me importei com isso Eu não era negro Em seguida levaram alguns operários Mas não me importei com isso Eu também não era operário Depois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserável Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também não me importei Agora estão me levando Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém Ninguém se importa comigo.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 274

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Sheila Jacob (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosângela Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link