Boletim do NPC

Curso Anual do NPC

Entre os dias 18 e 22 de novembro, o auditório da Caixa Cultural do Rio foi palco de intensos debates sobre o papel da mídia de esquerda no combate ao conservadorismo do país. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no 21º Curso Anual do NPC. Saiba mais!

4 de dezembro de 2015

Notícias do NPC

Vem aí “Vermelho Vito”! Um documentário sobre Vito Giannotti.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, em parceria com a produtora Quem TV, está produzindo um documentário sobre Vito Giannotti, principal nome da comunicação popular e do jornalismo sindical, que faleceu em 24 de julho deste ano.

Notícias do NPC

Vito Giannotti é homenageado no 21° curso anual do NPC

[Por André Vieira - Brasil de Fato/RJ] Mais que um curso em homenagem, uma prática cotidiana para celebrar uma das figuras mais influentes da comunicação de esquerda da América Latina. Em sua 21ª edição, o Curso Anual do NPC, realizado no Rio de Janeiro, pela primeira vez não contou com a presença física de um de seus criadores: Vito Giannotti, falecido no dia 24 de julho de 2015, aos 72 anos. Porém, impossível não sentir naquele espaço a presença marcante de Vitão, como era conhecido por seus amigos. Na noite do dia 19 de novembro, Giannotti recebeu da Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio e da Assembleia Legislativa do Estado as medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes, respectivamente. São as maiores condecorações de cada casa legislativa, que foram oferecidas pelo vereador Renato Cinco e pelo deputado estadual Flavio Serafini, ambos do PSOL. A homenagem foi recebida por sua companheira de vida e também coordenadora do NPC, Claudia Santiago, e sua enteada Luisa Santiago. “Impossível não sentir falta do Vito. Planejamos fazer essa homenagem quando ele estava vivo, mas, por conta de sua correria, Vito não deixou. O curso do NPC é o exemplo de que a semente vai continuar”, disse Cinco na homenagem. | Leia a matéria completa

Notícias do NPC

NPC produz diversos livros-agendas personalizados para 2016

“Lutadores e lutadoras na história do Brasil” é o tema do nosso livro-agenda 2016. Como todos os anos, dessa vez também fizemos uma série de edições personalizadas junto a sindicatos de diversas categorias e estados diferentes. Sindicatos dos Bancários de Passo Fundo, Espírito Santo e Curitiba, dos Petroleiros do Rio, dos Professores da UFF, UFSM, Cefet-RJ e Estado do Rio, Federação dos Engenheiros (Fisenge) são algumas das entidades que produziram o material conosco, acrescentando informações e imagens sobre suas próprias histórias de lutas e mobilizações.

Entrevistas

Ignacio Ramonet: em troca de suposta segurança, sociedade admite estado de vigilância total

Ignacio Ramonet dirigiu durante 18 anos o Le Monde Diplomatique, um dos órgãos de imprensa de maior prestígio no mundo e principal tribuna do movimento altermundialista. Enraizado na França, esse jornalista espanhol lançou recentemente o livro El Imperio de la Vigilancia (O Império da Vigilância). Segundo ele, os governos “não podem garantir a segurança total”. No entanto, “o estado de emergência implica o abandono das liberdades democráticas e republicanas”, ao mesmo tempo que “hoje em dia há instrumentos para vigiar todos”. Uma vigilância que, além do mais, “é ineficaz”. É a tese de Ramonet em seu novo livro, transformado quase em premonição, pois foi publicado na quinta-feira, 12 de novembro. Um dia depois ocorreram os atentados jihadistas que levaram a “intimidada” sociedade francesa a não criticar as medidas propostas por Hollande. Para Ramonet, isso é um erro.| Por Brasil de Fato | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Jornal Terra Sem Males aposta na comunicação popular

O 21º Curso Anual do NPC contou com a participação de Joka Madruga, repórter fotográfico, e Paula Zarth Padilha, jornalista. Eles são os editores da iniciativa Terra Sem Males, um projeto de jornalismo independente que pretende fazer uma comunicação popular que seja acessível para os trabalhadores e trabalhadoras. A missão da dupla, que conta com a colaboração de outros repórteres, é dar voz e visibilidade às populações e povos que são deixados de lado pelos donos da mídia convencional. Além do site de notícias, eles também investem em jornal impresso, do qual cada edição é temática e aposta em muitas e grandes imagens, com pouco texto. A dupla fez uma bela cobertura do nosso 21º Curso Anual do NPC. Para conferir, basta acessar a página deles no Facebook.

Proposta de Pauta

Pedido de impeachment é boa notícia

[Por Breno Altman] Duas notícias alvissareiras vieram do Congresso Nacional. A primeira delas foi a aprovação da nova meta fiscal, que destrava o orçamento da União. A segunda foi a liberação de um dos pedidos de impeachment por Eduardo Cunha, em vingança contra a decisão do PT de votar pela continuidade de seu processo de cassação no Conselho de Ética. A oposição de direita e os desgarrados do centro precisarão reunir 342 dos 513 votos para aprovarem a admissibilidade do impeachment, sob a batuta de um homem marcado por denúncias fortíssimas de corrupção e movido pelo rancor. Além do mais, as bases materiais do pedido são fraudulentas, referindo-se a supostas irregularidades fiscais que não foram ainda julgadas pelo TCU. O campo governista precisa de apenas 172 votos para derrotar o impeachment. Se não for capaz de reuni-los, ainda mais em uma situação tão movediça para o conservadorismo, é porque o governo já não tem mais condições de dirigir o país. A partir de agora, cabe apostar na mobilização dentro das instituições e nas ruas, para derrotar simultaneamente o golpismo e a chantagem, reconstruindo por baixo a governabilidade necessária para voltar ao programa eleito em 2014.

Proposta de Pauta

Relatório sugere que Brasil reconheça crime de escravidão

A Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra do Brasil apresentou um relatório com um amplo e detalhado cenário histórico e investigativo sobre a escravidão em nosso país. O relator do texto, o procurador do Trabalho Wilson Prudente, concluiu que o Império do Brasil, o Reino de Portugal e a Igreja Católica incorreram em práticas criminosas contra os negros e em tipos penais como genocídio e crimes contra a humanidade. Prudente recomenda que o Estado brasileiro reconheça que cometeu esses crimes e afirma ainda que a escravidão não foi totalmente extinta. Diz um trecho do relatório: "Aproximadamente um século e três décadas após a Lei Áurea a sociedade brasileira [...] vive atormentada ainda pelos fantasmas da escravidão. O mito da escravidão legal e cordial foi sucedida pelo ainda existente mito da democracia racial. A cortina de fumaça em que consiste essa mitologização não afastou e não desligou a sociedade brasileira pós moderna de seu passado escravista". | Fonte: Jornal O Globo.

Democratização da Comunicação

ABI é contra direito de resposta 

[Por Altamiro Borges] A legendária Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que sempre jogou papel de relevo na luta pela democracia no país, pisou feio na bola nesta semana. Ela se somou às truculentas entidades patronais – como a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) – para atacar a lei do direito de resposta, aprovada no Senado e sancionada pela presidenta Dilma. Num vergonhoso servilismo, a ABI utilizou os mesmos argumentos dos empresários – que atentam diariamente contra a liberdade de expressão – para ingressar no Supremo Tribunal Federal questionando este direito democrático. Diz uma nota do Sindicato dos Jornalistas do Rio sobre o assunto: “O direito de resposta é um direito inerente ao regime democrático. Não há dúvidas a esse respeito. Se uma pessoa se sentir ferida em sua honra e preceitos morais em uma matéria, a Constituição deve lhe assegurar o direito de resposta no mesmo espaço em que foi mencionado. Portanto, democracia e direito de resposta é uma rotina que se apresenta em diversos países. | Leia mais|

NPC Informa

TV Brasil estreia série de Silvio Tendler

A TV Brasil estreia, no dia 5 de dezembro, às 23:45h, a série “Há muitas noites na noite”, do cineasta Silvio Tendler. A produção é inspirada no “Poema Sujo”, a mais polêmica obra do escritor Ferreira Gullar. Com sete episódios semanais, a série registra a trajetória pessoal e política do poeta, desde 1964, quando integrou o CPC, passando por seu exílio na Rússia e em alguns países da América Latina e todas as dificuldades e tristezas decorrentes da distância do seu país. Em 1975, em Buenos Aires, longe da mulher e dos filhos que haviam retornado para o Brasil, Gullar resolve escrever “Poema Sujo”, que considera ser sua última obra. A série se encerra no ano de 1978, quando Gullar retorna ao Brasil e é interrogado e torturado pelo DOPS, um dia após o seu desembarque no Rio de Janeiro.

NPC Informa

Senge-RJ promove lançamento de “Os sete mandamentos do jornalismo investigativo”

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ) convida para o lançamento do livro "Os sete mandamentos do jornalismo investigativo", de José Carlos de Assis. Partindo da sua experiência pessoal, Assis argumenta que o jornalismo investigativo, embora poderoso como arma para deter a corrupção, barrar a impunidade e desbaratar a dilapidação do patrimônio público, pode também ser uma arma perniciosamente manejada para expor pessoas honestas a vexames irreparáveis, convertendo-se ainda em instrumento de calúnia, injúria e difamação, capaz de provocar danos maiores do que os que pretenderia corrigir. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, 07/12, e contará com uma palestra com o autor sobre a grande mídia por trás da crise e a saída pelo pacto. Começará às 18h, no auditório do Sindicato, na Avenida Rio Branco, 277, 17º andar - Cinelândia.

De Olho Na Vida

Vitória do Movimento Ocupe Estelita em Recife aponta desafios para as cidades

[Por Raquel Rolnik] No último sábado de novembro, 28, a população do Recife acordou com a notícia da decisão judicial que anulou o leilão da venda da área do Cais José Estelita, realizado em 2008. Foi uma resposta à ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal. Essa área, de cerca de 100 mil metros quadrados, pertencia à Rede Ferroviária Federal. Uma vez extinta, ela teve seu patrimônio transferido para a União, ou seja, o governo federal. Em leilão, a área foi arrematada pelo consórcio Novo Recife. Ali, o grupo pretendia implementar um megaempreendimento imobiliário, com 13 torres de edifícios de luxo de cerca de 40 andares. Desde 2012, porém, articulou-se um forte movimento de contestação a esse projeto. É o Movimento Ocupe Estelita, que vem promovendo inúmeras ações para abrir canais de diálogo sobre o futuro daquela que é uma área privilegiada da cidade, tanto por sua localização, quanto por sua paisagem e história. Sem dúvida, a forte mobilização do grupo, que ganhou repercussões internacionais, é a grande responsável por levar o debate sobre o futuro do Cais José Estelita aos mais diversos setores da sociedade. Sem isso, muito provavelmente, as torres já estariam de pé. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Chacina de Costa Barros: por que são as famílias que têm de dar explicações?

[Fernanda da Escóssia - BBC Brasil] Ecoam as vozes de mães, pais, irmãos e amigos de muitas épocas: era inocente; estudava inglês; fez curso técnico; era um bom garoto. Ouvi e ainda ouço justificativas e alegações, em defesa da honra dos filhos mortos. [...] É digna e comovente a atitude das famílias. Porém, mesmo se fossem criminosos, os jovens de Costa Barros não podiam ter sido fuzilados. Estavam desarmados, não ameaçaram os policiais. Tinham de 16 a 25 anos. Mas aceitamos, publicamos, seguimos, acostumados que estamos a uma argumentação torta, segundo a qual famílias devastadas pela tragédia da morte de um jovem é que têm que dar explicações. Leia a matéria completa.

De olho no mundo

Argentina: neto 119 é recuperado pelas Avós da Praça de Maio

O grupo Avós da Praça de Maio anunciou na última segunda, dia 30/11, que foi encontrado mais um neto sequestrado durante a ditadura militar argentina, que durou entre 1976 a 1983. Trata-se do 119º neto e é a primeira vez que a mãe biológica ainda está viva. Mario Bravo, de 38 anos, nasceu em um cativeiro na cidade de Tucumán, em 1977, e hoje vive na Província de Santa Fé. Mãe e filho se encontraram no dia seguinte ao anúncio oficial.

Artigos

Políticos podem perder canais de rádio e TV

[Por Mônica Mourão/ Intervozes] Talvez muita gente não saiba, mas os canais de rádio e televisão são um bem público. Claro, existe um grupo que é dono de antenas, estúdios e equipamentos. Mas a programação só chega às nossas casas porque o Congresso Nacional e a Presidência da República autorizaram que tais empresas tenham a concessão do serviço, da mesma forma como acontece com o transporte público. Por isso mesmo, certas regras deveriam ser seguidas para se garantir a transparência desse processo. Não é o que tem acontecido no Brasil. Os mesmos parlamentares que aprovam as concessões de canais de rádio e tevê são os que se beneficiam delas. Apesar de ser proibida pela Constituição Federal, que em seu artigo 54 afirma que políticos eleitos não podem ser sócios de empresas concessionárias do serviço público, a prática é comum. | Continue lendo.

Pérolas

Por Elza Soares

“Mais cinco crianças foram mortas. Mais cinco negros foram mortos. Quando é que vamos ter um final disso tudo? Quando vamos ter um final desta tragédia? Desta desgraça?” - Questionamento feito pela cantora Elza Soares enquanto cantava “A carne negra” durante o show de lançamento do seu mais novo álbum “A mulher do fim do mundo”. Nele, a artista aborda temas como a violência contra as mulheres e o racismo. As músicas podem ser ouvidas aqui.

Dicas

Documentário sobre a jovem paquistanesa Malala Yousafzai

O documentário “Malala”, dirigido por Davis Guggenheim, estreou recentemente em cinemas de vários estados brasileiros. O filme conta a história de uma jovem que ousou desafiar as ordens dos talibãs e não apenas continuou indo à escola, o que era proibido às meninas, mas também levantou sua voz para denunciar o ataque aos direitos das mulheres no vale do Swat, região do Paquistão. Ela foi vítima de um atentado em 2012, mas sobreviveu para continuar sua luta pelo direito à educação e contra grupos extremistas religiosos. Em 2014, recebeu o prêmio Nobel da Paz. O filme mostra como ela é uma menina comum, com sonhos, desejos, paqueras e, inclusive, problemas na escola na Inglaterra, onde ela passou a morar. Fala sobre a influência do pai na vida da jovem, um grande orador e ativista político. E, além disso, mostra como o islamismo, ao contrário do que muitos podem pensar, não prega a violência, mas sim a solidariedade, a justiça e a igualdade.

Dicas

Como conversar com um fascista – reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro

Marcia Tiburi traz, em Como conversar com um fascista, um propósito filosófico-político: pensar com os leitores sobre questões da cultura política experimentada diariamente, de um modo aberto, sem cair no jargão acadêmico. O argumento principal é como pensar em um método, ou uma postura, para contrapor o discurso de ódio, seus reflexos na sociedade brasileira e repercussão nas redes sociais. A filósofa propõe o diálogo como forma de resistência e analisa notícias recentes e acontecimentos do mundo político para mostrar mais uma vez que é possível falar sobre temas complexos de maneira que todos compreendam. Compre pelo site da Livraria Antonio Gramsci,

Dicas

Luiz Carlos Prestes – um comunista brasileiro, por Anita Prestes

Baseada na metodologia marxista, esta obra se diferencia das demais biografias de Prestes já publicadas pela diversidade de documentos originais aos quais a autora teve acesso ao longo de mais de trinta anos de pesquisa. Para além do acervo pessoal, a historiadora Anita Prestes realizou vasta investigação em arquivos nacionais e estrangeiros, podendo, assim, consultar fontes primárias fundamentais. Nos arquivos da antiga URSS, Anita perscrutou toda uma série de documentos referentes à atuação política do Cavaleiro da Esperança e a dinâmicas e discussões internas ao Partido Comunista, como relatórios e atas de reuniões, que ora integra a obra e a qualifica como a mais completa radiografia política de Prestes. Compre pelo site da Livraria Antonio Gramsci.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 301

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link