Boletim do NPC

4 de outubro de 2023

Notícias do NPC

“A mídia, as empresas e o golpe de 1964” em debate no 29º Curso Anual do NPC

No ano de 2004, foi lançado pela Ed. Boitempo, o livro "Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988". A autora, Beatriz Kushnir, revela a relação entre censores do regime militar e jornalistas de algumas das principais redações do país. Ela mostra como parte da imprensa apoiou o golpe e continuou por um tempo apoiando o regime. A presença de Beatriz está confirmada no 29º Curso Anual do NPC na mesa "A mídia, as empresas e o golpe de 1964", no dia 24 de novembro. Ela é doutora em História Social do Trabalho pela Unicamp. Foi diretora do Arquivo Geral da Cidade do RJ (2005-2020) e é professora no PPGARQ/UniRio. Na mesma mesa estarão Márcio Castilho, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) com pesquisa sobre a produção editorial durante o processo de abertura política no Brasil (1974-1985) e autor do livro "Sob o império do arbítrio" (Alameda, 2019), que trata de um debate atual diante das tentativas de revisionismo sobre o que representou a ditadura e da retomada do militarismo na cena política nacional; e Sebatião Neto, coordenador do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas).

Notícias do NPC

Editora do NPC na Fliv

De 5 a 7 de outubro, a Editora NPC estará na Feira Literária do Livro Vermelho (Fliv), que acontece no Sinttel-RJ. Além de apresentar o nosso trabalho, vamos assistir às mesas de debate e conversar muito com quem aparecer por lá. Visite-nos! Temos brindes e surpresas. O evento reunirá uma grande feira de livros, lançamentos com a presença de autores, teatro, palestras, debates e conversas. A organização é do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-Rio). O endereço é Rua Morais e Silva, 94 – Maracanã - Rio de Janeiro. O NPC apoia a Fliv desde a sua primeira edição no ano passado.

Reportagem da semana

Repressão do Estado contra jornalistas, operários e estudantes nos anos 1950

[Cristian Góes - Mangue Jornalismo] Depois do caso Anísio Dário, um carpinteiro negro e comunista que foi barbaramente assassinado em 1947 no Centro de Aracaju pelas forças policiais do Governo de Sergipe, a Mangue Jornalismo continua a publicar (compromisso com o direito à verdade e à memória) parte do relatório final de trabalhos da Comissão da Verdade do Estado de Sergipe (CEV/SE), divulgado em 2020. Hoje, trazemos os casos de perseguição, prisões, censura e torturas determinadas pelo Governo de Sergipe contra jornalistas, operários e estudantes nos anos 1950. Vale destacar que o Brasil ensaiava um período democrático a partir da Constituição de 1946, mas em Sergipe, a repressão vinda do Estado Novo se mantinha e preparava o terreno para a chegada da ditadura civil-militar nos anos 1960. | Leia a matéria completa.

Artigos

Segunda edição do Festival do Livro (FLIV) tem debate sobre comunicação

[Marcello Miranda - Instituto Telecom - 3 de outubro de 2023] No dia 5 de outubro, às 10h, dois especialistas vão debater o tema Controle das Plataformas Digitais: normas, diretrizes e mecanismos. São eles Márcio Patusco, vice-presidente do Clube de Engenharia e conselheiro do Instituto Telecom, e Flávia Lefèvre, advogada especialista em telecomunicações e direitos digitais e integrante da Coalizão Direitos na Rede. O debate acontece na abertura da 2ª edição do Festival do Livro (FLIV), no Sinttel-RJ, e vai discutir o PL 2630/20, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. | Saiba mais!

De Olho Na Mídia

Brasil Paralelo: a fábrica de mentiras que envenena o país

[Por Luis Felipe Miguel] A produtora porto-alegrense Brasil Paralelo é hoje o grande centro de difusão de ideias da extrema direita no Brasil. Produz e importa muitomaterial para propagar uma visão de mundo ultrareacionária e, sobretudo, para recontar a história - do Brasil e do mundo - a partir de falsificações grosseiras. Seu conteúdo é impulsionado por dinheiro grosso - é uma das maiores anunciantes das plataformas digitais no Brasil - e pelo algoritmo que privilegia o "engajamento" proporcionado por extremismo e conspiracionismo. | Acesse e siga o fio completo!

Comunicação Sindical

Edição especial da FUP reconta a história da Petrobrás

[Com informações de FUP] A Secretaria de Comunicação da FUP produziu uma edição especial para rememorar os 70 anos da Petrobrás. As matérias mostram como a trajetória de resistência e superação está no DNA das trabalhadoras e dos trabalhadores que constroem no dia a dia as conquistas da empresa e sempre se levantaram toda vez que ela foi atacada. Conhecer essa história é levar adiante o legado de milhares de brasileiras e de brasileiros que lutaram e ainda lutam para defender a soberania nacional. | Acesse aqui!

Comunicação Sindical

Curso de Comunicação Sindical com Ricardo Andrade

O jornalista Ricardo Andrade, responsável pela comunicação do SINTPq, mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela PUC-Campinas, tendo a comunicação sindical como tema da pesquisa de mestrado e criador da página Sindicato dos Memes está com novidade na área. Trata-se de um curso de Comunicação Sindical que apresenta diferentes conteúdos e estratégias de comunicação para dirigentes e profissionais da imprensa. Ao todo, são quatro horas de conteúdo: formas de melhorar sua atuação nas redes, recursos da Publicidade e Propaganda e suas aplicações no sindicalismo, potencial do humor na comunicação sindical e dicas para elaborar seus próprios memes com a temática trabalhista. | Para mais informações, acesse!

NPC Informa

Você conhece o Emerge?

Não? Então visite o Portal Comunicação em Movimento, que nasceu do esforço de tornar mais acessível e palatável as pesquisas e as discussões realizadas pelo Emerge – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. De acordo com seus idealizadores, “democratizar o acesso ao conhecimento produzido pelas universidades é uma missão compartilhada por instituições e pesquisadores, porém não é raro que as pesquisas e as discussões científicas fiquem restritas aos muros da academia, chegando apenas a alguns poucos curiosos do lado de fora.” | Acesse!

NPC Informa

Debate sobre a situação atual do mercado de trabalho brasileiro

No dia 5 de outubro, às 19 horas, o Observatório da Economia Contemporânea do Instituto de Economia da Unicamp promove o webinar "Situação atual do mercado de trabalho brasileiro", com a participação de Fausto Augusto (Dieese) e Paula Montagner (MTE). A coordenação é de Ricardo Carneiro (IE-Unicamp) e Marcelo Manzano (IE-Unicamp). | Acesse o link para acompanhar ao vivo!

A Comunicação que queremos

Comunicação foi tema de debates na semana passada no RJ

[Por Claudia Santiago] A última semana foi movimentada no Rio de Janeiro no que toca à comunicação popular e sindical. A série de atividades começou no dia 20 de setembro com uma reunião da Fale-Rio no sindicato dos jornalistas, na Cinelândia, com a presença do coordenador do FNDC, Admirson Medeiros, o Greg. Participaram diversos setores que lutam pela democratização da comunicação no Rio de Janeiro. A reunião foi ótima! Montou-se um grupo de trabalho, aberto a adesões, para retomar as discussões dos eixos de luta e organizar uma Plenária no final de outubro ou início de novembro, para aprovar um plano de ação e eleger a nova coordenação. No dia 28 de setembro foi a vez da Comunicação Sindical. O mesmo Greg, também secretário nacional de comunicação da CUT, dirigiu uma reunião que contou com a presença de sindicalistas e jornalistas sindicais, além dos jornalistas Claudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação; e Altamiro Borges, do Barão de Itararé. Já no dia 30 de setembro foi a vez de Geremias dos Santos, presidente da Abraço, receber no auditório da CUT-RJ representantes de rádios comunitárias do estado. A partir dessas reuniões aqueles e aquelas que fazem a comunicação no Rio de Janeiro terão ainda mais motivos para se encontrar e atuar conjuntamente. O NPC participou de todas as atividades.

Proposta de Pauta

10 de outubro: Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas

No dia 10 de outubro será realizado o "IV Seminário: Trabalho e Saúde dos Professores - Precarização, adoecimento e caminhos para a mudança", na Fundacentro, em São Paulo, das 14h às 17h30, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube. Na ocasião, será lançado o livro que leva o nome dos seminários e traz as reflexões apresentadas nas três edições anteriores. O evento trará mesa com a participação de alguns autores - Condições de trabalho, possibilidades de intervenção, promoção da saúde e realidades do cotidiano docente: histórico, desafios e perspectivas A ideia é debater as temáticas da obra a partir do momento atual.

De Olho Na Vida

Conselhos Tutelares: o que dizem as urnas

[Por Miriam Krenzinger e Luiz Eduardo Soares para Outras Palavras] Qualquer avaliação definitiva seria prematura, ainda faltam informações cruciais, mas já é possível esboçar algumas considerações sobre a eleição para os Conselhos Tutelares, que se realizou em todo o país no dia 1 de outubro. Os primeiros dados indicam a supremacia de candidaturas comprometidas com pautas conservadoras -para dizer o mínimo-, possivelmente por ampla maioria. Entretanto, notícias provenientes de diversas regiões apontam crescimento da participação e aumento do volume de votos dirigidos a representantes do que poderíamos denominar campo democrático progressista. Em síntese: avanço houve, embora insuficiente para garantir atendimento efetivo a crianças e adolescentes, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo ECA. | Continue lendo.

Memória

A greve no masculino e no feminino, de Marta Rovai

Livros de Classe é uma série mensal do site do LEHMT-UFRJ, na qual um especialista fala sobre um livro importante para a história dos mundos do trabalho e para a sua formação, em um vídeo de curta duração. Neste episódio, Paula Elise Soares, professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), apresenta o livro "A greve no masculino e no feminino [Osasco, 1968]", de Marta Gouveia Rovai. Fruto de sua tese de doutorado, a obra tece uma análise das relações de gênero a partir da memória coletiva sobre a greve de Osasco de 1968. O denso trabalho de história oral realizado pela autora deu centralidade à experiência feminina no movimento operário e na resistência à ditadura naquele contexto. | Confira!

Dicas

Fórum Grita Baixada exibe “Desova” em Nova Iguaçu

No dia 10 de outubro, o Fórum Grito Baixada, do Rio de Janeiro, apresenta o documentário "Desova", um filme sobre desaparecimentos forçados e cemitérios clandestinos na Baixada Fluminense, como produtos da violência de Estado. A exibição será às 18h no SESC Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá - Nova Iguaçu) | Saiba mais sobre o filme!

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 448

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link