Boletim do NPC

20º Curso Anual do NPC: programação e inscrições

Em 2014 o Núcleo Piratininga de Comunicação completa 20 ANOS A SERVIÇO DA COMUNICAÇÃO DOS TRABALHADORES. Este fato nos enche de responsabilidade e alegria. No 20º Curso Anual do NPC, pretendemos fazer uma profunda reflexão sobre a comunicação DOS TRABALHADORES no Brasil durante esse período. O tema geral, COMUNICAÇÃO DOS TRABALHADORES E HEGEMONIA, não é novidade. Ele reflete e reafirma de nossas ideias e nossos valores. Uma das principais mesas será aquela que vai fazer um balanço de “20 anos de comunicação sindical”, com a participação de pessoas que fizeram e fazem essa história. Mas vai ter muito mais. Veja a programação completa e inscreva-se já!

17 de setembro de 2014

Notícias do NPC

NPC se despede de um grande lutador. Camarada Didi, presente!

Dirceu Travesso, o Didi, dirigente do PSTU, morreu na manhã do dia 16 de setembro de 2014. “Um camarada que dedicou toda sua vida à causa dos trabalhadores, à luta pela revolução socialista no Brasil e em todo mundo”, diz nota do seu partido. Para Vito Giannotti, que o conheceu na década de 70, Didi foi sempre do mesmo jeito: duro, doce, briguento e sorridente. “Pena que a morte te levou. Pessoas como você fazem muita falta, na vida, na luta e na alegria. Você foi um belo exemplo para muitos jovens seguir”, disse Vito em uma rede social. Glauco Gouveia, do Sindifisco da Paraíba, complementa: “Didi: um gigante na luta por um mundo sem desigualdades sociais!”. Continue lendo.

Notícias do NPC

Curso de Comunicação Popular vai a São Paulo

Falta menos de um mês para a viagem dos alunos do CURSO DE COMUNICAÇÃO POPULAR para São Paulo. Começará na Escola Nacional Florestan Fernandes (em Gauararema) e terminará no MEMORIAL DA RESISTÊNCIA, Sampa. É nós!

NPC Informa

III Curso de Comunicação Comunitária do Jornal O Cidadão, da Favela da Maré

Estão abertas as inscrições para o III Curso de Comunicação Comunitária realizado pelo Jornal O Cidadão da Favela da Maré! Moradores e não moradores podem participar. A Favela da Maré vive há 15 anos, com a experiência do O Cidadão e de outras mídias. O curso conta com a participação voluntária de professores universitários, moradores, jornalistas e comunicadores populares. As aulas acontecem em todos os sábados de outubro e novembro de 2014, de 09h as 16h, com almoço gratuito. São 30 vagas, 20 para moradores e 10 para demais localidades. Saiba mais.

NPC Informa

Elizabeth Lorenzotti analisa modelo mídia ninja

“Jornalismo Século XXI- O modelo #mídiaNINJA” , e-book da jornalista e escritora Elizabeth Lorenzotti acompanha desde as transmissões das Jornadas de Junho de 2013, e durante 81 dias, a trajetória da Mídia Ninja, coletivo midialivrista que provocou polêmica no establishment da comunicação. Na era da transição da Mídia de Massa para a Massa de Mídias, a Mídia Ninja foi a primeira com visibilidade a colocar seu novo modelo, que despertou interesse também dos mais importantes órgãos da mídia internacional. O livro traz um apanhado dos debates, múltiplas opiniões e análises de jornalistas e especialistas. Editado pela e-galaxia está à venda por R$ 7,90 nas livrarias Amazon, Apple, Google Play, Livraria Cultura e Saraiva.

NPC Informa

Júlia Gaspar lança “Pele de dentro”

A jornalista Julia Gaspar lança seu primeiro livro de versos e prosas "Pele de Dentro", no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco 241, primeiro andar), dia 2 de Outubro (uma quinta-feira), a partir das 18h.

De Olho Na Vida

Sindicato dos trabalhadores da carne inaugura biblioteca em Santa Catarina

Os trabalhadores dos frigoríficos, no Brasil todo, sofrem uma exploração brutal. Trabalham num ritmo assustador e sofrem acidentes direto. O Sintracarnes de Chapecó se esforça para conscietizar seus trabalhadores a lutar para mudar a situação. Neste dia 20 vai inaugurar uma biblioteca sobre saúde no trabalho.

De Olho Na Mídia

MP investiga denuncia sobre a série ‘Sexo e as Negas’, da Globo

A Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), da Presidência da República, abriu um procedimento administrativo para investigar o seriado “Sexo e as Negas”, que tem estreia marcada para próxima terça-feira (16) na Globo. Por meio de sua ouvidoria, o órgão federal diz ter recebido denúncias a respeito de conteúdos considerados racistas e discriminatórios com relação ao programa. Críticas ao nome e ao conteúdo da série também tem sido constantes na internet. A trama, escrita por Miguel Falabella, trata de quatro amigas, todas negras, que moram no subúrbio do Rio. “A Ouvidoria da Igualdade Racial vê com estranheza e preocupação qualquer tipo de manifestação que reproduza estereótipos racistas, machistas, que se alicerce na sexualidade das mulheres negras, ou venha a reforçar ideias de inferioridade dessas mulheres”, afirmou o titular do órgão, Carlos Alberto de Souza e Silva Júnior, em nota à imprensa. | Fonte: Folha de S.Paulo. | Leia o texto completo.

De Olho Na Mídia

Patrícia Poeta foi tragada pela “destruição criadora”

Era uma vez Patrícia Poeta. Três anos depois de chegar ao Jornal Nacional, ela está fora. Segundo o comunicado da Globo, o prazo já estava estabelecido quando ela passou a fazer companhia a Bonner no JN. Como pouca gente acredita na Globo, também a explicação oficial foi imediatamente alvo de suspeição na internet. (...) Mas sejamos justos: a má qualidade responde apenas por uma pequena parte da queda de audiência não apenas do JN mas de todos os demais programas da Globo. O impacto muito maior vem da internet. A internet é uma mídia disruptora. Ela vai pegando todas as demais. Revistas e jornais sofreram primeiro, mas a tevê convencional é a próxima grande vítima. | Fonte: Paulo Nogueira - Diário do Centro do Mundo. | Leia o texto completo. http://bit.ly/1r2eCfj

De Olho Na Vida

De vítima a vilão

[Por Carta Capital - 18.09.2014] Em surpreendente decisão, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou o fotógrafo Alex Silveira culpado da lesão sofrida em 2003, quando perdeu o olho esquerdo após ser atingido por uma bala de borracha disparada pela Polícia Militar. Na ocasião, o profissional cobria uma manifestação na Avenida Paulista pelo jornal Agora São Paulo. Conseguiu, em primeira instância, uma reparação do Estado de cem salários mínimos. Agora, perdeu tudo. E ainda será obrigado a pagar as despesas processuais e os honorários advocatícios.

De olho no mundo

165 médicos cubanos irão combater o Ebola na África

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o governo cubano enviará 165 profissionais de saúde para lutar contra o ebola na África Ocidental, incluindo médicos, enfermeiras, epidemiologistas e especialistas em controle de infecções. “Por sua longa história de solidariedade, Cuba foi um dos países aos quais a OMS e o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, pedimos apoio para enfrentar este surto”, disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan, em declarações à agência cubana Prensa Latina. A brigada de 165 colaboradores de saúde é formada por 62 médicos e 103 enfermeiras, todos com mais de 15 anos de profissão e experiência em situações de desastres naturais e epidemiológicos. Eles serão enviados a Serra Leoa na primeira semana de outubro e permanecerão ali por seis meses, como informou o ministro da Saúde cubano, Roberto Morales Ojeda. | Fonte: Pragmatismo Político.

Proposta de Pauta

ONU reconhece que racismo no Brasil é ‘estrutural e institucionalizado’

O racismo no Brasil é "estrutural e institucionalizado" e "permeia todas as áreas da vida". A conclusão é da Organização das Nações Unidas (ONU), que publicou nesta sexta-feira (12) seu informe sobre a situação da discriminação racial no país. Os peritos da entidade concluíram o relatório afirmando que o “mito da democracia racial” ainda está presente na sociedade brasileira e que boa parte dela ainda “nega a existência de racismo”. A ONU sugere que se "desconstrua a ideologia do branqueamento que continua a afetar as mentalidades de uma porção significativa da sociedade". Outra preocupação é relativa à violência policial, frequentemente empregada contra jovens negros: o direito à vida sem violência não está sendo garantido pelo Estado para os afro-brasileiros, afirmou a entidade. | Fonte: Brasil de Fato.

Democratização da Comunicação

Dilma aponta banda larga como prioridade

[Por Bruno Bocchini - Agência Brasil, 9.9.2014] A presidenta da República e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, disse hoje (9) que a expansão da banda larga é o maior desafio de infraestrutura no país. Segundo ela, a universalização da rede, no entanto, só deverá ocorrer se houver investimento de dinheiro público. “Eu acredito que esse seja o maior desafio de infraestrutura que nós temos. E quero dizer que não acredito que ele possa ser feito sem dinheiro público. Dinheiro público que eu falo são duas coisas: Orçamento Geral da União, e financiamento subsidiado. Sem esses dois elementos não sai banda larga”, disse Dilma, antes de encontro com representantes de associações e entidades responsáveis pela campanha Banda Larga é um Direito Seu! A candidata destacou, no entanto, que a expansão da rede de banda larga depende também do setor privado, mas que ele deverá estar sujeito às metas estipuladas pelo Poder Público. Ela sugeriu que a universalização seja baseada na legislação. “Nós temos de fazer um grande esforço, esse é um esforço que vai contar muito com a participação do setor privado”, disse.

Memória

Carta Capital registra descobertas da Comissão da Verdade

[Por Carta Capital - 08.09] Empresas brasileiras e estrangeiras funcionavam como fonte de informações sobre sindicalistas e trabalhadores suspeitos de comandarem greves e fazerem parte de organizações de esquerda, comprovam documentos obtidos pelo Grupo de Trabalho “Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical” da Comissão Nacional da Verdade, apresentados nesta segunda-feira 8, em São Paulo. Além de mostrar nomes e endereços de trabalhadores suspeitos de confabular contra o regime, os documentos trazem os nomes do empresariado que monitorava seus funcionários a fim de colaborar com o sistema de censura e repressão nos últimos anos da ditadura civil militar no Brasil (1964-1985). Leia mais.

Artigos

Comissão da Verdade convocará a Globo?

A Comissão Nacional da Verdade finalmente decidiu convocar para prestar esclarecimentos os executivos das empresas que cooperaram com a ditadura militar. Segundo matéria da Folha, “um dos focos de investigação do grupo, a colaboração de companhias nacionais e estrangeiras com a repressão, será tema de audiência” ressaltou Rosa Cardoso”, integrante da comissão. Fica a pergunta: os filhos de Roberto Marinho serão convocados? Afinal, o Grupo Globo – o novo nome do império midiático – ajudou a criar o clima para o golpe de 1964, que derrubou João Goulart, presidente eleito democraticamente; deu sustentação à ditadura militar; fez o máximo para evitar seu fim, inclusive sabotando a campanha das Diretas-Já; e construiu a sua poderosa corporação empresarial com a ajuda dos generais carrascos. Não é exagero afirmar que a empresa comandada pelo falecido Roberto Marinho foi uma das que mais colaborou com o regime militar. Sem o seu apoio – e de vários outros veículos da mídia –, o golpe dificilmente teria ocorrido e a ditadura não duraria tanto tempo – os 20 sombrios anos de torturas, assassinatos e outros crimes bárbaros. | Por Altamiro Borges | Leia o artigo completo.

Democratização da Comunicação

Plataforma Pela Democratização da Comunicação no Estado do RJ

A Frente Ampla pela Liberdade de Expressão no Rio de Janeiro (FALERIO) apresentou aos candidatos às eleições deste ano, 2014, sua plataforma para a democratização da comunicação. Confira!

Dicas

DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA – A soberania na corda bamba

O filme “A soberania na corda bamba”, de Carlos Pronzato, trata da necessidade de uma auditoria da dívida pública brasileira como calote, explica o conceito de dívida líquida, reservas internacionais e juros acima da taxa SELIC. De acordo com Pronzato “ a dívida total brasileira no ano de 2013 chegou ao valor aproximado de R$ 4 trilhões; o pagamento de juros e amortizações alcançou R$ 718 bilhões, o que corresponde a aproximadamente R$ 2 bilhões por dia. Assista o filme completo.

Pérolas

Por Gregório Duvivier

O último grito do outono fascistão é defender os valores tradicionais e ressuscitar velhos chavões: direitos humanos para humanos direitos, bandido bom é bandido morto, Deus não fez Adão e Ivo. Nossa coleção, que será lançada amanhã, no prédio do DOI-Codi, foi feita para você, cidadão do bem, branco, católico, heterossexual, rico, com as pernas no lugar, funcionando direitinho. Você é o homem da minha coleção. Olha só esse soco inglês, é a sua cara. [publicado na Folha de São Paulo em 31/03/2014]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 278

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Sheila Jacob (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosângela Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link