Boletim do NPC

8 de dezembro de 2017

Notícias do NPC

Boletim NPC especial sobre o 23º Curso Anual do NPC

De 22 a 26 de novembro, jornalistas, dirigentes sindicais, estudantes e pesquisadores estiveram reunidos no 23º Curso Anual do NPC. Foram cinco dias de intensos debates sobre temas relacionados à vida e às lutas dos trabalhadores. A política na América Latina, as mudanças no perfil da classe trabalhadora, a democratização da mídia, os desafios e a importância da comunicação sindical e popular, o racismo, a internet, a resistência dos movimentos populares... Esses foram alguns dos assuntos abordados, relacionados ao tema geral do encontro: A ARTE DE FALAR PARA MILHÕES. Passaram pelo local do evento cerca de 250 pessoas. Foram 170 participantes inscritos, vindos de Norte a Sul do país. Além deles, 49 palestrantes, dois atores, três músicos e os integrantes do coral "A voz da luta", do Sindicato dos Petroleiros. Nesse boletim especial, divulgamos a cobertura das mesas, dicas de publicações e algumas pérolas de nossos participantes. Agradecemos à jornalista Paula Padilha, do coletivo Terra Sem Males, que nos ajudou muito na preparação desse material, e ao jornalista Mario Camargo pela cobertura fotográfica. Esperamos que o Curso continue rendendo bons frutos, incentivando na organização dos trabalhadores e na sua comunicação. Boa leitura!

De olho no mundo

As veias da América Latina continuam abertas

[Por Sheila Jacob - NPC] “Continuam abertas as veias da América Latina?”. Essa foi a pergunta que orientou os debates da mesa de abertura do 23º Curso Anual do NPC, que ocorreu no dia 22 de novembro. E a resposta a essa questão foi a mesma: Sim. As veias da América Latina ainda estão abertas, e mais ainda do que antes. Foi isso que afirmaram os seguintes palestrantes: o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; o professor Igor Fuser (UFABC); o engenheiro e sindicalista Olímpio Alves (Senge-RJ); a pesquisadora chilena Anita Barriento; e o jornalista Carlos Alberto Almeida. De forma geral, eles recuperaram a importância de governos progressistas que foram eleitos em diversos países do continente no início do século 21. Também ressaltaram o atraso que significa a recente eleição de presidentes de direita em vários deles. Destacaram, por fim, formas de luta e resistência que mostram que o povo não tem sido passivo frente à retirada de seus direitos e à violência que lhe vem sendo imposta. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Reginaldo Moraes e Márcio Pochmann ressaltam mudanças no perfil da classe trabalhadora

[Por Sheila Jacob - NPC] O professor Reginaldo Moraes (Unicamp e NPC) e o economista Márcio Pochmann (IPEA) comentaram sobre o mais recente livro “Capitalismo, Classe Trabalhadora e Luta Política no Início do século XXI”. A publicação é assinada por ambos e foi lançada durante o 23º Curso Anual do NPC. Eles apontaram algumas mudanças no perfil da classe trabalhadora no mundo e refletiram como as suas organizações de representação tradicionais, como os sindicatos, não têm acompanhado essas transformações. E ressaltaram que é necessário conhecer esse novo cenário para poder transformá-lo. O livro pode ser acessado na página da Fundação Perseu Abramo: https://fpabramo.org.br/publicacoes/estante/capitalismo-classe-trabalhadora-e-luta-politica-no-inicio-do-seculo-xxi. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Notícias da mídia hegemônica são mercadorias que moldam as relações sociais

[Por Paula Padilha - Terra Sem Males] Curso do NPC aborda surgimento das agências de notícias e da concentração da informação pelos conglomerados de mídia. Os pesquisadores de comunicação Francisco Fonseca (FGV-SP), Laurindo Leal (USP), Renata Mielli (FNDC) e Murilo Ramos (Unb) colocaram em foco o papel mídia (comercial, hegemônica, formada por oligopólios familiares) como operadoras do capitalismo para moldar seu público-alvo como cidadãos-consumidores. “A mídia assume papel especial da reprodução do capitalismo em que a notícia é mercadoria e intermedia as relações sociais”, afirmou Francisco Fonseca. | Continue lendo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Jornalistas debatem a importância da comunicação sindical na luta dos trabalhadores

[Por Camila Araujo - Sinttel Rio] Com o fim do imposto sindical obrigatório, o que será do setor de comunicação nos sindicatos? Jornalistas sindicais e historiadora mostram que é possível comunicar sem recursos. A mesa “O papel da comunicação na organização sindical” foi composta por mulheres que pensam e fazem comunicação sindical dia a dia, entre elas, Claudia Santiago, historiadora e coordenadora do NPC; Camila Marins, jornalista da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Engenheiros (Fisenge); e Maisa Lima, jornalista da Central Única dos Trabalhadores de Goiás. | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Militantes mostram o protagonismo dos moradores na organização popular

[Por Paula Zarth Padilha - Terra Sem Males] “O papel da comunicação e da educação na organização popular” foi tema de debate no segundo dia do 23º Curso Anual do NPC. “Não trabalhamos com nada construído pela hegemonia”. Assim nos inspira Mayra Ribeiro, militante feminista, negra, anti-abolicionista, anti-racista e anti hegemônica da Uneafro. “Lutamos pela existência e pela resistência”, declarou Inessa Lopes, do jornal Voz das Comunidades. “O papel da organização popular no Maranhão é resistir. Resistir para não morrer. De fome, de sede, para respirar”, declarou Emílio Azevedo, do jornal Vias de Fato. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Era de devastação do trabalho é de escala global

[Por Paula Padilha - Terra Sem Males] Para promover uma reflexão sobre a nova configuração da classe trabalhadora no Brasil, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) convidou a historiadora da Fiocruz Virgínia Fontes, os professores Ricardo Antunes, da Unicamp, e Mauro Iasi, da UFRJ, e o coordenador do MTST, Guilherme Boulos. Com abordagem marxista da mesa “A classe trabalhadora no século XXI” sobre a história (e conceitos) da classe trabalhadora, Virgínia situou como os trabalhadores se constituíram em classes operárias separadas, pelo capitalismo, em produtivas e improdutivas, em que quem define o trabalho é o capitalismo, a capacidade de gerar mais valia, e não a atividade, o produto do trabalho, mas o lucro. “O trabalhador é movido pela fome, pela necessidade de subsistência, pela condição de depender da força de trabalho para a própria existência. O conceito não se restringe a quem está empregado. Essa é a massa da classe trabalhadora”, explicou. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Comunicação é ferramenta de consolidação de golpes na América Latina

[Por Paula Zarth Padilha - Terra Sem Males] Resgate histórico coloca a mídia como viabilizadora de golpes em países latino-americanos. Na mesa “Comunicação em tempos de golpe”, realizada durante o 23º Curso Anual do NPC na tarde de sexta-feira, 24 de novembro, o jornalista Beto Almeida, da Telesur, listou golpes de Estado ocorridos em diversos países da América Latina, situando os meios de comunicação como fomentadores das quedas ou tentativa de derrubada de presidentes que governaram favorecendo políticas públicas e sociais para a população. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

“Lutar, ser pobre, preto ou LGBT no Brasil é crime”

[Por Márcio Mittelbach - Terra Sem Males] “Lutar, ser pobre, preto ou LGBT no Brasil é crime”. Com essa afirmação, a jornalista do Conlutas, Claudia Costa, abriu a última mesa de debates do terceiro dia, 24/11, do 23º Curso anual do NPC, que abordou um tema crucial para a luta dos trabalhadores: a criminalização das lutas sociais. Outra palestrante que colocou a plateia para refletir foi Gizele Martins. Jornalista, pesquisadora, ativista dos movimentos populares, Gizele contou sobre sua luta diária como moradora de favela e ativista da comunicação popular. Moradora da favela da Maré, no Rio de Janeiro, onde lidera um jornal comunitário, ela falou do preconceito que sofre por morar lá. “Quando fazia entrevista de emprego eu tinha que dizer que morava em outro lugar, mas agora eu assumo meu endereço como ato político”. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Para palestrantes, o combate ao racismo não é algo separado da luta de classes

[Por Marina Schneider - NPC] “Comunicação e cultura na luta de classes e na luta de cada um” foi o tema da mesa realizada no dia 25 de novembro pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) em seu 23º Curso Anual, no Rio de Janeiro. Todos negros e negras, os palestrantes deixaram claro, cada um a seu modo, que o racismo está no cerne da luta de classes. Eles também falaram sobre experiências de comunicação e cultura popular nas favelas e periferias, sendo que uma delas pôde ser vivida bem de perto pelos participantes do curso: o Slam de Perifa. | Continue lendo.

Dicas

Lançamentos e apresentações durante o nosso curso

Ao longo do curso, tivemos lançamentos de livros, apresentações musicais, dramatizações e leitura de poesias. Também foi a oportunidade para divulgarmos os livros-agendas temáticos de 2018 produzidos pelo NPC. Para o ano que vem, você pode escolher entre “Lutas por direitos no mundo” e “Mulheres de luta”. Confira algumas de nossas dicas!

Dicas

Apresentação do artista Carlos Maia

Na abertura do curso, todos se encantaram com a música e a dança do artista Carlos Maia. Pelo facebook, é possível acompanhar alguns de seus recentes trabalhos. Um deles é “Um solo para Solano”.

Dicas

‘Uma subversiva no fio da história’, de Emílio Azevedo    

Um dos lançamentos que promovemos foi o do livro “Uma subversiva no fio da história”, do jornalista maranhense Emilio Azevedo. A obra contém nove reportagens sobre a médica comunista Maria Aragão. Elas foram escritas a partir de 51 entrevistas, feitas entre 2007 e 2009. A partir da vida da biografada, o livro fala dos conflitos de gênero e da luta feminista; da medicina e suas questões éticas; da ditadura e do golpe de 1964; do poder das oligarquias locais; da imprensa popular; de organizações e movimentos sociais; da relação entre igreja e política; além do mito criado em torno da subversiva maranhense. Trata-se da história de uma grande lutadora, uma inspiração ainda pouco conhecida de grande parte da esquerda brasileira.

Dicas

‘Disseram que voltei americanizado’, de Larissa Corrêa  

Publicado pela Editora da Unicamp, o livro é resultado da tese de doutorado da historiadora Larissa Rosa Corrêa. A obra aborda as relações entre Brasil e Estados Unidos durante as décadas de 1960 e 1970, com foco nas questões sindicais. Na época, o Instituto Americano para o Desenvolvimento do Sindicalismo Livre (Iadesil), criado pelo governo estadunidense no contexto do programa Aliança para o Progresso, atuava em diversas frentes (cursos, palestras, intercâmbios etc.) no Brasil. O objetivo era formar novas lideranças capazes de implantar e desenvolver o modelo sindical norte-americano no país. Um dos focos era o combate ao comunismo em nosso país.

Dicas

A música de Lucio Sanfilippo  

O repertório do músico Lucio Sanfilippo é fruto de muitos encontros, ritmos e gêneros. Sambas, jongos, afoxés, cocos e cirandas se unem em seu som e performances. Alguns de seus álbuns são “A flor do velho engenho” e “Do reino da pedra miúda”, este último com letras de Luiz Antonio Simas. Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, basta clicar em http://luciosanfilippo.com.br.

Dicas

Slam do Coletivo Vozes da Rua

Os meninos do coletivo Vozes da Rua, de Juiz de Fora, emocionaram os participantes do curso. Yuri, Mohammed e Chagas falaram sobre a vida na periferia, o preconceito, as dificuldades das mães pobres e o valor da resistência. Conheça melhor o grupo e sua poesia subversiva.

Dicas

Livros-agendas temáticos do NPC: “Lutas por direitos no mundo” e “Mulheres de luta”    

Recuperar, todos os dias, as mobilizações das mulheres e dos trabalhadores do mundo todo em defesa dos seus direitos. Esse é o objetivo das agendas temáticas produzidas pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Para o ano de 2018, oferecemos duas possibilidades de temas. Um deles é “Mulheres de luta”. Devido ao sucesso da agenda do ano passado, resolvemos lançar uma nova edição, revista e atualizada, do material. O outro é o livro-agenda “Lutas por direitos no Brasil e no mundo”, uma recolha de acontecimentos protagonizados por movimentos populares e lutadores sociais em defesa de condições dignas de trabalho e de vida. Os exemplares custam R$ 30,00 (cada). Saiba mais sobre as duas.

Pérolas

Por Claudia Santiago Giannotti

"De que adiantam nossas belas ideias se elas não forem conhecidas pelas pessoas?"

Pérolas

Por Guilherme Boulos

“Precisamos de um debate crítico sobre rumos. Aonde queremos chegar?”

Pérolas

Por Ricardo Antunes

Entramos na era da devastação do trabalho em escala global. Isso nos obriga a pensar o que é a classe trabalhadora hoje.

Pérolas

Por Adenilde Petrina

“Para falarem da gente, eles (acadêmicos) precisam ler livros sobre nós. Nós precisamos viver. Somos intelectuais orgânicos”

Pérolas

Por Virgínia Fontes

"Não é possível combater a perda crescente de direitos sem abrir mão dos privilégios".

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 354

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link