Boletim do NPC

Curso de Comunicação Popular do NPC recebe Isabel Loureiro

Como parte do Curso de Comunicação Popular do NPC, a escritora Isabel Loureiro irá lançar, no dia 7 de julho, o livro "Rosa Luxemburgo ou o preço da liberdade", no Senge-RJ.

27 de junho de 2016

Notícias do NPC

NPC na estrada  

Hoje e amanhã, dias 27 e 28 de junho, os jornalistas Arthur Wiliam e Claudia Santiago, do NPC, estão no Sindicato dos Bancários de Piracicaba com o curso Comunicação Sindical e Mídias Digitais. O livro “Muralhas da Linguagem”, de Vito Giannotti, compõe o material didático trabalhado com os estudantes. No dia 7 de julho, estaremos no Sindipetro-Norte Fluminense. E nos dias 11 e 12 de julho, o NPC participa de debate sobre conjuntura e mídias digitais, em São Paulo, com Reginaldo Moraes e Arthur William.

Artigos

Os mitos da Previdência

[Por Guilherme Boulos - FSP- 23/06/2016] O governo interino de Michel Temer anunciou para as próximas semanas o envio de um projeto de Reforma da Previdência ao Congresso Nacional. A proposta capitaneada por Henrique Meirelles deve incluir idade mínima para aposentadoria e aplicação das novas regras já aos trabalhadores na ativa. A missão, diga-se, foi preparada pela presidenta Dilma, que defendeu a reforma na abertura do ano legislativo como parte das fracassadas tentativas de angariar apoio no mercado. Agora, o interino e seu ministro-banqueiro querem impô-la guela abaixo dos trabalhadores. Paralelamente intensifica-se a mistificação da opinião pública, forjando um consenso de que o ataque às aposentadorias é uma preocupação com o futuro e que, sem ele, o país caminharia à bancarrota. Leia o artigo completo.

Entrevistas

‘A tortura como arma de guerra’, de Leneide Duarte-Plon

[Por Cláudia Lamego / Carta Capital-13.06.2016] Negada pelo governo da França, a tortura foi confessada pelo general Paul Aussarresses, que admitiu sua prática e a defendeu como legítima arma de guerra. Leneide Duarte-Plon, autora do livro "A tortura como arma de guerra", concedeu uma entrevista para a revista Carta Capital. Confira.

Radiografia da Comunicação Sindical

FISENGE lança campanha contra cultura do estupro

Na segunda-feira, dia 20 de junho, o Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) lançou uma campanha de combate à cultura do estupro. Ao todo, são cinco ilustrações, que retratam cenas cotidianas da vida das mulheres. No dia 22/7, às 16h, na sede da Federação, vai rolar também o lançamento do desenho animado da Engenheira Eugênia. A jornalista Claudia Santiago participa do debate. Confira!

Radiografia da Comunicação Sindical

Fasubra realiza III Encontro de Comunicação

A FASUBRA Sindical realiza o seu III Encontro de Comunicação, nos dias 20 e 21 de outubro em Brasília-DF. Na ocasião será realizado o lançamento do novo site da Federação. A jornalista Claudia Santiago estará na mesa de abertura debatendo o tema “Comunicação sindical na disputa de hegemonia - o movimento sindical e a disputa comunicacional no Brasil”. Na parte da tarde, Claudia ministra oficina sobre “Técnicas no Jornalismo Sindical”.

A Comunicação que queremos

Saiu a nova edição do jornal ABAIXO-ASSINADO DE JACAREPAGUÁ

Com dez anos de existência e um objetivo de ser um porta-voz das lutas sociais da Baixada de Jacarepaguá. O Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá desse mês traz como matéria principal, o caso do estupro coletivo contra uma jovem de 16 anos ocorrido na Praça Seca. Para acessar as edições, é só clicar aqui.

NPC Informa

Campo de futebol Dr. Sócrates, na Escola Florestan Fernandes

Um grupo de professores universitários está promovendo a campanha de arrecadação para construção do campo de futebol Dr. Sócrates, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). O campo será um espaço de saúde e lazer que atenderá os mais de 200 educandos e educandas que, muitas vezes, ficam na escola para estudar por semanas ou meses. Além disso, o projeto atenderá as crianças das comunidades de Guararema, local em que a ENFF está instalada. O espaço também servirá de ponto de encontro e apoio de times populares. Para participar, acesse.

De Olho Na Mídia

IG demite Paulo Henrique Amorim e tira site do ar

[Redação - Carta Maior- 18.06.2016] O jornalista Paulo Henrique Amorim confirmou por telefone, no final da tarde de terça-feira, que foi demitido pelo portal IG por fax, informou Luiz Carlos Azenha, do site Vi o Mundo. Amorim relatou a Azenha que foi informado, por volta das 17 horas, por fax, que o portal não renovaria o contrato, que vence no dia 31 de dezembro deste ano. No fax, o IG menciona uma cláusula no contrato que daria ao portal o direito de tirar o site do ar dentro do prazo de 60 dias que antecede o fim do contrato. "Paulo Henrique Amorim, que também é repórter da TV Record, é crítico tanto de José Serra quanto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso", lembrou Vi o Mundo, que também informou: Em breve vai entrar no ar um novo site de Paulo Henrique Amorim. Fique ligado!

De olho no mundo

Mobilização de professores deixa seis mortos no México

[Texto: CNTE] No último dia 19 de junho, um protesto pacífico de professores no México, terminou com 6 pessoas mortas e deixou dezenas de feridos, no confronto. A repressão contou 800 policiais federais, helicóptero, bombas de gás lacrimogêneo e armamento pesado. Cerca de 500 manifestantes entre, professores, pais e estudantes, bloquearam a rodovia 190, em Oaxaca, estado do sul mexicano. O ato era pelo fim das reformas na educação, adotadas há três anos pelo presidente Enrique Peña Nieto, e que já causou milhares de demissões injustas, comprometendo a mais do que precária qualidade do ensino. Durante os enfrentamentos, que iniciaram por volta das 10 horas e se prolongaram até as 15 horas, vários ônibus e automóveis foram queimados. Ao final, a comunidade conseguiu fazer com que os militares retrocedessem. Diante do ocorrido, movimentos sociais e entidades populares, artistas e intelectuais mexicanos e de outros 14 países fizeram uma conclamação a que o governo de Peña Nieto pare com a repressão e atenda às “justas demandas” do magistério com soluções apropriadas. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) repudia a violência contra os professores em Oaxaca, e apela a toda a comunidade de ensino, estudantes e a sociedade em geral para mostrar sua rejeição ao ocorrido e exigir justiça para as vítimas.

Proposta de Pauta

Projeto que regulamenta a prostituição gera polêmica nas redes sociais

Está fervendo nas redes sociais o debate sobre o Projeto de Lei 4.211/12, de autoria do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que pretende regulamentar a atividade dos profissionais do sexo. Para entrar na conversa, um bom caminho é entender do que trata o projeto. Veja aqui!

De Olho Na Vida

O programa “Mais Médicos” através do olhar de Araquém Alcântara

Foto do livro “Mais Médico” do fotógrafo Araquém Alcântara. Na obra ele conta seu entusiasmo com o programa de saúde do governo Dilma Rousseff, que ele registrou em reportagem lançada no final de 2015 por sua própria editora, a Terra Brasilis.

Democratização da Comunicação

Frente em defesa da EBC pede apoio de deputados contra desmonte da empresa

Uma Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública participou de uma audiência com deputados federais para pedir ajuda para conter as ameaças de desmonte da Empresa Brasileira de Comunicação. A empresa, criada para gerir a Agência Brasil e várias emissoras, como a TV Brasil e a Rádio Nacional, tem sido o centro de grandes polêmicas que foram debatidas na última terça, dia 21 de junho, em uma audiência conjunta de três comissões da Câmara.

Memória

Aplicativo reproduz circuito do tráfico negreiro no Rio

Com o objetivo de resgatar a memória da escravidão no Brasil. O aplicativo para celular Passados Presentes – Memória da Escravidão no Brasil guia seus usuários a conhecerem os locais por onde passaram gerações de africanos escravizados. Além do roteiro da Pequena África, localizado na zona portuária na cidade do Rio de Janeiro. O Aplicativo refaz outros três roteiros, o quilombo do Bracuí, em Angra dos Reis, o quilombo de São José, em Valença e a cidade de Pinheiral, na região do Vale do Paraíba. O projeto foi coordenado pelas professoras Hebe Mattos e Martha Abreu, da UFF, e Keila Grinberg, da Escola de História da UNIRIO. Saiba mais.

Dicas

Como a França exportou métodos de tortura para o Brasil

Acaba de ser lançado o livro “A Tortura como arma de guerra” de Lenedeide Duarte-Plon. A autora revela, após uma série de entrevistas com o coronel Paul Aussarresses, que, embora negada pela França, a tortura foi usada como legítima arma de guerra durante a guerra de Argélia (1954-1962). As técnicas empregadas foram exportadas para outros países, como os Estados Unidos e o Brasil. Aussarresses foi adido militar no Brasil, na década de 1970.

Pérolas

Por Muriel Rukeyser, poetisa norte-americana

“O mundo é feito de histórias, e não de átomos”

Pérolas

Por Aminata Traoré, ativista política do Mali

Os europeus espoliam os recursos da África e obrigam os africanos a deixar o continente. E então eles dizem que a Europa está sendo invadida, quando são eles os invasores.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 314

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br

Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago

Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link