Boletim do NPC

19 de maio de 2023

Notícias do NPC

Alô, Piauí: estamos na área!

Acontece hoje e amanhã, dias 19 e 20, o Seminário de Comunicação Sindical que o Núcleo Piratininga de Comunicação realiza em Teresina (PI) com apoio do SINTE-PI, CUT-PI e Fundação Rosa Luxemburgo. O local é o SINTTEL-PI (R. Magalhães Filho, 479 - Centro (Sul), Teresina - PI). A coordenação é de Claudia Santiago. Bom trabalho, companheiras e companheiros. Com certeza vai ser um sucesso!

Artigos

Por que tornou-se possível libertar Assange

Brasil, México e Austrália reivindicam sua libertação e somam peso diplomático à campanha, que até agora reunia ativistas. Ameaça dos EUA e Reino Unido ao jornalismo fica exposta. Luta precisa crescer, mas algo importante se moveu. Leia o artigo de Chris Hedges para o portal Outras Palavras.

NPC Informa

MPF defende que Alerj crie Fórum Permanente de Diálogo com comunicadores comunitários populares

Na última quarta-feira, dia 11 de maio, aconteceu, na sede do Ministério Público Federal, no Rio de Janeiro, uma reunião entre o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Julio José Araujo Junior, e representantes de coletivos de comunicação popular da cidade. Estiveram presentes Anisio Borba, da Frente Maré e Maré 0800; Camila Marins, da Revista Brejeiras; Carolina Vaz do Jornal o Cidadão da Maré e CEASM; Claudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação; Fábio Leon, do Fórum Grita Baixada; Gizele Martins, da PUC-Rio; Naldinho Lourenço, do Maré Vive; Simone Lopes, do Grupo Eco; Armando de Souza, do IAB Nacional; Francisco Teixeira, da ABI; Thainã de Medeiros, do Papo Reto; e Michel Silva, do Fala Roça. Entre os encaminhamentos da reunião, está o envio pelo MPF de uma manifestação favorável à criação de um Fórum Permanente de Diálogo com os Comunicadores Comunitários e Populares de Favelas e Periferias à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). | Leia a cobertura completa.

NPC Informa

“Palavras que matam: como enfrentar a desinformação e o discurso de ódio”

A CRIAR Brasil promove o seminário “Palavras que matam: como enfrentar a desinformação e o discurso de ódio”, dia 23 de maio (terça-feira), às 10h, no Salão Nobre do IFCS/UFRJ (Largo de São Francisco – Centro, Rio). Para debater esse tema tão relevante nos dias de hoje, estarão na mesa Suzy Santos (professora ECO/UFRJ), Michel Gherman (professor Sociologia/IFCS-UFRJ), Fernando Santoro (professor Filosofia/IFCS-UFRJ), Camila Marins (jornalista e editora da Revista Brejeiras) , e Raquel Cardoso (comunicadora do Coletivo Ponta de Lança – Manaus) e Luciana Barreto.

NPC Informa

Barão de Itararé promove seminário sobre comunicação, desinformação e democracia na Bahia

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé realiza, nos dias 1 e 2 de junho, na cidade de Salvador(BA), o Seminário “Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia”. O objetivo do encontro é reunir  discutir a conjuntura política do país, as ameaças à democracia e os desafios colocados à comunicação: o combate à desinformação, a necessidade da regulação das plataformas, comunicação pública. | Saiba mais.

Comunicação Sindical

Campanha “Menos Metas, Mais saúde”

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e seus sindicatos filiados lançaram, em abril, a campanha “Menos metas, Mais saúde”. com objetivo de chamar atenção para o cenário de adoecimento físico e mental dos trabalhadores do Ramo Financeiro. Como parte dos esforços da campanha e com objetivo de desmistificar as principais doenças que acometem a categoria bancária e financiária e pensar sobre o que pode ser feito a respeito, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba tem usado suas redes para publicar, ao longo das últimas semanas, uma série de cards sobre ansiedade. | Acesse e confira!

Democratização da Comunicação

Ato pela da aprovação do PL 2630 reúne dezenas de entidades na Assembleia gaúcha

Ato em favor do PL2630 e contra as fake news, realizado pelo Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), no último dia 9, na Assembleia Legislativa gaúcha contou com a presença de dezenas de representantes de entidades da sociedade civil. O evento foi aberto com a leitura da carta aberta “Regulação democrática das plataformas com urgência”, da Coalizão Direitos da Rede, que já contava com mais de 60 assinaturas. O documento ressalta a necessidade urgente da votação e aprovação do Projeto de Lei 2630, popularmente conhecido como o PL das Fake News, no Congresso Nacional. “Faz-se necessário garantir um modelo de regulação público, que contemple freios e contrapesos, conte com participação multissetorial e evite instrumentalização. O Brasil pode, mais uma vez, ser exemplo de proposições democráticas sobre a governança da Internet, assim como no caso do Marco Civil da Internet”, adverte a carta. | Leia o texto completo.

A Comunicação que queremos

Caruaru sediará, em junho, o 2º Encontro SINTONIA RADCOM

Caruaru, no agreste pernambucano, além de já ser a capital internacional do forró, será também a capital da Radiofonia Comunitária no próximo dia 10 de junho, quando sediará o 2º Encontro SINTONIA RADCOM. Na pauta, temas importantes para quem trabalha com rádios comunitárias, como a produção de conteúdo com qualidade, ECAD e as perspectivas de apoio financeiro do atual governo federal. O evento será realizado a partir das 9h do dia 10 de junho no auditório da UniNassau Caruaru. O SINTONIA RADCOM está inserido na mobilização nacional iniciada este ano com a realização em Brasília da plenária nacional das rádios comunitárias sob o comando da ABRAÇO BRASIL. “O setor das rádios comunitárias está muito mobilizado e esse encontro é prova disso. Precisamos conscientizar os gestores de rádios, produtores, trabalhadores, de que essa luta é constante em busca de mais direitos e melhorias para a radiofonia comunitária em todo o Brasil”, avalia Geremias Santos, Presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias ABRAÇO BRASIL. | Acesse e garanta sua inscrição.

A Comunicação que queremos

Jovens Comunicadores promove debate sobre comunicação comunitária e popular

No dia 5 de maio, a galera do Jovens Comunicadores, projeto da Bem Tv em parceria com a Plataforma Pluriverso, promoveu a live “Comunicação comunitária e o cotidiano da atenção”. Os temas debatidos foram os resultados da Conferência de Comunicação de Niterói, a importância dos conselhos comunitários de comunicação nas escolas, o PL 2630 e os desafios da comunicação comunitária e popular. Como convidados, estiveram presentes Paula Latgé, Adilson Cabral e Lindomar Darós. Conforme o apresentador Mateus Magalhães, o debate traz uma reflexão sobre o momento em que vivemos, em que ódio, a violência, a desinformação, principalmente nas comunidades e entre os jovens, são justamente agravados pela própria comunicação. E uma aposta para superar tudo isso pode ser justamente a comunicação comunitária, de base popular e de luta, uma comunicação viva, de muitos, com foco em seus territórios, adianta Paula Latgé, Coordenadora de programas sociais na Associação Experimental de Mídia Comunitária - BEM TV. Uma atuação participativa e vigilante com relação aos processos de opressão, de exclusão e vulnerabilizantes que incidem muito mais intensamente em alguns corpos, principalmente jovens e negros, acrescenta Latgé. | Veja a live na íntegra.

Proposta de Pauta

Jornalistas, comunicadores e população indígena são perseguidos em Rondônia

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores denunciou, no início de maio, graves ataques a jornalistas e veículos de mídia no estado de Rondônia, pedindo que as autoridades deem um basta a essa violência e que garantam a proteção dos jornalistas e comunicadores no estado. Em menos de seis meses, registram-se pelo menos quatro casos graves de ataques a jornalistas e veículos de mídia. Em novembro de 2022, por exemplo, a sede do site Rondônia ao Vivo foi alvejada com pelo menos dez disparos de arma de fogo. Duas semanas depois, a sede da rádio Nova FM, também em Porto Velho, foi incendiada. Apesar das diversas manifestações públicas sobre as ocorrências e comunicação dos fatos à Polícia Federal, nenhuma medida efetiva na proteção dos comunicadores ameaçados foi tomada. | Leia matéria completa.

De Olho Na Mídia

Raça, gênero e imprensa: quem escreve nos principais jornais do país?

O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) lançou nesta terça-feira, dia 16, o relatório da pesquisa "Raça, gênero e imprensa: quem escreve nos principais jornais do Brasil?", assinado pelas pesquisadoras Izabele Sá, Poema Portela, Fernanda Lemos e pelo coordenador do grupo, João Feres Júnior. O trabalho apresenta uma investigação sobre o perfil de raça e de gênero das pessoas que escrevem nos três maiores jornais impressos do país: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e O Globo. De acordo com os resultados da pesquisa, a mídia brasileira continua reproduzindo padrões de forte desigualdade racial. | Leia o relatório completo.

De Olho Na Vida

MST realiza 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária e doa 38 toneladas de alimentos a entidades da periferia de SP

Cinco anos após sua última edição, o MST realizou a 4ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada pelo MST, no Parque da Água Branca, em São Paulo, nos últimos dias 11 e 14 de maio. Mobilizando camponesas e camponeses dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de todas as cinco regiões do Brasil, a Feira reuniu 500 toneladas de alimentos e foi visitada por mais de 300 mil pessoas. Uma grande variedade de produtos in natura e agroindustrializados foram comercializados. Tudo fruto da luta e da organização camponesa e, é bom frisar, livre de veneno, a partir de novas relações com os bens naturais. Como dizem seus organizadores, a Feira Nacional da Reforma Agrária traz em cada um de seus produtos as lutas, as marchas, as ocupações de terra que o Movimento realizou, com o objetivo de construir um modelo de vida digno no campo, produzir alimentos saudáveis e criar renda para o trabalhador. | Leia a cobertura completa.

De Olho Na Vida

Motoristas de aplicativos fazem greve de 24h reivindicando melhor remuneração

Motoristas dos aplicativos Uber e 99 realizaram em todo o país uma paralisação de 24 horas na segunda-feira (15), protestando contra a baixa remuneração das corridas. A categoria reivindica que o valor mínimo das corridas seja de pelo menos R$ 10 (atualmente é de R$ 6), aumento do valor pago pelo quilômetro rodado e redução do percentual das corridas descontado pelas empresas, que hoje vai de 40% a 60%. A greve foi convocada pelo Sindicato dos Prestadores de Serviço por Aplicativo do Rio (SindMobi) e pela Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp). Segundo o presidente da Amasp, Eduardo Lima de Souza, o Duda, a adesão foi em bom número entre os 189 mil motoristas por aplicativos que atuam em São Paulo. | Leia matéria completa.

De olho no mundo

A suja história da eugenia: Estados Unidos

[Do blog Pílulas diárias (10/5/2023), por Sergio Domingues] Continuamos destacando algumas das terríveis consequências da eugenia, descritas no livro “Labirintos do Fascismo”, de João Bernardo. Os casos abaixo ocorreram nos Estados Unidos. Em 1896, em Connecticut, a legislação local proíbe o casamento de deficientes mentais, alcoólicos, pessoas com doenças venéreas e dos considerados anormais, caso a noiva estivesse em idade de procriar. Em 1907, uma lei de Indiana permitia a esterilização sexual forçada dos deficientes mentais, presos e residentes em abrigos para indigentes. Dois anos depois, o estado de Washington adotou medidas de esterilização compulsiva para criminosos reincidentes e estupradores. O mesmo fez a Califórnia em relação a criminosos e crianças com deficiências mentais. Nevada seguiu o exemplo e autorizou a esterilização de criminosos reincidentes, e Iowa de criminosos, deficientes mentais, bêbados, drogados, epilépticos e dos pervertidos moral ou sexualmente. Nova Jersey promulgou legislação idêntica em 1911, assim como Nova Iorque, no ano seguinte. Finalmente, em 1927, a Suprema Corte admitiu a esterilização sexual dos criminosos e dos deficientes mentais. Desse modo, de 1907 à década de 1960, cerca de 70 mil pessoas teriam sido esterilizadas sexualmente contra sua vontade. A grande maioria delas, mulheres. A eugenia encontrou toda essa aceitação em terras americanas porque a doutrina que justificou a fundação dos Estados Unidos era o “Destino Manifesto”, segundo a qual os brancos daquele país formavam o povo eleito por Deus para civilizar o mundo. De modo que expandir territorialmente os Estados Unidos era “realizar a Providência Divina”. Tudo isso muito antes de Hitler com sua defesa da criação de um “espaço vital” para os arianos, às custas do massacre de “povos inferiores”.

Memória

Sindicalista perseguido pela ditadura é reintegrado ao posto de trabalho após 59 anos

Demitido há quase 60 anos atrás, o bancário Osmar Ferreira, agora idoso com 80 anos, conquistou finalmente o direito de retomar seu trabalho. Em 1964, por ser dirigente sindical, Osmar, que então tinha 21 anos,  foi preso e torturado por agentes da ditadura militar.  Ao ser solto, foi demitido do Banco Bahia, onde trabalhava. Em 1983, com a redemocratização do país, Osmar entrou na Justiça pedindo anistia política, o que ocorreu em 2011. A anistia  possibilitou uma ação trabalhista, via sindicato, exigindo reparação pela demissão. Finalmente, em abril, ele foi reintegrado ao Bradesco (que incorporou o Banco Bahia em 1971) no posto em que trabalhava. | Leia matéria completa.

Dicas

Documentário resgata memória de poetisa comunista internada em manicômio

O Brasil é um país sem memória e Sergipe não é uma exceção. Muitas mulheres e homens valorosos, com histórias extraordinárias, são esquecidos e permanecem assim para sempre. É o caso da fantástica escritora, intelectual, poetisa e comunista Jacinta Passos. Em 2022, meio século depois de sua morte, o documentarista, educador e produtor cultural Sérgio Borges resgata a memória da poetisa comunista através do documentário “Jacinta Passos, Se Quiseres Amar”, que narra os últimos anos de sua vida. Nascida em família tradicional de Cruz das Almas, interior da Bahia, Jacinta rompeu todos os limites impostos por sua época e situação social e fez da poesia arma de esplendor e guerra, conforme conta a sua biografia. Pedagoga, casada com James Amado, irmão de Jorge Amado, Jacinta entra para o Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1944. Nos anos 1960, muda-se para Barra dos Coqueiros, região metropolitana de Aracaju, onde participa das ações políticas do PCB. Com o golpe militar de 1964, Jacinta é presa e torturada. Como ela respondeu às torturas no Quartel do Exército com poesia, foi considerada louca e levada para o manicômio Adauto Botelho e, em seguida, internada para sempre na Clínica Santa Maria, onde morre, aos 57 anos, em 28 de fevereiro de 1973. Para o coletivo Mangue Jornalismo, esse documentário é rigorosamente jornalístico, necessário e precisa ser visto. | Assista, comente e compartilhe.

Dicas

Teatro documentário em cartaz na temporada de ocupação do Teatro Dulcina (RJ)

Está em cartaz no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, a mostra O Teatro como Documento. As apresentações acontecem toda quarta e quinta-feira de maio, a partir das 19 horas. A ocupação artística capitaneada pelo coletivo En La Barca cuja programação é composta por três trabalhos criados a partir dos princípios do Teatro Documentário. Os espetáculos apresentados são: nas quartas-feiras a programação é composta por dois solos narrativos inéditos nos palcos - ELEITOR, ESCUTA! e UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA -; e nas quintas-feiras a programação fica com o projeto A CASA E O MUNDO LÁ FORA - Cartas de Paulo Freire para Nathercinha. O Teatro Dulcina fica na Rua Alcindo Guanabara, 17 - Centro/RJ.| Acesse e saiba mais.

Dicas

O Espírito de 45 e a ascensão do Trabalhismo na Inglaterra

O documentário ‘O espírito de 45’ (2013), do premiadíssimo Ken Loach, aborda o nascimento do Partido Trabalhista e sua ascensão ao governo da Inglaterra, como resultado das esperanças nascidas com o pós-guerra e a derrota do nazi-fascimo. Apesar da vitória, os trabalhadores ingleses viviam em uma extrema pobreza. Assim, embalados pelo espírito de 45, e inspirados no socialismo, ganharam as eleições, conquistaram garantias e direitos sociais, além de levar adiante um processo de nacionalização da economia, construindo o que ficou conhecido como Estado do bem-estar social. No segundo momento, o documentário conta como o neoliberalismo, a partir do governo Thatcher, o espírito de 45 foi varrido da Inglaterra: a economia passou por uma onda de privatizações, as garantias sociais desmanteladas e os direitos trabalhistas pisoteados por sucessivos governos. O filme é um importante material para a luta de ideias contra o neoliberalismo. | Veja o filme.

Pérolas

Por Flávio Dino

Eu tenho tranquilidade, serenidade, agora não tenho medo. Minha perna não treme, a voz não treme, a mão não treme, quando estou enfrentando fascista. Pode botar um fascista, 10, 20, 30. Eu tenho esse espírito de missão. *Em entrevista ao portal UOL sobre as mensagens ameaçadoras que recebe por sua atuação como Ministro da Justiça.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 440

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Redação: Moises Ramalho

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link