Falta menos de 15 dias para o início do nosso 21º Curso Anual do NPC! Pedimos aos interessados em se inscrever que o façam o mais rápido possível. Saiba mais!!!
3 de novembro de 2015
Notícias do NPC
Foi divulgado na segunda-feira, 26 de outubro, o resultado do Edital Pontos de Mídia Livre. O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) ficou em quarto lugar na categoria nacional. Fomos reconhecidos como ponto de mídia livre por nossa atuação em várias frentes de comunicação contra-hegemônica. Temos nosso boletim quinzenal, a Livraria Antonio Gramsci, participamos de debates pelo Brasil inteiro, damos palestras e cursos, produzimos cartilhas, jornais, livros-agendas, fazemos o evento Quintas Resistentes, damos um curso de comunicação comunitária e somos referência nacional na área da comunicação sindical. Confira a lista dos contemplados na página do Ministério da Cultura.
Nosso BoletimNPC, que sai quinzenalmente, chega nessa semana a seu número 300, o que para a gente é um marco muito gratificante! Queremos agradecer aos companheiros e companheiras do Brasil inteiro que, nestes 20 anos de NPC, têm estado conosco. São pessoas muito queridas que seguem nossas publicações, avaliam e colaboram com o envio de notícias, sugestões e propostas de pauta. Esperamos contar cada vez mais com o apoio e a participação de todos vocês, para que o nosso boletim seja um porta-voz das mobilizações da classe trabalhadora de todo o país! Para colaborar conosco, basta mandar uma mensagem para npc.boletim@gmail.com. Durante o 21º Curso Anual do NPC vamos fazer uma celebração em homenagem ao BoletimNPC.
A jornalista Katarine Flor, do SENGE/RJ, vai participar do 21º Curso Anual do NPC. Confira o depoimento dela sobre a importância dessa atividade!!! O tema do 21º Curso Anual do NPC é “A Mídia de Esquerda contra o Conservadorismo no Brasil, hoje” e será realizado entre os dias 18 e 22 de novembro de 2015, na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.
Vito Giannotti dedicou sua vida à construção de uma nova sociedade. Ensinou através de cursos, palestras, oficinas por todo o Brasil, que só através da construção de uma comunicação dos trabalhadores poderemos disputar a hegemonia e transformar o mundo. Nós, do NPC, para manter vivo seu legado, estamos construindo a Escola Nacional Vito Giannotti. A intenção é manter viva sua obra e levar para todo canto do Brasil e do mundo seus ensinamentos. Lá, também, estamos reunindo as tantas homenagens feitas ao nosso grande mentor e idealizador do NPC, nosso Vito Giannotti. Para visitar a página, basta acessar aqui.
Radiografia da Comunicação Sindical
O SENGE-PR publicou uma bela homenagem ao nosso coordenador, Vito Giannotti, na última edição da revista Diferencial. Confira!
Bancários de todo o país fizeram uma greve, que teve grande adesão, pois o lucro dos bancos não representou a melhoria das condições de trabalho da categoria. Para explicar os motivos da mobilização, o Sindicato dos Bancários lançou, na semana passada, um vídeo sobre o sistema financeiro, Banco pra quê? Banco pra quem?. O filme conta com a participação dos atores Osmar Prado e Sandra Barsotti, além do cineasta Sílvio Tendler e do MC Leonardo. Os bancários querem debater com a sociedade a falta de responsabilidade social do sistema financeiro nacional. Os bancos se beneficiam da atual política econômica, que pratica os maiores juros do mundo, aumentando os lucros de banqueiros e especuladores e prejudicando todos os demais setores econômicos do país e, especialmente, os trabalhadores. Para se ter uma ideia, em 2014, o lucro dos cinco maiores bancos ultrapassou os 60 bilhões de reais. Isso significa crescimento médio de 18,5% em relação a 2013. No mesmo período houve redução de mais de cinco mil postos de trabalho. O vídeo está disponível no youtube. Confira!
Proposta de Pauta
[Por Carol Patrocínio - Carta Capital] Valentina tem 12 anos. Ela tem um corpo de uma menina de 12 anos de idade. Ela é loira, branquinha e age como uma menina de 12 anos de idade. Valentina foi escolhida para participar do MasterChef Júnior junto com diversas outras crianças, meninos e meninas. O que separa Valentina de todas as outras crianças, por enquanto, não é seu talento na cozinha, mas a cultura do estupro que permite que homens adultos falem por aí como poderiam estuprar a garota. (...) Mas o problema não está apenas na pornografia. Meninas cada vez mais novas representam adultas em campanhas publicitárias hipersexualizadas. Mulheres fazem cirurgias para rejuvenescer a vulva e deixá-la com aparência virginal. Mulheres adultas são infantilizadas – quantas vezes você chamou mulheres de mulheres e não me meninas? E a ideia de que porque uma menina se fantasia de mulher já pode ser tratada como mulher só se populariza. E isso é de uma maldade sem fim. Leia o texto completo.
A Comunicação que queremos
Em várias cidades do país já circulam versões tablóide, gratuitas, do jornal Brasil de Fato. É o caso dos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O objetivo é divulgar informações de interesse da classe trabalhadora com uma linguagem acessível e uma abordagem diferente da da mídia tradicional. Como disse nossa amiga Laudenice Olivera, “mais um passo foi dado na construção do jornal em Pernambuco. Há alegria no ar e uma expectativa”. Nós, do NPC, estamos torcendo!
Democratização da Comunicação
Representantes da sociedade civil e parlamentares de vários partidos políticos relançaram na semana passada, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom). O objetivo é estimular o debate acerca da regulamentação dos meios de comunicação, fortalecer o sistema público de rádios e TVs, inclusive as comunitárias, e combater práticas que violem o direito à liberdade de expressão. Para a idealizadora e uma das coordenadoras da frente, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), o atual momento político do país reforça a necessidade da discussão de um novo marco legal das comunicações. Ela ressaltou que os meios de comunicação reproduzem valores, conceitos, concepções, ideologia e que, por isso, precisam refletir a sociedade como um todo e não o pensamento de grupos detentores de concessões. “Temos que quebrar essa concentração da mídia, que está nas mãos de meia dúzia de grupos, como já aconteceu em países como a Argentina”, disse Erundina à Agência Brasil. Saiba mais
NPC Informa
Em dezembro, estreia, no Brasil, a super produção chamada AS SUFRAGISTAS. A história, baseada em fatos reais, se passa em Londres no início do século XX. Aborda a mobilização feminista pelo direito ao voto. Como as lutas das mulheres sempre foram temas de nossas publicações, estamos bastante ansiosos pelo lançamento do filme!
De Olho Na Vida
O projeto de Lei Antiterrorismo que tramita no Congresso Nacional poderá violar a Convenção Interamericana de Direitos Humanos. Isso se estabelecer tipos penais muito amplos e ambíguos, que poderiam ser usados para criminalizar movimentos sociais e vozes dissidentes. Essa observação foi feita pelo uruguaio Edison Lanza, relator especial para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos - ligada à OEA (Organização dos Estados Americanos). Lanza defende que o projeto em tramitação no Senado contemple o parágrafo que exclui da aplicação da lei manifestações políticas e movimentos sociais ou reivindicatórios. Segundo o parlamentar, manter o dispositivo seria o mesmo que criar uma "causa justa" para crimes de terror. "Em um Estado democrático de Direito, as manifestações e reivindicações sociais, sejam elas coletivas ou individuais, não têm outra forma de serem realizadas senão de maneira pacífica e civilizada", escreveu em seu parecer.
De olho no mundo
O Chile conquistou uma grande vitória contra a obesidade infantil. Depois de passar pela Comissão de Saúde do Senado em setembro, o Plenário do Senado aprovou em outubro as alterações feitas pela Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei que regulamenta a publicidade de alimentos destinada ao público com menos de 14 anos. Só falta a sanção presidencial. O Projeto proíbe qualquer publicidade que induza crianças a consumir comidas classificadas como “junk food“. A publicidade desses produtos também não pode afirmar que satisfaz as necessidades nutricionais de uma pessoa. | Saiba mais.
Memória
O Primeiro Congresso de Escritores e Artistas Negros foi realizado em setembro de 1956 na Sorbonne, em Paris. Naquele espaço, pensadores das colônias e ex-colônias francesas na África e na América e uma delegação de intelectuais debateram o lugar da cultura negra após o fim da II Guerra Mundial. Foi um momento de construção e (re)formulação de discursos que giravam em torno do Negritude em uma nova ordem mundial. O evento foi organizado pela Revista Présence Africaine, coordenada por Alaine Diop, e contou com a participação de mais de 600 pessoas de diversas nacionalidade, entre eles Frantz Fanon e Mário de Andrade. Para refletir sobre esse momento histórico, a UFMG organiza, de 11 a 13 de novembro, o I Congresso de Escritores e Artistas Negros – seis décadas depois. O evento tem o apoio do Centro de Estudos Africanos (CEA/UFMG).
Imagens da Vida
Foto por: Mídia Ninja
Dicas
Começou no dia 24, em Porto Alegre, a 10ª Bienal do Mercosul. Com mais de 600 obras assinadas por mais de 200 artistas de mais de 20 países, a mostra reúne oito exposições e vai até o dia 6 de dezembro. Uma das obras de destaque é o clássico Tropicália, de Hélio Oiticia. Além disso, a mostra tenta apresentar a arte da América Latina afastando-se das leituras que esta produção tem recebido com o interesse despertado pelos grandes centros da Europa e dos EUA nas últimas décadas. A proposta é apresentar a arte das Américas do Sul e Central a partir de um olhar de dentro, nosso. Das oito exposições, sete serão apresentadas no centro da cidade e uma na zona norte. Saiba como chegar!
Dentre os vários temas abordados na montagem, está o da recorrente situação de imigrantes que saem da sua terra natal em busca de oportunidades e conforto. No início do século XX, os trabalhadores Sacco e Vanzetti saíram da Itália para os Estados Unidos e, injustamente, foram condenados à morte. Hoje, como sabemos, não é diferente. O texto do espetáculo utiliza documentos reais do processo e relata um momento crucial na construção dos direitos humanos e trabalhistas. De sexta a domingo, às 20h. O Armazém da Utopia fica na Avenida Rodrigues Alvez, no Armazém 6. Cais do Porto do Rio de Janeiro.
Pérolas
Clarice: Qual é a coisa mais importante no mundo? // Pablo: Tratar para que o mundo seja digno para todas as vidas humanas, não só para algumas.
Confira outras notícias no site do NPC
Edição 300
Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Índice
Fotos Vídeos
Notícias do NPC Charges Imagens da Vida
Livraria Antonio Gramsci
Redes Sociais
Receba o Boletim NPC
NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação
Contato Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130 Tel. (21) 22205618 www.piratininga.org.br npiratininga@uol.com.br
Equipe Coordenação: Claudia Giannotti Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915) Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago
Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Marina Schneider (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Tatiana Lima (RJ).
Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link