Boletim do NPC

19 de março de 2018

Notícias do NPC

NPC oferece Curso de Mídias Digitais, Internet e seu uso para a disputa de hegemonia

Os cursos oferecidos pelo NPC para sindicatos e movimentos sociais são reconhecidos no Brasil inteiro. Um dos mais procurados tem sido o de “Mídias digitais, internet e seu uso para disputa de hegemonia”. O objetivo é potencializar o uso das mídias sociais e suas ferramentas, fortalecendo a mobilização virtual e ampliando a divulgação de um conteúdo pelas redes sociais. Esse é um programa mais do que atual e importante para os desafios que se têm colocado à classe trabalhadora. Esse curso é disponível para turmas fechadas, em data a combinar com a entidade que deseja contratá-lo. Para saber mais sobre valores, datas e disponibilidade dos monitores, basta entrar em contato pelos telefones (21) 2220-5618/ 2220-4895 e pelo e-mail npiratininga@piratininga.org.br.

Notícias do NPC

Cartilha do NPC conta a história e a atualidade do 1º de Maio

Vem aí o Dia do Trabalhador. Para recuperar o significado e os ensinamentos dessa data histórica, reeditamos, no ano passado, a Cartilha do NPC sobre o Primeiro de Maio. Ela conta como a luta começou, no século 19, pela redução da jornada de trabalho para oito horas. Naquele tempo, exigia-se não morrer de tanto trabalhar. E também exigia-se não morrer de fome. Como sabemos, essas pautas, infelizmente, ainda são muito atuais. Especialmente em tempo de reforma trabalhista, que “praticamente reduz a zero décadas de conquistas sociais”, como escreveu o professor Reginaldo Moraes, na apresentação da cartilha. O texto mostra também a força da classe trabalhadora organizada, além de apresentar uma cronologia da luta pelas oito horas no Brasil. Contém, ainda, uma explicação sobre “A Internacional”, o hino da esquerda mundial. Para comprar, clique aqui.

Notícias do NPC

Claudia Santiago estará na abertura do 6º Seminário Unificado de Imprensa Sindical    

A coordenadora do NPC, jornalista Claudia Santiago, participará, no dia 31 de maio, de um debate sobre “Comunicação sindical – Fortalecer para o enfrentamento aos ataques do capital”. Com início às 9h30, a mesa marca a abertura do 6º Seminário Unificado de Imprensa Sindical. O evento ocorrerá de 31 de maio a 2 de junho, no Hotel Vila Velha, em Salvador. O tema central do encontro é: “Fortalecer a comunicação sindical para enfrentar os ataques do capital”. O evento tem como público alvo dirigentes sindicais, profissionais da imprensa, estudantes e demais interessados em fazer a disputa de hegemonia via comunicação sindical. | Clique aqui e acesse a programação completa.

Notícias do NPC

40 formulários já foram preenchidos

O formulário da Teia de Comunicação Popular do Brasil está circulando por aí! 40 pessoas, espalhadas pelo país, já responderam, interessadas em fazer parte dessa grande rede de solidariedade. Tivemos o retorno de comunicadores ligados a portais da internet, jornais impressos, rádios comunitárias e webradio, além de veículos produzidos por movimentos populares, sindicatos, coletivos e ONGs. Iniciativas de Curitiba (PR), Campinas (SP), Piracicaba (SP), Ilhéus (BA), Porto Alegre (RS), Cariacica (ES), Vitória (ES), Mariana (MG) e Rio de Janeiro (RJ) foram algumas por nós já mapeadas. A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço Brasil) também já formalizou sua participação na Teia! Se você faz parte de algum coletivo de comunicação e deseja se integrar à Teia, preencha o formulário que está disponível em https://goo.gl/forms/qqyzgEQR0PCSikXp1. Para contribuir com a Teia, envie email para contato@teiapopular.org.

Radiografia da Comunicação Sindical

TVT foi protagonista na transmissão dos acontecimentos em São Bernardo

No sábado, dia 7 de abril, ocorreu a missa em homenagem a Marisa Letícia. O ato foi marcado por músicas e pronunciamentos de diversos parlamentares, inclusive do ex-presidente Lula. Depois, ele foi para Curitiba se apresentar à Polícia Federal, mas inicialmente teve dificuldades de se locomover. Os manifestantes lá presentes gritavam “Não se entrega!” e chegaram a impedir a sua passagem. Para acompanhar ao vivo os acontecimentos, tivemos de contar com a transmissão da TVT, a TV dos Trabalhadores de São Bernardo. A Globo, por ter dificuldades de colocar seus repórteres ou cinegrafistas no chão, só conseguia filmar de um helicóptero e acabou retransmitindo o sinal da TVT. Nesse dia, vimos a importância de ter um veículo de mídia nosso, a serviço dos interesses dos trabalhadores. | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

É lançada a ‘Revista Brejeiras’, veículo de mulheres lésbicas

Na sexta-feira, dia 13 de abril, foi lançada a primeira edição da Revista Brejeiras, no Rio de Janeiro. Idealizada por mulheres lésbicas, a publicação é resultado de um movimento que procura ampliar os espaços de fala das mulheres lésbicas, trazendo-as para o centro do debate. Em meio a um apagamento constante da “existência sapatão”, a revista surge como alternativa de resistência na disputa por memórias e narrativas. O primeiro número da revista custa R$ 10,00.

Artigos

Do jornalismo e dos jornalistas exige-se respeito

[Por Laurindo Leal Filho para Carta Maior] É preciso respeitar para ser respeitado, diz a sabedoria popular. Sentença que aplica-se à risca aos veículos de comunicação e aos jornalistas que tiveram dificuldades para cobrir o ato religioso e as manifestações políticas realizadas em São Bernardo, no sábado, 7 de abril. As restrições impostas a eles pelo público nada mais foram do que uma resposta aos ataques permanentes e constantes desses meios, através dos seus profissionais, aos partidos de esquerda, aos movimentos populares e, neste caso, ao seu principal líder, o ex-presidente Lula. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

“Tem que comunicar com todos os meios e falar para milhões”, entrevista com Claudia Santiago

[Por Julia Broens] Em entrevista, a jornalista e coordenadora do NPC Claudia Santiago fala sobre a sua trajetória na comunicação sindical, a importância dessa experiência, a comunicação dos sindicatos hoje, a relação internet x comunicação impressa, as mudanças no mundo do trabalho e sobre como a comunicação pode ajudar os sindicatos a enfrentar os desafios que estão colocados. Confira na íntegra!

De Olho Na Mídia

Le Monde critica ausência de “foto emblemática” de Lula em jornais brasileiros

Na sexta-feira passada, dia 13 de abril, dias depois da prisão do Lula, o jornal francês "Le Monde" publicou uma análise da fotografia de Lula no meio do povo pouco antes de se render à polícia, que já se tornou célebre, feita pelo jovem Francisco Proner, de apenas 18 anos. De acordo com a jornalista Marion Dupont, a disputa em torno dessa imagem no Brasil é de natureza simbólica. [...] Numa análise que leva em conta a força social do registro nesse momento de intensa crise política no Brasil, o diário questiona a escolha de parte da imprensa brasileira de publicar outras fotos de capa no lugar da emblemática imagem. | Leia o texto completo.

De Olho Na Vida

CPT concluiu que inquérito que motivou prisão do padre José Amaro é uma farsa

A assessoria jurídica da CPT, da SDDH e da Prelazia do Xingu analisou o inquérito que motivou a prisão de padre Amaro, no dia 27 de março. A conclusão é de que foi mais uma tentativa de criminalizar a luta deixada por irmã Dorothy em defesa dos povos da floresta. Na análise que as entidades apresentam, mostra-se que esse inquérito é uma farsa. A acusação contra o padre foi motivada pela tentativa de ocupação da Fazenda Santa Maria. Em depoimento prestado perante o delegado de Anapu, na data referida, o fazendeiro acusou Amaro de chefiar uma organização criminosa que estaria por trás da tentativa de ocupação de sua fazenda. |Leia o documento na íntegra.

De Olho Na Vida

MTST ocupa terreno em Niterói  

Na sexta-feira, 6 de abril de 2018, completaram-se oito anos de um dos maiores desastres ambientais e sociais que ocorreram no Brasil. Depois de uma longa e forte chuva, diversas comunidades de Niterói sofreram deslizamentos de terra, matando muitas pessoas. Foi o que ficou conhecido como “Tragédia do Bumba”. Na semana passada, famílias organizadas pelo MTST desde 2015, inclusive famílias que sofreram em 2010 com os deslizamentos de terras e que perderam suas casas, relembraram essa data com uma nova ocupação de terra na região do Sapê. | Continue lendo

De olho no mundo

O mercado global das curtidas falsas

[Fernando Peinado e David Alameda/ El País] Um time da primeira divisão do futebol espanhol em má fase precisava levantar o moral da torcida, e para isso entrou recentemente em contato com o consultor digital mexicano Carlos Merlo, conta ele. Merlo diz que fabricou para o clube alguns torcedores de mentira graças à sua “fazenda” de usuários falsos do Twitter. Por trás da bolha das aparências que desvirtuou as redes sociais se esconde uma indústria integrada por empresas de consultoria e trabalhadores freelance. Esse setor nas sombras presta serviço a políticos, grandes corporações, artistas, esportistas, advogados, médicos, chefs e pequenos empresários. Alguns procuram inflar sua vaidade ou rechear sua carteira, aparentando uma falsa popularidade. Outros manipulam a opinião pública, lançando campanhas de desinformação. Eles se aproveitam do fato de que o público continua confiando em indicadores como o número de seguidores no Facebook ou no Twitter para medir a reputação. | Continue lendo.

Memória

Na Bolívia, uma lutadora indígena estampa papel moeda

Em abril deste ano, a Bolívia coloca em circulação uma nova nota com a imagem estampada de uma mulher indígena. Trata-se de Gregoria Apaza, que lutou contra os colonizadores espanhóis.

Dicas

Documentário sobre o Golpe é aclamado no Festival de Berlim

O documentário "O Processo", da cineasta Maria Augusta Ramos, que acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 e termina no Golpe de 2016, foi aclamado durante o Festival de Berlim de 2018. Confira a repercussão no programa exibido pela TVT (Tv dos Trabalhadores). ASSISTA!

Dicas

Festival gratuito de cinema ‘É tudo verdade’ apresenta documentários brasileiros e estrangeiros    

Ainda dá tempo de se organizar para conferir a 22ª edição do “É Tudo Verdade”, um Festival Internacional de Documentários. A programação conta com 55 títulos, a ser exibidos em sessões gratuitas. Um dos destaques é o documentário “Auto de resistência”, sobre violência policial no Rio de Janeiro. Outros filmes que constam na programação são “O processo”, documentário sobre o impeachment de Dilma Rousseff; e “Missão 115”, filme de Silvio Da-Rin sobre o episódio do Riocentro. “Che: memórias de um ano secreto”, e “A batalha de Argel, um filme dentro da história”, sobre os bastidores desse filme clássico. A homenageada dessa edição é a documentarista estadunidense Pamela Yates. Ela é a responsável pela trilogia guatemalteca composta pelos filmes “500 Anos”, “Granito” e “Quando as Montanhas Tremem”. Os três são exibidos pela primeira vez no Brasil. Eles retratam a perseguição da população indígena na Guatemala. A programação completa pode ser acessada aqui!

Pérolas

Por Ciro Marcondes Filho – ECA-USP

"A sociedade mediatizada não é uma sociedade feliz; ao contrário, é uma sociedade da compulsão, da cobrança invisível, dos apelos permanentes de estar conectado, pois, caso contrário, a pessoa estará ‘morta’. A vida na web depende da submissão do usuário à ditadura da conexão permanente; o sofrimento e a depressão de cada um se constrói pela pouca quantidade de visitas à sua página no Facebook."

Pérolas

Por Conceição Evaristo

"Nossa voz, nossas histórias não são mais para ninar os meninos da Casa Grande, mas sim para fazê-los acordar de seus sonhos injustos”.

Pérolas

Por Darcy Ribeiro

“O maior e único problema do Brasil são as suas elites: apátridas, parasitárias, vivem de vender o patrimônio nacional e manter o povo escravizado, ignorante, feito gado”.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 361

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link