SEXTA (Dia 18/11)

mesa-7

Das 9h às 13h

AS BATALHAS DA MÍDIA: DE 1964 A 2016

mesa-7

  • Nilson Lage

    Uma das principais referências do jornalismo no Brasil. Mestrado em Comunicação e doutor em Linguística. Aposentado compulsoriamente em 21.11.2006 do cargo de professor titular do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como voluntário em cursos de pós-graduação da mesma universidade.

  • João Braga Areas (Ditadura Militar)

    Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2012 e 2005). Atualmente é professor de História Colégio Pedro II. Autor do livro “As batalhas de O Globo”.

  • Francisco Fonseca (Neoliberalismo)

    Mestre em Ciência Política pela Unicamp e doutor em História Social pela USP. É professor de ciência política da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Principais temas de análise: Estado e governo, administração pública, políticas públicas, liberalismo, democracia, hegemonia, imprensa

  • Luis Felipe Miguel (Golpe de 2016)

    Professor titular do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê), e pesquisador do CNPq. Publicou, entre outros, os livros Mito e discurso politico (Editora Unicamp, 2000), Democracia e representação: territórios em disputa (Editora Unesp, 2014), Feminismo e política: uma introdução (com Flávia Biroli; Boitempo, 2014) e O nascimento da política moderna: de Maquiavel a Hobbes (Editora UnB, 2015).


Das 14h às 16h

O JORNALISMO NA COMUNICAÇÃO SINDICAL E DISPUTA DE HEGEMONIA

mesa-8

 

  • Claudia Santiago

    Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ; e em História (Licenciatura) pela Ucam. Fez especialização em Brasil pós-30 na UFF. É jornalista e professora no Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) desde sua fundação. Foi assessora de Comunicação da 13 CUT- RJ durante 20 anos. Como jornalista, no Rio de Janeiro, trabalhou também na Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos, na Federação dos Trabalhadores da Educação e nos sindicatos dos trabalhadores dos Correios, da Previdência, dos Petroleiros e dos Trabalhadores da UERJ (Sintuperj). Ministra cursos de formação em comunicação, história e oratória, em todo o país. É membro da Rede Nacional de Jornalistas Populares (Renajorp).

  • Joel Almeida

    Joel Almeida é professor, diretor de comunicação e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese).

  • Hebert Claros

    Herbert Claros é jornalista, diretor de comunicação e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. É representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Embraer.

  • Luis Henrique Nascimento

    Pesquisador e assessor de comunicação e mobilização para governos ONGs e organismos internacionais. Coordenador de Comunicação do sindicato dos comerciários. Mestrando em psicologia social/UFRJ – subjetividade e consciência de classe.


Das 16h às 18h

IDEOLOGIA, REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DA MÍDIA

mesa-9

  • Kleber Mendonça

    Doutor em Comunicação e professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisa na área da Comunicação (e em suas interfaces com o Discurso e a Geografia), com ênfase em filosofia política, movimentos sociais e a análise dos discursos da violência no jornalismo. Coordena o Núcleo de Estudos em Violência e Comunicação (NevCom) e é autor do livro A punição pela Audiência (Quartet/Faperj, 2002).

  • Pedrinho Guareschi

    De setembro de 1969, até março de 2009, trabalhou da PUC-RS. Percorreu ali todos os escalões possíveis e foi professor titular e orientador de dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Hoje é professor colaborador permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, onde pode ser encontrado.


Das 18h às 20h

A IMPRENSA ALTERNATIVA NO BRASIL

mesa-10

  • Elaine Tavares

    Elaine Tavares é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2004, participou da criação do Observatório de Estudos Latino-Americanos que dois anos depois se transformou no Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), onde coordena a Comunicação. É mestre em Comunicação Social pela PUC/RS e doutoranda do Serviço Social da UFSC. No campo da Comunicação Popular, segue atuando junto a entidades e movimentos sociais. Edita os blogues Pobres e Nojentas, e Palavras Insurgentes. É diretora 16 de programação da Rádio Comunitária Campeche, membro da Rede Popular Catarinense de Comunicação e faz parte do Coletivo Editorial da Revista Brasileira de Estudos LatinoAmericanos.

  • Rita Freire

    Presidente do Conselho Curador da EBC de novembro de 2015 a novembro de 2017, integrante do Comitê Internacional do Fórum Mundial de Mídia Livre e do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e jornalista e ativista da Rede Mulher e Mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *