Boletim do NPC

17 de maio de 2019

Notícias do NPC

Claudia Santiago participa de 1º Seminário de Comunicação Sindical do Sindsep/AP 

O 1º Seminário de Comunicação Sindical do Sindsep/AP está sendo realizado nos dias 17 e 18 de maio, em Macapá (AP). O tema do encontro é “Resistência no Combate à Mídia Hegemônica”. O objetivo é fazer uma avaliação da comunicação no meio sindical e encurtar a distância entre as entidades e seus sindicalizados. Também pretende promover uma análise da conjuntura de comunicação político/sindical no Brasil, devido aos avanços das redes sociais e as novas mídias. A jornalista Claudia Santiago, coordenadora do NPC, será uma das palestrantes. Ela atua na comunicação sindical há vários anos e fala no sábado (18) sobre “produção de conteúdo”. | Confira a programação completa do evento em nossa página.

Notícias do NPC

Veja os cursos oferecidos pelo NPC em 2019!

Em nosso último boletim, divulgamos os cursos que estão sendo oferecidos, em 2019, para movimentos sociais e sindicatos. Alguns dos que são promovidos sob encomenda são sobre comunicação sindical, mídias digitais, como escrever para trabalhadores e oratória. Além desses, serão oferecidos dois para moradores do Rio de Janeiro: um sobre GUERRAS HÍBRIDAS e outro sobre FEMINISMO. Datas e locais ainda serão divulgados. Sindicatos, entidades e movimentos interessados devem entrar em contato conosco pelo e-mail npiratininga@piratininga.org.br e pelos telefones (21) 2220-5618 e 2220-4895. Whatsapp: (21) 98556-3909. Confira a lista completa.

Notícias da Teia

Em todo o país, manifestantes vão às ruas em defesa da educação e contra a reforma da previdência

A última quarta-feira não foi um dia como todos os outros, foi o #15M. Neste 15 de maio, o Brasil resolveu parar e fazer manifestações em defesa da educação e contra os cortes de recursos anunciados pelo governo Bolsonaro. Trabalhadores, professores, alunos e toda a sociedade foram às ruas para protestar e lutar pelos direitos das crianças, jovens e adultos que sonham com uma educação de qualidade e com a oportunidade de entrar em uma faculdade pública. Não é de hoje que a população pede respeito à educação e pela valorização do professor. Além disso, o protesto nacional que aconteceu nesta semana mostrou também a indignação do povo brasileiro diante do anúncio da Reforma da Previdência que afeta a vida de todos. No Rio, 200 mil pessoas foram às ruas. Em São Paulo, 250 mil. Ao todo, mais de um milhão de manifestantes. | Confira, na página da Teia de Comunicação, imagens de alguns atos pelo Brasil!

Entrevistas

‘A comunicação comunitária deve debater sua reinvenção, mas sem abandonar nenhuma plataforma’, destaca pesquisador  

A Pulsar Brasil iniciou uma série de entrevistas sobre temas de relevância nacional que estão em curso no país. O primeiro assunto em debate é o direito à comunicação e a situação das rádios comunitárias no atual contexto político brasileiro. O jornalista, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conselheiro político da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC Brasil), Pedro Martins, faz um balanço das políticas públicas e também do futuro da radiodifusão comunitária no país. | Confira a entrevista concedida à jornalista Jaqueline Deister.

A Comunicação que queremos

Luiz Antonio Simas inaugura canal no youtube 

O professor e historiador Luiz Antonio Simas inaugurou, no início de maio, um canal no youtube. Fez um vídeo caseiro, gravado por sua companheira, com uma iluminação precária e sem tripé, sobre a Festa da Penha. Em pouco tempo teve mais de 2000 visualizações e o canal bateu a casa de mil inscritos. A partir desse resultado, Simas resolveu gravar e postar vídeos três vezes por semana e “aprimorar o babado”, como ele mesmo escreveu. “A ideia é a de, com o tempo, colocar na rede uma espécie de grande dicionário virtual de brasilidades, em homenagem a Câmara Cascudo, disponível para qualquer público. E pensar em alguma plataforma de cursos e palestras mais profundas e sistemáticas, que alcancem um público mais amplo, além do Rio de Janeiro e até mesmo do Brasil”, afirmou. Confira e se inscreva!

Radiografia da Comunicação Sindical

Programa de rádio ‘Voz Docente’ é transmitido no Rio Grande do Sul

A Seção Sindical do ANDES-SN na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conquistou, após longo debate, um espaço semanal na programação da rádio oficial para a veiculação do programa Voz Docente. O programa é uma parceria com a ADUFPel e APROFurg, e é apresentado pela jornalista Katia Marko. Vai ao ar todas as quartas-feiras, às 13h, pela AM 1080 – Rádio Universidade da UFRGS (com alcance na Região Metropolitana de Porto Alegre). Todas as quintas-feiras, às 18h30, é transmitido pela RadioCom, de Pelotas. O programa vai ao ar desde 6 de agosto de 2014. A duração é de 20 minutos. Os áudios dos programas também ficam disponíveis na internet, no blog https://andesufrgs.wordpress.com/tag/voz-docente.

De Olho Na Mídia

‘A imprensa brasileira também precisa fazer sua autocrítica’, afirma Eliane Brum

[Por Paula Guimarães/ Catarinas] A jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum participou do seminário “Ameaças à liberdade de expressão em contextos de desinformação”, em Montevidéu, no Uruguai. O encontro reuniu em 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, cerca de 100 jornalistas latino-americanas de aproximadamente dez países. Eliane propôs uma análise crítica acerca da responsabilidade da imprensa no processo de desinformação e chegada da extrema-direita ao poder no Brasil. “Setores da imprensa brasileira terão que dar muitas explicações à História sobre o seu papel no atual cenário do Brasil. Não é apenas o PT que precisa fazer autocrítica, a imprensa brasileira também precisa fazer”, pontuou. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Marcha das Margaridas será realizada dias 13 e 14 de agosto, em Brasília

Nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília, será realizada a 6ª edição da Marcha das Margaridas. Será uma manifestação em defesa a agroecologia, dos direitos iguais, pelo fim da violência contra as mulheres e do racismo. Estarão reunidas milhares de mulheres do campo, da floresta, das águas e também das cidades, apresentando propostas para barrar as tentativas de desmonte da democracia e dos direitos. Está ocorrendo uma campanha de divulgação da Marcha e do esforço de financiamento coletivo para sua realização. | Visite o site da Teia e saiba como ajudar.

NPC Informa

Combate ao racismo será o tema do próximo Domingo É Dia de Cinema

Está chegando a próxima edição do Domingo É Dia de Cinema! Vai ser neste domingo, dia 19 de maio, às 9h30, no Estação Net de Botafogo, Rio de Janeiro. Será exibido o filme "Infiltrado na Klan", sobre a luta contra o racismo. Depois, vem o debate com Adriana Kairoz (poetisa e professora); Humberto Salustiano (professor de história); Ronilson Pacheco (teólogo); Kelly Tibúrcio (cineasta). O projeto é voltado, principalmente, para alunos de pré-vestibulares comunitários, mas todos os demais interessados são bem vindos. Os ingressos custam apenas R$ 6,00 (seis reais). Imperdível!

Proposta de Pauta

Medidas anunciadas pelo governo podem aumentar número de acidentes de trabalho

A partir de junho, haverá mudança nas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. A diminuição de 90% de tais regras foi divulgada no dia 13 de maio pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). A justificativa é a de que, segundo ele, as leis estariam defasadas, prejudicando o desenvolvimento da indústria e impedindo o aumento da produtividade. A medida anunciada está sendo vista por sindicatos como uma tragédia, pois o Brasil já apresenta números alarmantes de acidentes de trabalho. A flexibilização das normas e da lei pode resultar em aumento da fragilidade do trabalhador, exposição a situações de risco e insalubres, além de piorar ainda mais as condições de trabalho. Nos últimos sete anos, foram registrados 4,5 milhões de acidentes de trabalho.

De olho no mundo

Espanha, 2019: Dessa vez não passaram, a esquerda venceu

[Por Reginaldo Moraes/ Jornal da Unicamp] Nas pesquisas eleitorais dos últimos dois meses, havia muita especulação sobre o significado do grande número de indecisos nas eleições da Espanha. O alerta era provocado pelo que ocorrera nas eleições regionais da Andaluzia, meses atrás: uma surpreendente ascensão do ultradireitista Vox. Alguns analistas chegavam a dizer que “a Europa chegava à Espanha, pelo sul”. Isto é, o fenômeno das agremiações extremistas de direita chegava ao país que se dizia “diferente”. Os dirigentes do partido esperavam utilizar os recursos já testados nas eleições de Trump e Bolsonaro, bem como no referendo inglês do Brexit. O guru Steve Banon apostava nas campanhas de desinformação e medo via redes sociais. Só que…| Continue lendo.

Memória

Padre Josimo, homem de fé e compromisso

[Por Michele Corrêa /Brasil de Fato] Era sábado, 10 de maio de 1986, véspera do dia das mães quando Padre Josimo, aos 33 anos, único filho de dona Olinda, foi covardemente assassinado ao chegar ao prédio da Mitra Diocesana de Imperatriz, MA, onde funcionava o escritório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Araguaia-Tocantins. Padre Josimo Moraes Tavares era coordenador da CPT no Bico do Papagaio. Ele teve forças para entrar no hospital caminhando, não se curvou às barbáries do latifúndio nem mesmo na hora de sua morte. Aceitou a morte como consequência da fidelidade a seu seguimento a Jesus Cristo, pelo qual fez opção pelos pobres, pelos trabalhadores e trabalhadoras explorados. | Continue lendo.

Dicas

‘O trono de estudar’ – música em apoio às ocupações de escolas públicas

Em dezembro de 2015, durante as ocupações de escolas em São Paulo, diversos artistas participaram da gravação da música “O trono de estudar”. Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, Pedro Luís foram alguns dos que toparam. Escrita por Dani Black, a letra apoiava as manifestações dos estudantes em defesa da educação pública naquele momento. Agora, em maio de 2019, a composição voltou a ficar atual, devido aos ataques promovidos recentemente pelo governo e, principalmente, pela resistência que tomou as ruas no último 15 de maio. Confira a música e espalhe!

Dicas

‘Ilha das Flores’, eleito o melhor curta-metragem brasileiro de todos os tempos

No ano em que comemora três décadas de seu lançamento, o filme “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, foi eleito o melhor curta-metragem brasileiro de todos os tempos. Esse foi o resultado de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O curta apresenta um retrato da desigualdade econômica e social do país. Assista!

Pérolas

Por Henfil, em ‘Cartas à mãe’, em janeiro de 1980

O atual sistema, para governar, nos fez pessimistas. E pessimista não dorme, não faz amor, não faz partidos, não incomoda , não reclama , não briga. Que diabo de país é este? Pessimistas de todo o Brasil, uni-vos! Somos a maioria! Às ruas!

Pérolas

Por Josélia Aguiar, na biografia de Jorge Amado

A coluna [de Jorge Amado] na Folha da Manhã se interrompeu na mesma época em que ampliou a atuação na imprensa comunista, a explodir em dezenas de novos títulos país afora - publicações onde, enfim, a biografia de Prestes mereceu registro. Entre 1945 e 1947, contava-se ao menos uma centena de novos diários, semanários e mensários ligados ao partido comunista, além de uma agência de notícias, a Interpress. Os jornais tinham equipe de jornalistas e gráficos, maquinário novo, levantando-se fundos com campanhas de arrecadação.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 385

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) e Sheila Jacob

Redação: Sheila Jacob

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link