Boletim do NPC

8 de outubro de 2018

Notícias do NPC

Livro-Agenda do NPC de 2019 mostra como a educação é uma luta de todos nós

Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil estão passando por um momento de duros retrocessos, tanto na área dos direitos quanto na questão dos valores e costumes. E a educação tem um papel fundamental na resistência a esses ataques. Por esse motivo, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), ao preparar o seu tradicional livro-agenda de 2019, escolheu abordar um tema inédito: “Educação: uma luta de todos nós”.

Artigos

“Uma luta de todos nós”: apresentação da agenda, por Claudia Santiago Giannotti

[Por Claudia Santiago/ NPC] “Em todo dia letivo, quase 40 milhões de estudantes vão às escolas públicas de educação básica em todo o país e mais de 1 milhão de jovens estudam nas universidades administradas pelos governos. Além disso, quando chegam às suas escolas e faculdades, alunas e alunos são recebidos por, aproximadamente, 5 milhões de educadoras e educadores. Se a política educacional for bem-sucedida, ela tem a capacidade de impulsionar mudanças profundas nas estruturas sociais, políticas e econômicas do país. Por isso, a educação foi escolhida como principal alvo a ser atacado, a partir de 2016.” A afirmação é de Daniel Cara, que, em 2006, assumiu a coordenação geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e, de 2010 a 2017, foi membro titular no Fórum Nacional de Educação (FNE). Esse já seria motivo mais do que suficiente para escolhermos a luta pela educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos como tema do Livro-Agenda 2019, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). | Continuar lendo.

Entrevistas

Leon Diniz: ‘Pré-vestibular comunitário é o trabalho de base que temos que fazer’

Essa experiência no pré-vestibular comunitário foi fundamental pra mim, porque eu, de certa forma, me desencantei com o modelo da escola formal pública e particular. O pré-vestibular comunitário foi, então, o meu grande encontro com a educação. Nós, professores, discutimos o que vamos fazer, os alunos estão ali porque querem, preparamos aulas conjuntas sobre temas como ditadura, mulheres... São aulões de três, quatro horas, com vídeos, textos, fotos, vários professores planejando e atuando juntos. Então, o pré concretiza a possibilidade de uma educação diferente. E proporciona debates internos interessantes, porque há os professores que querem dar aulas preparatórias para o vestibular, e ponto. Já outros estão mais interessados com a questão da cidadania, da formação crítica. Eu sempre fiz os dois. Eu quero que o aluno entre na faculdade, mas também quero que ele reflita sobre a vida, sobre o coletivo, sobre a sociedade e sobre o seu papel nisso tudo. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Professores do Amazonas se mobilizam por melhores condições de trabalho

Professores do estado do Amazonas estão em greve desde o dia 22 de março de 2018 em defesa de melhores condições de trabalho. A reivindicação é de 30% da reposição salarial e mais 5% de aumento real, além do pagamento de vale alimentação e o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O movimento continua, mesmo após uma desembargadora determinar a suspensão da greve.

De Olho Na Vida

Profissionais da educação do Paraná fazem greve

Em 29 de abril de 2015, profissionais da educação do Paraná estavam em greve, com a paralisação de 45% das escolas do Estado. Nesse dia, professores de diversas cidades foram até a capital para um grande protesto em frente à Assembleia Legislativa. O ato é violentamente reprimido pela polícia, com mais de 200 manifestantes feridos. Eles são contrários às medidas de ajuste fiscal e à mudança na previdência dos servidores. Mesmo com a imensa mobilização contrária, o projeto é aprovado.

A Comunicação que queremos

Jornal Terra livre divulga projeto libertário de educação

No dia 1º de janeiro de 1910, foi divulgada, no jornal brasileiro “Terra Livre”, a essência do projeto da Escola Moderna, baseada no modelo do educador anarquista espanhol Francisco Ferrer Guardia. Esse projeto pretendia provocar, junto com o desenvolvimento da inteligência, a formação do caráter, apoiando toda concepção moral sobre a lei de solidariedade.

Radiografia da Comunicação Sindical

Sinpro de Minas Gerais produz programa ‘Extra Classe’

O Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG) exibe o programa semanal de TV Extra-Classe. São vários os assuntos abordados, sendo a educação o tema principal. Confira acessando o perfil do sindicato no youtube - Veja mais

De olho no mundo

Cuba cria método de alfabetização ‘Yo, sí puedo’

Em 2001, o governo cubano contrata a educadora Leonela Relys para criar uma cartilha de alfabetização combinando letras e números. Foi quando surgiu o revolucionário método cubano de alfabetização “Yo, sí puedo”, responsável por alfabetizar cerca de quatro milhões de pessoas no mundo todo.

Memória

Em 19 de setembro de 1921, nasceu Paulo Freire

No dia 19 de setembro de 1921, nasce, em Recife (PE), Paulo Freire, referência mundial na defesa da educação emancipatória. Preocupado com o analfabetismo adulto no Brasil, iniciou uma experiência inovadora de alfabetização a partir do cotidiano de trabalhadores e trabalhadoras. Defendia a educação em sua função política de criar autonomia e contribuir para a transformação social. Algumas de suas principais obras são “Educação como prática da liberdade”, “Pedagogia do oprimido”, “Pedagogia da esperança” e “Pedagogia da autonomia”.

Memória

Em 22 de março de 1952, falece Ana Aurora do Amaral Lisboa

Nascida em Rio Pardo (RS), Ana Aurora do Amaral Lisboa (1860-1952) foi a primeira mulher de sua cidade a se formar. Chamada de a “Grande Mestra”, ficou conhecida por suas ideias revolucionárias. Preocupada com questões políticas e sociais de seu tempo, dedicou-se a vida inteira ao magistério. Fundou o “Colégio Amaral Lisboa”, onde estudavam, lado a lado, os ricos que podiam pagar mensalidade e os pobres que não podiam. Também em 1915, inaugurou aulas noturnas, gratuitas, para adultos que quisessem aprender a ler e escrever.

Dicas

Manifesto: para educar crianças feministas

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozie Adichie lança o livro-manifesto “Para educar crianças feministas”. São quinze sugestões para pais e mães de todo o mundo criarem filhos dentro de uma perspectiva feminista. Ela dá conselhos simples e precisos, começando pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães.

Dicas

Música ‘Another brick in the wall”, de Roger Walters

Neste mês, a banda Pink Floyd grava a música “Another brick in the wall”, composta por Roger Walters. A letra se tornou polêmica por criticar um modelo de educação baseado na repetição, sem a preocupação de transformar os alunos em cidadãos questionadores. A música e o clipe denunciam a imposição das autoridades e o objetivo de manipulação da sociedade por meio de um ensino alienante.

Dicas

Livro ‘Educação democrática: antídoto ao escola sem partido’

No dia 17 de outubro de 2018, será lançado o livro "Educação Democrática antídoto ao Escola sem Partido". Na ocasião, haverá uma palestra do professor Gaudêncio Frigotto, como parte do evento “Do chão à janela da escola: diálogos entre saberes históricos”, da UERJ.

Boletim NPC

Por Rubem Alves

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Boletim NPC

Por Solano Trindade

Canta América/Não o canto de mentira e falsidade/que a ilusão ariana/cantou para o mundo/na conquista do ouro/nem o canto da supremacia dos derramadores/de sangue/das utópicas novas ordens/de napoleônicas conquistas/mas o canto da liberdade dos povos/e do direito do trabalhador...

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 371

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link