Das 9h30 às 12h
JE SUIS… coxinha! A mídia e o fortalecimento do conservadorismo
Márcia Tiburi (RS), José Arbex (SP) , Francisco Fonseca (SP)
O crescimento do pensamento de direita no Brasil tem assustado muitos trabalhadores e militantes sociais comprometidos com a defesa dos direitos humanos. Isso ficou claro nas manifestações do dia 16 de agosto, quando faixas e cartazes pediam tortura, morte e até o retorno da ditadura militar. Nesse curso, queremos refletir sobre o papel dos meios de comunicação hegemônicos na perpetuação desse discurso de ódio, além de valores como o machismo, a homofobia e o racismo. Para pensarmos essas questões, convidamos o professor Francisco Fonseca, jornalista e autor do livro Consenso forjado; o jornalista José Arbex Jr., da Caros Amigos; a filósofa Márcia Tiburi; e o filósofo e professor da USP Vladimir Safatle, que ainda não confirmou a presença.
Das 12h30 às 14h30
YO SOY… periodista! A mídia alternativa na luta dos trabalhadores
Beto Almeida (DF), Claudia Costa (SP), Breno Altman (SP)
Nosso coordenador e um dos criadores do NPC, Vito Giannotti, sempre dizia que os trabalhadores não devem esperar nada dos meios de comunicação empresariais, comprometidos com os interesses do capital. Cabe à classe trabalhadora e aos militantes construírem seus próprios veículos de informação, por meio dos quais podem defender seus direitos, denunciar os ataques e valorizar suas formas de vida. Os palestrantes confirmados para pensar sobre esse papel da mídia alternativa, seus avanços e suas principais dificuldades são os jornalistas Beto Almeida (Telesur e TV Comunitária de Brasília); Claudia Costa (Conlutas-SP); e Breno Altman (Opera Mundi).
Das 15h30 às 17:30h
Arte e cultura na periferia
Tiaraju Pablo (SP), Rafael Calazans (RJ) e Luiz Antônio Simas (RJ)
Ainda na quinta-feira, debateremos o papel da arte e da cultura na comunicação das classes populares e da periferia. Música, dança, identidade e memória local serão alguns dos temas abordados. Dessa mesa participarão Tiaraju Pablo, músico e pesquisador sobre cultura e sujeitos periféricos; Raphael Calazans, MC e membro do coletivo Papo Reto, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro; e Luiz Antonio Simas, historiador e autor de, entre outros livros, “Pedrinhas Miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros”.
Das 18h às 21h
HOMENAGEM AO VITO GIANNOTTI Comunicação Sindical: falar para milhões
Com Claudia Santiago Giannotti (RJ), Carlos (STIU) (DF), Clóvis (Fisenge) (RJ) e amigos do Brasil inteiro
Quinta-feira à noite será um momento especial de homenagem ao nosso coordenador Vito Giannotti, que partiu no dia 24 de julho, mas deixou um legado sem dimensões no campo da comunicação popular e dos trabalhadores. Não haveria espaço melhor para homenageá-lo do que uma mesa sobre a comunicação sindical, uma de suas obsessões e à qual dedicou grande parte de sua militância e de sua produção teórica. É praticamente impossível falar sobre esse tema sem pensar nele. Por esse motivo, alguns dirigentes foram convidados para apresentar os veículos desenvolvidos em seus sindicatos, como Carlos (STIU-DF); Clóvis Nasicmento (Fisenge); e a jornalista Claudia Santiago, companheira de vida e de atuação de Vito Giannotti, também referência na área. Alguns amigos do Brasil inteiro também foram convidados a dar depoimentos e prestar sua homenagem a Vito Giannotti, o homem que virou semente e teima em continuar berrando em nossos ouvidos: “A luta continua, porra!”.