eba

Uma Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública participou de uma audiência com deputados federais para pedir ajuda para conter as ameaças de desmonte da Empresa Brasileira de Comunicação. A empresa, criada para gerir a Agência Brasil e várias emissoras, como a TV Brasil e a Rádio Nacional,  tem sido o centro de grandes polêmicas que foram debatidas na última terça, dia 21 de junho, em uma audiência conjunta de três comissões da Câmara.

A Frente de Defesa é formada por funcionários da empresa e integrantes de movimentos que lutam pela comunicação pública e pela democratização da comunicação. Foram feitas críticas à tentativa de substituir o presidente da EBC, ao fim abrupto de contrato de alguns jornalistas e aos rumores de uma possível medida provisória ou projeto de lei para extinguir a empresa e seu conselho curador.

Bia Barbosa, representante da Frente, afirmou que a comunicação deve ser entendida como um direito fundamental, previsto na Constituição: “Portanto, quando se ataca a autonomia da EBC, trata-se da violação a um direito fundamental e qualquer mudança na lei da EBC precisa passar por amplo diálogo”. Saiba mais.