Boletim do NPC

VOCÊ CONHECE A AGENDA DO NPC 2015 – A COMUNICAÇÃO DIA A DIA?

Se não conhece, não sabe o que está perdendo. Ela conta a história da comunicação de esquerda no Brasil desde o início do século XX. Encomende a sua: livraria@piratininga.org.br.

20 de agosto de 2014

Notícias do NPC

NPC realiza Curso De Oratória, no Rio

No sábado, dia 9 de setembro faremos um intensivão de Oratória, no Rio, das 9 às 18 horas. Daremos as principais dicas de uma boa oratória através de explicações teóricas e exercícios práticos. Juntos aprenderemos a combater o grande inimigo do falar em público: o medo. Informações: npiratininga@pratininga.org.br.

Perfil desta edição

Pascual Serrano

Nascido em Valência (Espana) em 1964, Pascual Serrano se licenciou em Jornalismo em 1993 na Universidade Complutense de Madrid. Se iniciou no jornalismo trabalhando no diario espanhol ABC. Foi fundador e redator chefe da revista Voces, editada pela organização política Esquerda Unida. Em 1996 fundou junto com um grupo de jornalistas a publicação eletrônica Rebelión (www.rebelion.org), que funciona como um diário alternativo na Internet. Durante 2006 y 2007 foi assessor editorial da Telesu. É membro fundador da Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade, criada no México em 2004.

Entrevistas

Vito Giannotti nos fala das AGENDAS DO NPC

O NPC se especializou, nestes últimos anos em produzir agendas temáticas. Cada ano produzimos uma sobre um tema atual. Já fizemos sobre LUTAS DOS TRABALHADORES NO BRASIL. Sobre LEVANTES, REVOLTAS, INSURREIÇÕES e REVOLUÇÕES na AMÉRICA LATINA. Já fizemos sobre o tema central do NPC, a COMUNICAÇÃO SINDICAL E ALTERNATIVA. Já pesquisamos e fizemos uma bela Agenda sobre LUTAS DAS MULHERES NO MUNDO. Este ano oferecemos todas estas agendas ATUALIZADAS, Quem quiser pode escolher a sua. É só decidir. Assista aqui a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

PACS, em parceria com NPC, lança cartilha sobre os impactos da TKCSA em Santa Cruz

O Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) lançou recentemente a cartilha A chuva de prata em Santa Cruz: um desenvolvimento que adoece a gente. A publicação foi feita em parceria com o NPC. Com linguagem clara e objetiva, a ideia é alertar sobre os riscos à saúde daqueles que vivem perto de grandes projetos industriais. Esse é o caso da Companhia Siderúrgica o Atlântico (TKCSA), localizada no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do município do Rio. Interessados em saber mais sobre essa história podem buscar as cartilhas na Livraria Antonio Gramsci, que fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia.

De Olho Na Mídia

7X0 para a mídia patronal contra Dilma

É uma goleada. Não interessa quem seja seu candidato. Seja quem for, qualquer um vai ficar chocado com a montanha de manchetes negativas contra o governo Dilma destes três últimos meses, no Brasil. A mídia patronal este ano está particularmente disposta a vencer a batalha de eleição presidencial. Mais do que contra o Lula em 2002 e contra a Dilma em 2100. A explicação é clara: os EUA precisam acabar com a onda que tomou conta dos países sul-americanos depois de Chávez. Qualquer governo progressista, meio nacionalista, meio popular precisa ser derrubado, seja em Cuba, na Venezuela, na Bolívia, no Equador ou no Brasil. Essa é a explicação do ódio mortal contra Cristina Kirchner, Mujica, Rafael Correa, Evo Morales e tudo o que lembra o chavismo, ou como classificou o escritor paquistanês Tarik Ali, os Piratas do Caribe. Por isso sobra a grande lição: ou nós de esquerda, de qualquer esquerda, avançamos na batalha da comunicação ou assistiremos à grande goleada de 7X0.

De Olho Na Vida

“Não dispare!”

Estudantes da Howard University tomam posição diante da brutalidade policial que tirou a vida do jovem negro Michael Brown, de 18 anos em Ferguson, EUA. #JusticeforMikeBrown #Ferguson.

Proposta de Pauta

Até quando?

[Por Renato Cinco - vereador PSOL-RJ] No Rio de Janeiro do século XIX, o chefe de polícia Eusébio de Queiroz (1812 - 1868) apontava a escravidão como LIMITAÇÃO à adoção de políticas mais modernas de policiamento urbano. Propõe então o CONFINAMENTO dos escravos nas fazendas e o rígido CONTROLE de seus deslocamentos." (Vera Malaguti, em 'O Medo no Rio de Janeiro') No Rio de Janeiro dos séculos XX e XXI a "guerra às drogas", cujo alvo real são os pobres e negros moradores de favelas e periferias, é utilizada como justificativa de uma política de segurança pública militarizada que produz execuções, mortes "acidentais", torturas e até estupros, e que impõe um rígido controle militar sobre determinadas áreas da cidade. Até quando? Sem o fim da guerra às drogas não haverá desmilitarização! Basta de guerra aos pobres disfarçada de guerra às drogas! Legalizar é preciso!

NPC Informa

Abertas inscrições para 8º Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social

Organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ), o 8º Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social premia trabalhos de comunicação e experiências profissionais de assistentes sociais. Este ano as inscrições estarão abertas até 19 de setembro. Os primeiros colocados em cada categoria o prêmio será no valor de R$ 3.500, já descontados todos os impostos. No segmento jornalismo, os formatos dos trabalhos que poderão participar são reportagens escritas, radiofônicas, em audiovisual. Ficha de inscrição e maiores informações podem ser obtidas no site do Conselho. Clique aqui.

NPC Informa

Centrais sindicais debatem perseguição política durante a ditadura

Para reivindicar o esclarecimento e a punição dos responsáveis pela perseguição política a trabalhadores de empresas estatais durante a ditadura, de 1964-1985, as centrais sindicais realizarão um ato no dia 28, às 10h, no auditório da CUT-RJ. Av. Presidente Vargas, 502, 15º andar.

Memória

Nota do MST: Eduardo Campos agiu com ousadia contra o latifúndio pernambucano

[13.08.2014] É com muito pesar que recebemos a notícia da morte do ex-governador e candidato à presidência da República, Eduardo Campos. Campos foi um grande amigo do MST e apoiador da luta pela terra e pela Reforma Agrária, fato que o fez ganhar notável confiança dos trabalhadores rurais do estado de Pernambuco. Em muitos momentos, o jovem político agiu com ousadia e coragem a favor da luta dos Sem Terra contra o latifúndio pernambucano, desapropriando áreas históricas reivindicadas pelo MST. Conhecia a questão agrária brasileira, e como candidato à presidência, tinha clareza da necessidade de resolver o problema da concentração da terra no Brasil e os males causados pelo latifúndio. Comprometeu-se com o projeto de desenvolvimento sustentável para o semiárido brasileiro e com a proposta de desenvolvimento da região canavieira do nordeste, uma das regiões mais pobres e com maior concentração de terra do Brasil, em consequência da monocultura canavieira. Sem dúvida, sua morte prematura é uma grande perda para a política nacional, e os Sem Terra perdem um amigo e grande apoiador da luta pela terra e pela transformação social no país. O povo brasileiro também perde um político jovem e comprometido com as causas de um país mais justo. Nosso pesar aos familiares e amigos, ao PSB e ao povo pernambucano. [Por Direção Nacional do MST]

Memória

Exposição sobre a vida de Anne Frank está em cartaz em São Paulo

Foi inaugurada, na capital paulista, a exposição itinerante “Anne Frank: Histórias que ensinam valores”. A mostra apresenta fatos importantes da vida de Anne por meio de painéis, vídeos e documentos históricos. A menina judia ficou conhecida internacionalmente após a publicação do seu “Diário de Anne Frank”. Nele, ela conta o período em que ficou escondida junto com a família em um apartamento na Holanda. O livro foi publicado pelo pai dela, único sobrevivente. A mostra é gratuita e fica em cartaz até o dia 23 de agosto na biblioteca do Senac Lapa Tito. Até o final de 2016, percorrerá 56 bibliotecas do Senac São Paulo.

Dicas

Assista o documentário sobre Assédio Moral no Trabalho

Já está disponível na internet o documentário “Assédio Moral – A dor (in)visível”, lançado durante a 2ª Jornada de Saúde e Segurança do Trabalho de Caxias do Sul no Plenário da Câmara de Vereadores em 25/07/2014. O Filme é uma realização do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) - Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Caxias do Sul; do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Caxias do Sul; do Governo Federal. Para assistir, clique aqui.

Pérolas

Por Luiz Flávio Gomes

La ley es como la serpiente; solo pica a los descalzos.

Pérolas

Por Sérgio Domingues

O Ebola já matou mais de mil pessoas. Mas como as vítimas são pobres da África, a indústria farmacêutica ignora. [Leia o texto completo]

Pérolas

Por Rose Maria Muraro

O homem vê a mulher como se estivesse num frigorífico: um pedaço de nádegas, olhos grandes, cabelos pretos, seios fartos. Ele enxerga a mulher aos pedaços.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 276

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Sheila Jacob (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosângela Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link