Boletim do NPC

6 de julho de 2023

Notícias

IV Festival da Comunicação Sindical e Popular: está chegando o dia!

Está chegando o dia da Comunicação Sindical ocupar a Cinelândia! Vamos mostrar pra todo mundo o que é a nossa comunicação. Vamos exibir jornais, cartazes, filmes. Conversar muito. Vai ter dança teatro. Tudo relacionado à comunicação dos sindicatos e a comunicação popular. Vamos dizer bem alto que trabalhadores e trabalhadoras precisam de uma comunicação que comunique o que nos diga respeito e o que seja de interesse de nossa classe. Dia 24 de julho, segunda, das 10 às 19h, na Cinelândia. Já confirmaram presença: Fundação Rosa Luxemburgo, Sinpro-RJ, ADUNIRIO, SINTTEL-RJ, SISEJUFE-RJ, SINDCT, SINTUFRJ, Fundação Dinarco Reis, Ocupação Vito Giannotti, MUCA, MCP, Central de Movimentos Populares, Brasil de Fato, MPA, TV Comunitária do Rio de Janeiro, Coletivo Foto Guerrilha, Rede Jubileu Sul, EMERGE-UFF, Comunicativistas, Sindicato dos Comerciários, CUT, CTB. Para reservar sua barraca, envie mensagem para 21 99628-3667 ou npiratininga@piratininga.org.br. | Para informações sobre o Festival, acesse aqui.

Notícias

Festival debate Comunicação e democracia na periferia

"Segundo relatório publicado em dezembro de 2022 pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), e elaborado em julho do ano passado após visita de dois dias a três das maiores favelas do Rio de Janeiro, "a existência de poderes paralelos ao Estado e a presença cotidiana do policiamento ostensivo, e a consequente violência policial, comunicadoras/es populares estão inseridos em cenário polarizado e profundamente agressivo".  Este trecho da matéria “A invisível violência contra comunicadores populares”, de Adriana Maria, Carlos Tautz e Isabelle Gomes. publicada no Brasil de Fato-RJ, é tema de preocupação do Núcleo Piratininga de Comunicação há 20 anos, desde a criação do nosso curso de Comunicação Popular, em março de 2004. E ele estará em debate também no dia 24 de julho, durante o IV Festival da Comunicação Sindical e Popular.

Artigos

Nossa Opinião: Amazônia, a BR-319 e a desigualdade digital

[Instituto Telecom - junho de 2023] Uma nova tragédia ambiental ronda a Amazônia. De acordo com o ator e roteirista Gregório Duvivier em seu programa Greg News, só com o anúncio da pavimentação da BR-319, Manaus – Porto Velho, o desmatamento em torno da rodovia dobrou. A licença para a pavimentação ocorreu no governo Bolsonaro, mas corre o risco de ser executada agora apesar da realidade atual – a produção agropecuária de Rondônia já é escoada pelo rio Madeira, em paralelo a BR-319, a um custo 20 vezes mais barato que o rodoviário. (...) Nesse cenário, falar em direito de acesso à banda larga parece supérfluo. Engano. A falta de saneamento básico, a destruição do meio ambiente e a falta de banda larga demonstram que os graves problemas brasileiros foram enfrentados no passado de forma equivocada. Como destaca a Unesco, o Brasil é um país que luta com desigualdades extremas, inclusive em termos de ligação de internet de banda larga, com 70% do acesso agrupado em cinco grandes áreas urbanas. (...) A redemocratização do país, com o governo Lula, precisará trazer junto uma nova política para o meio ambiente, para o saneamento básico, para a banda larga. | Leia o texto completo.

A Comunicação que queremos

I Festival Literário do MST

No marco dos seus 40 anos de existência, o Movimento dos Trabalhadores Sem-terra (MST) realiza o "I Festival Literário do MST - Escrevivências Sem Terra: luta e construção". O Festival, que se estenderá por mais de um ano, entre junho de 2023 e julho de 2024, será encerrado com uma grande celebração no VII Congresso Nacional do movimento, em Brasília. Todo esse período, segundo os organizadores, é para dar tempo de organizar o plantio e a colheita literária e poética Sem Terra, semeada em saraus. | Para saber mais, acesse aqui.

Democratização da Comunicação

Governo anuncia alteração no Decreto para Rádios Comunitária

[ASCOM | Ministério das Comunicações] O Ministério das Comunicações (MCom), em trabalho conjunto com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, está preparando um decreto para atualizar as legislações que instituem e regulamentam o serviço de Radiodifusão Comunitária (RadCom) no País. As novidades previstas no texto foram reveladas durante cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista em apoio às Rádios Comunitárias, realizada na Câmara dos Deputados, no último dia 29 de junho. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Record vai realizar demissões em todas as áreas após prejuízo milionário

[Por Beatriz Castro para o DCM - 3.7.2023] Depois do grande número de demissões na TV Globo, outra emissora pretende fazer cortes em seu grupo de funcionários. A Record TV deve realizar uma onda de demissões que afetará todas as áreas, inclusive as TVs afiliadas, após um prejuízo milionário. Segundo o Notícias da TV, os principais executivos da emissora já foram avisados de que terão de fazer cortes em suas equipes, com forte impacto nos orçamentos. O principal setor afetado será o jornalismo, que tem os maiores salários. Nas últimas semanas, algumas pessoas já começaram a ser demitidas no jornalismo do Rio de Janeiro. A emissora do bispo Edir Macedo tem tido queda nas vendas de publicidade e aumento dos custos de produção. Somente a área de teledramaturgia deve ser poupada, porque já foi totalmente terceirizada e está sob o controle da Igreja Universal do Reino de Deus. | Continue lendo.

Notícias

Rádios comunitárias são o veículo de comunicação mais numeroso na Amazônia

[Por Jullie Pereira, da Rede Cidadã InfoAmazonia*] De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem 552 rádios comunitárias na Amazônia Legal, a maioria delas no Pará, que tem 135 registros. Neste episódio do podcast da Rede Cidadã InfoAmazônia, as rádios comunitárias são o centro da conversa. O episódio também conta a história de duas rádios comunitárias do Pará: a Rádio Comunitária Integração, situada em Santarém, e a Rádio Comunitária Educadora, situada em Gurupá. Esta última sofreu um ataque em 2018 e teve sua sede incendiada logo após a divulgação do resultado da eleição naquele ano.

Notícias

Grupo de Trabalho do CASB debateu Big Techs e impacto na democracia

Aconteceu, no último dia 31 de maio, a reunião do GT sobre as big techs e o impacto na democracia do Centro de Análise da Sociedade Brasileira (Casb), que reúne as fundações Perseu Abramo (PT), Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL), Maurício Grabois (PCdoB), e Rosa Luxemburgo (vinculada ao partido alemão Die Linke – A Esquerda). O objetivo do grupo é conversar sobre as mudanças na sociedade brasileira e produzir diagnósticos na tarefa de democratização da sociedade e das instituições; e na organização do campo democrático popular. A atividade contou com exposições de Rose Marie Santini, PhD em Ciência da Informação, pesquisadora principal e diretora do NetLab UFRJ; e Fabio Malini, professor Associado III no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coord. no LABIC. | Continue lendo.

Notícias

Ministério do Trabalho resgata 1.443 de trabalho escravo em seis meses

Nos seis primeiros meses deste ano, 1.443 pessoas foram resgatadas da situação de trabalho análogo à escravidão no Brasil pelos grupos de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número é quase três vezes maior do que o do ano passado, quando 500 trabalhadores foram resgatados. Goiás foi o Estado campeão do trabalho escravo, com 390 resgates. Em seguida vem o Rio Grande do Sul, com 304. Vale lembrar que foi na Serra Gaúcha onde, em fevereiro, mais de 200 pessoas foram encontradas trabalhando em condições análogas à escravidão. Em Minas Gerais, outros 207 trabalhadores foram resgatados e em São Paulo, 184. As principais atividades com mais casos de trabalho em condições análogas à escravidão são o cultivo de cana de açúcar, a pecuária, cultivo de uva e construção de estações elétricas. | Continue lendo.

Memória

Projeto Acervo Memórias Faveladas

O projeto ACERVO MEMÓRIAS FAVELADAS, do Instituto Raízes em Movimento, no Complexo do Alemão, resgata o contexto histórico do CPX através de relatos das moradoras e moradores mais antigos. O material está hospedado no portal cepedoca.org.br e conectado ao repositório “Saberes Populares”, do ICICT – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da FIOCRUZ. A ideia é armazenar, preservar, disseminar e recuperar informações sobre a favela em diferentes formatos digitais. “Construir um acervo sobre o CPX visa particularmente resgatar as memórias locais a partir das vivências cotidianas dos(as) próprios(as) moradores(as), trazendo uma nova visão de dentro para fora do Complexo do Alemão. Cada um(a) que mora na localidade poderá elaborar sua identidade coletiva tendo a favela como protagonista nessa construção’, diz texto de divulgação do projeto. | Acesse!

De Olho Na Vida

Quilombolas se mobilizam por reconhecimento e titulação de suas terras

[Por Keka Werneck - Cuiabá (MT) – Após quatro anos com a regularização interrompida no governo de Jair Bolsonaro (PL), as comunidades quilombolas do país iniciam uma mobilização nacional para destravar os processos parados no governo federal. Na gestão presidencial passada, apenas quatro foram tituladas pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (duas delas na Amazônia) – em 2019 -, mas por força de decisão judicial, e por processos que já haviam sido concluídos antes de seu governo. Em 2017, quando era pré-candidato, Bolsonaro deu o tom do que viria ser como presidente da República: “nenhum centímetro de terra para quilombolas e indígenas”. | Continue lendo.

De olho no mundo

Política e jornalismo no Paraguai

[De Fund. Rosa Luxemburgo] O Paraguai, um país desprezado pelo jornalismo internacional, realizou eleições gerais no fim de abril, após uma campanha marcada por desinformação e pouco debate sobre igualdade de gênero e Direitos Humanos.  Como resultado, o Partido Colorado permanecerá no poder, desta vez com maioria parlamentar própria, graças a uma oposição dividida. Duas feministas chegaram ao Congresso e representarão a esquerda, agora sem a liderança do ex-presidente Fernando Lugo.  Esperanza Martínez, ex-ministra da Saúde do governo de Fernando Lugo eleita agora senadora, se torna hoje a principal figura da esquerda no Paraguai. Na Câmara dos Deputados, Johanna Ortega foi a política de esquerda mais votada.  O artigo “As mulheres são o futuro da esquerda no Paraguai”, de Jazmín Acuña e  Carol Thiede, conta essa história e está disponível em nosso site. | Acesse e leia.

Dicas

“Desova”: desaparecidos e desaparecimentos forçados em municípios da Baixada Fluminense

O documentário "Desova", produzido pela Quiprocó Filmes, dirigido por Laís Dantas e apresentado pelo Fórum Grita Baixada e o Observatório Fluminense da UFRRJ, esteve em destaque no Festival Internacional de Cinema Político na Argentina. O filme trata do desaparecimento forçado de pessoas, que incluem técnicas do Estado de desaparecer corpos e da luta das mães e familiares por justiça. “Desova” foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de 2020, de autoria do então deputado federal Marcelo Freixo, que possibilitou a realização do filme e a realização de uma pesquisa sobre o assunto, intitulada “Mapeamento exploratório sobre desaparecidos e desaparecimentos forçados em municípios da Baixada Fluminense”.

Dicas

No meio do caminho

O documentário “No Meio do Caminho”, de André Costa e Sílvio Cordeiro  discute a indiferença da sociedade em relação às necessidades das pessoas com algum tipo de deficiência. Aborda a arquitetura das grandes cidades e a inserção no mercado de trabalho. Na obra, disponível no site do NPC, na rubrica Vídeos, quatro deficientes físicos, Ricardo, cego, André, Francilene e Pazé, cadeirantes, compartilham suas dificuldades para viver num mundo onde quase nada é adaptado às necessidades de quem tem algum tipo de deficiência. O que para a maioria das pessoas passa despercebido, como um pequeno ressalto no meio-fio, um buraco na pista, uma árvore ou uma poça d’água na calçada, para as pessoas com necessidades especiais como eles são perigosos obstáculos. | Confira!

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 444

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Redação: Moises Ramalho

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link