Boletim do NPC

8 de março de 2023

Notícias do NPC

Partiu Quintas Resistentes!

É nesta quinta, dia 9 de março, às 20 horas, ao vivo nas redes do NPC, que estreia a nova temporado do Quintas Resistentes, com Euro Mascarenhas, Gabriela Gomes e Jessica Santos, recebendo a jornalista, professora e integrante do Diracom, Helena Martins, para uma conversa sobre os desafios da democratização da comunicação nos próximos anos de Governo Lula. Uma pauta extremamente importante para todos aqueles que estão no campo da comunicação popular, sindical e periférica.

Notícias do NPC

NPC passa a integrar o Conselho Deliberativo da nova gestão do FNDC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) elegeu sua nova gestão neste domingo, dia 5 de março, durante a 24ª Plenária Nacional da entidade. Os eleitos para a Coordenação Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal da entidade terão mandato de dois anos. A coordenação-geral será exercida por Admirson Ferro Jr. (Greg), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a secretaria-geral por Maria José Braga, representando a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A Coordenação Executiva eleita é formada também pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) foi representado na Plenária pelos jornalistas Mario Camargo e Katia Marko, eleita para nos representar no Conselho Deliberativo do Fórum.

Notícias do NPC

Jean Tible lança Política Selvagem no Rio

Na tarde do dia 2 de março, uma quinta-feira, o cientista político e professor Jean Tible lançou seu livro Política Selvagem em plena Rua do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro, na Livraria Folha Seca. O lançamento contou com a presença de Camila Jourdan, José Cláudio Alves e Victor Galdino, além do próprio autor, para um bate-papo sobre a obra. O debate, do qual participaram dezenas de pessoas, se iniciou no final da tarde e seguiu animado até o cair da noite. O livro, editado por GLAC Edições e n-1 edições foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e é fruto da tese “Pensar com o movimento: ciência, política e insurreição”, apresentada no concurso de livre-docência ao Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Jean é um grande amigo do NPC. Claudia Santiago, Luisa Souto e Moisés Ramalho participaram do lançamento. | Continue lendo.

Democratização da Comunicação

Conferência em Niterói discute participação popular nas políticas de Comunicação

Discutindo o tema “Participação Popular e os Desafios das Políticas de Comunicação”, a II Conferência de Comunicação de Niterói (Confecom) entra esta semana em sua fase decisiva! De 7 a 9 de março, reuniões virtuais contam com a participação de convidados especiais. Uma delas é Claudia Santiago, do NPC, que participou no dia 7. A plenária final será em 14 de março, na Câmara de Vereadores de Niterói, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, das 10h às 19h. As propostas apresentadas em todos os grupos de trabalho serão então debatidas e aprovadas como propostas para construção de políticas públicas de comunicação para a cidade de Niterói. E que certamente servirão de exemplo para todo o país. As propostas já apresentadas, as inscrições de pessoas e novas propostas, além de todas as informações sobre a conferência estão disponíveis e continuamente atualizadas no site da Conferência. | Acesse.

NPC Informa

8M: em defesa dos direitos das mulheres

[Por Claudia Santiago] A história do 8M como Dia Internacional da Mulher é muito bonita e revela a força das mulheres na luta por seus direitos. A data tem origem em uma manifestação organizada por tecelãs e costureiras de Petrogrado, durante a greve iniciada no dia 23 de fevereiro de 1917, na Rússia, por pão e paz. Esse movimento foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa (leia aqui o artigo completo publicado no Brasil de Fato). Desde então, foram muitas as páginas da história das lutas das mulheres e até hoje seguimos indo às ruas todo dia 8 de março em marcha contra as diversas formas de desigualdade e violência às quais somos submetidas cotidianamente. De acordo com o relatório Elas Vivem, divulgado no dia 6 pela Rede de Observatórios da Segurança, o Brasil registrou, em 2022, uma violação contra mulher a cada quatro horas e um assassinato por dia. É por isso, e por outras bandeiras como o combate ao racismo e ao fascismo e a defesa do direito à terra, que hoje mais uma vez estaremos nas ruas. | Veja aqui os atos que estão marcados em diversas cidades do país.

NPC Informa

Núcleo Solidariedade Técnica (Soltec-UFRJ) festeja seus 20 anos

O Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec-UFRJ) comemora neste 18 de março duas décadas de existência e convida a todos os interessados a participar dos debates e festejos, que ocorrem no Auditório do IFCS, no Largo São Francisco de Paula, Rio de Janeiro, das 13h às 17h, e no Armazém do Campo, na avenida Mém de Sá, também no centro do Rio, a partir das 18h. Tecnologia Social e Economia Solidária, na construção de políticas públicas visando a equidade social e equilíbrio ambiental. Além de engenheiros, o núcleo também possui membros das Ciências Sociais, Comunicação, Arquitetura e outros... | Acompanhe o perfil do Soltec no Instagram.

NPC Informa

Wikifavelas realiza evento “MARIELLE VIVE! Favelas na Reconstrução do País”

Com a proposta de buscar a reflexão e dar continuidade ao legado político coletivo de Marielle Franco, o Dicionário de Favelas Marielle Franco promove no dia 13 de março, na Biblioteca de Manguinhos, às 9h, o evento “MARIELLE VIVE! Favelas na Reconstrução do País”. Haverá uma exposição fotográfica, mesa com parlamentares, performance cultural e apresentação de vídeos. Neste mês de março se completa meia década sem que o assassinato de Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes tenha sido elucidado. | Acesse o site do Dicionário de Favelas no link abaixo.

NPC Informa

Ministra da Igualdade Racial é escolhida Mulher do Ano pela Time

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, é a primeira e única brasileira escolhida pela revista Time para compor a lista anual como “mulheres extraordinárias que estão liderando um mundo mais igualitário”. Anielle é irmã da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em 2018, e é diretora do instituto Marielle Franco, que luta em defesa dos direitos humanos e pela preservação da memória da irmã. “Estou muito feliz e não chego sozinha, esse reconhecimento não é só meu, é de todas as mulheres negras do Brasil”, disse a ministra em seu perfil de uma rede social. | Leia a matéria completa no site da CUT.

De Olho Na Vida

“Não comemos eucalipto”: MST ocupa área da Suzano na Bahia

No dia 27 de fevereiro, 1.500 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam três fazendas da Suzano Papel e Celulose nos municípios de Mucuri, Teixeira de Freitas e Caravelas, na Bahia. Um dos objetivos da ocupação é fazer com que a empresa, que se autodenomina como a “maior empresa de celulose do mundo”, cumpra um acordo firmado em 2011 — há 12 anos! — com o MST, no qual se compromete a ceder terra para assentar 750 famílias. Outro objetivo do movimento é denunciar os danos causados  pela monocultura de eucalipto, “do ponto de vista hídrico, social e econômico”. “Aqui no extremo sul da Bahia, a Suzano possui 900 mil hectares de terra plantados. São plantadas 500 milhões de mudas todos os dias dentro desse território. A Suzano possui três milhões de hectares de eucalipto ao todo”, conta Eliane Oliveira, da direção Estadual do MST na Bahia, acrescentando: “Não comemos eucalipto!” | Leia matéria completa no site do MST.

Pérolas

Por Thiago de Mello

Fica decretado que, a partir deste instante, / haverá girassóis em todas as janelas, / que os girassóis terão direito / a abrir-se dentro da sombra; / e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, / abertas para o verde onde cresce a esperança. / Fica decretado que o homem / não precisará nunca mais / duvidar do homem. / Que o homem confiará no homem / como a palmeira confia no vento, / como o vento confia no ar, / como o ar confia no campo azul do céu. / Parágrafo único: O homem, confiará no homem. / como um menino confia em outro menino. [Thiago de Mello em "Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)". Santiago do Chile, Abril de 1964]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 431

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Moises Ramalho (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link