Boletim do NPC

Dia 12 tem confraternização dos alunos do Curso de Comunicação Popular

Na próxima quarta-feira, 12 de fevereiro, os alunos do curso de comunicação popular do NPC de 2013 estarão reunidos em uma festa no Sindipetro-RJ. Na ocasião, serão entregues os diplomas de conclusão do curso e haverá uma festa com apresentações de artistas populares próximos ao Núcleo. Saiba mais.

17 de janeiro de 2013

Notícias do NPC

Professores de Sergipe conversam sobre o hábito de leitura no Brasil em curso do NPC

Neste início de ano, vários sindicatos já procuraram o NPC para promover cursos de formação para seus dirigentes e associados. Na semana passada, dias 31/1 e 1/2, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE) ofereceu, em Aracaju, dois cursos: REDAÇÃO SINDICAL, com Claudia Santiago, e ORATÓRIA, com Vito Giannotti. Na próxima semana, Giannotti segue para Fortaleza. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, ele promoverá curso de ORATÓRIA a pedido do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (SINTSEF/CE). Depois, nos dias 18 e 19 de fevereiro, serão promovidos em Belo Horizonte os cursos de COMUNICAÇÃO E DISPUTA DE HEGEMONIA e APLICAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS À COMUNICAÇÃO SINDICAL. Os cursos foram contratados pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (SENGE-MG) e serão ministrados por Vito Giannotti e Arthur William, respectivamente.

Notícias do NPC

Vito Giannotti, do NPC, vai para o Congresso do MST em Brasília

Na próxima semana, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizará o seu 6º Congresso em Brasília. Além de comemorar os 30 anos do Movimento, o encontro irá debater a atual situação da reforma agrária no Brasil e os desafios deste momento histórico para a classe trabalhadora. O NPC estará presente no encontro, representado por Vito Giannotti, em apoio a esta organização que é referência para nossas lutas em defesa de um país justo.

Notícias do NPC

Cid Benjamin falou sobre Gracias a La Vida na Livraria Antonio Gramsci

Bate-papo sobre Gracias a la vida: memórias de um militante Em 1964, 50 anos atrás, um golpe militar instalou no país uma terrível ditadura, que duraria até 1985. O regime de violência e repressão teve forte apoio dos Estados Unidos, empresários e setores conservadores da sociedade. Mas também houve aqueles que dedicaram suas vidas a combater essa situação. Naqueles 21 anos, não tão distantes assim, muitos jovens foram perseguidos, presos e torturados pelo Estado brasileiro. Um deles foi Cid Benjamin, que conta essa história em Gracias a la vida: memórias de um militante. Publicado pela José Olympio, o livro foi lançado no final do ano passado e continua rendendo bons papos sobre os casos ali relatados. Nesta última terça-feira (28), o autor esteve na Livraria Antonio Gramsci, no Centro do Rio, para mais uma conversa sobre a obra bastante elogiada pelos presentes. “Esse livro é um balanço feito por alguém que achou que tinha uma experiência para contar e podia refletir sobre isso”, afirmou. | Por Sheila Jacob | Continue lendo.

Democratização da Comunicação

Aberta consulta pública para escolha de novos membros do Conselho Curador da EBC

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou, em janeiro, o Edital da Consulta Pública que escolherá cinco novos membros para o colegiado. A seleção buscará garantir a representação de jovens, indígenas e pessoas com deficiência, a equidade de gênero e a reserva de 40% de vagas para negros (as), do total das 15 cadeiras da sociedade civil no órgão. Além disso, o Edital assinala a necessidade de admissão de profissionais das áreas de educação, artes e produção audiovisual, entre outras. O prazo para envio de candidaturas é até o dia 23 de fevereiro. | Continue lendo.

Proposta de Pauta

Professores têm reajuste no salário, mas muitos municípios AINDA NÃO PAGAM PISO QUE É LEI

Professores da educação básica terão reajuste de 8,32% do piso salarial em 2014. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). O salário dos docentes com jornada diária de oito horas (40 horas semanais), que atualmente está fixado em R$ 1.567, vai ficar em R$ 1.697,39. O salário já é baixo, mas muitos Estados não pagam sequer o valor do piso legal. Segundo dados divulgados pela Federação dos Trabalhadores em Educação do MATO GROSSO DO SUL (FETEMS) em 2013, 39 dos 79 municípios do Estado não pagavam o valor mínimo aos seus professores. No AMAPÁ, metade dos municípios desrespeita o valor estabelecido em lei. E, no PARANÁ metade dos municípios também não paga. E MATO GROSSO? E SERGIPE? E no seu Estado, quantas cidades pagam?

De Olho Na Vida

Entidades repudiam declaração de âncora do SBT que viola direitos humanos

A foto acima circulou bastante pelas redes sociais na última semana. Mostra um adolescente negro que foi amarrado pelo pescoço em um poste no bairro Flamengo, Zona Sul do Rio. Ele estava nu e com marcas de espancamento, além de ferimento a faca na orelha. O jovem, acusado de praticar furtos na região, contou que foi atacado por um grupo de homens que se denominaram “os justiceiros”. A imagem chocou muita gente, que enxergou na cena uma triste repetição do século 19. Naquele tempo, quando vigorava a escravidão, negros eram chicoteados e depois expostos em praça pública. Mas, além de manifestações em defesa dos direitos humanos, o fato levantou uma série de reações favoráveis à ação dos “justiceiros”. Faz parte deste grupo a jornalista Rachel Sheherazade, âncora do SBT Brasil, CONHECIDA POR FAZER POUCO CASO DOS DIREITOS HUMANOS. Depois de ela ter defendido a ação, sindicatos de jornalistas do Rio de Janeiro e do Distrito Federal divulgaram notas de repúdio às declarações da jornalista. Eles ressaltam a violação aos direitos humanos e ao Código de Ética dos Jornalistas, que define como dever dos profissionais “opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

De Olho Na Vida

Sistema prisional brasileiro: crônica de chacinas anunciadas

No fim de 2013, assistimos a cenas chocantes do Presídio de Pedrinhas no Maranhão. Infelizmente, não foi um caso isolado. O sistema prisional no Brasil coleciona tragédias que ganham as manchetes dos jornais, porém seu cotidiano de violações de direitos humanos parece invisível à sociedade. Cerca de 550 mil pessoas estão presas no Brasil, em meio a superlotação, maus-tratos, doenças, rebeliões e mortes. Tal quadro é agravado pelo aumento expressivo de presos, reflexo do superencarceramento seletivo de jovens pobres e negros. Os locais de privação de liberdade do Brasil são marcados pela prática sistemática da tortura e outras formas de violência. | Por Sandra Carvalho e Isabel Lima - Justiça Global | Continue lendo.

De olho no mundo

América Latina que defende Cuba é a NOSSA AMÉRICA

Importante entrevista de Juan Manuel Karg, da América Latina em Movimento (Alai), com Kenia Serrano, deputada cubana e presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP). “Eu não acho possível uma mudança nas relações entre os EUA e Cuba sem que o governo estadunidense mude sua política hostil contra a Revolução Cubana e os seus homens e mulheres. O bloqueio não é uma lei da Assembleia Nacional do Poder Popular, é um ato do Congresso dos EUA. Portanto, a correção deve vir do governo americano”, afirma a entrevistada. A seguir, destacamos alguns trechos do texto. | Por Rosângela Ribeiro Gil.

Artigos

Filme ‘O Lobo de Wall Street’: um chacal em pele de predador

"O Lobo de Wall Street", de Martin Scorcese, é uma adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, corretor de títulos da bolsa norte-americana. Interpretado por Leonardo DiCaprio, logo no início do filme, o protagonista lista as várias drogas que ingere durante todo o dia para manter o ritmo louco do mundo da especulação financeira. Mas ele é categórico: há uma droga que é a mais terrível e poderosa de todas. A cena mostra Belfort aspirando uma carreira de pó branco. Mas não se trata de cocaína. Ele se refere ao canudo que utilizou para cheirar a droga, feito com uma nota de dinheiro enrolada. “Esta é a mais poderosa das drogas”, diz ele. E o filme todo é sobre os efeitos dessa substância que circula pelas veias de praticamente todas as sociedades do mundo atual. Que levou a vida social contemporânea a uma dependência, mais do que química, alquímica. Uma alquimia que não transforma apenas chumbo em ouro, mas converte tanto matéria, como espírito em bens monetizados. Em ativos que podem ser negociados nos mais diversos tipos de mercados em que foram transformadas as várias esferas da vida humana. | Continue lendo | Por Sérgio Domingues.

Entrevistas

O jornalismo na era da internet. Entrevista com Natalia Viana, da Agência Pública

Em entrevista concedida por telefone à IHU On-Line, a jornalista Natalia Viana, uma das fundadoras da Agência Pública, compartilha sua visão sobre o mercado e seus profissionais, e as possibilidades midiáticas geradas por experiências de jornalismo independente. “Pública faz parte de uma rede que tem dez outros sites semelhantes, cada um com sua especificidade”, elenca. Em uma época em que a mídia hegemônica reinava absoluta, seja na televisão ou nas bancas de jornais, fazia sentido pensar em uma mídia alternativa. No entanto, em um contexto de perda da audiência, circulação e credibilidade das grandes corporações, tal oposição perdeu o sentido. “Na imprensa estamos passando de um cenário de mídia de massas para um cenário de massa de mídias”, pontua ela. “A tendência agora é reverter a concentração.” Para Natalia não existe uma crise do jornalismo, mas uma crise na indústria. “A internet traz uma possibilidade tecnológica que acaba com aquilo que conformava a indústria da notícia: o fato de que eles tinham os meios de produção e de divulgação em suas mãos”, esclarece. Ao falar sobre A Pública, ela explica: "a nossa missão é produzir e fomentar o jornalismo investigativo independente no Brasil. O jornalismo investigativo leva muito tempo para ser produzido, ele não é lucrativo, ele nem sempre vende. No entanto, é extremamente necessário para a democracia". |Por IHU-Online,

NPC Informa

Biografia de MARIGHELLA ganha Prêmio Casa de las Américas 2014

MARIGHELLA: O GUERRILHEIRO QUE INCENDIOU O MUNDO, do jornalista Mário Magalhães, conquistou o prestigiado Prêmio Casa de las Américas na categoria Literatura Brasileira. Na ocasião, o júri, composto por Eric Nepomuceno, Luiz Bernardo Pericás e Suely Rolnik, justificaram: “Pelo rigor e a consistência da investigação sobre a vida e a trajetória do protagonista, pela qualidade do texto e o rigor na escrita e por tratar-se de um personagem chave não só na vida política do Brasil, mas sim de toda América Latina, o qual contribuiu de maneira decisiva tanto no campo teórico como na prática, às lutas populares de seu tempo, em uma trajetória nítida e contundente”. Mário Magalhães esteve conosco no 19º Curso Anual do NPC, e falou sobre a biografia e a importância de Carlos Marighella.

NPC Informa

Série Realidade Brasileira lança novos livros sobre Maria Aragão e Ruy Mauro Marini

A Editora Expressão Popular e a Escola Nacional Florestan Fernandes lançam no dia 13 de fevereiro, em Brasília, dois novos títulos da SÉRIE REALIDADE BRASILEIRA. Eles são sobre os intelectuais e lutadores brasileiros Maria Aragão e Ruy Mauro Marini. Conhecer o trabalho de ambos é muito importante para entendermos o pensamento e a realidade latino-americana. Cada título da série é composto por um documentário de 52 minutos e por um livro voltado para a introdução da juventude no debate sobre os problemas e alternativas da realidade brasileira. O lançamento será na Barraca do Cinema da Terra, área externa do Ginásio de Esportes Nilson Nelson, Setor SRPN, ASA NORTE.

Notícias

Faculdade de Letras e Ciências Humanas da USP debate os 50 anos do golpe de 1964

Marcando os 50 anos do início do último regime autoritário no Brasil, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) promove, nos meses de março e setembro, o ciclos de debates “FFLCH discute os 50 anos do golpe de 1964”. Os ciclos são organizados por diferentes departamentos e têm como proposta discutir o tema sob diversos ângulos. Confira a programação em nossa página.

Memória

Em São Paulo, Comissão da Verdade homenageia mais de 500 operários que lutaram CONTRA A DITADURA

Os membros das dez centrais sindicais brasileiras, trabalhadores e sindicalistas se reuniram no sábado (01/02) no Teatro Cacilda Becker em São Bernardo do Campo, São Paulo. O Ato Sindical Unitário ‘Unidos, Jamais Vencidos’ lembrou a repressão na região do ABC e da Grande São Paulo durante o regime militar. Os presentes homenagearam mais de 500 trabalhadores que foram perseguidos durante o regime militar. A audiência foi promovida pelo Coletivo de Apoio ao GT-13 ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’, da Comissão Nacional da Verdade. Houve homenagem a operários assassinados, como Virgílio Gomes da Silva, Manoel Fiel Filho e Santo Dias. Os presentes também exigiram a condenação dos torturadores e reparação aos familiares. | Continue lendo.

Dicas

LIVRO # ‘Lobotomia e Comunicação’

Segundo definição da medicina, "lobotomia" é a separação cirúrgica dos lóbulos frontais do cérebro. O objetivo do procedimento é fazer com que os doentes mentais, caracterizados como violentos e bestiais, se tornem mansos e quietos. Partindo da leitura e observação sobre o noticiário dos nossos "grandes" jornais, o autor analisa, neste livro, o sentido que esses veículos querem dar para determinadas informações, A PARTIR DE UMA NARRATIVA PARCIAL NA CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA. Um dos exemplos citados por ele é o das recentes manifestações de 2013, as chamadas Jornadas de Junho. Nesse livro, ele questiona se estaríamos sofrendo um processo coletivo de lobotomização. Ou seja: questiona se nos tornamos meros telespectadores, ouvintes e leitores sem capacidade de análise crítica dos fatos.

Dicas

FILME # ‘A Fonte das Mulheres’, no youtube

Este é um belíssimo filme sobre um grupo de mulheres que resolve lutar por seus direitos. O enredo de A fonte das mulheres se passa em uma aldeia de tradição islâmica em um país não localizado, situado entre o Norte da África e o Oriente Médio. Lá, as mulheres, que aprenderam desde novas a servir seus maridos e a obedecer as regras locais, se rebelam contra o fato de historicamente irem buscar água em um local distante e de difícil acesso. Muitas chegam a perder seus filhos, mas aprenderam a guardar o sofrimento e a dor para si. É contra esse costume que essas personagens se insubordinam, sob a liderança de Leila, uma jovem que sabe que elas só alcançarão o que querem com organização. À moda da tragédia grega Lisístrata, de Aristófanes, elas decidem fazer, então, uma greve de sexo. Com resistência, elas promovem uma verdadeira revolução cultural onde moram, aprendendo e ensinando a importância das mobilizações para transformar.

Pérolas

Por Henfil

“Obviamente tenho o prazer da criação, mas a massa de trabalho que faço só se justifica pelo fato de estar inserido numa atitude de denúncia, de solidariedade, servindo para reforçar o pensamento das pessoas, informar e buscar uma saída” Entrevista de Henfil a Tânia Carvalho divulgada por Dênis de Moraes em artigo sobre o cartunista, que faria 70 anos nessa semana. Para saber mais sobre esse “revolucionário do traço”.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 262

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)
Redação: Arthur William, Marina Schneider e Sheila Jacob. Colaboraram nesta edição: Rosângela Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link