Em 2014, o NPC produziu um filme que mapeia diversas experiências em comunicação popular na cidade do Rio de Janeiro. São jornais, programas de rádio e de televisão produzidos por moradores de diversas comunidades, como o morro do Borel, o conjunto de favelas da Maré, Santa Marta, Rocinha, Cidade de Deus e outros espaços. O filme, produzido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, também apresenta a experiência da entidade na promoção de cursos para a formação de comunicadores populares e no incentivo à criação de veículos produzidos pelos trabalhadores para os trabalhadores. O filme foi exibido na semana passada, em uma solenidade na Câmara Municipal do Rio em comemoração dos dez anos do jornal Abaixo Assinado, de Jacarepaguá, que é tratado no filme. “Comunicação Popular: quem faz” está disponível na internet, no seguinte link:
10 de abril de 2015
Notícias do NPC
Os alunos do curso de comunicação popular do NPC se dividiram em dois grupos para assistir à peça “Sacco e Vanzetti”, em cartaz até 31 de Maio no Armazém da Utopia, Zona Portuária do Rio. A montagem, feita pela companhia de teatro Ensaio Aberto, retrata a prisão e o julgamento de dois imigrantes italianos anarquistas, Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti, ambos acusados de roubo e homicídio nos Estados Unidos dos anos 20. Condenados à morte, mesmo com a fragilidade de provas, o caso teve repercussão internacional e despertou movimentos de solidariedade em diversos países. Alguns alunos do curso estão atualizando o blog Vozes das Comunidades, e divulgaram um relato da exibição. Para conferir, basta acessar aqui.
Artigos
[Por Mário Magalhães-06.05.2015] Os fatos não deixam de ser o que foram. Mas ao não serem chamados pelo nome devido, passam a ser palatáveis ou adquirem natureza distinta. É o que se busca ao lançar mão de eufemismos e palavras espertas que fraudam ou manipulam a realidade. O blog selecionou 16 exemplos, de uma lista infindável. Confira o artigo completo!
Entrevistas
Laurindo Lalo Leal Filho é professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Seu principal objeto de estudo tem sido a análise de políticas públicas de comunicação, em especial para a televisão. Publicou, entre outros, os livros “Atrás das Câmeras: relações entre Estado, Cultura e Televisão” e “A melhor TV do mundo: o modelo britânico de televisão”. Hoje, apresenta o programa VerTv, exibido pela TV Brasil e é colunista do site Carta Maior. [Por Rafael Tatemoto/Brasil de Fato] Nessa entrevista para o Brasil de Fato, parte da cobertura especial “Globo 50 anos – O que comemorar?”, Laurindo falou sobre a história da emissora, os interesses que ela representa e como sua atuação se torna um obstáculo à ampliação da liberdade de expressão em nosso país.
NPC Informa
Roberto Leher foi eleito hoje (7/5) o próximo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leher é professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, na linha Políticas e Instituições Educacionais. Além de ser professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes (MST), foi presidente da Adufrj-SSind, presidente do ANDES-SN e faz parte do Conselho Universitário da UFRJ. Sua vitória representa um passo importante no enfrentamento dos desafios que se colocam sobre o papel da educação e da universidade pública no Brasil. Nós, do Núcleo Piratininga de Comunicação, parabenizamos o companheiro e estamos juntos na luta.
Radiografia da Comunicação Sindical
A Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) promoveu entre os dias 23 e 25 de abril, em Brasília, seu 4º Encontro de Comunicação. A atividade reuniu assessores e diretores de imprensa das entidades filiadas à Confederação na sede do Sindsep-DF, em Brasília. A jornalista e coordenadora do NPC, Claudia Santiago, esteve presente no dia de abertura do evento para ouvir e comentar a apresentação de como funciona a comunicação de entidades presentes. No dia seguinte, Gustavo Barreto ministrou o curso “Do jornal às mídias digitais” para os participantes.
A Comunicação que queremos
Na última quinta-feira, 30 de abril, um evento na ABI comemorou os dois anos do jornal Brasil de Fato RJ. Vito Giannotti esteve em uma mesa sobre a importância da imprensa popular na luta de classes e na batalha das forças populares contra os veículos burgueses de comunicação. Nosso coordenador também foi homenageado, na ocasião, por ter sido um dos maiores incentivadores do veículo e da comunicação dos trabalhadores como um todo. (Fotos: Pablo Vergara)
Para comemorar os 10 anos do jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu, nesta quinta-feira (30/04), no Salão Nobre da Casa, uma Solenidade, numa iniciativa do vereador Leonel Brizola (PDT). O Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá foi fundado em 2005 por Manoel Meirelles, que destacou a linguagem mais direta e a forma não influenciável que não só o Abaixo Assinado carrega, mas, também, todas as formas de comunicação que há em outros bairros. "A grande mídia fala o que quer e interessa para ela. Já a nossa leva a verdade sem sofrer influência. Também destaco a nossa linguagem, que é direcionada para aqueles que encontram alguma dificuldade para acessar a informação. Queremos possibilitar para todos os moradores que eles fiquem por dentro de tudo que acontece em sua comunidade e, por isso, a distribuição do jornal é gratuita", afirmou Manoel Meirelles.
De Olho Na Mídia
O jornalista Gustavo Barreto defendeu, no dia 4 de abril, tese de doutoramento sobre “200 anos de imigração no Brasil por meio da imprensa”, na Escola de Comunicação da UFRJ. Sob orientação do professor Mohammed ElHajji, o trabalho analisa a imprensa no período de 1808 a 2015 a partir da consulta de periódicos jornalísticos impressos presentes no país ou em português em que o tema da imigração foi citado direta ou indiretamente. Foram selecionadas cerca de 200 matérias jornalísticas, que compõe a tese. De acordo com Gustavo, “durante todo o período analisado neste trabalho – de 1808 a 2015 –, a imprensa se ocupou do assunto a partir de referências conceituais como assimilação, nacionalismo, embranquecimento, eugenia, racismo, xenofobia, tolerância e hospitalidade”. Responsável pelo curso de Mídias Sociais do NPC, juntamente com Arthur William, Gustavo inovou. Criou um site – http://midiacidada.org – no qual abrigou boa parte do conteúdo analisado. O conteúdo completo será colocado, aos poucos, neste site.
Democratização da Comunicação
[Por Luisa Santiago] Na última segunda-feira, 4 de maio, aconteceu o II Fórum de Comunicação organizado pelo mandato do vereador Reimont (PT), na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença de dois representantes do Ministério das Comunicações e teve como objetivo principal obter informações sobre o Canal da Cidadania, projeto em andamento em diversas cidades brasileiras. Vito Giannotti, coordenador do NPC, ressaltou a importância de fazermos com que a população conheça esse projeto, o que ainda não é uma realidade. Também participaram do Fórum diversos representantes de organizações ligadas à temática da comunicação, de rádios comunitárias e movimentos sociais.
De Olho Na Vida
Sindicatos de Trabalhadores estão organizando um Dia Nacional de Paralisação, no dia 29 de maio. Será um protesto contra a retirada de direitos, principalmente o Projeto de Lei 4330, que está para ser votado no Senado. Este projeto das terceirizações significa arrocho salarial, aumento de jornada e supressão de direitos. Os trabalhadores defendem, também, que os ricos paguem mais impostos.
[Por Célio Gari, no Círculo de Cidadania] Trabalho há 15 anos na Comlurb no final de abril fui demitido. Não fui o único. 77 colegas foram dispensados nos últimos dias. Todos garis que cometeram o “pecado” de exercer o direito de greve, que se organizaram e resolveram se fazer visíveis. O amigo Bruno da Rosa, por exemplo, foi demitido porque ousou responder a um dos gerentes que se portava como um verdadeiro capataz de escravos. Saiba mais.
Proposta de Pauta
[Por Claudia Santiago] Quem não tem um filho, um sobrinho, um irmão, um primo, um vizinho querido que não tenha feito bobagem na adolescência? Pense: o que você fez nessa ocasião? Então, deseje para o outro o que você deseja para você mesmo. Desarme seu coração. E se o seu objetivo é reduzir a violência, fique sabendo "que reduzir a maioridade penal não reduz a violência!"
Administradores de empresas; arquivistas de nível superior; advogados; contadores; psicólogos; fonoaudiólogos; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; arquitetos; engenheiros; estatísticos; profissionais de educação física; assistentes sociais; biólogos; nutricionistas; biomédicos; bibliotecários de nível superior; farmacêuticos; enfermeiros; bombeiro civil mestre, formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, turismólogo, sociólogos, secretários executivos bilíngues e empregados em empresas prestadoras de serviços de brigada de incêndio - nível superior); Todas estas profissões foram incluídas no piso salarial de R$ 2.432,72 em vigor no estado do Rio de Janeiro. Os jornalistas foram vetados pelo governador Pezão. No dia 6 de maio a Assembleia Legislativa rejeitou o veto.
O filme (Des)Ocupações apresenta diversas visões sobre o tema das ocupações e remoções no cenário urbano atual do Rio de Janeiro. A novidade é que o espectador pode "navegar" na obra, escolhendo o que quer ver, clicando nas opções que aparecem na tela. Portanto trata-se de uma obra interativa. O filme foi desenvolvido pela equipe do TJUFRJ - o Telejornal Online da Escola de Comunicação e pode ser visto no endereço: www.webdocumentarios.eco.ufrj.br. O TJUFRJ, com o apoio de bolsas de extensão PIBEX, vem experimentando e pesquisando os recursos de interatividade em meios digitais de forma pioneira na ECO desde 2013.
O 1⁰ Cine Favela Festival: a favela e os 450 Anos do Rio promoverá dez dias de exibição de filmes, oficinas de experimentos audiovisuais, mesa de debates, fórum sobre o audiovisual e favela e exercícios de câmera aberta (o espectador passa a ser um entrevistado, expondo sua opinião sobre a obra audiovisual assistida). O evento abriu inscrições, pela internet, de obras que tenham a favela ou periferia como tema principal ou secundário. Todas serão analisadas por uma curadoria e cem serão escolhidas para exibição. Nós, do NPC, estamos participando da seleção. As exibições serão de 10 a 19 de junho, às 19h, na praça Ailton Rosa, Rocinha, zona sul do Rio. No dia 20 ocorrerá uma Mesa de Debates, a premiação aos realizadores e um pocket show para finalizar com chave de outro. A Mostra ocorrerá na Praça Ailton Rosa: Auto-Estrada Lagoa-Barra, Rocinha (logo após o túnel Zuzú Angel), de 10 a 19 de junho, de 19h às 23h com encerramento no dia 20, às 16h.
Memória
06/05/1919 - Nas fábricas do país, ainda não vigorava nenhum direito trabalhista. Durante uma passeata contra o trabalho noturno e pelas 8 horas na Tecelagem Ipiranguinha, em Santo André/SP, a polícia mata o jovem grevista Constatino Castellani, de 17 anos.
Imagens da Vida
Por iniciativa do vereador Renato Cinco (PSOL), Zuleide Faria de Melo (PCB), professora e militante comunista, recebeu a medalha Pedro Ernesto na noite de ontem (6), na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. (Foto: Luisa Santiago)
Foto: Enio Verri
Pérolas
"A destruição do passado — ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas — é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século xx. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tomam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio. Por esse mesmo motivo, porém, eles têm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores." [Em A Era dos Extremos]
Dicas
[Por diarioliberdade.org] A minissérie argentina "Marx voltou" trata-se de uma criação do coletivo audiovisual Contraimagen e do Instituto de Pensamento Socialista (IPS). Já foram gravados quatro capítulos com duração de 15 minutos cada um, e o quinto será publicado em breve. Desde o lançamento, os episódios já foram vistos por mais de 300 mil pessoas no YouTube, além de circular em universidades, centros culturais e partidos políticos na Argentina. "Burgueses e proletários", "O mercado e as crises capitalistas", "O Estado e a revolução" e "O comunismo" são os títulos dos quatro episódios, protagonizados pelo ator Carlos Weber, que já interpretou o filósofo alemão na montagem argentina da peça "Marx no Soho", do historiador e dramaturgo norte-americano Howard Zinn. As ideias de Marx são expostas na minissérie com a ajuda de filmes antigos, achados audiovisuais na internet e animações, entre outros recursos. Clique aqui para assistir os 4 primeiros episódios com legendas em português.
O problema de mudança na composição orgânica do capital, com as controvérsias que vem merecendo, preocupa, realmente, a todos nós. Detive-me nele, há tempos, quando havia em mim energia para isso. Em quase todas as línguas ocidentais, realmente, existe, hoje, extensa bibliografia a respeito. Atrás disso está a ideia singular de que a categoria trabalho está desaparecendo. É como aquela corrente que almeja uma sociedade em que só exista burguesia; sem proletariado. O livro é claro, objetivo, informado e indispensável aos que se preocupam com o problema. [Ricardo Antunes. Boitempo. 285 páginas. R$ 48,00]
Confira outras notícias no site do NPC
Edição 286
Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Índice
Fotos Vídeos
Notícias do NPC Charges Imagens da Vida
Livraria Antonio Gramsci
Redes Sociais
Receba o Boletim NPC
NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação
Contato Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130 Tel. (21) 22205618 www.piratininga.org.br npiratininga@uol.com.br
Equipe Coordenação: Vito Giannotti Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) Redação: Claudia Santiago Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ).
Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link