Boletim do NPC

2 de agosto de 2018

Notícias do NPC

‘Lutas pela educação no Brasil’ é o tema da Agenda NPC de 2019

O NPC já começou a oferecer seu tradicional LIVRO AGENDA para 2019. O tema inédito deste ano é: Lutas pela educação no Brasil. Cada sindicato ou movimento pode personalizar seu material, desde que a tiragem mínima seja de 500 unidades. Como nos outros anos, a cada dia do calendário, colocamos um ou dois fatos ocorridos naquela data, de acordo com o tema da agenda. Essa publicação oferece uma visão libertadora de sociedade. Ela serve como uma pequena dose homeopática diária de formação política para qualquer sindicato de luta e qualquer movimento popular. As informações em “pílulas” acabam também estimulando que as pessoas busquem mais informações sobre os acontecimentos, pessoas e temas relatados nas notas. Nosso LIVRO AGENDA 2019 é destinado, principalmente, a educadores, estudantes, lutadores, ativistas sociais e militantes de vários movimentos e sindicatos. Os sindicatos e outros movimentos que desejarem personalizar a publicação devem entrar em contato com o NPC pelo e-mail npiratininga@piratininga.org.br e/ou npc.boletim@gmail.com, solicitando a carta com orientações e tabela de custos.

Notícias do NPC

Que passos podemos dar em 2019? Esse é o tema do Curso Anual do NPC em 2018, de 21 a 24/11

Aprendendo com o passado para construir o futuro. Trincheiras que perdemos e aquelas que precisamos construir. De 21 a 24 de novembro, no Rio de Janeiro. A programação será divulgada na próxima semana. Informações pelo email npiratininga@piratininga.org.br ou pelo telefone (21) 2220-5618.

Notícias do NPC

Festival da Comunicação Sindical e Popular: debates, exposição e apresentações culturais

24 de julho é, graças à iniciativa do vereador Renato Cinco (Psol-RJ), o Dia Municipal da Comunicação Popular. A data é uma homenagem a Vito Giannotti, um incansável defensor da comunicação dos trabalhadores que faleceu nesse mesmo dia, no ano de 2015. Para lembrar a trajetória e honrar a memória desse grande lutador, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) realizou, pelo segundo ano consecutivo, mais uma edição do Festival da Comunicação Sindical e Popular. Tudo aconteceu no dia 24 de julho de 2018 na Cinelândia, histórico bairro de lutas e resistência no Rio de Janeiro. Ao longo da terça-feira, o espaço público foi ocupado com exposição de materiais produzidos por sindicatos e movimentos populares; apresentações culturais; música; debates e aulas sobre temas variados, com o intuito de dialogar com quem passa diariamente pelo local. | Leia a cobertura completa.

Notícias da Teia

Povo Jenipapo-Kanindé inaugura Escola de Cinema Indígena no Ceará

[Fonte: ECINDIJI] O que mostrarão as câmeras conduzidas pelos povos indígenas no Nordeste? Neste caminho está a Escola de Cinema Indígena Jenipapo-Kanindé (ECINDIJ), criada pela Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé. A inauguração da ECINDIJ acontece na próxima quinta-feira, 02, às 18h, com evento aberto ao público na sede da Escola, a aldeia Lagoa Encantada, no município de Aquiraz, Ceará. O documentarista Vincent Carelli, criador do projeto Vídeo nas Aldeias, ministra a aula inaugural, que também contará com a presença de diversas lideranças indígenas da região. Primeiro curso começa em agosto e terá duração de três anos, proporcionando formação gratuita e aberta a indígenas de diversas faixas-etárias. | Continue lendo.

Entrevistas

‘Se eu perder a esperança, 14 de março vai ser em vão. Tem que ser um divisor de águas’

[Por Fernanda Canofre - Sul21] Monica Benício tinha a manga esquerda do casaco preto de inverno levantada até o cotovelo, na última sexta-feira (27), apesar do frio que fazia em Porto Alegre. Na parte descoberta do braço, um pedaço de papel insulfilme cobria a tatuagem feita um dia antes. O rosto de Marielle Franco. Para o Brasil e o mundo, um símbolo da luta contra violência, desde que a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro foi executada a tiros, no centro da cidade, no dia 14 de março. Para Monica, sua companheira, que ela conheceu no lugar onde as duas cresceram: a favela da Maré. | Leia a entrevista completa.

Artigos

Lênin já falava em comunicação como ferramenta de disputa e organização  

[Por Vito Giannotti em 23.03.2009] Dezembro de 1901. Já naquela época, Lênin, em artigo chamado ‘Por onde começar’ para o jornal do Partido Social Democrata Russo, não tinha dúvidas. Em seu texto ele afirmava que o primeiro passo a ser dado, para construir a revolução, era a ‘criação de um jornal para toda a Rússia’. Era a afirmação da centralidade e da necessidade da comunicação para fazer a revolução. Ou seja, para conquistar sua hegemonia, o partido da classe trabalhadora deveria começar por criar um jornal que unificasse e organizasse a luta. Óbvio que Lênin sabia, melhor do que ninguém, que apenas com um ou mil jornais não se chegaria a lugar algum. Mas também sabia que, sem um jornal, a revolução não chegaria nunca. Como os milhões de operários, soldados e camponeses seriam convencidos da sua necessidade? Como teriam informação e formação suficiente para abraçar a ação revolucionária, sem um jornal? | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Edições tablóide do Brasil de Fato são lançadas na BA e no RS

O jornal Brasil de Fato já é referência na comunicação pautada pelos interesses dos trabalhadores. Ações dos movimentos populares e sindicais, educação, saúde, cultura e lutas por direitos sociais, no Brasil e no mundo, são temas que costumam ser tratados nas edições do jornal. A versão tablóide, já presente em diversas cidades brasileiras, é distribuída gratuitamente, em locais de grande movimentação dos trabalhadores e trabalhadoras. Na última semana, recebemos duas grandes notícias! Agora o Estado da Bahia e o Rio Grande do Sul já contam com suas edições específicas. Longa vida ao Brasil de Fato!

A Comunicação que queremos

Comunicação Popular no Rio de Janeiro

A edição número 115 do jornal Abaixo-assinado de Jacarepaguá e das Vargens já está circulando. No editorial de agosto de 1989 – Ano I - número, o jornal se coloca como um veículo de resistência, com o objetivo de ser um instrumento de informação e formação com o objetivo de estimular e auxiliar a organização e mobilização dos trabalhadores no seu local de moradia e de trabalho; divulgar experiências comunitárias; debater as lutas e propostas do movimento social; e promover a cultura popular. Leia na íntegra!

Radiografia da Comunicação Sindical

Programa Extra-Classe, do Sinpro Minas, trata da crise do capitalismo    

[Com informações do Sinpro Minas] O Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas) exibe, semanalmente, o Programa Extra-Classe. Vários são os assuntos abordados. Na última edição, que foi ao ar dia 25 de julho, foram apresentadas reflexões sobre os ciclos e crises do capital. Baseado na exploração do trabalho e em uma cruel desvalorização do ser humano, o capitalismo atravessa séculos tentando se salvar em meio a suas próprias contradições. Mas em momentos de crise, é a classe trabalhadora que sofre ainda mais com as consequências de um sistema tão desigual. O Programa também debate os reflexos diretos da crise atual na conjuntura brasileira e em especial na educação. Alguns dos entrevistados são os/as pesquisadores/as Renato Rabelo, Antônia Aranha, José Luiz Quadros, Gaudêncio Frigotto e Luciano Rezende. Assista aqui!

Proposta de Pauta

Cooperativa de orgânicos do Paraná é atacada com incêndio

[Por Redação/Brasil de Fato] A Copavi (Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória), de Paranacity, noroeste do Paraná, sofreu um grave ataque no último final de semana. Organizada por 25 famílias assentadas que produzem leite, iogurte, açúcar mascavo e melados orgânicos, a cooperativa teve 15 hectares incendiados criminosamente, conforme afirmam os produtores. Segundo relatos das famílias que estão no local, o fogo alcançou a plantação de cana, pasto, árvores e horta. Em 2017, a reserva legal já havia sido atacada, com pontos de incêndios iniciados em diversos locais diferentes e de forma simultânea. Até agora não encontraram os responsáveis. Neste momento, a população local encaminha as ações necessárias para registro da ocorrência, investigação e tomada das medidas legais. Edição: Laís Melo | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Bolsonaro deve respostas, mas é preciso fazer as perguntas

[Por Cora Rónai em O Globo 2.8.2018] Na segunda-feira de manhã, bem antes do “Roda Viva” ir ao ar, meu amigo Fernando Cañadas fez uma breve visita ao futuro e trouxe informações sobre o resultado da entrevista com Bolsonaro: “Seus eleitores vão dizer que ele ‘mitou’, seus opositores vão dizer que foi ‘humilhado’ e os isentões vão dizer que foi mais ou menos”. A previsão é mais ampla do que o Fernando imagina. Este promete ser o resultado de todas as entrevistas do candidato, pelo menos enquanto os jornalistas o confrontarem como um boçal truculento que precisa ser desmascarado. Bolsonaro não tem a quantidade de eleitores que tem porque eles não sabem que o seu candidato é um troglodita que sente saudades da ditadura; pelo contrário. Eles sabem — e é justamente isso que os atrai. Assim como os eleitores de Trump, eles querem alguém que não tenha medo de ferir as suscetibilidades contemporâneas, um homem que pouco está se lixando para o politicamente correto e que promete por ordem na casa. | Continue lendo.

De olho no mundo

Irlanda aprova projeto que proíbe comércio de produtos de assentamentos israelenses

[Por Gustavo Barreto] A Irlanda foi o primeiro país ocidental a promover um boicote econômico contra a África do Sul do apartheid. Agora, a nação passou uma legislação no Senado, com o mesmo argumento, para promover um boicote econômico contra os produtos oriundos dos assentamentos ilegais israelenses na Palestina. A desumanização dos palestinos na região, incluindo assassinato direto ou por bloqueio de itens essenciais, foi citado em detalhes por diversos senadores.

De Olho Na Vida

‘Julho Negro’, no Rio, debate racismo, militarização e apartheid

[Por Gizele Martins] ‘Se eles internacionalizam a militarização, o racismo e o aparthed, nós internacionalizaremos a luta contra a militarização, o racismo e o apartheid”, foi o tema do ‘3º Julho Negro’ realizado entre os dias 23 a 27 de julho pelas favelas e periferias do Rio de Janeiro. Evento organizado há três anos por mães, familiares e grupos que pertencem ao movimentos de favelas do Rio e que tem o objetivo de dar visibilidade às violações de direitos que ocorrem dentro dos espaços empobrecidos da cidade. Este ano, mais de mil pessoas passaram pelas atividades e também contou com a presença de mais de 50 lideranças dos mais diversos movimentos sociais de diferentes países do sul global, mais a Palestina, todos países que sofrem com a militarização, o racismo e o apartheid. | Continue lendo.

Democratização da Comunicação

Prazo para a sanção presidencial sem vetos da Lei de Proteção de Dados foi prorrogado para 14/8

[Por Direitos na Rede] O prazo para a sanção presidencial sem vetos da Lei de Proteção de Dados foi prorrogado para o dia 14 de Agosto. A Secretaria Nacional de Relações do Consumidor (Senacon), emitiu parecer pedindo sanção integral da Lei de Dados Pessoais. A Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) enviou carta à Casa Civil no mesmo sentido. Também o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprova a defesa da sanção integral do PLC 53/18 - a Lei de Dados Pessoais brasileira, e prepara seu posicionamento público sobre o tema. | Continue lendo.

NPC Informa

As igrejas nas eleições de 2018

O PSOL-ES, em nota, repudiou a declaração do arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela que, em vídeo divulgado na terça-feira, 31, acusa o partido de ser “criminoso” e “a favor da morte”. O partido declarou-se em defesa da vida, dos direitos humanos, da diversidade, da democracia e do Estado Laico. E diz que o bispo dá falso testemunho das suas ações em defesa da vida das mulheres, da negritude, da população LGBT. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra uma média de quatro mortes por dia de mulheres que buscam socorro nos hospitais por complicações de aborto. Somente em 2015, foram registradas 1.664 mortes de mulheres em hospitais brasileiros. Na opinião do PSOL ES, criminalizar o aborto é lavar as mãos para essa realidade, já que somente a descriminalização pode contribuir para que o aborto seja tratado como questão de saúde pública.

NPC Informa

3ª Recria Cine mobiliza cenário cultural em Ervália

[Por Mylena Melo] Entre os dias 26 e 28 de Julho a cidade de Ervália (MG) recebeu a 3ª Recria Cine - mostra de cinema para crianças e adolescentes, organizada pelo Coletivo Refazenda. Foram exibidos filmes longas e curtas-metragens de ficção, animação e documentários de todo o Brasil na Escola Estadual Professora Vivica Rocha. Também aconteceram oficinas, apresentações culturais e atividades recreativas. A oficina de cinema acabou originando um filme criado do início ao fim pelas crianças ervalenses: “As aventuras do reino mágico”, disponível na página da Recria Cine no facebook. | Continue lendo.

Memória

Livro sobre mulheres na luta armada será lançado em SP

No dia 17 de agosto será lançado, em São Paulo, o livro “Mulheres na luta armada: protagonismo feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional)”, de Maria Cláudia Badan Ribeiro. O foco dessa obra é nas mulheres guerrilheiras, que, para lutarem contra a ditadura, romperam com a sociedade e com suas famílias que as queriam casadas, recatadas e do lar. Maria Cláudia, com seu livro, resgata a história da ALN e expõe as vidas tão pouco contadas das mulheres brasileiras que pegaram em armas contra a ditadura. O lançamento será às 18h30, na Livraria da Alameda: Rua Treze de Maio, 353, Bela Vista, São Paulo. | Texto resumido de Carlos Eugênio Paz.

Dicas

Barão de Itararé lança livro de Laurindo Leal

O professor Laurindo Lalo Leal, um dos maiores especialistas em mídia no Brasil, escreveu inúmeros artigos, entre 2010 e 2018, sobre o papel nocivo da imprensa hegemônica no país. Eles resultaram em um livro, que será publicado pelo Centro de Estudos Barão de Itararé. Cotas estão sendo vendidas antecipadamente pelo valor unitário é de R$ 30. As entidades que adquirirem uma terão seu nome registrado no livro.

Dicas

Está disponível, na internet, o filme KBELA

O premiado filme KBELA foi realizado de forma colaborativa. É um curta feito por mulheres negras sobre mulheres negras. Com roteiro e direção de Yasmin Thayná, o filme recebeu o prêmio de Melhor Curta-metragem da Diáspora Africana da Academia Africana de Cinema (AMAA Awards 2017). O processo de produção do filme é baseado nas redes de afeto e da internet. O elenco foi todo convocado nas redes sociais, para garantir a diversidade de personagens que colaboraram com suas histórias pessoais para o curta, que foi realizado por meio de uma vaquinha online. A boa notícia é que já dá para ver pela internet! Basta acessar http://kbela.org.

Dicas

Oficina com João Roberto Ripper

No dia 29 de agosto, o repórter fotográfico João Roberto Ripper ministra no Rio de Janeiro a oficina organizada por A CASA - Fotografia e Arte Contemporânea. Das 19 às 22h. Tome nota: Rua General Cristóvão Barcelos, 251/302, em Laranjeiras.

Pérolas

Por Silvio Tendler

“ [O filme] ‘O veneno está na mesa’ tem mais de 5 milhões de espectadores sem nunca ter ido a uma sala de cinema. Arte é militância, política e transformação”.

Pérolas

Por Laurindo Leal Filho

“Roda Viva revela a pobreza da televisão brasileira. Um programa de entrevistas produzido por uma emissora sob forte controle político-partidário só ganha relativa repercussão devido a falta de debates sérios na TV. A educação política se faz através discussão constante e permanente de ideias e visões de mundo. A televisão brasileira não contribui em nada para isso”.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 366

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link