QUARTA (Dia 16/11)

mesa-1

Das 14h às 18h

O QUE SE PASSA AO SUL DA FRONTEIRA

mesa-1

  • Frei Beto

    Frei Betto é frade dominicano e escritor, autor de 60 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É assessor de movimentos sociais. Atualmente, é colunista de religião do jornal “O Globo”; articulista dos jornais “Folha de S. Paulo”, “Hoje em Dia”, “Brasil de Fato” e da revista “Caros Amigos”. Foi um dos fundadores da Agência de Notícias Frei Tito de Alencar Lima para América Latina (Adital), criada no ano 2000 por sua iniciativa.

  • Beto Almeida 

    Jornalista formado pela Universidade de Brasilia. Um dos fundadores de Telesur, onde integra o Diretório Estratégico. Presidente da TV Cidade Livre de Brasília, onde apresenta o programa Contracorrente. Foi âncora, na TV Senado, dos programas Cidadania, Agenda Econômica e Espaço Cultural. Fundador e Conselheiro do jornal Brasil de Fato e, também, fundador e membro do Conselho Editorial do Jornal Brasil Popular. Foi vice-presidente da Federação Internacional dos Jornalistas e, também, vice-presidente da Fenaj. Foi âncora do Programa Brasil Nação, na Paraná Educativa.

  • Flávia Braga

    Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Professora da Universidade Rural do Rio de Janeiro. No IPPUR da UFRJ, coordena o curso de especialização “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”. Assessora movimentos sociais rurais, em especial o MAB. É autora do livro “Dos proletários unidos à globalização da esperança: um estudo sobre internacionalismos e a Via Campesina” (São Paulo: Alameda, 2011).

  • Francisco Carlos Teixeira

    Especialista na História Social do Brasil, com doutorado e pós-doutorado na Alemanha. Professor Titular de História Moderna e Contemporânea da UFRJ desde 1991. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militar da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Editor da Revista Ciência Hoje, da SBPC.

  • Samuel Pinheiro Guimarães

    Diplomata, e foi secretário-geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores de janeiro de 2003 a outubro de 2009. Depois foi ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República até 2010. Foi também AltoRepresentante Geral do Mercosul. Atualmente, é professor do Instituto Rio Branco (IRBr/MRE). É autor dos livros Quinhentos anos de periferia (UFRGS/Contraponto, 1999) e Desafios brasileiros na era dos gigantes (Contraponto, 2006), entre vários outros.


Das 18h30 às 21h

OS DESAFIOS DOS TRABALHADORES EM PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA

  • Francisco Louçã

    Francisco Louçã, professor e militante político desde adolescente, fundador do Bloco de Esquerda (Portugal) e deputado por vários mandatos. Escreveu diversos livros, entre eles: A Maldição de Midas – A Cultura do Capitalismo Tardio (1994, Edição Cotovia), A Globalização Armada – As Aventuras de George W. Bush na Babilónia, com Jorge Costa (Edições Afrontamento, 2004), Ciclos e Crises no Capitalismo Global – Das revoluções industriais à revolução da informação, Edições Afrontamento, 2004 (Com Chris Freeman) e chinês (Edições Universitárias de Pequim, 2005), Isto é um Assalto, 2013, com Mariana Mortágua, Bertrand e Os Burgueses, 2014, com Jorge Costa e João Teixeira Lopes.

  • Reginaldo Moraes

    Professor e militante político desde 1968. Escreveu vários livros, entre eles: Neoliberalismo – o que é e para onde nos leva? (Editora Senac), O Peso do Estado na Pátria do Mercado (ed. Unesp), As cidades cercam os campos (Ed. Unesp) e Educação Superior nos Estados Unidos – História e Estrutura. No prelo: Bloco de Esquerda e Podemos – dois experimentos de organização na nova esquerda europeia (Ed. Perseu Abramo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *